Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Guga Ramone »

Tenho uma tornado e já coloquei a pré-carga da suspensão traseira no máximo mas ainda não tá legal. O jeito é calçar a mola. Alguém sabe as dimensões do calço pra colocar lá? Não quero ter q desmontar a suspensão pra tirar a medida, montar, mandar fazer o calço e depois ter q desmontar tudo de novo pra instalar... hehehe
Valeu!!
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Matsui »

comece com um de 25 mm ja vai ter uma boa opcao dem compresao outra coisa tb e trocar a mola dela pode ser melhor e mais viavel...
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Guga Ramone »

Valeu Leonardo mas minha intenção é investir o mínimo, pois só uso a moto pra diversão. Se eu fosse competir investiria em trocar a mola e preparar o amortecedor.

Blz, 25mm de espessura, mas qual o diametro interno e externo do calço?
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Matsui »

faca na mesma medida da base da mola em baixo.....
e ai so desmontando pra saber mas vc pode desmontar ela amanha e na quarta no maximo o torneiro apronta isso pra vc, dai vc pinta e na sexta ta seco pra montar uma blz nao acha ???!!!! abras te mais tchau:: tchau:: tchau::
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Guga Ramone »

Como não tenho muita pressa, vou esperar pra ver se alguem me passa as medidas, se não eu serei obrigado a fazer isso q vc falou. hehehe
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Gustavo/PR »

uma vez comprei uma tornado com uma carcaça de rolamento calçando a mola... na verdade eu nunca desmontei para ver se era só a carcaça ou se estava o rolamento inteiro em baixo da mola rsrsrs
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Matsui »

sim e verdade me falaram pra colocar na DT200 mola da xt 600 e 3 carcaças externas do rolamento 6309

sei a se ia da certo , mas o cara me garantiu que fica bom e ja tinha feito numa DT 200 dele....

entao ne ,,,,, na verdade existe muitas receitas..... pq vc nao da uma analizada no seu amortecedore completo e ve o que pode ser feito???
talvez fique milhor do que o que te falei...
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Juliano »

GugaRamone, estou meio sem tempo agora, mas tinha uns posts do Cascao por aqui explicando que pra endurecer a mola não adianta "apertar a pré-carga, mas sim diminuir o número de espiras da mola. Você deve cortar algumas espiras e então fazer um calço pra compensar o comprimento retirado. Tinha até umas fotos de um gringo que fez isso.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por apalareti »

Juliano escreveu:GugaRamone, estou meio sem tempo agora, mas tinha uns posts do Cascao por aqui explicando que pra endurecer a mola não adianta "apertar a pré-carga, mas sim diminuir o número de espiras da mola. Você deve cortar algumas espiras e então fazer um calço pra compensar o comprimento retirado. Tinha até umas fotos de um gringo que fez isso.
Nunca vai conseguir endurecer a mola assim. Isso depende da fabricação da mola (qualidade do aço, espessura, distancia entre espiras, etc...), cortando as espiras vc só vai conseguir deixa-la menor.
O certo seria colocar uma mola mais dura, mas essa é uma solução mais cara.

O calço é para conseguir chegar na pré-carga ideal. Acho que vale a pena sim se o cara tiver mais de 85kg.

Vou ver se consigo tirar as medidas sem desmontar. Se der certo eu posto aqui.
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Guga Ramone »

apalareti escreveu:O calço é para conseguir chegar na pré-carga ideal. Acho que vale a pena sim se o cara tiver mais de 85kg.
Vou ver se consigo tirar as medidas sem desmontar. Se der certo eu posto aqui.
Exatamente o q eu quero, Pala. Peso 85kg, se somar o equipamento, deve chegar nos 90kg.

Se der certo, ótimo! Se tiver q desmontar pra medir, nem se empenhe tanto, deixa q eu mesmo me viro. hehehe

Eu comprei a moto usada, o antigo dono era "reforçadinho" e andava com a esposa na garupa e tenho certeza q as molas dela estão bem cansadas. Com ela original, eu coloquei do lado da tornado dum amigo e a minha parecia uma CG de tão baixa. heheheh Na dianteira eu troquei o calço original por um de 15cm (dá um trabalho danado pra montar com esse calço pq ele fica muito pra fora do topo da bengala) e logo vou trocar as molas pelas da falcon (q são baratinhas) e corrigir a pré-carga com o calço.
Na traseira, como não quero investir, só vou acertar a pré carga com o calço e já era.

Valeu!!
savassi
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 09 Dezembro 2009 à12 16:32

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por savassi »

http://www.motobiu.com.br/P-0000001476- ... RNADO.aspx" target="_blank

olha ae... acho q é isso q vc está procurando !!

abraçao
ederwashington
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 21 Maio 2010 à36 08:46

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por ederwashington »

apalareti escreveu:
Juliano escreveu:GugaRamone, estou meio sem tempo agora, mas tinha uns posts do Cascao por aqui explicando que pra endurecer a mola não adianta "apertar a pré-carga, mas sim diminuir o número de espiras da mola. Você deve cortar algumas espiras e então fazer um calço pra compensar o comprimento retirado. Tinha até umas fotos de um gringo que fez isso.
Nunca vai conseguir endurecer a mola assim. Isso depende da fabricação da mola (qualidade do aço, espessura, distancia entre espiras, etc...), cortando as espiras vc só vai conseguir deixa-la menor.
O certo seria colocar uma mola mais dura, mas essa é uma solução mais cara.

O calço é para conseguir chegar na pré-carga ideal. Acho que vale a pena sim se o cara tiver mais de 85kg.

Vr. Se der certo eu posto aqui.

O Juliano ta certo para ENDURECER a mola vc tem que corta-la pois ai a constante elastica fica menor...se cortar mola nao endurecesse..Porque carro rebaixado anda kikando?
Mas colocando calços com a mola original de fato a pressao na mola sera maior no entanto a velocidade de retorno da suspensao sera bem maior que se ele cortar a mola e depois colocar calço apenas para regular a altura da suspensao.Eu ja tive tornado e ja acho que o retorno é muito rapido quem dira colocando caloç.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Matsui »

bom entao ta certo ,, tenho um mola aqui em casa levemente mais curta que a da DT 200 mas de mesma de expesura acho vou colocala na DT 200 e fazer um teste pra analizar isso no meu caso acho que nao vai precisar colocar calco pois vou fazer uma outra regulagem eu preciso que ela fique um pouco mais dura tb parece que minha mola ficou cansada tb ja esta na ultima compressao
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Guga Ramone »

Tornado com retorno rápido? Eu acho aquilo mais devagar q tartaruga... heheheh Tá, nem tanto...
A suspa da lander q era uma bost@, compressão fraca e retorno mega-rápido, te expulsava da moto por qualquer coisinha. =P

10 pilas na carcaça de rolamento? E ainda tem o frete... Por isso q quero as medidas, dá pra fazer isso aí de graça... :D
Mas valeu pelo link!!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por apalareti »

ederwashington escreveu:
apalareti escreveu:
Juliano escreveu:GugaRamone, estou meio sem tempo agora, mas tinha uns posts do Cascao por aqui explicando que pra endurecer a mola não adianta "apertar a pré-carga, mas sim diminuir o número de espiras da mola. Você deve cortar algumas espiras e então fazer um calço pra compensar o comprimento retirado. Tinha até umas fotos de um gringo que fez isso.
Nunca vai conseguir endurecer a mola assim. Isso depende da fabricação da mola (qualidade do aço, espessura, distancia entre espiras, etc...), cortando as espiras vc só vai conseguir deixa-la menor.
O certo seria colocar uma mola mais dura, mas essa é uma solução mais cara.

O calço é para conseguir chegar na pré-carga ideal. Acho que vale a pena sim se o cara tiver mais de 85kg.

Vr. Se der certo eu posto aqui.

O Juliano ta certo para ENDURECER a mola vc tem que corta-la pois ai a constante elastica fica menor...se cortar mola nao endurecesse..Porque carro rebaixado anda kikando?
Mas colocando calços com a mola original de fato a pressao na mola sera maior no entanto a velocidade de retorno da suspensao sera bem maior que se ele cortar a mola e depois colocar calço apenas para regular a altura da suspensao.Eu ja tive tornado e ja acho que o retorno é muito rapido quem dira colocando caloç.

Hehehehehee, quer crime maior do que cortar a mola do carro???
viniz
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 27 Março 2008 à49 11:03

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por viniz »

Eu sei que voce esta procurando uma solução barata para a suspensão... mas so para ter ideia mandei a suspensão traseira para http://www.sebiloskypreparacoes.com.br" target="_blank custou 150,00 para trocar as laminas e por um bom oleo, foi o melhor investimento que eu fiz na tornado ficou outra moto.
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Guga Ramone »

Valeu, Viniz. Já ouvi outros relatos de preparações feitas pelo Sebilosky. Vou guardar o link aqui e mais pra frente eu penso nessa possibilidade. Por enquanto a grana tá BEM curta. hehehe
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por synval »

Ô Guga, não tem jeito de tirar leite de pedra não... Moto para trilha é igual família, gasta mesmo...
Sugiro a vc. que coloque uma mola BBR com um calço por baixo.
O amortecedor da minha Tornado, eu revalvulei, coloquei gás, e tive que trocar a mola.
Abraço
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por Guga Ramone »

Discordo, Synval. Pra se divertir no meio do mato, não precisa preparar é nada na moto. Conforme a gente vai evoluindo, a gente sente q a moto poderia ser melhor nisso e n'aquilo, cria essas exigências e sempre quer melhorar a performance do equipamento. Mas só pra brincar, acho q dá pra tirar MUITO leite de pedra.
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?

Mensagem por PauloJ »

Guga Ramone escreveu:...Conforme a gente vai evoluindo, a gente sente q a moto poderia ser melhor nisso e n'aquilo, cria essas exigências...
Eu andei um ano e meio com a Tornado de suspensão original e tudo bem. Só quando ficou cansada e visivelmente precisando de reforma é que mandei preparar numa especializada: alongar cursos, pré-cargas, óleos especiais e válvulas na dianteira.

Ficou muuuito bom legal:: para o que eu uso, que são trilhas em mata fechada e estradas com erosões. Só é chatinho que agora dá menos pé, coisa que eventualmente se paga com a fuça no chão doeu:: . Mas tá bom, lugar de pé é na pedaleira mesmo...

Tb precisaria prolongar o descanso, ficou difícil arrumar parada estável em terra fofa. Coisas da vida.

[]s,

Paulo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem