Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
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Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Ih, com 1,96m de altura, perna aqui é o que não falta... hehehe
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Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Certeza que é um crime kkk + ele quer uma solução barata eu falei kkkkkkkkkkkkkkapalareti escreveu: Hehehehehee, quer crime maior do que cortar a mola do carro???
Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
uma vez cortei a mola da minha DT200
vou tentar explicar a teoria da coisa para vocês verem se faz sentido...
toda mola funciona do seguinte modo: força é proporcional à deformação da mola. (lei de hook) Ou seja, fazemos uma força pequena e a mola deforma um pouco. Aumentamos a força e a mola deforma mais.
F=K x X
F=força
K = constante da mola
X = deformação
Situação 1. Trabalhando com a Pré carga.
Quando apertamos a porca do amortecedor ou adicionamos calço à mola, comprimimos a mola. Ela já fica fazendo força (a pré carga) para voltar ao comprimento original. Deste modo, no gráfico acima, é como de a mola trabalhasse a partir do ponto 2. (explicando assim fica mais fácil de entender) Qualquer força menor que isso não deforma a mola e a suspensão não trabalha. você resolve o problema dos grandes impactos mas a moto pica nas coisas pequenas já que perdemos a parte onde as forças pequenas geram deformações pequenas. OU SEJA: Esta regulagem não é feita para endurecer a suspensão. Apertamos ou soltamos a mola para acertar a pré carga ao peso do piloto. Por isso o SAG é um valor mais ou menos fixo. (OK, também permite regulagem dentro dos limites do gosto pessoal de cada um, mas não serve para modificar a suspensão).
Situação 2 Mudando a mola.
mola com constante variável
comparação de mola com K fixo (linha reta) com as progressivas
Quando saímos muito fora do que foi pensado pelo fabricante. Por causa do nosso peso ou por causa da utilização diferente da moto, não conseguimos compensar essa diferença somente na regulagem da pré carga por que perderemos progressividade no funcionamento da suspensão. Temos que trocar por uma mola de constante K diferente o que é caro ou não está disponível.
Solução. Modificando a constante K da sua mola
Veja o exemplo da barra do desenho acima. Acredito que é fácil imaginar que quanto mais curta a barra, mais força é necessário fazer para termos a mesma deformação. Do mesmo modo se a barra for muito longa, fica muito mais fácil.
Acontece que a mola helicoidal nada mais é que a barra acima enrolada. Portanto, quanto mais curta a mola (mantendo as outras características iguais) mais "dura" ela será. (menor constante K. Mais força para menos deslocamento)
Como Fazer?
Com o amortecedor na mão, medir o curso do amortecedor. Com o amortecedor todo retraído, as espiras da mola não podem bater umas contra as outras. Portanto medir e calcular antes para não cortar muito a mola e perder curso da suspensão.
A quantidade cortada tem que ser compensada por um calço para não terminar com a moto rebaixada.
Ao cortar a mola, perdemos a parte plana onde a mola se apóia. Portanto será necessário aquecer a última espira da mola e dobrá-la para refazer essa parte. Precisará também esmerilhar um pedaço para ter este apoio perfeito.
Progressividade é tudo. Antes de inventarem os links era comum amortecedores com duas molas como esse de montesa.
vou tentar explicar a teoria da coisa para vocês verem se faz sentido...
toda mola funciona do seguinte modo: força é proporcional à deformação da mola. (lei de hook) Ou seja, fazemos uma força pequena e a mola deforma um pouco. Aumentamos a força e a mola deforma mais.
F=K x X
F=força
K = constante da mola
X = deformação
Situação 1. Trabalhando com a Pré carga.
Quando apertamos a porca do amortecedor ou adicionamos calço à mola, comprimimos a mola. Ela já fica fazendo força (a pré carga) para voltar ao comprimento original. Deste modo, no gráfico acima, é como de a mola trabalhasse a partir do ponto 2. (explicando assim fica mais fácil de entender) Qualquer força menor que isso não deforma a mola e a suspensão não trabalha. você resolve o problema dos grandes impactos mas a moto pica nas coisas pequenas já que perdemos a parte onde as forças pequenas geram deformações pequenas. OU SEJA: Esta regulagem não é feita para endurecer a suspensão. Apertamos ou soltamos a mola para acertar a pré carga ao peso do piloto. Por isso o SAG é um valor mais ou menos fixo. (OK, também permite regulagem dentro dos limites do gosto pessoal de cada um, mas não serve para modificar a suspensão).
Situação 2 Mudando a mola.
mola com constante variável
comparação de mola com K fixo (linha reta) com as progressivas
Quando saímos muito fora do que foi pensado pelo fabricante. Por causa do nosso peso ou por causa da utilização diferente da moto, não conseguimos compensar essa diferença somente na regulagem da pré carga por que perderemos progressividade no funcionamento da suspensão. Temos que trocar por uma mola de constante K diferente o que é caro ou não está disponível.
Solução. Modificando a constante K da sua mola
Veja o exemplo da barra do desenho acima. Acredito que é fácil imaginar que quanto mais curta a barra, mais força é necessário fazer para termos a mesma deformação. Do mesmo modo se a barra for muito longa, fica muito mais fácil.
Acontece que a mola helicoidal nada mais é que a barra acima enrolada. Portanto, quanto mais curta a mola (mantendo as outras características iguais) mais "dura" ela será. (menor constante K. Mais força para menos deslocamento)
Como Fazer?
Com o amortecedor na mão, medir o curso do amortecedor. Com o amortecedor todo retraído, as espiras da mola não podem bater umas contra as outras. Portanto medir e calcular antes para não cortar muito a mola e perder curso da suspensão.
A quantidade cortada tem que ser compensada por um calço para não terminar com a moto rebaixada.
Ao cortar a mola, perdemos a parte plana onde a mola se apóia. Portanto será necessário aquecer a última espira da mola e dobrá-la para refazer essa parte. Precisará também esmerilhar um pedaço para ter este apoio perfeito.
Progressividade é tudo. Antes de inventarem os links era comum amortecedores com duas molas como esse de montesa.
Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Léo posso perguntar quanto tempo faz que vc anda de Gas Gas?cascao escreveu:...Progressividade é tudo.
[]s,
Paulo
Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
sei lá. Uns 2 anos
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Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Leo, ótima explicação! Mas me diga uma coisa: Qual a diferença de calçar a mola e substituí-la por uma mais rígida, sendo que em ambos os casos ela não vai responder às pequenas forças? Acho que a única restrição ao uso do calço seria no caso de utilizar um calço grande demais, fazendo com que as espiras da mola se choquem antes do fim de curso do amortecedor...cascao escreveu: Situação 1. Trabalhando com a Pré carga.
Quando apertamos a porca do amortecedor ou adicionamos calço à mola, comprimimos a mola. Ela já fica fazendo força (a pré carga) para voltar ao comprimento original. Qualquer força menor que isso não deforma a mola e a suspensão não trabalha. você resolve o problema dos grandes impactos mas a moto pica nas coisas pequenas já que perdemos a parte onde as forças pequenas geram deformações pequenas.
Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Guga, calçando a mola, ela continuará com a mesma força (constante, inclinação no gráfico), porém até uma determinada força aplicada, o deslocamento será igual à zero, acima dessa força, a mola terá exatamente o funcionamento original (vai gerar um "degrau" no gráfico).
Com uma mola mais dura (constante K diferente ), a mola vai trabalhar de 0 à 100% das forças aplicadas (sem degrau no gráfico), porém com um deslocamento menor.
Ex:
1. vamos supor que a mola original desloque 1cm a cada 10kg. Com o calço (pré-carga), até uns 20kg a sua mola não movimenta, à partir de 20kg movimenta exatamente 1 cm à cada 10kg adicional;
2. vamos supor uma mola mais dura desloque 1cm a cada 20kg. Se você aplicar apenas 5kg, a mola vai deslocar 0,25cm.
Eixo Y = força / Eixo X = deslocamento
Preto = original
Azul = original com pré-carga
Vermelho = constante K maior
Com uma mola mais dura (constante K diferente ), a mola vai trabalhar de 0 à 100% das forças aplicadas (sem degrau no gráfico), porém com um deslocamento menor.
Ex:
1. vamos supor que a mola original desloque 1cm a cada 10kg. Com o calço (pré-carga), até uns 20kg a sua mola não movimenta, à partir de 20kg movimenta exatamente 1 cm à cada 10kg adicional;
2. vamos supor uma mola mais dura desloque 1cm a cada 20kg. Se você aplicar apenas 5kg, a mola vai deslocar 0,25cm.
Eixo Y = força / Eixo X = deslocamento
Preto = original
Azul = original com pré-carga
Vermelho = constante K maior
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Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Grande Juliano! Muito obrigado pela explicação.
Muita gente fica brava comigo pq eu questiono essas coisas, só q faço isso pra aprender. Não gosto de simplesmente aceitar o que me dizem, quero saber o porquê das coisas. hehehe Valeu mesmo!
Muita gente fica brava comigo pq eu questiono essas coisas, só q faço isso pra aprender. Não gosto de simplesmente aceitar o que me dizem, quero saber o porquê das coisas. hehehe Valeu mesmo!
Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Cascão
Não consigui entender essa "mudando a constante". Onde está o pulo do gato?
O exemplo que você dá é sobre uma alavanca. O que tem a ver com a mola?
A dureza das espiras é constante, diminuir ou amentar o tamanho da mola mudaria o que no material? (lembrando que o exemplo de alavanca citado acima não se aplica no espiral da mola).
Não consigui entender essa "mudando a constante". Onde está o pulo do gato?
O exemplo que você dá é sobre uma alavanca. O que tem a ver com a mola?
A dureza das espiras é constante, diminuir ou amentar o tamanho da mola mudaria o que no material? (lembrando que o exemplo de alavanca citado acima não se aplica no espiral da mola).
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Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
apalareti escreveu:Cascão
Não consigui entender essa "mudando a constante". Onde está o pulo do gato?
O exemplo que você dá é sobre uma alavanca. O que tem a ver com a mola?
A dureza das espiras é constante, diminuir ou amentar o tamanho da mola mudaria o que no material? (lembrando que o exemplo de alavanca citado acima não se aplica no espiral da mola).
Tentando dar uma explicação sobre a pergunta:
O exemplo que ele deu é fato diminuindo o tamanho da mola nao mudaria o material nem alteraria a constante das espiras em si + sim a constante k na mola inteira,cortando a mola vc estara endurecendo o sistema(mola)no sentido que vc estara diminuindo o poder de deformação da mola.
faça um teste simples pegue uma mola de pistonete aperte com os dedos ela inteira e depois tente apertar com os dedos apenas metade da mola.
Obs: Cascão professor de fisica
abraços!
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Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Ola, galera, .. desculpa sou mais leitor do que expert.. pelo que entendi , vc defromando a mora cortando ou calçando a mola (pré-carga) a mola inicia a sua deformação posteriormente a mesma oricginal, nais apartir de um determinado ponto passa a ser igual a mesma, portanto naum compensa como medida de correção ou preparação de susp.. então a medida a ser tomanda, é a utlização de uma mola mais dura, para longo prazo .. no meu caso tenho uma xr 200 e tenho 1,92 alt, e 106kilos.. foi a melhor coisa pois evitei gabiarras e o redimento da moto melhorou, no sentido conforto e dirigibilidade.
Pense NIsso..
Pense NIsso..
Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Êba vamos viajar na Física!!ederwashington escreveu:...faça um teste simples pegue uma mola de pistonete aperte com os dedos ela inteira e depois tente apertar com os dedos apenas metade da mola.
Concordando: após cortar algumas espiras, para um mesmo deslocamento total do conjunto cada espira restante (com seu K unitário inalterado) terá um deslocamento maior, porém a proporção energia/deslocamento é quadrática E=(1/2)Kx^2. Cada espira restante terá que absorver um adicional de energia maior que as espiras retiradas teriam absorvido, resultando no aumento do K do sistema.
Ou ainda: para absorver uma mesma energia, o deslocamento total resultante será menor. Corresponde à soma de um menor número de deslocamentos unitários das espiras restantes, cada um deles absorvendo uma energia que foi ampliada por um fator quadrático e não linear, i.e. requer menor deslocamento para compensar a absorção de energia das espiras retiradas. A tal "mola mais dura" que se falou.
Não resisti...
(E a redução do limite de ruptura do sistema, ninguém discute?)
Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
PauloJ escreveu:...E a redução do limite de ruptura do sistema, ninguém discute?)
PauloJ, a "ruptura" que você citou, por acaso seria a "deformação plástica"?
Na verdade a condição onde a mola atingiria sua deformação plástica (região onde se deforma definitivamente, não consegue voltar à condição original) não se aplica, pois no caso das molas dos amortecedores, elas sofrem apenas compressão, e já são calculadas para que, mesmo que as espiras se toquem, não atingirão a deformação plástica.
Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Estava pensando na possibilidade de o material fraturar mesmo, porque em tese o limite de solidez está acima do limite elástico mas na prática material sujeito a uso severo tem fissuras, fadigas etc. "Tudo quebra"...Juliano escreveu: a "ruptura" que você citou, por acaso seria a "deformação plástica"?
Ô Guga a gente entrou numa "mast... mental" aqui, tem hora que é gostoso, mas voltando à questão original, eu no seu lugar não cortaria a mola velhinha não...
Seguinte amigão: arruma logo essa Tornado e vamos fazer um intercâmbio, mostra pra gente as trilhas na Graciosa que nós podemos mostrar na Serra do Mar paulista, na Cantareira e nas matas beirando o rio Tietê no interior (sim, isso existe!), que tal? Vamos aproveitar o verão que aguentar essa sua Curitiba no inverno não é mole não. Vc por acaso não publica uns tracklogs por aí? Eu preciso botar os meus poucos num wikiloc da vida...
Abraços!
Paulo
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Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
PauloJ, falou tudo! Num vou cortar a mola nem a pau! hehehe
Eu gosto demais quando a discussão vai pro lado técnico. Informação não ocupa espaço e uma coisa que gosto é de aprender.
E pode ter certeza que esse verão eu vou andar MUITO de moto. Já consegui me recapitalizar depois de uns tombos, tô sem andar faz um bom tempo mas agora vai! Quanto aos tracklogs, tem um site do pessoal aqui da região que disponibilizam alguns rolês: http://www.curitibagps.com.br/" target="_blank Dá uma olhada lá q tem bastante coisa legal.
Abraço!
Eu gosto demais quando a discussão vai pro lado técnico. Informação não ocupa espaço e uma coisa que gosto é de aprender.
E pode ter certeza que esse verão eu vou andar MUITO de moto. Já consegui me recapitalizar depois de uns tombos, tô sem andar faz um bom tempo mas agora vai! Quanto aos tracklogs, tem um site do pessoal aqui da região que disponibilizam alguns rolês: http://www.curitibagps.com.br/" target="_blank Dá uma olhada lá q tem bastante coisa legal.
Abraço!
Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Guga,
Consegui medir a base do amortecedor.
Mas cuidado, eu medi sem desmontar, isso significa que as medidas podem variar um pouco, pois como o acesso é ruim, o paquímetro pode ter ficado torto na hora de medir.
Base do amortecedor (melhor por manter o centro de gravidade baixo, e não atrapalha a função mecânica das porcas de pré-carga):
Medida interna do calço - medido abaixo do batente, pé do amortecedor - 51,11 (mandaria fazer com 51,2 ou 51,3) não sei se é um círculo perfeito, procure por fotos ou olhe no manual.
Medida externa do calço - medido no último elo da mola - 73,39 (mandaria fazer com 73,4) esse é mais tranquilo pois pode ficar um pouco maior ou menor.
Depois nos conta como ficou.
Consegui medir a base do amortecedor.
Mas cuidado, eu medi sem desmontar, isso significa que as medidas podem variar um pouco, pois como o acesso é ruim, o paquímetro pode ter ficado torto na hora de medir.
Base do amortecedor (melhor por manter o centro de gravidade baixo, e não atrapalha a função mecânica das porcas de pré-carga):
Medida interna do calço - medido abaixo do batente, pé do amortecedor - 51,11 (mandaria fazer com 51,2 ou 51,3) não sei se é um círculo perfeito, procure por fotos ou olhe no manual.
Medida externa do calço - medido no último elo da mola - 73,39 (mandaria fazer com 73,4) esse é mais tranquilo pois pode ficar um pouco maior ou menor.
Depois nos conta como ficou.
Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Não seria uma alternativa comprar uma mola nova, esses dias vi no mercadolivre molas para 230 a um preço bom.
Esses dias vi na faculdade no campus do vale duas gordas numa Biz, bá o pneu( traseiro e não das gordinhas) estava batendo aro no chão, isso sim deve ter cansado a mola.
Esses dias vi na faculdade no campus do vale duas gordas numa Biz, bá o pneu( traseiro e não das gordinhas) estava batendo aro no chão, isso sim deve ter cansado a mola.
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Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Pala, muito obrigado!! Assim q fizer e colocar o calço, aviso aqui.
jjacob, tô em contenção TOTAL de despesas. Preparar a suspensão da moto seria o ideal mas por enquanto é supérfluo pra mim. Mais pra frente, quem sabe...
jjacob, tô em contenção TOTAL de despesas. Preparar a suspensão da moto seria o ideal mas por enquanto é supérfluo pra mim. Mais pra frente, quem sabe...
Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Abordando a questão então por um lado mais tecnico, normalmente as molas devido ao tempo de uso num ciclo compressivo tendem a diminuir o seu coeficiente de elasticidade e tambem o seu comprimento total em repouso( sem carga). Ate onde sei molas para amortecedores tem uma váriação positiva do K em função da deformação, ou seja quanto mais comprime a mola mais o K aumenta. Então colocando um calço estariamos aplicando uma deformação inicial levando a mola a atrabalhar em um regime com maior K inicial. Não acho que vem ao caso falar de energia, pois toda energia absorvida é devolvida, o ponto quente é como essa energia é transferida. Outra coisa, essas molas possuem um metal encruado o que aumenta em muito o Modulo de Elasticidade e a tensão limite do estado linear, e justamente por já estar encruada o regime plastico é bem pequeno, ou seja a solicitação do limite do estado linear e da ruptura estão bem próximos. Agora se vamos trabalhar no regime plastico deve-se usar uma curva real de tesãoxdeformação e não uma curva de engenharia.
Agora na pratica, se a ideia é economizar loucamente eu apenas apertaria a porca que prende a mola, ou colocaria calço em forma de chapas U, dai iria regulando ate o ponto ideal sem ter que retirar o amortecedor, e então faria o calço final, um ex colega meu fez isso numa XT225 e o calço foi de 3cm de altura.
Agora na pratica, se a ideia é economizar loucamente eu apenas apertaria a porca que prende a mola, ou colocaria calço em forma de chapas U, dai iria regulando ate o ponto ideal sem ter que retirar o amortecedor, e então faria o calço final, um ex colega meu fez isso numa XT225 e o calço foi de 3cm de altura.
Re: Calço para mola da suspensão traseira da Tornado ?
Jjacob, para quem pesa mais de 85kg, a mola já foi apertada até o talo e ainda não deu o sag.
Pode até fazer o calço tipo U, mas vai ter que desmontar do mesmo jeito, pois não é muito fácil comprimir uma mola com K de quase 5kg/cm montada na moto.
Eu faria o calço também com 3cm, assim estimo que você consiga regular para até 100kg.
Pode até fazer o calço tipo U, mas vai ter que desmontar do mesmo jeito, pois não é muito fácil comprimir uma mola com K de quase 5kg/cm montada na moto.
Eu faria o calço também com 3cm, assim estimo que você consiga regular para até 100kg.
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