Limpeza de motor

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
henrique fehn
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 10 Julho 2009 à15 19:13

Limpeza de motor

Mensagem por henrique fehn »

Opa!
Preciso de ajuda urgente
Hoje quando fui trocar o oleo do motor da crf 230 vi q tinha uns pedaços de cola silicone no filtro de oleo(aquele filtro q tem ali onde a gente tira o oleo de motor) o meu mecanico deve ter usado nas juntas do motor e deve te escorrido pra dentro do motor tamben dai eu to com medo de estragar o motor q ta quase zero
Então como devo limpar o motor por dentro???
Ja ouvi falar em botar oleo disel dentro do motor e ligar ele por um tempo e depois tirar o oleo e botar oleo de motor novo pode fazer isso?
obrigado
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Limpeza de motor

Mensagem por ale primo »

Só troque o óleo mais cedo. E o filtro tambem, via das dúvidas.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Limpeza de motor

Mensagem por carlos_edu »

Cara, funcionar o motor com diesel dentro? Q loucura?
Qual o poder lubrificante do diesel? 5000 RPMs por alguns segundos é o suficiente p/ riscar camisa, virabrequim etc.

Isso sim vai reduzir a vida últi do teu motor!

Leva de novo pro seu mec. e mostra a caca q ele fez! Pq vc vai consertar a cagada dele? Ele tem q ser responsável pelo q faz!!!
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Re: Limpeza de motor

Mensagem por Valentin »

Sera que não tem problema de entupir algum duto do óleo???
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Re: Limpeza de motor

Mensagem por xaxim »

Tem sim cara, aliás é condenavel o uso de silicone sem critério.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Limpeza de motor

Mensagem por NESTOR/RS »

Bem...eu compartilho da idéia de restos de silicone podem obstruir dutos de óleo, se é que já não ocorreu!!
A idéia mais sensata para mim, é levar no mecânico para que ele reabra o motor e limpe tudo novamente, dando atenção especial aos dutos de óleo.
Se não rolar, eu trocaria imediatamente de mecânico, e gastava mais uns pilas para que este serviço fosse feito...melhor uns pilas a mais na manutenção do que um motor avariado.
E nada de outras soluções mágicas como óleo diesel e etc.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Re: Limpeza de motor

Mensagem por Fernando PF »

retire as tampas laterais, limpe tudo, tire a peneirinha que fica dentro do motor e limpea... pode lavar tudo com querosene, gasolina.. depois coloque óleo barato, ande um pouco e troque-o.
PEBINHA
Membro
Mensagens: 427
Registrado em: 01 Dezembro 2005 à23 08:22

Re: Limpeza de motor

Mensagem por PEBINHA »

LAVE VÁRIAS VEZES COM GASOLINA E DEPOIS PÕE UM OLEO BARATO COMO O AMIGO FERNANDO FALOU E TRANQUILHO, PODE RODAR SEM MEDO.
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: Limpeza de motor

Mensagem por gersom »

quando abrir as tampas use ar comprimido com um borrifador , querosene ou gasolina ,não diesel porque pode danificar borrachas e retentores ,se der tire a tampa do cabecote e lave tambem
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Limpeza de motor

Mensagem por jjacob »

OLha quando eu comecei como mecânico de final de semana as vezes colocava um pouco demais de cola de junta, e quando precionava as peças saia aquele excesso, mas nunca deu problema, em contado com o oleo e o motor quente essas rebarbas de cola amolecem, e como a pressão do oleo é violenta acho que não conseguem entupir um duto.

E tem outra, todo oleo que vai para os dutos passa antes pelo filtro, então se tem cola no filtro ele desempenhou bem a sua função e não deixou passar cola para os dutos.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Limpeza de motor

Mensagem por Wagner »

Vou dar uma sugestão, pois pelo menos uma vez ao ano costumo fazer este serviço.
Ligue a moto e deixe o motor aquecer bem, depois de aquecido desligue o motor, drene todo o lubrificante e limpe o filtro.
Monte o filtro fechando o dreno e coloque dois litros de um bom querosene dentro, feche a vareta de nível e colo
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Limpeza de motor

Mensagem por Wagner »

Vou dar uma sugestão, pois pelo menos uma vez ao ano costumo fazer este serviço, ou é claro quando minha moto bebe água como já aconteceu algumas vezes.
Ligue a moto e deixe o motor aquecer bem, depois de aquecido desligue o motor, drene todo o lubrificante e limpe o filtro, tome muito cuidado com o óleo quente.
Monte o filtro fechando o dreno e coloque dois litros de um bom querosene dentro do motor, feche a vareta de nível e coloque o motor em funcionamento, porém agora vem um ponto importantissimo, não acelere o motor de forma alguma, mantendo o mesmo em funcionamento por aproximadamente 20 minutos sempre e marcha lenta.
Após este período desligue o motor e drene todo o querosene, deixe escorrer por uns 30 minutos, você verá que o querosene sai preto trazendo toda a sugeira interna do motor, inclusive itens estranhos que estegem dentro do seu motor.
Limpe novamente o filtro e pronto, agora é só fechar o filtro e colocar um bom óleo novo que estará tudo limpo e branquinho como novo na parte interna do motor.
Porque é importante um bom querosene! Sendo de boa procedência este líquido limpará todas as partes internas, inclusive os canais de óleo e sistema de embreagem e com uma vantagem o querosene por ter rodado dentro do motor traz tudo para fora e o que fica dentro do motor evapora, pois o motor foi aquecido antes e depois rodando com o querosene.
Pode fazer sem medo, pois faço na CRF230 e na DR400 e nunca tive problemas. Abraço a todos.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem