Relação nacional para importada. Sugestões!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por carlos_edu »

Galera, comecei cotar umas relações p/ X. Gringa tá muito caro. Mesmo vindo de fora.

Tão falando bem de corrente KMC. Q vira em moto de 600cc na boa, sem dar problema.
Ví uma douradinha no salão 2 rodas, muito bacana!

Daí pensei: corrente KMC, corôa (aluminio) e pinhão Riffel.

O q acham?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por apalareti »

Eu uso KMC, DID, Rifell, Vaz sem problemas.
Acho complicado comprar uma corrente DID Gold e pegar um barro, a corrente vai lixar tanto que logo enferruja.
Prefiro usar marcas mais baratas e andar com relação sempre nova.
Um kit com corrente KMC com retentor e coroa/pinhão riffell deve ficar nuns 110 reais.

Pensa bem, só uma coroa de alumínio custa 160 paus, mais uma Did Gold uns 300, mais um pinhão renthal uns 100. R$ 560... hummm não não não... não tenho coragem.

Até compraria se andasse poucas vezes, mas esta relação gringa dura no máaaaaaximo o dobro, mas custa umas 5x mais.

Pra trilha nem pensar, pra xc penso mas não compro, pra MX talvez.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por ale primo »

Eu num gosto de corrente com retentor.
Comprei uma Iris gold e gostei muito dela, nunca tinha usado uma. Quanto sai uma KMC????
Agora, pra comprar a relação completa eu prefiro trazer da Renthal que sai de 120/150 doletas dependendo da corrente.
jmkohigashi
Membro
Mensagens: 176
Registrado em: 22 Fevereiro 2008 à21 12:19

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por jmkohigashi »

Tambem estou prescisando trocar da minha.., fiz uma pesquisa recentemente e os preços foram :
moto CRF250X
Pinhão 14 Riffel aço R$ 35,00
Coroa Aluminio 53 Riffel R$ 222,00 ou R$ 64,00 modelo Riffel aço
Corrente 520/116 KMC R$ 99,00 ou DID R$ 144,00
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por bessa27 »

Cara, relacao nacional eh tudo a mema coisa...........podem falar, podem bater o peh, mas eh........

Compro sempre a que tiver mais barata....................ja usei 1000 vezes Riffel e 1000 vezes a Vaz............as vezes a coroa Vaz duura mais, outras vez a Riffel...........vai muito da epoca e de como vc usou ela.........


E corrente,, usa nacional tbm...............pois o que tava rolando comigo: Eu comprava corrente Renthals e pinhao/coroa nacional............a corrente durava mais que a coroa/pinhao, e ai eu trocava a coroa/pinhao e tinha ainda que usar a corrente velha, e esta, durava somente mas uns 3 ou 4 meses..........ai eu trocava a corrente isso me desorganisava todo...............gosto de trocar tudo de uma vez.

A durabilidade da Renthals eh +- 1,5 a da coroa/pinhao nacional.......ntao hoje em dia to preferindo corrente nacional, que dura 1 pra 1.............trocou a coroa/pinhao ja troca corrente tbm...........

Pinhao pra mim eh +- 2 pinhao pra 1 coroa...................

Agora o que vira eh aquela coroa tri-metal..............poutz, essa ura pra kct............ja vi nego usando mais de 2 anos..........andando todo fds.............
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por Ricardo »

Elton escreveu:ultima relação na minha moto foi toda de 2a linha, nao lembro amarca, talvez riffel.
To meio decepcionado pela durabilidade que foi ridicula, os dente tao tudo torto já. A coroa de alumínio durou mais de ano e essa de aço já era!
Corrente com retentor de 2a linha também, nunca tive problema. Essa historia de rentetor roubar força da moto, imagina 5 kilo de gordura na pança do cara o que faz! rsrsrs.

Eu num notei muita diferneça em desempenho com -18kg que dirá com uma corrente com retentor...

Sobre a coroa, vc se atentou pra pegar uma com aço 1045? Se vc pegou aço 1023 não presta mesmo!

Carlos experimente testar corrente CIC/KMC com retentor... joia:::
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por guiaracar »

Bessa...

a coroa original da minha WR ta ZERO ate hoje!!!
Tem 2 anos!
Todo fim de semana e exatos 5972Km rodados!
Isso que é coroa!!!

Ja troquei o pinhao e a corrente 1 vez cada!
O Pinhao que coloquei é Riffel (durou 2627Km... ta na hora de trocar... o original durou 3345Km)
A corrente original durou 3636Km e a que coloquei KBC esta durando 2336Km até agora... esta boa ainda
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por bessa27 »

Man, entao, o Vivanzin eh prova, sabe quanto durou minha relacao da CRF250X (corrente original DID Gold - pinhao VAZ - coroa VAZ)????? 13 meses e meio, um total de 6753km, isso pq corri o paulista e umas 3 ou 4 etapas da Pakato e ainda tava liderando a pakato............tudo anotado em minha planilha de km.........

Isso pq nem lubrificava muito..................


Agora sabe quanto tempo durou a minha primeira relacao da CRF250R (pinhao Sunline - Corrente original DID Gold - coroa em aluminio aeronautio T6061 Sunline)????? 2 meses...............ta certo que fiz uma prova na areia, porem foi minha segunda prova com a moto, que peguei 0km............2 meses, 1 relacao inteira........soh salvou a corrente.......


Depois disso cheguei a conclusao:

Ou coroa Tri-metal e corrente renthals............ou corrente KMC e coroa Vaz.............e vou te falar: a Vaz dura pra kct...........na minha moto atualmente deve estar com quase 10 meses de uso e ainda tem chaoooooooo pra kct......ta certo que esse ano nao andei muito d moto, mas tudo bem
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por apalareti »

Bessa, mas ai tem um lance importante, essa prova que você fez na areia destroi a relação.
O Camacho colocou uma relação zero pra essa etapa e disse que chegou no final com a corrente quase arrastando no chão.

Eu usava essa relação sunline na minha yz, de fato é muito boa, assim como as outras gringas . O grande problema que vejo é investir numa relação e colocar ela no barro ou na areia, vai detonar muito rápido.

É por isso que disse que até colocaria uma relação gringa se fosse só pra MX, e ainda assim poupando o equipamento em dias de lama. No MX vc pode parar pra lubrificar e depois fazer outra bateria.

Lama é outra coisa que destroi a moto, uma relação zero na lama é certeza de começar a enferrujar. Acho que a lama lixa a camada protetora do metal e o que sobra fica muito vulnerável.


Enquanto eu estiver andando em qualquer terreno, chovendo ou fazendo sol, vou ficando com relações nacionais baratas, e assim trocando mais vezes.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por ale primo »

Agora cêis falaram uma verdade!
Minha relação num costuma pegar barro. E prefiro andar com ela seca de que melar de óleo e virar aquela meleca.
Eu só lubrifico a corrente quando chego em casa depois de andar (desingripante) e depois de lavar(óleo de corrente).
Quando peguei essa CRF, o cabra colocou o pinhão e a coroa original nela (Sunline), que estava sem uso mas me mandou com uma corrente já em fim de carreira. Nem andei e já coloquei uma Iris novinha (melhor preço que achei na época R$160,00). Bão, to la pra bater nas 40hs de uso e ta bem preservada ainda. Creio que mais umas 20hs vai aguentar, se bem que quando a danada começa ir vai duma vez.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por carlos_edu »

Srs, como avaliar o desgaste da corrente?
A minha ainda é original (sunline com retentor).
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por ale primo »

Dois modos:

Um é com ela esticada normalmente (3 dedos de folga na altura do parafuso da guia da balança) puxar ela pra tras na coroa. Se ela deixar vc ver o dente já era.

Outro é com ela fora da moto esticada no chão com os elos pros lados e roletes pra riba. Pega numa ponta e tenta fazer um "S" se fizer............lixo!
jmkohigashi
Membro
Mensagens: 176
Registrado em: 22 Fevereiro 2008 à21 12:19

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por jmkohigashi »

« voltar


¨Além do "olhomêtro", existe uma fórmula para isso, e assim, você não corre o risco de estar vencendo aquela prova e ter que terminá-la empurrando a sua moto, justamente porque você não soube determinar o quanto a corrente dela já estava desgastada.

A fórmula
1) Multiplique o número de elos (vai precisar contar) pelo passo da corrente (passo .625 para correntes 520 (CR/YZ/RM/KX 250 e 125; Tornado; DT 200, etc.) e passo .5 para correntes 420 (CR80, etc) e 428 (DT180, etc.)); para determinar o comprimento da corrente em POLEGADAS (cada polegada aproximadamente 2,54 cm).
2) Multiplique o resultado por .03. E você terá o comprimento máximo que a corrente poderá ter antes de ser substituída.
3) Exemplo para uma corrente 520 com 120 elos: 120 (elos) X (multiplicado) .625 (passo) = 75" (75 polegadas).
4) Acrescente 2.25 às 75" obtidas. O total será 77.25".
5) Então, se a corrente de 120 elos de sua moto exceder o comprimento de 77.25" (196,2 centímetros), estará na hora de substituí-la.

Agora, se você não gosta de ficar contando quantos elos a corrente de sua moto tem, então o jeito é partir para o olhômetro. E nesse caso, a dica mais evidente, passada pelo Fábio da Fabinho Racing de Botucatu-SP, é você puxar a corrente para fora (para trás) com os dedos, no local de maior contato com a coroa. Nesse local, sempre haverá uma pequena folga, mas, se ela for grande o suficiente para deixar exposto um dente completo da coroa, então, já era!

Esse, não é um método tão exato como a fórmula ou tabelas apresentadas acima, mas é bem melhor do que simplesmente ignorar o fato de que a corrente de sua moto se desgasta, e que chega um determinado momento, que você deve trocá-la. ¨¨


Ale Primo vc acertou na mosca .., agora para aqueles que querem um embasamento tecnico achei o texto acima na internet
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por bessa27 »

jmkohigashi escreveu:« voltar


¨Além do "olhomêtro", existe uma fórmula para isso, e assim, você não corre o risco de estar vencendo aquela prova e ter que terminá-la empurrando a sua moto, justamente porque você não soube determinar o quanto a corrente dela já estava desgastada.

A fórmula
1) Multiplique o número de elos (vai precisar contar) pelo passo da corrente (passo .625 para correntes 520 (CR/YZ/RM/KX 250 e 125; Tornado; DT 200, etc.) e passo .5 para correntes 420 (CR80, etc) e 428 (DT180, etc.)); para determinar o comprimento da corrente em POLEGADAS (cada polegada aproximadamente 2,54 cm).
2) Multiplique o resultado por .03. E você terá o comprimento máximo que a corrente poderá ter antes de ser substituída.
3) Exemplo para uma corrente 520 com 120 elos: 120 (elos) X (multiplicado) .625 (passo) = 75" (75 polegadas).
4) Acrescente 2.25 às 75" obtidas. O total será 77.25".
5) Então, se a corrente de 120 elos de sua moto exceder o comprimento de 77.25" (196,2 centímetros), estará na hora de substituí-la.

Agora, se você não gosta de ficar contando quantos elos a corrente de sua moto tem, então o jeito é partir para o olhômetro. E nesse caso, a dica mais evidente, passada pelo Fábio da Fabinho Racing de Botucatu-SP, é você puxar a corrente para fora (para trás) com os dedos, no local de maior contato com a coroa. Nesse local, sempre haverá uma pequena folga, mas, se ela for grande o suficiente para deixar exposto um dente completo da coroa, então, já era!

Esse, não é um método tão exato como a fórmula ou tabelas apresentadas acima, mas é bem melhor do que simplesmente ignorar o fato de que a corrente de sua moto se desgasta, e que chega um determinado momento, que você deve trocá-la. ¨¨


Ale Primo vc acertou na mosca .., agora para aqueles que querem um embasamento tecnico achei o texto acima na internet

Muito boa explicação!!!! doutor::

Então..........a corrente original é Didi Gold, porem ela não recebe o nome "Gold" pois não é dourada, mas é a mesma corrente...........até o part list é igual..........


Então, só pra lembrar uma coisa:

A pior coroa de aço, dura muito mais que a melhor coroa de aluminio................alguns de vcs tão enganado achando que o aluminio dura mais.........isso não existe........

A vantagem do aluminio é estetica.......não enferruja e é leve..........agora durabilidade não.....

(chutando)
Uma corrente KMC = 80
Coroa Vaz = 70
Pinhão Vaz = 20
total de 170 pila.............

(chutanto - via Jose)
Uma corrente = 60 dolares = 110 reais
Coroa = 55 dolares = 100 reais
Pinhão = 15 dolares = 25 reais
Envio = 50 dolares = 105 reais
Futuras taxas ("opcional") = as minhas medias = 60 reais
Total = 400 reais na porta de casa..........

Repito = não compensa................pra compensar a relação teria que durar mais do dobro, e ela não dura..........dura menos.............o que talvez seja negocio exprementar é: Corrente top + coroa tri-metal + pinhão nacional...............

Acredito que a proporcao fique assim (chute)
2 correntes para uma coroa...............3 ou 4 pinhão para uma coroa..........deve durar bem esse negocio...........mas ainda assim acho que não vale
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por bessa27 »

Uma info by somebody in the world, andando num moto trail de rua........pelo jeito, andando forte..:

Supersprox sprocket -stealth (tri-metal) sprocket = 15,600 miles

Pressed steel replacement sprocket = 8,125 miles (And they are twice the weight)

High quality 7075-T6 aluminium sprocket = 4,375 miles
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por ale primo »

bessa27 escreveu:

Muito boa explicação!!!! doutor::

Então..........a corrente original é Didi Gold, porem ela não recebe o nome "Gold" pois não é dourada, mas é a mesma corrente...........até o part list é igual..........


Então, só pra lembrar uma coisa:

A pior coroa de aço, dura muito mais que a melhor coroa de aluminio................alguns de vcs tão enganado achando que o aluminio dura mais.........isso não existe........

A vantagem do aluminio é estetica.......não enferruja e é leve..........agora durabilidade não.....

(chutando)
Uma corrente KMC = 80
Coroa Vaz = 70
Pinhão Vaz = 20
total de 170 pila.............

(chutanto - via Jose)
Uma corrente = 60 dolares = 110 reais
Coroa = 55 dolares = 100 reais
Pinhão = 15 dolares = 25 reais
Envio = 50 dolares = 105 reais
Futuras taxas ("opcional") = as minhas medias = 60 reais
Total = 400 reais na porta de casa..........

Repito = não compensa................pra compensar a relação teria que durar mais do dobro, e ela não dura..........dura menos.............o que talvez seja negocio exprementar é: Corrente top + coroa tri-metal + pinhão nacional...............

Acredito que a proporcao fique assim (chute)
2 correntes para uma coroa...............3 ou 4 pinhão para uma coroa..........deve durar bem esse negocio...........mas ainda assim acho que não vale

Aluminio compensa, ao meu ver, pq como pesa 10% da de aço, traz economia na durabilidade de muita coisa da moto.
Essa Tri-metal tem a durabilidade e o preço da de aluminio com o peso da de aço. To fora.
ale primo escreveu:Eu num gosto de corrente com retentor.
Comprei uma Iris gold e gostei muito dela, nunca tinha usado uma. Quanto sai uma KMC????
Agora, pra comprar a relação completa eu prefiro trazer da Renthal que sai de 120/150 doletas dependendo da corrente.

150x1,80=R$270,00 sem chutes
esse é o preço que pago no BTOsports
mas tenho como trazer sem taxas nem frete.

http://www.btosports.com/p/330-SPROCKETS
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por carlos_edu »

Legal as explicações galera!

Vaz tá melhor q Riffel? (tudo no aço). Ao menos o design da Riffel é mais agradável.

Instalei uma coroa Riffel de aço para alongar a relação (de 53 p/ 51 d). Era teste, mas acabou ficando pq gostei do resultado. Mas na hora da troca, acho q vou "gastar menos" mesmo.

Mas eu gosto das correntes com retentor... acho q vou por um pouquinho mais de grana nesse item.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por Ricardo »

Carlos, eu gosto mais de Riffel que Vaz, não gostei da experiência que tive com Vaz....

Comprei hoje:
Coroa Riffel 48d
Pinhão Riffel 13d
Corrente KMC c/ Retentor

R$185,00 c/ frete
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por synval »

Seguinte: Eu uso corrente KMC a bastante tempo e antes disso usava as DID, todas de retentor.... Notei que a KMC é superior em durabilidade e pede menos ajustes(esticar). Coroa e pinhão, tanto faz se for Vaz ou Riffel...
A Riffel não produz mais nada aki, ela só importa da China já a alguns anos.
Cuidado apenas com pinhões falsificados que existem aos montes por aí e que são idênticos aos originais, porém duram 1/10 do que o original. Compre os pinhões em embalagens fechadas e lacradas e nunca em saquinhos plásticos. Ultimamente existe no mercado, uma verdadeira enxurrada de peças falsificadas, principalmente PEÇAS HONDA. Tome cuidado.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Relação nacional para importada. Sugestões!

Mensagem por carlos_edu »

Ricardo Skolaude escreveu:Carlos, eu gosto mais de Riffel que Vaz, não gostei da experiência que tive com Vaz....

Comprei hoje:
Coroa Riffel 48d
Pinhão Riffel 13d
Corrente KMC c/ Retentor

R$185,00 c/ frete
Só faltou dizer ONDE! rsrsrsrs
abrs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem