Ajuda com Gicles de DRZ 400.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Ajuda com Gicles de DRZ 400.

Mensagem por Wagner »

Galera,

É o seguinte:
Minha DR estava dando um buraco de média para alta, então desmontei o carburador e fiz uma limpeza geral, deu até medo quando eu o abri, pois a sugeira era tanto que parecia que o coitado nunca viu uma limpeza (apesar que acho que nunca tinha visto mesmo).
Limpei direitinho com todo o cuidado, montei, regulei a moto em casa, lavei o filtro de ar, verifiquei todas as conexões e mangueiras (inclusive toquei todas), porém nas trilhas ela apresenta o mesmo problema.
Conversei com o primeiro (antigo) dono dela e ele me falou que sempre usou gasolina comum, pois há sempre a dificuldade de se achar uma gasolina de procedência quando se faz trilhas pra outras regiões.
Portanto, mesmo agora com tudo limpo continua o buraco na aceleração, regulei a mistura durante a trilha e tive que abrir 3.1/4 de volta para conseguir uma resposta um pouco melhor, porém ainda não esta redondinho, os gicles são originais e a única coisa que mudei foi o parafuso de regulagem da mistura que substituí por um da Outlaw para facilitar na regulagem.
Alguém me dá uma dica do que fazer? Troco os gicles? Mexo na altura da agulha?
daniel porto
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 24 Fevereiro 2008 à07 21:39

Re: Ajuda com Gicles de DRZ 400.

Mensagem por daniel porto »

Cara, procure nesse link que tem o manual de serviço da DR com muita coisa sobre o funcionamento e regulagem desse bura.

http://www.motosblog.com.br/2009/01/22/ ... 400e-1999/" target="_blank

Daniel
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Ajuda com Gicles de DRZ 400.

Mensagem por Wagner »

É Elton,

Acho que deve ser o gicle de baixa, pois mudei a posição da agulha e me parece que ficou pior... Então acho que é melhor voltar a posição standart e partir pro gicle.
Acho que vou ter que por um gicle com uma numeração abaixo do que esta instalado, creio que esta com o original ainda, vou verificar.

O que você me diz? O que você acha?
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Re: Ajuda com Gicles de DRZ 400.

Mensagem por xaxim »

Não sei como vocês conseguem ter tanta precisão assim no parafuso de ar...
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Re: Ajuda com Gicles de DRZ 400.

Mensagem por xaxim »

Que seja, não vejo como regular o parafuso do ar com tanta precisão..
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Ajuda com Gicles de DRZ 400.

Mensagem por joaogabriel »

xaxim escreveu:Que seja, não vejo como regular o parafuso do ar com tanta precisão..
Pow é fácil de +, não tem erro!

Imagem
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Re: Ajuda com Gicles de DRZ 400.

Mensagem por xaxim »

Esse é o parafuso do cirtuito da lenta, o do ar é o que controla a abertura da borboleta/pistonete.
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Re: Ajuda com Gicles de DRZ 400.

Mensagem por xaxim »

Imagem

1. Slide Spring
2. Slide Diaphragm
3. Vacuum Slide
4. Vacuum Port
5. Needle Jet
6. Main Air Jet
7. Main Jet
8. Slow Jet
9. Idle Mixture Adjustment Screw
10. Throttle Plate

Andei pesquisando e ví da onde saiu a confusão entre parafuso (agulha) de ar e da mistura.

A agulha da mistura (item 9) controla a quantidade de combustivel na marcha lenta, só que para que isso aconteça precisa existir uma diferença de pressão entre antes da borboleta/pistonete e após ele, aí entra o que seria o "gicle de ar" no caso da figura acima é o item 6, olhando desatentamente parece que existe um by pass de ar que é controlado pela agulha, mas na verdade a diferença de pressão faz o combustivel se jogado para depois da borboleta/pistonete.

Existe um certo senso comum encrustado na população que diz que vácuo "suga" as coisas, mas quando estudamos mecanica dos fluídos vemos que na verdade é a pressão atmosférica que empurra a matéria contra a zona de baixa pressão.
danoliveira
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Outubro 2016 à14 15:14

Re: Ajuda com Gicles de DRZ 400.

Mensagem por danoliveira »

xaxim escreveu:Imagem

(...)só que para que isso aconteça precisa existir uma diferença de pressão entre antes da borboleta/pistonete (...)
Sei que a portagem é antiga, mas apenas pra deixar pra futuros visitantes:

Esse é o comportamento do carburador Mikuni de algumas DRZ400 modelo S e SM.
As vendidas no Brasil são modelo E, que têm o carburador Keihin FCR39, que não depende de pressão para atua o pistonete - na verdade nem tem pistonete, e sim uma guilhotina com agulha, controlados diretamente pelo tubo do acelerador.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem