Cabo do acelerador da DRZ400E

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
daniel porto
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 24 Fevereiro 2008 à07 21:39

Cabo do acelerador da DRZ400E

Mensagem por daniel porto »

Ola a todos, por favor me ajudem,tenho uma DRZ400E com extatos um ano de uso, e apenas 2.000 KM, este FDS o cabo do acelerador quebrou(desfiou e meio que esfarelou), eu achei muito estranho porque como ja disse a moto é pouco usada e ele estava bem lubrificado e funcionando livre. Perguntas:

1> Sempre tive motos honda tipo tornado que tem aquele sistema que tem um guia de nylon pro cabo dentro do acelerador e cansava de andar e nunca quebrei um cabo, é normal esse cabo quebrar assim? Esse sistema presta? pois ja de cara achei estranho nessa moto o cabo ir direto pra canopla sem nenhum guia.

2> Tentei pensar em se eu tinha montado errado, mas me pareceu que não tem jeito de montar errado e ele funcionar macio. É possivel que eu tenha montado alguma coisa errado, por isso ele partiu?

3> Hoje dei uma olhada na net pra ter uma ideia de preço, quase cai de costas pedem R$160,00 de um controlflex é um absurdo, existem alternativas? (original, outras motos?)

4> Se o cabo custar mesmo esse preço da até pra pensar em comprar um sistema completo original da tornado, sera que da pra adaptar com segurança?


Desde ja, obrigado a todos.

Obs: não gosto de acelerador rapido.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Cabo do acelerador da DRZ400E

Mensagem por Matsui »

ela e um cabo ou dois se for de um so costuma se usar um kit salva vidas da circuit que se ajusta certinho pois tem a regulagen na cabeca do cabo de aco,,, mesmo se for dois cabos pode se trocar so um e por o salva vidas na ponta de um deles e usar o cabo de aco de freio de bike
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Cabo do acelerador da DRZ400E

Mensagem por Wagner »

Bom dia Daniel,
Também tenho uma DR e posso te dar uma dica:
Estes cabos da DR são muito finos, se você compará-los com os de outras motos é nítido a diferença de diâmetro. O que eu aconselho a todos meus amigos quando compram uma DR é desmontar o punho por completo e os cabos, lavar tudo deixando bem limpo (eu uso querosene).
O segredo na hora de montar é lubrificar bem os dois cabos (eu uso óleo de motor) e passar os cabos pelo lado direito do quadro (com isso você diminui as várias voltas indicadas no manual de montagem da moto), pois assim eles não fazem tanta volta por baixo do tanque, você perceberá que eles ficam leves mesmo quando você vira o guidão para qualquer lado.
Fiz isso na minha quando comprei e os cabos estão intactos até hoje.
Caso você queira trocá-los pode se utilizar o sistema completo da Tornado ou da CRF 230, porém não esqueça de passá-los como eu disse acima.
No Rally dos Sertões de 2004 tive um amigo que sofreu bastante com a quebra dos cabos em dois dias seguidos de especial, no terceiro dia ele me ligou e me pediu um help, então falei pra ele solicitar ao mecânico que durante a revisão noturna que fosse montado um novo conjunto de cabos e que os mesmos fossem montados como te orientei. Ele fez questão de acompanhar a revisão da moto e a troca dos cabos, inclusive se o mecânico estava montando do lado correto solicitado por ele, feito a montagem ele foi dormir, no dia seguinte largou e foi até o final do rally com os mesmos cabos montados na terceira noite de revisão.
Tente fazer estas modificações simples que você não se arrependerá.
daniel porto
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 24 Fevereiro 2008 à07 21:39

Re: Cabo do acelerador da DRZ400E

Mensagem por daniel porto »

Ola Wagner e Leonardo.

Obrigado pelas dicas.

Realmente o cabo original dela é muito mais fino que o normalmente usado nas motos nacionais, vou tentar ver se esse cabo paralelo da Controlflex tem algum diferencial e tentar ver tambem se tem alguma moto honda nacional cujos comprimentos e encaixes no bura deem certo, porque com esse preço do cabo acho que da pra trocar o sistema completo novo e como ja disse eu acredito que o da honda é muito melhor e mais simples, só pra se ter uma ideia da pra se trocar periodicamente o cabo A por menos de 25,00 Reais.

Se alguem lebrar de mais alguma coisa mande por favor.

Depois eu posto o resultado do que eu decidir fazer.

Obrigado

Daniel
jailton
Membro
Mensagens: 359
Registrado em: 30 Julho 2007 à25 19:48

Re: Cabo do acelerador da DRZ400E

Mensagem por jailton »

coloca punho rapido bem mais barato.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Cabo do acelerador da DRZ400E

Mensagem por Matsui »

nao precisa ser o rapido e so colocar um de titan co um cabo so e no lugar do outro cabo uma mola e o que o pessoal das crf fazem por aqui mas com acelerador rapido... dai usando o acelerador de titan vc continua com o curso grande...
daniel porto
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 24 Fevereiro 2008 à07 21:39

Re: Cabo do acelerador da DRZ400E

Mensagem por daniel porto »

Ola galera.
Comprei os cabos da tornado e peguei emprestado um acelerador de tornado com um amigo pra testar, e não é que da certo, as regulagens ficam no limite, mas dá pra regular beleza e a única difirença é que os cabos ao inves de passarem por cima do guidão tem que passar por debaixo como é na tornado. Hoje ja encomendei um conjunto de acelerador original honda e olha só a diferença absurda de preço.

Cabo controlfex DRZ400 - R$130,00

Conjunto acelerador Tornado original + cabos A e B Scherer - R$ 68,00

As duas grandes vantagens são que poderei trocar periodicamente o cabo A gastando menos de vinte Reais e tambem na minha humilde opinião o sistema da tornado é melhor.

OBS: Nem cotei o original, porque ele é muito fino e na saida da capa tinha quina viva o que acabou cortando o cabo. Quando eu instalar direitinho e andar legal com a moto eu posto aqui as impressões finais. Valeu.
daniel porto
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 24 Fevereiro 2008 à07 21:39

Re: Cabo do acelerador da DRZ400E

Mensagem por daniel porto »

Só pra finalizar, instalei e testei, ficou joia, a regulagem do cabo A fica quase no limite mas da pra regular legal.

Fica ai a dica.

Obrigado a todos

Daniel
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Re: Cabo do acelerador da DRZ400E

Mensagem por lagatixa »

Parabéns pela solução encontrada. Fica registrada a dica!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem