DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Sussumu Gondo
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 29 Julho 2005 à55 12:58

DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por Sussumu Gondo »

OLÁ GALERA ESTOU COM UMA DÚVIDA , QUERISA SABER O TEMPO QUE DEVE SER TROCADO EM UMA YZF 250 4 TEMPOS, SENDO QUE ELA EH SOMENTE UM TIPO DE ÓLEO ,NÃO SEPARADO QUE NEM A CRF QUE TEM 02 TIPOS SEPARADOS.
ENTÃO ALGUÉM ME AJUDEM COM ESSA PERGUNTA , E QUE TIPO DE ÓLEO PODE SER COLOCADO , MINERAL , TIPO MOBIL PRETO OU YAMALUBE.OU TEM QUE SER EXTREMAMENTE O SINTÉTICO.
VALEUUUUUUU
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por GELOUS »

Cara, talvez esse seja um dos temas mais polêmicos do motociclismo.

Tem gente que acha que 4 finais de semana (média de 6 a 8 treinos ou 4 trilhas) é um bom tempo (eu me incluo aqui).

Tem gente que acha que a cada 2 meses tá passando de bom.

Tem gente, como o Ale Primo, que acha que ligou a moto já é bom trocar, pois o óleo está contaminado por micro-impurezas! rsrrs Foi mal Ale, não resisti!
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por robertovarela »

Na CRF troco a cada 5hs o do motor e 10hs o do câmbio, nas outras como é somente um óleo, a troca é feita a cada 5hs.

Na caixa uso Repsol Gear Oil 10w30, e no motor uso Repsol 10w50 Racing Sintético.
RafaelPue
Membro
Mensagens: 218
Registrado em: 10 Fevereiro 2009 à04 14:27

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por RafaelPue »

eu trocava a cada 2 treinos fortes....yamalube...
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por ale primo »

Eu num faço trambique na moto.
Num sou novo no assunto.
E embora xingue o engenheiro, sigo o manual.
Mais de 10 anos no troço nunca explodi "nada" na moto, nem rolamento.
Quando tiver dúvidas sobre a moto, esqueça os trancas.
MANUAL.

Repare que nenhum rótulo de óleo fala quanto ele aguenta de quilometragem ou horas, é o manual do veículo quem especifica. Ele também fala da especificação e da estimativa de queima (ou quanto baixa o óleo).

E deixa eu ficar quieto, pq vejo cada moto "bem" cuidada nas oficinas na vida................nem link funciona.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por Juliano »

ale primo escreveu:Eu num faço trambique na moto.
Num sou novo no assunto.
E embora xingue o engenheiro, sigo o manual.
Mais de 10 anos no troço nunca explodi "nada" na moto, nem rolamento.
Quando tiver dúvidas sobre a moto, esqueça os trancas.
MANUAL.

Repare que nenhum rótulo de óleo fala quanto ele aguenta de quilometragem ou horas, é o manual do veículo quem especifica. Ele também fala da especificação e da estimativa de queima (ou quanto baixa o óleo).

E deixa eu ficar quieto, pq vejo cada moto "bem" cuidada nas oficinas na vida................nem link funciona.


Ale, eu também ia zuar com você quando postei, mas ficou só no pensamento, mas a verdade é que você enriquece muito com informação de qualidade esse fórum, tenho certeza que tu é referência de manutenção pra muitos aqui!
Sussumu Gondo
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 29 Julho 2005 à55 12:58

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por Sussumu Gondo »

ENTAUM PESSOAL , AQUI NA MINHA REGIÃO TAMBEM É UM PROBLEMA ISSO.UNS TROCAM COM 02 FINS DE SEMANA DE TREINO(ÓLEO MINERAL TIPO MOBIL PRETO), OUTROS USAM MOBIL PRETO E TROCA COM 06 HORAS....OUTROS TROCAM ( ÓLEO SINTÉTICO) A CADA 04 FIM DE SEMANAS DE TREINOS E CORRIDAS.....
NOSSA EU TO FICANDO MEIO LOUCO....
MAS VOCEM ME AJUDARAM SIM...E QUERIA MAIS COMENTARIOS NÓS TROCARMOS ESSA DUVIDA..
POR ENQUANTO OBRIGADO.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por GELOUS »

Nas minhas motos, sempre foi: óleo semi (Motul 5100) ou sintético (Motorex Top Speed) e trocado a cada 4 finais de semana (normalmente 4 treinos ou 4 trilhas).

Não tenho do que reclamar! rsrsrs

E sempre troquei filtro de óleo em toda troca.

Filtro de ar limpo e com óleo de filtro (Motorex) a cada andada.

Revisão geral (desmontagem e lubrificação de cabos, links, rolamentos, carburação, regulagem de válvulas, etc) a cada 6 meses.

Pastilhas, relação e pneus quando estão perto do fim (que pra mim não é o fimmmm mesmo, como muitos usam até ficar inoperante! rsrs).

Minha cartilha de manutenção é essa!

Além disso, conferir nível de água e óleo SEMPRE que for andar e pau na máquina.

Na 2T, mesma coisa, só que usando Gear Oil na caixa e Motorex Cross Power na admissão.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por Ricardo »

As minhas motos sempre foi mobil preto de 1.500 em 1.500 km, depois que preparar talvez eu passe a trocar de 1.000 em 1.000 mas sei não ! O óleo até que num sai muito judiado com 1,5
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por joaogabriel »

Ricardo Skolaude escreveu:As minhas motos sempre foi mobil preto de 1.500 em 1.500 km, depois que preparar talvez eu passe a trocar de 1.000 em 1.000 mas sei não ! O óleo até que num sai muito judiado com 1,5
Ñ é 1000km de trilha, é? blink::
1000km em moto de rua eu acho o ideal, mas moto de trilha eu sempre troco de 4 em 4 trilhas, ou em 1 treino + uma prova, ou duas provas sem treino..
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por Ricardo »

joaogabriel escreveu:
Ricardo Skolaude escreveu:As minhas motos sempre foi mobil preto de 1.500 em 1.500 km, depois que preparar talvez eu passe a trocar de 1.000 em 1.000 mas sei não ! O óleo até que num sai muito judiado com 1,5
Ñ é 1000km de trilha, é? blink::
1000km em moto de rua eu acho o ideal, mas moto de trilha eu sempre troco de 4 em 4 trilhas, ou em 1 treino + uma prova, ou duas provas sem treino..

Claro que é, trocar antes disso é disperdicio de óleo e poluição da natureza, vc tá tirando óleo novo de dentro do motor! (exceto em especiais)
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por joaogabriel »

Ricardo Skolaude escreveu:
joaogabriel escreveu:
Ricardo Skolaude escreveu:As minhas motos sempre foi mobil preto de 1.500 em 1.500 km, depois que preparar talvez eu passe a trocar de 1.000 em 1.000 mas sei não ! O óleo até que num sai muito judiado com 1,5
Ñ é 1000km de trilha, é? blink::
1000km em moto de rua eu acho o ideal, mas moto de trilha eu sempre troco de 4 em 4 trilhas, ou em 1 treino + uma prova, ou duas provas sem treino..

Claro que é, trocar antes disso é disperdicio de óleo e poluição da natureza, vc tá tirando óleo novo de dentro do motor! (exceto em especiais)
Tirando óleo novo de dentro do motor???
Se fizer a média que vc anda 125km por trilha (o que eu acho difícil), vc tá fazendo 12 trilhas com o mesmo óleo!! Imagina esse mobil preto mineral fritando dentro do teu motor.. Sei lá, eu acho que ñ vale tanta economia, esse mobil preto custa 10 pilas aqui, dava pra trocar com mais frequencia
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por carlos_edu »

Uso nas trilhas: motor 15 hs e câmbio 30 hs. Motul 5100 motor e Motul Transoil (mineral) na caixa.
Canivas
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 24 Outubro 2006 à48 11:41

Re: DÚVIDA TEMPO DE TROCA ÓLEO MOTO 4 TEMPOS

Mensagem por Canivas »

Eu troco a cada 4 ou 5 trilhas, salvo exceção quando o óleo tá muuuito ruim mesmo. Fora isso nunca tive problemas com a moto. Agora a tarde vai ser a ultima trilha com esse óleo, durante essa semana já troco ele, mais "aquela" revisão em casa
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem