Galera, seguinte.... sabado em uma trilha da região , eu estava andando normalmente com minha moto quando no meio do trecho de uma leve subida a 1° marcha da yz começa a escapar (mesmo barulho que faz quando gasta todos os dentes do pinhão) mas olhando para a relaçao e rezando para que seja apenas o pinhão ou corrente solta , constatei que o problema era na caixa mesmo.... devido ao fato de as outras marchas estarem perfeitas ....
Chegando em minha pequena oficina (no sabado mesmo) desmontei toda a moto e percebi que o garfo (shift,fork 3) esta gasto e marcado e que a engrenagem da primeira no eixo secundário esta um pouco solta devido ao desgaste de uma arruela de encosto que fica por traz dela... Gostaria de saber se existe algum segredinho ou técnica para ajustar melhor estas engrenagens, sendo que as mesmas estao em bom estado e no encaixe interno delas houve apenas um pequeno arredondamento da estremidade , nao causando desencaixe do mesmo...
Preciso de algumas dicas ... e por favor se alguem sabe onde encontrar este SHIFT,FORK3 o mais depressa possível...
CAIXA DA YZ250 1998----- AJUDA------
Re: CAIXA DA YZ250 1998----- AJUDA------
farei o possivel para esse enduro , mas pra canastra eu vo nem que eu pegue a moto dos meus irmaos...
ate pensei em pegar a wr pra esse final de semana... a gente vai se falando
ate pensei em pegar a wr pra esse final de semana... a gente vai se falando
Re: CAIXA DA YZ250 1998----- AJUDA------
Espero que eu tenha entendido certo, vamos lá:
Uma engrenagem encaixa na outra pelos dentes laterais. Esse dentes devem ter um pequeno angulo (pequeno mesmo) de forma que quando faz força uma puxa a outra e ficam ainda mais grudadas.
Quando as peças estão desgastadas e começa a escapar dá pra refazer com alguma ferramenta (lima bem nova ou aquelas esmerilhadeiras portáteis) esse encaixe e resolve essa parte do problema.
O outro problema é o garfo. Ele pode estar com o encosto desgastado pelo uso e então não empurra a engrenagem até onde deve... e ela começa a escapar e detonar. Solução: fazer um enchimento. Também pode aconteçer de nas escapadas a engrenagem forçar o garfo e entortar ele, também não vai posicionar direito a engrenagem. Teoricamente é possível desempenar mas acho muito difícil e perigoso.
Uma engrenagem encaixa na outra pelos dentes laterais. Esse dentes devem ter um pequeno angulo (pequeno mesmo) de forma que quando faz força uma puxa a outra e ficam ainda mais grudadas.
Quando as peças estão desgastadas e começa a escapar dá pra refazer com alguma ferramenta (lima bem nova ou aquelas esmerilhadeiras portáteis) esse encaixe e resolve essa parte do problema.
O outro problema é o garfo. Ele pode estar com o encosto desgastado pelo uso e então não empurra a engrenagem até onde deve... e ela começa a escapar e detonar. Solução: fazer um enchimento. Também pode aconteçer de nas escapadas a engrenagem forçar o garfo e entortar ele, também não vai posicionar direito a engrenagem. Teoricamente é possível desempenar mas acho muito difícil e perigoso.
Re: CAIXA DA YZ250 1998----- AJUDA------
Mandei arrumar a moto e era exatamente isto que tinha acontecido, garfo torto e engrenagem com encaixes gastos...
coloquei tudo novo e original , inclusive os rolamentos da caixa e todos os detalhes que tinham alguma folga ...
Ficou muito bom muito novo , encaixa as marchas com precisão e bem suave, parece uma moto nova dai ja aproveitei e fiz a parte debaixo do motor inteira e tudo que faltava .
coloquei tudo novo e original , inclusive os rolamentos da caixa e todos os detalhes que tinham alguma folga ...
Ficou muito bom muito novo , encaixa as marchas com precisão e bem suave, parece uma moto nova dai ja aproveitei e fiz a parte debaixo do motor inteira e tudo que faltava .
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