Preparação Race Tech

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Zenha escreveu:Muito bom tudo , eu sou super fã de regulagem de susp, mas eu conheço e conheci muitos campeões e te digo 90% anda com moto macia no Brasil, la fora ao contrario os gringos andam em verdadeiros paus, eles devem estar certos porque são melhores que os br .

Eu , gosto de meio termo , nem macia demais ,nem dura demais ( mas senhore tenham consciencia moo dura anda mais , esqueça teorias ao contrario, menos perda de energia com balanço de susp), sou como o Motohead diria "Old School" , ando aliviando demais a frente da moto , sou de uma época que suspensão dianteira era uma óstra, não podia deixar bater que vc se ferrava , torcia , fechava e tomava a mão mesmo, hoje não. São outros 500, tem é que deixar trabalhar , não tem esta de passar empinando, mas eu ainda não assimilei isto , por outro lado querendo ou não eu poupo braço saindo das buraqueiras.

Pala eu adoro minha susp originais da YZF 450 08, mas vc acha que pode a titulo de amizade melhorar as baitas?Andei este mês ainda em uma TTX da Holins e achei pior que a minha origem, e o cara gastou 7 conto nas susp, andei também na WP original da KTM 350 e achei um doce , nada a fazer na minha opinião, eu tenho comigo que as vezes que estas suspensões são meio que remédios psicológicos ? Será ??
Vou mandar minha bengalas para vc , depois me manda o endereço...

Zenha, o grande problema das TTX é a complexidade de acerto.
O pessoal comenta que é complicadíssimo acertá-las.

Quanto as suas suspas, com certeza dá para melhorar. Lembrando que Elas podem ser mais eficientes inclusive mantendo-as duras. É opção do piloto e o fato de mantê-las dura não impede nenhuma preparação.
Porém pelo que você falou, você deve ter uma pilotagem carregando a suspa traseira ao invés de distribuir o peso nas duas. É sempre bom preparar as duas suspensões, ainda mais neste caso.

Pode mandar a suspa que eu dou um jeito nela. Vamos falar no MSN.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

zambapower escreveu:
Zenha escreveu:Muito bom tudo , eu sou super fã de regulagem de susp, mas eu conheço e conheci muitos campeões e te digo 90% anda com moto macia no Brasil, la fora ao contrario os gringos andam em verdadeiros paus, eles devem estar certos porque são melhores que os br .

Eu , gosto de meio termo , nem macia demais ,nem dura demais ( mas senhore tenham consciencia moo dura anda mais , esqueça teorias ao contrario, menos perda de energia com balanço de susp), sou como o Motohead diria "Old School" , ando aliviando demais a frente da moto , sou de uma época que suspensão dianteira era uma óstra, não podia deixar bater que vc se ferrava , torcia , fechava e tomava a mão mesmo, hoje não. São outros 500, tem é que deixar trabalhar , não tem esta de passar empinando, mas eu ainda não assimilei isto , por outro lado querendo ou não eu poupo braço saindo das buraqueiras.

Pala eu adoro minha susp originais da YZF 450 08, mas vc acha que pode a titulo de amizade melhorar as baitas?Andei este mês ainda em uma TTX da Holins e achei pior que a minha origem, e o cara gastou 7 conto nas susp, andei também na WP original da KTM 350 e achei um doce , nada a fazer na minha opinião, eu tenho comigo que as vezes que estas suspensões são meio que remédios psicológicos ? Será ??
Vou mandar minha bengalas para vc , depois me manda o endereço...



Cara os gringos andam com suspensao dura por causa que amdam rapido , e na velocidade elas se tornam ideais , quando mais arapido vc anda mais fvirme pode ser a suspa, confirmem ai os experts !
Não sou expert, mas concordo com você.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Eu estava querendo fazer a suspa traseira e mecher na genética para ver até onde iria a preparação com válvulas originais, mas a frente ficou tão boa que desisti e já pedi as válvulas para o amortecedor traseiro.

Semana que vem deve chegar a válvula nova, o kit completo de rolamento do link, já tenho o kit de rolamento do amortecedor, ai aproveito e faço tudo de uma vez só.
Assim encerro a parte de ajustes da moto nova.

Com mais esta etapa vou ficar com a motoca zerada e bem equilibrada em termos de suspenção.

Para fechar a parte ciclística ainda vão faltar os rolamentos da caixa de direção que já estão apresentando um dentezinho na posição central.

Já vou ficar novamente na anciedade para estreiar o novo conjunto. Hehehehehe... pré-temporada é isso aí hehehehe...
moreira
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 20 Maio 2007 à10 22:22

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por moreira »

Pala, voce mencionou que suas suspas dianteiras estao com 7mm de pre carga. confere?
So por curiosidade, quanto voce pesa? Ou nao e so o peso que influi na pre-carga?
Se voce achar mais facil, as molas originais tem configuracao para um piloto de quantos kg?

Valeu!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

moreira escreveu:Pala, voce mencionou que suas suspas dianteiras estao com 7mm de pre carga. confere?
So por curiosidade, quanto voce pesa? Ou nao e so o peso que influi na pre-carga?
Se voce achar mais facil, as molas originais tem configuracao para um piloto de quantos kg?

Valeu!
Ainda não, preciso tomar vergonha na cara e mandar fazer as arruelas, mas precisam ficar com 7mm de pré-carga. Hoje estão com 6mm e 4mm (essa última preciso conferir a medida novamente).
Essa pré-carga é para 90kg, enduro, intermediário.
As originais variam, pois as molas são diferentes umas das outras, não tem precisão, inclusive podem variar sua constante de um lado para o outro. Mas geralmente as motos são feitas para pilotos de 80kg, e os manuais indicam a necessidade de se trocar a mola dependendo do peso do piloto. Dê uma olhada no manual da sua moto que vc encontrará uma tabela sobre peso e mola correta. As molas originais vem com uma marcação I, II, III...
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Chegou a válvula traseira, é esperar o kit de rolamentos do link, juntando com o kit de rolamentos do amortecedor... agora sim o serviço vai ficar completo. A motinho merece, e eu tb hehehehehehehe...

Imagem
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por ale primo »

Xará, minha moto voltou ontem da preparador.
Foi só fazer limpeza e troca de óleo.
Acredita que tinha duas arroelas de encosto do amortecedor traseiro danadas.....uma quebrada mas que ficou no lugar e outra trincada.
Imagina se escapa da posição e me risca a caneca.......................

Óleo novo muda tudo.
Dessa vez usei 7,5 da Motorex. Antes era 5 da Spectro.
Ontem, cheio de prós na pista e eu com preparador regulando a moto.
E ele pra mim "Da umas erradas pra ver o comportamento"....huhuhuhu - Nem precisa pedir pra errar né! haha
puts vergonha, até os prós vindo pedir conselhos.........hahahaha

Mas ficou bacana. Bem firme. Copiando tudo.
Falta pequenos ajustes numa pista mais de alta.
Alemão amanhã!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Fala Ale, pois é, na outra YZ também tinha lâmina trincada, isso acontece mesmo, por isso também a necessidade de se trocar o óleo a cada 40 horas ou a cada 6 meses, para poder fazer uma inspeção também.
Mas esquenta não, deve ter um monte de amortecedor traseiro que nunca abriu hehehehehehe...

Algum motivo especial para usar o 7,5w?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por ale primo »

apalareti escreveu:Algum motivo especial para usar o 7,5w?
Ela já veio com um kit de molas Factory ou Work Connection do João Oliveira e com o 5w e
eu por mais que ajustei sempre senti falta de uma firmezinha maior (o ex dela fazia XC) mesmo passando dos clicks recomendados.
Bão, cê chegou a ver a maciez dela.
E mesmo assim num dava final de curso.

Agora, parece* que firmou.



*Nunca consigo sentir a real diferença desde logo ou sob pressão. Preciso de tempo e variedades de pistas pra sacar qualé.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

ale primo escreveu:
apalareti escreveu:Algum motivo especial para usar o 7,5w?
Ela já veio com um kit de molas Factory ou Work Connection do João Oliveira e com o 5w e
eu por mais que ajustei sempre senti falta de uma firmezinha maior (o ex dela fazia XC) mesmo passando dos clicks recomendados.
Bão, cê chegou a ver a maciez dela.
E mesmo assim num dava final de curso.

Agora, parece* que firmou.



*Nunca consigo sentir a real diferença desde logo ou sob pressão. Preciso de tempo e variedades de pistas pra sacar qualé.

Então, na verdade tinha que ter mudado as lâminas. Ainda mais que teve que trocar as que estavam trincadas. Mas poucos se arriscam a mexer nisso hehehehehehehehe...
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Postei em outro tópico, mas achei que pode servir de fonte de consulta, então estou replicando aqui.

- Suspensão convencional (CRF 230, Tornado, Lander, XLX, e etc...)
Este tipo de suspensão não tem válvula com lâminas, e nem regulagens de compressão ou retorno, isso se deve ao fato delas usarem o que normalmente chamamos de flautas.
As flautas são responsáveis, ou pelo menos deveriam ser, pelo fluxo de óleo. O problema é que elas não conseguem vedar corretamente as paredes dos tubos obrigando o óleo a passar pelos orifícios, pois os tubos são muito simples e não tem ao menos paredes regulares e lisas. Além disso a bucha, ou oring responsável por essa vedação se desgasta muito rapidamente em contato com as paredes da bengala.
Existem kits de válvulas emuladoras que tentam regular esse fluxo, porém além de não terem cálculos de fluxo, resistência das lâminas (quando usam) e diâmetro de passagem, também não conseguem vedar a passagem por fora da flauta.
Dos emuladores vendidos atualmente, muitos usam a cabeça do parafuso como se fossem lâminas, e obviamente não existe nenhuma flexibilidade na cabeça do parafuso. O controle fica por conta de uma mola que talvez ninguém saiba qual seja pre carga correta. Até hoje o único kit que trabalha com lâminas, pré carga calculada, e sistema de vedação é o da Race Tech.
Outro kit que me chama a atenção e parece ser bom, embora não conheça o funcionamento, é o da MX Tech.
Por tudo isso, jamais esse tipo de suspensão chegará próximo da eficiência de uma suspensão de cartucho.

- Cartucho simples (invertidas ou não como a DRZ)
Seguinte, a suspas de cartucho simples/camara aberta, trabalham com o óleo circulando por todo o tubo da bengala, ali estão as válvulas de retorno e compressão. O problema é que junto com o óleo tem o ar, e a mistura dos dois acaba gerando bolhas, essas bolhas quando passam pela válvula anulam o efeito hidráulico, esse era um grande problema das suspas.
Como se trata de um conjunto único essas suspas tem as medidas de óleo tiradas a partir do topo, 110mm, 90mm, 95mm, e etc...

- Amortecedor traseiro
Sempre que falamos em suspa, a maioria de nós percebe mais os efeitos da suspensão dianteira, e pouco se comenta sobre o amortecedor traseiro. Eu credito isso ao sistema do amortecedor traseiro ser sempre mais eficiente que qualquer suspa dianteira. Isso se deve ao fato de que o amortecedor traseiro é "uma camara fechada" onde não tem ar (pelo menos não quando é preparado por alguém competente) o que aumenta muito a eficiência do sistema, além disso, nos amortecedores especiais existe uma câmara de expansão onde o nitrogênio atua separadamente para estabilizar o sistema funcionando como uma mola (amortecedores especiais e os nacionais, embora este último por falta de uma garrafinha e regulagens tem menos eficiência).

- Cartucho duplo ou Câmara fechada
Atualmente as suspas mais modernas tem câmara dupla/câmara fechada, ou seja, ela tenta imitar o princípio do amortecedor traseiro, fazendo com que uma camara fechada tenham as válvulas de compressão e retorno isoladas do ar que tem na bengala, e no lugar do nitrogênio usa-se mola para permitir a expansão do fluído. E na parte externa do cartucho usa-se óleo apenas para lubrificação e limitação de curso, por isso as medidas de óelo neste caso são em ml, 360ml 340ml e etc...

- Preparação - Garrafas de nitrogênio na suspa dianteira
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Foto by http://www.motox.com.br" target="_blank Polaco

Este tipo de preparação tenta buscar a perfeição baseada na teoria do amortecedor traseiro. Ou seja, as garrafinhas são carregadas com nitrogênio, permitindo regulagens de expansão como no amortecedor traseiro, além de ocupar todos os espaços evitando o oxigênio. Nunca testei esse tipo de suspensão, mas dizem que é possível ter uma configuração perfeita para MX ou para XC com apenas alguns clicks. Vale lembrar ainda que existem garrafinhas com e sem sistema anti óleo, ou seja, algumas garrafinhas permitem a entrada de óleo, o que remete ao problema da suspensão de camara simples. Por tanto, somente os kits mais modernos são realmente eficientes.
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por GustavoT »

Galera, uma duvida...
Eu sou baixo, tenho 1,67 !!
Peno pra andar em algumas motos, a minha ultima era ate melhor pra andar...

Tem como rgular ela pra minha altura sem atrapalhar o desempenho da suspensao ? Eu faço mais trilha e ja cansei de tomar tombo bobo por "falta de perna" !!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Mechendo na suspa sempre haverá algum tipo de perda de desempenho.
Já tentou abaixar o banco?
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por robertovarela »

GustavoT,

Basta cortar um pouco a espuma do banco. Ruim é o meu caso que so tenho 1,60 modelo perna curta kkkkkkkk.
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por GustavoT »

na minha KX eu tirei a espuma do banco, e ajudou...
porem um pouco mais de perna ajudaria pq mesmo assim ainda ficava meio que alta pra mim, e minha kx ainda era baixa se comparada a algumas outras motos !!

c eu pego uma moto mais nova 4t por exemplo eu nao tenho outra opcao c nao mandar preparar e abaixar ela, mais ai tenho medo da perda de desempenho...
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por Juliano »

GustavoT escreveu:na minha KX eu tirei a espuma do banco, e ajudou...
porem um pouco mais de perna ajudaria pq mesmo assim ainda ficava meio que alta pra mim, e minha kx ainda era baixa se comparada a algumas outras motos !!

c eu pego uma moto mais nova 4t por exemplo eu nao tenho outra opcao c nao mandar preparar e abaixar ela, mais ai tenho medo da perda de desempenho...

KLX110, CRF150R são opções pra você..... rindo2:: rindo2:: rindo2::
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por Selvagem »

apalareti escreveu:Mechendo na suspa sempre haverá algum tipo de perda de desempenho.
Já tentou abaixar o banco?
Pala, trocando o braço do link por outro de tamanho diferente, alteramos a altura da suspa, isto também prejudica o funcionamento da mesma?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Selvagem escreveu:
apalareti escreveu:Mechendo na suspa sempre haverá algum tipo de perda de desempenho.
Já tentou abaixar o banco?
Pala, trocando o braço do link por outro de tamanho diferente, alteramos a altura da suspa, isto também prejudica o funcionamento da mesma?
Depende.
Ai está inclusive a diferença do sistema de link para o PDS>

A função do link da moto é dar progressividade, ou seja, 1cm que se levanta o eixo da roda com a suspensão extendida comprime X mm do amortecedor, porém 1 cm que se levanta com a suspensão comprimida movimenta Y mm do amortecedor.
Já no sistema PDS não há progressividade, então o movimento que se faz no eixo da roda é proporcional em todo o curso. Por isso as molas das motos com sistema PDS normalmente tem a sua força variável, a fim de criar o efeito progressivo.

A progressividade é fundamental, pois com a suspensão extendida a força contraria do conjunto amortecedor/mola tem que ser muito menor do que quando está toda comprimida. Ou seja no começo do curso 1 cm movimenta muito pouco do amortecedor, já no final do curso 1cm movimenta muito mais.
Daí a necessidade de se ter o SAG livre, que é a faixa onde a suspensão é mais macia.
Cortar mola, ou alterar o link influi diretamente na progressividade.
Esse é inclusive o principio de preparação da Factory Connection.


Agora respondendo a sua pergunta, se mudarmos a geometria do link, precisaremos mudar a genética e a força da mola para tentar manter a mesma progressividade, mas ainda assim você poderá perder curso, o que implica em perda de desempenho.
Se mudarmos o link mantendo a mesma geometria, mudando apenas o ponto de ancoragem (como no caso da tornado) ai não precisa mexer na genética ou mola, porém precisa como disse acima, ter certeza que não perderá curso.

Em ambos os casos o curso pode ser perdido por limitação do próprio chassi da moto, ou seja, pode bater no paralama/banco. OBS. LEMBRANDO QUE AS ESPECIAIS JÁ COSTUMAM PEGAR O PARALAMA NO FINAL DO CURSO.

Para saber se determinada peça do link vai mudar a progressividade, basta montar o conjunto original sem a mola, e medir quantos mm são movimentados no amortecedor a cada cm movimentado no eixo da roda. No final você terá um gráfico. Troque a peça e faça o mesmo procedimento. No final é só comparar os dois gráficos.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por Matsui »

e so colocar um saltinho n°15 na bota kkkkkkkkkkkkkkkkk



















bricadeiras a parte e froids mesmo essas coisas devia vfazer um banco super baixo pra por nessas motos sera que nao rola de fazer um bando em fiber glass e depois por uma espuminha fina em cima?? acho que da sim ein...
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por Leo Racing »

apalareti

sem querer abusar , mas ja abusando , você poderia fazer um tuto demonstrando como abrir um amortecedor traseiro...

ja tentei e quebrei ele tudo hahah

e tambem uma tabela com a quantidade de oléo que vão neles ..

abraços
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem