Aumento de Cilindrada na XR 200R

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
kaey
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 09 Abril 2009 à50 12:04

Aumento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por kaey »

Bom dia amigos do forum, estou fazendo o motor da minha XR 200 e o mecânico me deu a idéia de colocar um kit para aumento de cilindrada, confesso que pensei sério nisso, existem kit's no mercado que aumentam de 200 para 220 ou 200 para 230 na faixa de 250,00 a 300,00, a minha primeira dúvida seria em relação a biela e o eixo do motor, será ambos suportariam esse pequeno aumento pois foram projetados para 200cc. A segunda dúvida seria qual relação usar depois dassa mexida, pois se eu usar a relação original da XR vou ter uma motoca bem forte, mais irei perder a 5º marcha e irá forçar muito em pequenas viagens e se eu colocar a relação da Strada eu ganherei em velocidade mais perderei muita força, será que existe uma combinação entre o pinhão e a coroa que possa proporcionar força e velocidade sem forçar demais o motor??? Conto com os amigos para me ajudarem qualquer dica é bem vinda!!!!
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por Ivan Luiz »

Eu usei um kit 220 que usava pistão da marca Dablio (Master/Paulista) o pistão não valia nada. Quebrou em varios pedaços, me entortou uma biela e duas valvulas e quebrou o cilindro.
Geralmente quando se aumenta a cilindrada aumenta a força em baixa, logo voce pode alongar um pouco sem perder em baixa. É claro que um motor nunca rende exatamente igual a outro, então a relação só na tentiva e erro.
O bom e velho pistão da 750 é confiavel, o dificil é achar quem faça as buchas de pino que não fiquem com folga rapido.
Imagem
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por Gustavo/PR »

kaey, procure por kits que não usem bucha no pino, que ja quebrei um motor por problemas na bucha.

É possível montar com pistão da 7galo ou pistão da CB400, o da CB deixa a moto mais forte, mais tem menor durabilidade que o da 7. Acredito que ambos usem bucha no pino caveira::

Se achar uma preparação sem bucha, melhor. Sobre a relação é fato que você precisa priorizar baixa ou alta! Mas pode usar uma relação "média" e não ter nem baixa e nem alta forte! Ai já gosto pessoal.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por NESTOR/RS »

procure por kits que não usem bucha no pino
Perfeito brother!!!
Bucha em pino de pistão, é uma verdadeira....Bucha!!! rindo2::
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por Ivan Luiz »

Esse com certeza aguenta
http://www.tecnoracing.com.br/shop/prod" target="_blank ... cts_id=196
O que mata é o preço!

Gustavo, que pistão voce usou com bucha?
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por Gustavo/PR »

Ivan, no caso era uma tornado e não uma xr200, eu comprei já com o kit que se não me falha memória, era da Ret. paulista.

Ai aconteceu que ele começou a bater, desmontamos e verifiquei folga nas buchas... mandei fazer novas, monteamos e fui para trilha, no meio do caminho começou bater novamente, ai o besta aqui em vez de ir embora, ficou nervoso e sento a mão trilha a dentro! Não deu outra, a bucha quebrou o pistão quebrou e a biela foi pro espaço! No outro dia fui rebocar a moto de pick-up rsrsrsrs
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por GELOUS »

No mercado livre tem um cara que vende kit 245 para XR 200. Tem o kit normal e o kit racing, sendo que o kit racing vem com pistão de liga hipereutética, do tipo "boxer", anéis RIK e cilindro com camisa revestida em cromo.

Vale a pena usar esse!
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por synval »

Se não me engano, acho que tem um participante aki do fórum que utilizou o pistão da Bros 150 prá fazer a preparação do motor da XR 200
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por jjacob »

Eu uso o pistão da Bros na minha, o pistão é mais cabeçudo( huiiiiiiii) e dai aumenta a taxa de compressão, mas não senti muita diferente, apenas ficou com um pouquinho mais de torque.
tiagomx
Membro
Mensagens: 93
Registrado em: 03 Junho 2009 à06 17:35

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por tiagomx »

Que eu ja ouvi falar bem é apenas do Polaco que faz uns motores bons!!!
anjinho
Membro
Mensagens: 332
Registrado em: 14 Junho 2008 à13 13:19

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por anjinho »

As preparações do Polaco são finas mesmo...

Bem no estilo casca de ovo
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por Ricardo »

Use pistão de crf 230...
Cebola
Membro
Mensagens: 878
Registrado em: 17 Março 2005 à51 05:21

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por Cebola »

Coloca um pistão 2mm de XR mesmo que ja melhora bastante.
Pistão KMP com anéis Rick, se vc quizer eu tenho aqui.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por diabo2 »

Eu usei um pistao da crb600rr e rodou por mais de 1 ano e persistiu intacto mesmo após a quebra de uma valvula.
Funciona muito bem e tem 67mm. A única coisa é que vc precisa abrir a biela pra 16mm.
Agora estou refazendo o motor com o pistão da crf150r.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por Juliano »

diabo2 escreveu:Eu usei um pistao da crb600rr e rodou por mais de 1 ano e persistiu intacto mesmo após a quebra de uma valvula.
Funciona muito bem e tem 67mm. A única coisa é que vc precisa abrir a biela pra 16mm.
Agora estou refazendo o motor com o pistão da crf150r.

diabo2, aqui no fórum já passou um cara um tempo atrás que comprou um pistão de CRF230 Wiseco na gringa, mas mandaram da CRF150. No início ele ficou contente, mas depois desistiu de usá-lo, pois ele tem 04 cavas de válvulas e as mesmas não coincidem com as válvulas da XR / CRF, que são 02.

Dessa forma, teria que usinar o pistão novamente e encher as cavas originais com solda, o que iria descaracterizar totalmente o pistão.

http://lidermotos.com.br/forum/viewtopi ... eco+crf230" target="_blank

http://lidermotos.com.br/forum/viewtopi ... lit=crf230" target="_blank
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por Ivan Luiz »

diabo2 escreveu:Eu usei um pistao da crb600rr e rodou por mais de 1 ano e persistiu intacto mesmo após a quebra de uma valvula.
Funciona muito bem e tem 67mm. A única coisa é que vc precisa abrir a biela pra 16mm.
Agora estou refazendo o motor com o pistão da crf150r.
Essa biela aberta não sai a cementação? Como ficou o desgaste depois de uma ano?
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por diabo2 »

Ivan Luiz escreveu:
diabo2 escreveu:Eu usei um pistao da crb600rr e rodou por mais de 1 ano e persistiu intacto mesmo após a quebra de uma valvula.
Funciona muito bem e tem 67mm. A única coisa é que vc precisa abrir a biela pra 16mm.
Agora estou refazendo o motor com o pistão da crf150r.
Essa biela aberta não sai a cementação? Como ficou o desgaste depois de uma ano?
Sem problema algum quanto a ter aberto. Manteve perfeito sem folga.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por diabo2 »

Juliano escreveu:
diabo2 escreveu:Eu usei um pistao da crb600rr e rodou por mais de 1 ano e persistiu intacto mesmo após a quebra de uma valvula.
Funciona muito bem e tem 67mm. A única coisa é que vc precisa abrir a biela pra 16mm.
Agora estou refazendo o motor com o pistão da crf150r.

diabo2, aqui no fórum já passou um cara um tempo atrás que comprou um pistão de CRF230 Wiseco na gringa, mas mandaram da CRF150. No início ele ficou contente, mas depois desistiu de usá-lo, pois ele tem 04 cavas de válvulas e as mesmas não coincidem com as válvulas da XR / CRF, que são 02.

Dessa forma, teria que usinar o pistão novamente e encher as cavas originais com solda, o que iria descaracterizar totalmente o pistão.

viewtopic.php?f=2&t=11384&hilit=wiseco+crf230

viewtopic.php?f=2&t=12160&hilit=crf230
Esse pistao eu comprei.. e vou usar agora no motor.
Num precisa mexer em cava contanto que vc acerte a altura do pistao que é tirar apenas 1mm do cilindro. Ja mantem uma boa taxa de 10:1 e fica distante das valvulas. Se for taxar um pouco mais teria que tirar o centro para naum colidir mas naum vou fazer isso pq num vou ficar balanceando pistao.
Leandro-m
Membro
Mensagens: 365
Registrado em: 10 Setembro 2007 à47 21:15

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por Leandro-m »

Cebola escreveu:Coloca um pistão 2mm de XR mesmo que ja melhora bastante.
Pistão KMP com anéis Rick, se vc quizer eu tenho aqui.
Vc não tava preparando um motor de XR 200 ? viewtopic.php?f=2&t=21102

Se tiver feito coloca ai o que mudou viola::
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Re: Auemento de Cilindrada na XR 200R

Mensagem por diabo2 »

Leandro-m escreveu:
Cebola escreveu:Coloca um pistão 2mm de XR mesmo que ja melhora bastante.
Pistão KMP com anéis Rick, se vc quizer eu tenho aqui.
Vc não tava preparando um motor de XR 200 ? viewtopic.php?f=2&t=21102

Se tiver feito coloca ai o que mudou viola::
é um motor de ml/turuna com o vira da strada 62mm. Cabeçote foi aberta a admissao e polido o escape agora, carburador provavelmnte um 2t de 38mm.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem