Preparação Race Tech

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Fala galera,

Não estou aguentando de tanta anciedade. Eu ia primeiro fazer a preparação e fotografar para depois postar aqui, mas assim que as válvulas chegaram não resisti.

Depois vou postando a preparação e as impressões de como as suspensões se comportam.

Imagem
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por carlos_edu »

pra q moto mesmo pala????
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por joaogabriel »

o pala, foi tu que fez o curso?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Cadu, é para a YzF

João, fui eu sim.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por joaogabriel »

que massa cara, vai dar pra por em prática....
quanto cobra pra fazer numa 230? rsrs
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por carlos_edu »

apalareti escreveu:Cadu, é para a YzF
bacana pala! Esse é um conhecimento essencial pro nosso esporte.
Eu nem pra regular clic tô preparado! rsrs
moreira
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 20 Maio 2007 à10 22:22

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por moreira »

Blz, e bacana ver alguem com tamanha empolgacao!!!
Prepara as caneta e depois fala pra nos se fica show!
MachineAccelerator
Membro
Mensagens: 582
Registrado em: 14 Junho 2005 à03 14:44

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por MachineAccelerator »

a Gold não é para motocross??

adquiriu onde estas válvulas?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por ale primo »

Antes de começar da uma ligada ou manda email pro Berge.
Ele também fez o curso e mexeu na dele.
Troca uma idéinha, vai por mim.

Sobre as Gold............."coloquei na minha KX250 e ficou dubarai, podia qualquer coisa com ela".
Até retentor dianteiro estourei zerando forte o mesão do Alemão e mesmo com o pancadão fui embora sem maiores.
Mas na primeira "arrumada", com óleo na medida "standart" ficou um pouco dura. Usei depois uns mm a menos e fui andando e completando até achar o "ponto".


Outra - que óleo tu vai usar e qual viscosidade?
Acredita que misturei alguns mm de 7,5w ao 5w, ambos Motorex.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

MachineAccelerator escreveu:a Gold não é para motocross??

adquiriu onde estas válvulas?
Gold Valve é uma denominação comum entre a linha de produtos, porém não existe válvula para motocross, supercross, ou enduro. A válvula é sempre a mesma, o que muda é a configuração das lâminas.
A válvula da foto é a nova geração chamada G2R, ela está um passo a frente do modelo antigo.

Ao fazer o curso me tornei revendedor dos produtos representados pela Pro Tech (representante oficial da race tech, entre outras marcas) http://www.protech-racing.com.br" target="_blank .
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

joaogabriel escreveu:que massa cara, vai dar pra por em prática....
quanto cobra pra fazer numa 230? rsrs

Quem me dera poder trabalhar com preparação de motos, mas ainda quem paga as contas lá de casa é TI. Quem sabe um dia...
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

ale primo escreveu:Antes de começar da uma ligada ou manda email pro Berge.
Ele também fez o curso e mexeu na dele.
Troca uma idéinha, vai por mim.

Sobre as Gold............."coloquei na minha KX250 e ficou dubarai, podia qualquer coisa com ela".
Até retentor dianteiro estourei zerando forte o mesão do Alemão e mesmo com o pancadão fui embora sem maiores.
Mas na primeira "arrumada", com óleo na medida "standart" ficou um pouco dura. Usei depois uns mm a menos e fui andando e completando até achar o "ponto".


Outra - que óleo tu vai usar e qual viscosidade?
Acredita que misturei alguns mm de 7,5w ao 5w, ambos Motorex.
Vou falar com ele, chá comigo.
As que vc tinha na Kx eram do Robert né? Então, aquela é a geração anterior, agora o novo modelo (foto) é a G2R, tem para a cartucho duplo (yzf) mas não tem para a cartucho simples (YZ)

Ale, quem fez a configuração de lâminas para você e determinou a quantidade de óleo?
Esquece o manual, muitos estão errados. O manual da YZ diz 135mm, isso está errado, bate final de curso, o correto é 90mm.

Pessoal, cuidado, muitas informações do manual não conferem, quando fiz a primeira vez a suspa da YZ coloquei o standart que é 135mm e batia final de curso direto (pode danificar a suspa). Na yz 250 2001 o correto é 90mm.

Se precisarem saber a medida correta de óleo me mandem MP que eu informo (uso a inf da Race TEch).

Vou usar o óleo especificado pela Kayaba que é o 5W (US1). O que determina a viscosidade do óleo são as folgas de construção, para endurecer ou amolecer a suspa o correto é trabalhar a laminação.
Quanto mais grosso for o óleo, maior será o atrito, maior será a temperatura de trabalho, maior temperatura significa óleo afinando, óleo que trabalha muito quente estraga mais rápido, e por aí vai. Engrossar o óleo é paliativo, o idela é realmente trabalhar a genética.

Quanto a marca de óleo, segundo a Race Tech, os bons são: Motorex, Spectro, Race Tech, Ohlins, e mais um ou dois que não conhecemos. Aqui no Brasil o fácil é o Motorex. É esse que vou usar, pois também é distribuido pela Pro Tech. hehehehehe...
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por ale primo »

A configuração das laminas foram feitas pelo Sebila pra enduro no perfil Robert.
E foi a que usei.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por carlos_edu »

Pala, o negretti usou óleo 2,5 na minha X pois pedí suspa mais macia.
Agora q vc está manjando, faz sentido? Particularmente gostei do resultado. Mesmo pq antes quem mexeu não manjava de suspa e tava uma porcaria.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

carlos_edu escreveu:Pala, o negretti usou óleo 2,5 na minha X pois pedí suspa mais macia.
Agora q vc está manjando, faz sentido? Particularmente gostei do resultado. Mesmo pq antes quem mexeu não manjava de suspa e tava uma porcaria.
Depende.
É o jeito mais barato de amaciar, pois não precisa desmontar válvula. O funcionamento continua o mesmo em outra proporção.
Fiz isso na minha YZ logo que peguei, isso me ajudou a acostumar com a moto, valeu a pena porque foi temporário. Depois que começei a andar mais rápido com ela, começou a afundar muito fácil, além de bater o fim de curso, ai voltei para o 5W.

Agora se grana não for problema, o melhor é mexer nas lâminas e alterar a progressividade ao invés de deixar tudo macio.
Se a genética da sua moto era para trabalhar com 5w, certeza que agora quando você levar um impacto de alta velocidade (um tronco ou uma pedra grande) sua moto vai bater fim de curso, ai vai tudo no seu braço. A moto ficou confortável, mas menos estável e segura como antes.
S.P.Y.
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 01 Setembro 2010 à49 13:22

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por S.P.Y. »

Ohha cara, q show!!
Ótima aquisição!! Tanto do curso quanto das válvulas!!!

Não sei se é o caso da G2R, mas as Gold da Rece Tech são duras por natureza!!
No começo tive q fazer vários acertos até me adaptar... Hj só ando com ela um pau de dura!!!rsrs
Quando vc se acostuma com a suspensão dura não quer mais nada!!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

S.P.Y. escreveu:Ohha cara, q show!!
Ótima aquisição!! Tanto do curso quanto das válvulas!!!

Não sei se é o caso da G2R, mas as Gold da Rece Tech são duras por natureza!!
No começo tive q fazer vários acertos até me adaptar... Hj só ando com ela um pau de dura!!!rsrs
Quando vc se acostuma com a suspensão dura não quer mais nada!!
SPY, deve ter algo errado, as válvulas tem a dureza definida pela laminação, ser macia ou dura não é uma característica da válvula. Se você quisesse elas poderiam ser bem macias.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por ale primo »

S.P.Y. escreveu:Quando vc se acostuma com a suspensão dura não quer mais nada!!
Eu pensava assim até pegar a minha atual moto (CRF250 08) que tem uma suspa macia, mas progressiva. Me convenceram a tentar andar com ela antes de mudar e me acostumei com o landau.

A noite vou colocar uma foto dela errando um salto alto de encaixe (atual mesão de chegada do Beco) toda comprimida, mas sem dar final de curso.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

A dureza da suspensão é relativa. Isso depende da velocidade com que cada um ataca um obstáculo.
Conforme a gente evolui na pilotagem, as suspensões precisam ir endurecendo. Dentro deste processo, ainda há espaço para escolher entre macia, standard, e dura.
É por isso que um preparador, além dos dados do piloto, precisa saber modalidade, nível de experiência (iniciante, intermediário, profissional), e preferência (soft, standard, hard).
moreira
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 20 Maio 2007 à10 22:22

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por moreira »

Aproveitando a troca de ideias. E aquele lance de colocar oleo mais grosso por fora do cartucho ( deixa explicar: o mecanico que trocou os retentores das suspa da minha KXF 250 07, colocou 5w dentro do cartucho e 10w por fora) e mais fino dentro?
Qual a informacao sobre?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem