Postei em outro tópico, mas achei que pode servir de fonte de consulta, então estou replicando aqui.
- Suspensão convencional (CRF 230, Tornado, Lander, XLX, e etc...)
Este tipo de suspensão não tem válvula com lâminas, e nem regulagens de compressão ou retorno, isso se deve ao fato delas usarem o que normalmente chamamos de flautas.
As flautas são responsáveis, ou pelo menos deveriam ser, pelo fluxo de óleo. O problema é que elas não conseguem vedar corretamente as paredes dos tubos obrigando o óleo a passar pelos orifícios, pois os tubos são muito simples e não tem ao menos paredes regulares e lisas. Além disso a bucha, ou oring responsável por essa vedação se desgasta muito rapidamente em contato com as paredes da bengala.
Existem kits de válvulas emuladoras que tentam regular esse fluxo, porém além de não terem cálculos de fluxo, resistência das lâminas (quando usam) e diâmetro de passagem, também não conseguem vedar a passagem por fora da flauta.
Dos emuladores vendidos atualmente, muitos usam a cabeça do parafuso como se fossem lâminas, e obviamente não existe nenhuma flexibilidade na cabeça do parafuso. O controle fica por conta de uma mola que talvez ninguém saiba qual seja pre carga correta. Até hoje o único kit que trabalha com lâminas, pré carga calculada, e sistema de vedação é o da Race Tech.
Outro kit que me chama a atenção e parece ser bom, embora não conheça o funcionamento, é o da MX Tech.
Por tudo isso, jamais esse tipo de suspensão chegará próximo da eficiência de uma suspensão de cartucho.
- Cartucho simples (invertidas ou não como a DRZ)
Seguinte, a suspas de cartucho simples/camara aberta, trabalham com o óleo circulando por todo o tubo da bengala, ali estão as válvulas de retorno e compressão. O problema é que junto com o óleo tem o ar, e a mistura dos dois acaba gerando bolhas, essas bolhas quando passam pela válvula anulam o efeito hidráulico, esse era um grande problema das suspas.
Como se trata de um conjunto único essas suspas tem as medidas de óleo tiradas a partir do topo, 110mm, 90mm, 95mm, e etc...
- Amortecedor traseiro
Sempre que falamos em suspa, a maioria de nós percebe mais os efeitos da suspensão dianteira, e pouco se comenta sobre o amortecedor traseiro. Eu credito isso ao sistema do amortecedor traseiro ser sempre mais eficiente que qualquer suspa dianteira. Isso se deve ao fato de que o amortecedor traseiro é "uma camara fechada" onde não tem ar (pelo menos não quando é preparado por alguém competente) o que aumenta muito a eficiência do sistema, além disso, nos amortecedores especiais existe uma câmara de expansão onde o nitrogênio atua separadamente para estabilizar o sistema funcionando como uma mola (amortecedores especiais e os nacionais, embora este último por falta de uma garrafinha e regulagens tem menos eficiência).
- Cartucho duplo ou Câmara fechada
Atualmente as suspas mais modernas tem câmara dupla/câmara fechada, ou seja, ela tenta imitar o princípio do amortecedor traseiro, fazendo com que uma camara fechada tenham as válvulas de compressão e retorno isoladas do ar que tem na bengala, e no lugar do nitrogênio usa-se mola para permitir a expansão do fluído. E na parte externa do cartucho usa-se óleo apenas para lubrificação e limitação de curso, por isso as medidas de óelo neste caso são em ml, 360ml 340ml e etc...
- Preparação - Garrafas de nitrogênio na suspa dianteira
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Este tipo de preparação tenta buscar a perfeição baseada na teoria do amortecedor traseiro. Ou seja, as garrafinhas são carregadas com nitrogênio, permitindo regulagens de expansão como no amortecedor traseiro, além de ocupar todos os espaços evitando o oxigênio. Nunca testei esse tipo de suspensão, mas dizem que é possível ter uma configuração perfeita para MX ou para XC com apenas alguns clicks. Vale lembrar ainda que existem garrafinhas com e sem sistema anti óleo, ou seja, algumas garrafinhas permitem a entrada de óleo, o que remete ao problema da suspensão de camara simples. Por tanto, somente os kits mais modernos são realmente eficientes.