Preparação Race Tech

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
moreira
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 20 Maio 2007 à10 22:22

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por moreira »

Pala, o que foi mais trabalhoso, fazer a laminacao da suspa corretamente pro seu peso, medida e tipo de tocada? Ou o ajuste dos clicks na pista?
Pergunto isto porque continuo com a minha duvida, se pra quem nao sabe mexer na propria suspa, como voce, ou tenha um mecanico que acompanhe na pista, sera que consegue chegar ao mesmo nivel de acerto que voce chegou?
valeu!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

A laminação e os clicks estou usando a configuração que o Jaime mandou.
Olha, nem click eu mechi, antes de alterar preciso achar algum defeito ou comportamento que não me agrade, coisa que até agora não achei. Por enquanto estou babando e achando tudo muito maravilhoso.

O Jaime é o cara que mais entende de Race Tech no Brasil, tem muita experiência, então o padrão que ele manda já agrada demais.

Quanto ao trabalho, passei umas 10 horas sobre as suspas, a primeira foi demorada porque fiquei estudando cada detalhe, a segunda já foi bem mais rápida, mas ainda assim vão algumas horas para desmontar tudo, limpar, trocar as peças, e remontar.
moreira
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 20 Maio 2007 à10 22:22

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por moreira »

Entao se eu levar a minha suspa ate um preparador que tenha feito o curso race tech e comprar as valvulas atraves dele, ja vem com todo o esquema pronto, com todos os calculos da laminacao feitas e tudo?
E se eu comprar as valvulas via e-bay, este mesmo preparador vai conseguir montar a laminacao?
Desde ja, grato!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Moreira,

Sim, o Jaime que é o representante no Brasil já manda a configuração a ser usada, inclusive dos clicks.
Pelo e-bay eu não faço idéia.
stry_mh2o
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 16 Abril 2010 à56 13:55

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por stry_mh2o »

apalareti escreveu:Moreira,

Sim, o Jaime que é o representante no Brasil já manda a configuração a ser usada, inclusive dos clicks.
Pelo e-bay eu não faço idéia.

Amigos tenho race tech (veio junto com ela) em uma KX250F 2008 porém axo a dianteira muito dura e instavel em altas velocidades, ja mechi em clicks,mola,laminas e etc, melhorou mas ficou longe do ideal. Você teria como me ajudar na indicação do melhor óleo (vou testar um com viscosidade 5w) e a quantidade de óleo a ser colocada?Depois uma regulagem boa de clicks e a altura de begala sendo que atualmente pratico veloterra e as vezes uma pista de MX. A traseira dela ta boa com sag ajustado e tudo normal.

Obrigado
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

stry_mh2o escreveu:
apalareti escreveu:Moreira,

Sim, o Jaime que é o representante no Brasil já manda a configuração a ser usada, inclusive dos clicks.
Pelo e-bay eu não faço idéia.

Amigos tenho race tech (veio junto com ela) em uma KX250F 2008 porém axo a dianteira muito dura e instavel em altas velocidades, ja mechi em clicks,mola,laminas e etc, melhorou mas ficou longe do ideal. Você teria como me ajudar na indicação do melhor óleo (vou testar um com viscosidade 5w) e a quantidade de óleo a ser colocada?Depois uma regulagem boa de clicks e a altura de begala sendo que atualmente pratico veloterra e as vezes uma pista de MX. A traseira dela ta boa com sag ajustado e tudo normal.

Obrigado
Stry, sua suspensão deve trabalhar com óleo 5W e 350ml.

Quem mecheu na laminação é credenciado pela Race Tech?
Se o serviço foi bem feito, acho estranho não ter resolvido.
stry_mh2o
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 16 Abril 2010 à56 13:55

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por stry_mh2o »

apalareti escreveu:
stry_mh2o escreveu:
apalareti escreveu:Moreira,

Sim, o Jaime que é o representante no Brasil já manda a configuração a ser usada, inclusive dos clicks.
Pelo e-bay eu não faço idéia.

Amigos tenho race tech (veio junto com ela) em uma KX250F 2008 porém axo a dianteira muito dura e instavel em altas velocidades, ja mechi em clicks,mola,laminas e etc, melhorou mas ficou longe do ideal. Você teria como me ajudar na indicação do melhor óleo (vou testar um com viscosidade 5w) e a quantidade de óleo a ser colocada?Depois uma regulagem boa de clicks e a altura de begala sendo que atualmente pratico veloterra e as vezes uma pista de MX. A traseira dela ta boa com sag ajustado e tudo normal.

Obrigado
Stry, sua suspensão deve trabalhar com óleo 5W e 350ml.

Quem mecheu na laminação é credenciado pela Race Tech?
Se o serviço foi bem feito, acho estranho não ter resolvido.
Sim é credenciado, é o Valmir da Vm motos de Chapecó-Sc que é o dono que mexe, manja muito tem muita experiencia no MX, e é muito gente boa. Mas depois que ele deu uma melhorada eu nunca mais levei la. Gostaria de tentar ajustar por mim mesmo pq na verdade eu não sei todos os detalhes que ele fez nela. Por isso peço algumas dicas pra quem tem conhecimento no assunto. Esses 350ml é na parte externa do cartucho e na interna quantos ml vão?E qual marca usar?Obrigado
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Stry, na parte interna não pode ficar ar, ou seja, não é por medida, tem que encher absolutamente tudo, depois tem que expurgar o ar e ficar só com o óleo.
A marca que eu recomendo é o Motorex.
Cara, difícil você conseguir acertar sozinho. Não há explicação que baste para substituir um curso de 18 horas presenciais por um texto. Muitos detalhes só se pega vendo alguém fazer.
Além disso você vai precisar de algumas ferramentas especiais, além de uma bancada com morsa.

Se sua intenção é mexer na suspa, sugiro que você faça o curso antes, vale muito a pena e é imprescindível.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Stry, que ´viscosidade de óleo foi usada na sua suspa?
Você pratica a mesma modalidade que o dono anterior, tem o mesmo peso, mesma experiência?
stry_mh2o
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 16 Abril 2010 à56 13:55

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por stry_mh2o »

apalareti escreveu:Stry, que ´viscosidade de óleo foi usada na sua suspa?
Você pratica a mesma modalidade que o dono anterior, tem o mesmo peso, mesma experiência?
Sim pratico a mesma modalidade, quanto ao peso axo que estou em desvantagem e experiencia estou em desvantagem..hhwheua..

A intenção é levar num preparador aqui da minha cidade que recentemente fez o curso da race tech digo o ultimo, eu só quero ter argumentos e acompanhar o serviço de perto por ser perfeccionista demais. Na verdade quando ele desmontar vou tentar estar la e ver o que tem e o que pode ser feito, ai lhe pergunto denovo, desde ja agradeço pela ajuda..abrass
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Stry, essa desvantagem pode ser a explicação de você estar achando ela "dura". Você é mais leve e anda mais devagar, isso pede uma suspa menos "dura".

Cada preparador tem um jeito de trabalhar, se eu estivesse preparando essa suspa eu ligaria para o Jaime e pediria uma nova configuração de lâminas para seu perfil.
Basicamente ele deve desmontar totalmente sua suspensão e limpar tudo, retirar a válvula de compressão e modificar a laminação, retirar a válvula de retorno e verificar.
Medir a pré-carga e configurar para seu perfil. Montar tudo usando óleo 5W Motorex.
Verificar desgaste dos casquilhos, verificar retentores, lubrificar preferencialmente com graxa de teflon.
Regular os clicks conforme a nova configuração.

Esse é o ponto de partida, já deve te agradar bastante, caso você ainda ache algum defeito, ai ele terá condições de continuar modificando sozinho.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por GELOUS »

Pala, vi que vc está empolgadão com as tais suspensões, e vi que tem muita gente na moita que entende do bagulho também.

Posso sugerir algo?

Porque vc não abre um tópico sobre suspensão, coisa pra prego mesmo, de forma clara, simples e didática, com problema - diagnóstico - solução.

A começar pelas regulagens da suspensão original, como atua a compressão, o retorno, o SAG, como corrigir problemas como traseira escapando e perdendo contato com o solo, suspensão dianteira quicando em terreno irregular, etc.

Digo por mim, pois sei que a moto tem 1953161 regulagens, mas não me adianta nada, pois não sei pra que serve cada uma delas! KKKKKKKKKKKKKKK
stry_mh2o
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 16 Abril 2010 à56 13:55

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por stry_mh2o »

GELOUS escreveu:Pala, vi que vc está empolgadão com as tais suspensões, e vi que tem muita gente na moita que entende do bagulho também.

Posso sugerir algo?

Porque vc não abre um tópico sobre suspensão, coisa pra prego mesmo, de forma clara, simples e didática, com problema - diagnóstico - solução.

A começar pelas regulagens da suspensão original, como atua a compressão, o retorno, o SAG, como corrigir problemas como traseira escapando e perdendo contato com o solo, suspensão dianteira quicando em terreno irregular, etc.

Digo por mim, pois sei que a moto tem 1953161 regulagens, mas não me adianta nada, pois não sei pra que serve cada uma delas! KKKKKKKKKKKKKKK

Sou totalmente a favor, pq para o leigo saber o que fazer quando acontece tal problema é complicado, o que aplicar, o que fazer, mexer no que. O diagnóstico de pessoas mais prós no assunto é sempre bem vindo.
valeuuuu!!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por GELOUS »

Pois é! A idéia é essa mesmo!

Vou dar um exemplo, no último XC que fui a pista tinha muitos trechos com pequenos buracos (em sequência), riacho com pedras, etc. Nesses trechos, minha moto parecia uma britadeira! rsrsrs Ou seja, ficava com a frente quicando desembestadamente.

Retornei pra tenda e, enquanto tomava umas brejas, fiquei lá trocando idéias com os outros pregos sobre o que devia fazer.

Saiu de tudo.

Um falava assim "se tá quicando, é retorno muito fechado"... outro dizia "se tá quicando é retorno muito aberto"... outro falava "se tá quicando é compressão demais"... outro falava "é compressão de menos"... outro falava "é mal de CRF450"... outro falava "gelous, larga de andar de moto e bota tomar breja".

Claro que, na dúvida, fiquei com a última opinião técnica! rsrsrs

Mas, falando sério. O problema eu tenho: suspensão dianteira quicando MUITO em trechos com irregularidades frequentes (pedras, buracos em sequencia, costala de vaca, etc). Qual o diagnóstico e qual a solução é que me faltaram! rsrsrs E acho que uma simples regulagem resolveria (ou melhoraria muito) meu problema.

A princípio, o tópico tinha que ser simples, questão de regulagem de suspensão original, SAG, e ir evoluindo para viscosidade de óleo, tipo de óleo e por aí vai.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

GELOUS escreveu:Pala, vi que vc está empolgadão com as tais suspensões, e vi que tem muita gente na moita que entende do bagulho também.

Posso sugerir algo?

Porque vc não abre um tópico sobre suspensão, coisa pra prego mesmo, de forma clara, simples e didática, com problema - diagnóstico - solução.

A começar pelas regulagens da suspensão original, como atua a compressão, o retorno, o SAG, como corrigir problemas como traseira escapando e perdendo contato com o solo, suspensão dianteira quicando em terreno irregular, etc.

Digo por mim, pois sei que a moto tem 1953161 regulagens, mas não me adianta nada, pois não sei pra que serve cada uma delas! KKKKKKKKKKKKKKK

Gelous,

Outros amigos aqui do forum já fizeram isso com muita competência a algum tempo atrás.

Não existe nenhum texto melhor do que o do Polaco postado em http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... ens%C3%A3o

Ou a matéria original:
Obedecendo a ordem que deve ser tratado o assunto:
1 - Regulando as molas
http://www.motox.com.br/publix/?id=2458" target="_blank

2 - Conhecer o funcionamento hidráulico
http://www.motox.com.br/publix/?id=3238" target="_blank

3 - Regular os clicks
http://www.motox.com.br/publix/?id=2774" target="_blank

Na minha opnião o único que não tem equívocos. Existem outros tópicos bons, mas sempre tem um deslize ou outro.

Só faço uma ressalva: Ele diz que um piloto campeão de MX pediu para preparar antes de andar na moto, e ele condenou isso. Eu discordo, uma suspensão original é feita para atender todo tipo de piloto em todo tipo de terreno, se você personalizar terá grandes vantagens.

Tem que ler várias vezes, tem muuuuuuuitta informação que as vezes passa despercebido, inclusive lá tem a solução para sua corrida.
Editado pela última vez por apalareti em 28 Setembro 2010 à17 17:40, em um total de 2 vezes.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

GELOUS escreveu:Vou dar um exemplo, no último XC que fui a pista tinha muitos trechos com pequenos buracos (em sequência), riacho com pedras, etc. Nesses trechos, minha moto parecia uma britadeira! rsrsrs Ou seja, ficava com a frente quicando desembestadamente.

Mas, falando sério. O problema eu tenho: suspensão dianteira quicando MUITO em trechos com irregularidades frequentes (pedras, buracos em sequencia, costala de vaca, etc). Qual o diagnóstico e qual a solução é que me faltaram! rsrsrs E acho que uma simples regulagem resolveria (ou melhoraria muito) meu problema.
Abrir o retorno, pois quanto mais rápido a frente retornar a posição original, mais preparada ela estará para o próximo impacto. Se estiver muito fechado ela vai encolhendo, sem tempo de retornar, quando pegar o próximo buraco ela estará ainda recolhida, podendo inclusive chegar a um final de curso.

Também deve abrir a compressão para permitir que ela assimile melhor o impacto fechando mais rapidamente (isso afeta + ou - uns 20%, pois estamos regulando o by-pass que é feito para pequenas irregularidades, mas contribui na passagem total do óleo). Em conjunto com o retorno mais rápido, isso te dará uma suspensão mais rápida para assimilar a buraqueira, e evitará que a roda fique perdendo o contato com o chão. O resultado será mais estabilidade, frente mais no chão.
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por Zenha »

Muito bom tudo , eu sou super fã de regulagem de susp, mas eu conheço e conheci muitos campeões e te digo 90% anda com moto macia no Brasil, la fora ao contrario os gringos andam em verdadeiros paus, eles devem estar certos porque são melhores que os br .

Eu , gosto de meio termo , nem macia demais ,nem dura demais ( mas senhore tenham consciencia moo dura anda mais , esqueça teorias ao contrario, menos perda de energia com balanço de susp), sou como o Motohead diria "Old School" , ando aliviando demais a frente da moto , sou de uma época que suspensão dianteira era uma óstra, não podia deixar bater que vc se ferrava , torcia , fechava e tomava a mão mesmo, hoje não. São outros 500, tem é que deixar trabalhar , não tem esta de passar empinando, mas eu ainda não assimilei isto , por outro lado querendo ou não eu poupo braço saindo das buraqueiras.

Pala eu adoro minha susp originais da YZF 450 08, mas vc acha que pode a titulo de amizade melhorar as baitas?Andei este mês ainda em uma TTX da Holins e achei pior que a minha origem, e o cara gastou 7 conto nas susp, andei também na WP original da KTM 350 e achei um doce , nada a fazer na minha opinião, eu tenho comigo que as vezes que estas suspensões são meio que remédios psicológicos ? Será ??
Vou mandar minha bengalas para vc , depois me manda o endereço...
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por zambapower »

Galera eu sempre fui estudioso de suspensoes , e sempre li que a primeira coisa que se faz numa moto e colocar as molas com o rate adequado ao peso do piloto , inclusive no site race tech existe este calculo para se fazer !
Mas vejo que todo mundo coloca valvulas simplesmente com o rate da mola errada , os entendidos ai falem alguma coisa !
Abs zamba
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

zambapower escreveu:Galera eu sempre fui estudioso de suspensoes , e sempre li que a primeira coisa que se faz numa moto e colocar as molas com o rate adequado ao peso do piloto , inclusive no site race tech existe este calculo para se fazer !
Mas vejo que todo mundo coloca valvulas simplesmente com o rate da mola errada , os entendidos ai falem alguma coisa !
Abs zamba

Oi Zamba, você está certíssimo. Minha preparação inclui uma pré-carga de 7mm na mola dianteira.
Por isso até coloquei os tópicos do Polaco na sequência sendo o primeiro passo o acerto das molas. É de fato o primeiro passo.
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por zambapower »

Zenha escreveu:Muito bom tudo , eu sou super fã de regulagem de susp, mas eu conheço e conheci muitos campeões e te digo 90% anda com moto macia no Brasil, la fora ao contrario os gringos andam em verdadeiros paus, eles devem estar certos porque são melhores que os br .

Eu , gosto de meio termo , nem macia demais ,nem dura demais ( mas senhore tenham consciencia moo dura anda mais , esqueça teorias ao contrario, menos perda de energia com balanço de susp), sou como o Motohead diria "Old School" , ando aliviando demais a frente da moto , sou de uma época que suspensão dianteira era uma óstra, não podia deixar bater que vc se ferrava , torcia , fechava e tomava a mão mesmo, hoje não. São outros 500, tem é que deixar trabalhar , não tem esta de passar empinando, mas eu ainda não assimilei isto , por outro lado querendo ou não eu poupo braço saindo das buraqueiras.

Pala eu adoro minha susp originais da YZF 450 08, mas vc acha que pode a titulo de amizade melhorar as baitas?Andei este mês ainda em uma TTX da Holins e achei pior que a minha origem, e o cara gastou 7 conto nas susp, andei também na WP original da KTM 350 e achei um doce , nada a fazer na minha opinião, eu tenho comigo que as vezes que estas suspensões são meio que remédios psicológicos ? Será ??
Vou mandar minha bengalas para vc , depois me manda o endereço...



Cara os gringos andam com suspensao dura por causa que amdam rapido , e na velocidade elas se tornam ideais , quando mais arapido vc anda mais fvirme pode ser a suspa, confirmem ai os experts !
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem