Interruptor para farol na CRF250x
Interruptor para farol na CRF250x
Gentes,
Andei algum tempo com a CRF250x sem a lampada do farol e percebi que o carregamento da bateria fica muito mais rapido, e também que a partida fica melhor, pois não tem a lampada consumindo carga da bateria ao mesmo tempo que o motor de arranque.
Por isso, vou instalar um interruptor para a iluminação.
Colocar uma chave em um dos polos que alimenta o farol é simples, mas eu gostaria de fazer algo melhor, e fazer com q o inerruptor desligue tb a iluminação trazeira (LED).
Alguem ja fez algo parecido ?
Alguem sabe me dizer de onde puxo esse fio, ja que tudo está embrulhado em um chicote, o q torna a identificação mais dificil pra quem não é eletriciata ?
Andei algum tempo com a CRF250x sem a lampada do farol e percebi que o carregamento da bateria fica muito mais rapido, e também que a partida fica melhor, pois não tem a lampada consumindo carga da bateria ao mesmo tempo que o motor de arranque.
Por isso, vou instalar um interruptor para a iluminação.
Colocar uma chave em um dos polos que alimenta o farol é simples, mas eu gostaria de fazer algo melhor, e fazer com q o inerruptor desligue tb a iluminação trazeira (LED).
Alguem ja fez algo parecido ?
Alguem sabe me dizer de onde puxo esse fio, ja que tudo está embrulhado em um chicote, o q torna a identificação mais dificil pra quem não é eletriciata ?
Re: Interruptor para farol na CRF250x
Cara, põe a chave só no farol, o consumo do led é insignificante. Assim vc não precisa mecher no chicote e evita problemas.
Re: Interruptor para farol na CRF250x
sendo assim...
vou montar a chavinha na alimentação do farol mesmo, q é tarefinha facil de ser feita.
muito obrigado.
vou montar a chavinha na alimentação do farol mesmo, q é tarefinha facil de ser feita.
muito obrigado.
Re: Interruptor para farol na CRF250x
Concordo com o apalerti, quanto menos tu mecher nos chicotes melhor, e o consumo dos led's é quase nada
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Re: Interruptor para farol na CRF250x
Só achei estranha tua afirmação de a lâmpada consumir a bateria.
Como pode se ela só acende com o motor funcionando?
Q eu saiba bateria é só para a partida mesmo. O q é ruim é vc dar mais partida numa trilha do q o gerador consegue repor. Fica um déficit o q pode a médio prazo reduzir a vida útil da bateria. Para evitar isso, deixo a bateria num carregador de manutenção e tá ótima. Minha moto é 2007.
Eu não tenho chave de farol, mas minha moto tem miolo de chave de 230. Como fica em garagem de prédio eu quis colocar. Ela não liga e não ativa o motor de partida sem chave.
Como pode se ela só acende com o motor funcionando?
Q eu saiba bateria é só para a partida mesmo. O q é ruim é vc dar mais partida numa trilha do q o gerador consegue repor. Fica um déficit o q pode a médio prazo reduzir a vida útil da bateria. Para evitar isso, deixo a bateria num carregador de manutenção e tá ótima. Minha moto é 2007.
Eu não tenho chave de farol, mas minha moto tem miolo de chave de 230. Como fica em garagem de prédio eu quis colocar. Ela não liga e não ativa o motor de partida sem chave.
Re: Interruptor para farol na CRF250x
o que o mfd relata tem fundamento e tipo assim ela gasta 1 de energia em uma partida e tipo demora uma hora pra repor esses 1 que gastou em uma partida entao se ele vacilar um pouco e der umas 4 partidas em uma hora vai ter que andar 4 horas pra repor a carga na trilha e se ele estiver com o farol apagado o tempo cai pela metade ou mais o seja vai carregar o 1 em 30 minutos ou 20 minutos... fiz isso em uma moto aqui da fazenda e ficou joia chaga um ponto que a bateria nao carrega mais a nao ser por um carregador , mas se desligar o farol ela rapidamente recarrega denovo , anadando e nao na tomada, e um servico a menos ne ... eu penso que compensa por o imterruptor em casos que necessite dar muita partida
Re: Interruptor para farol na CRF250x
Ja vi uma 450-X com um intrruptor.
O cara colocou uma chav de luz de Tornado/Xr/Bros/etc... e desligava tb o led traseiro.
A noite ele ligava tudo.
Mas, na Tornado 2007 do meu amigo, q não tem como desligar o farol na chave de luz, ele fez um furo na lateral da carenagem e instalou um interruptor, tipo desses de móveis embutidos. nem dá de notar, fica ´prático e fácil de ligar. Obs.: ele só colocou na Tornado pq as vezes vc pára p dar uma descansada e tal... e eskece de desligar a chave, aí o farol fica ligado.
No caso da CRF-X é p economizar a bateria mesmo. Acho bem válido
O cara colocou uma chav de luz de Tornado/Xr/Bros/etc... e desligava tb o led traseiro.
A noite ele ligava tudo.
Mas, na Tornado 2007 do meu amigo, q não tem como desligar o farol na chave de luz, ele fez um furo na lateral da carenagem e instalou um interruptor, tipo desses de móveis embutidos. nem dá de notar, fica ´prático e fácil de ligar. Obs.: ele só colocou na Tornado pq as vezes vc pára p dar uma descansada e tal... e eskece de desligar a chave, aí o farol fica ligado.
No caso da CRF-X é p economizar a bateria mesmo. Acho bem válido
Re: Interruptor para farol na CRF250x
Leonardo.Matsui escreveu:o que o mfd relata tem fundamento e tipo assim ela gasta 1 de energia em uma partida e tipo demora uma hora pra repor esses 1 que gastou em uma partida entao se ele vacilar um pouco e der umas 4 partidas em uma hora vai ter que andar 4 horas pra repor a carga na trilha e se ele estiver com o farol apagado o tempo cai pela metade ou mais o seja vai carregar o 1 em 30 minutos ou 20 minutos... fiz isso em uma moto aqui da fazenda e ficou joia chaga um ponto que a bateria nao carrega mais a nao ser por um carregador , mas se desligar o farol ela rapidamente recarrega denovo , anadando e nao na tomada, e um servico a menos ne ... eu penso que compensa por o imterruptor em casos que necessite dar muita partida
você entendeu exatamente o q eu quiz dizer.
o tempo de carregamento da bateria, com farol é muito maior do que sem farol, pois o farol ligado consome parte da carga reposta na bateria.
quando a bateria ja não está boa de carga, o farol ainda drena parte da carga, no momento da partida, impedindo que o motor de arranque gire com a força e velocidade necessária.
no seculo passado, tive um Opala velho, q não dava partida com o farol ligado, a bateria não dava conta.
era sempre preciso desligar as lamparinas pra poder dar a partida.
Re: Interruptor para farol na CRF250x
He he e ar condicionado então... Mas acho que a tralha toda continua desligando pra partida até hoje, só que automaticamente. Fica na frente olhando enquanto alguém liga o carro...mfd escreveu:no seculo passado, tive um Opala velho, q não dava partida com o farol ligado, a bateria não dava conta.
era sempre preciso desligar as lamparinas pra poder dar a partida.
Vou copiar essa solução da chave de farol nas motos aqui de casa...
[]s,
Paulo
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Re: Interruptor para farol na CRF250x
Acho q vcs deveriam mandar essa explicação pro japonês engenheiro da Honda rsrs.
Até agora vcs não me convenceram não...
Não tenho formação em engenharia mas arrisco dizer q o gerador é dimensionado para ligar o farol e carregar a bateria. Se há mais consumo (partidas) do que tempo de funcionamento de motor, nem farol desligado vai compensar isso. A bateria deverá ter uma carga qdo a moto estiver parada (carregador). Isso está até previsto no manual da X. Não me convenço pois de novo, não há ligação da bateria pro farol. Ele é direto do gerador. Tanto é q a luz oscila ao acelerar a moto e apaga qdo o motor para. Bem diferente do opalão aí de cima, q possui iluminação fornecida pelo acumulador (nome da bateria no século passado rs).
Sexo dos anjos... rsrs
Até agora vcs não me convenceram não...
Não tenho formação em engenharia mas arrisco dizer q o gerador é dimensionado para ligar o farol e carregar a bateria. Se há mais consumo (partidas) do que tempo de funcionamento de motor, nem farol desligado vai compensar isso. A bateria deverá ter uma carga qdo a moto estiver parada (carregador). Isso está até previsto no manual da X. Não me convenço pois de novo, não há ligação da bateria pro farol. Ele é direto do gerador. Tanto é q a luz oscila ao acelerar a moto e apaga qdo o motor para. Bem diferente do opalão aí de cima, q possui iluminação fornecida pelo acumulador (nome da bateria no século passado rs).
Sexo dos anjos... rsrs
Re: Interruptor para farol na CRF250x
Concordo com o carlos_edu,
pelo que eu vi no diagrama eletrico dela, a lampada do farol é alimentada diretamente do magneto e não pela bateria e o circuito é diferente da lanterna traseira, esta sim alimentada pela bateria. Detalhe é que a bateria dela é de 4Ah, igual de uma Titan, enquanto que numa Tornado a bateria é de 6Ah. Ela é dimensionada meio na casca para suportar apenas algumas partidas e ela não tem que alimentar nada mais além dos LEDs traseiros e a ignição, elementos de baixo consumo de corrente.
pelo que eu vi no diagrama eletrico dela, a lampada do farol é alimentada diretamente do magneto e não pela bateria e o circuito é diferente da lanterna traseira, esta sim alimentada pela bateria. Detalhe é que a bateria dela é de 4Ah, igual de uma Titan, enquanto que numa Tornado a bateria é de 6Ah. Ela é dimensionada meio na casca para suportar apenas algumas partidas e ela não tem que alimentar nada mais além dos LEDs traseiros e a ignição, elementos de baixo consumo de corrente.
Re: Interruptor para farol na CRF250x
Um "causo" que eu presenciei pessoal:carlos_edu escreveu:Se há mais consumo (partidas) do que tempo de funcionamento de motor, nem farol desligado vai compensar isso.
Moto 150cc entra na oficina da loja com reclamação de "não carrega a bateria, já demos carga fora 2x". Serviço em garantia, moto recém vendida. Mecânico testa a voltagem com o motor ligado e considera insuficiente. Troca o regulador, mede novamente e igual. Coça o queixo, pensa e dispara: "já sei, trocaram a lâmpada por outra mais forte". E era isso mesmo...
O mecânico colocou uma lâmpada original no farol, voltou o regulador velho, ligou a moto e mediu novamente: batata, chegou na voltagem adequada.
Moral da história: mesmo de motor ligado, o consumo da lâmpada compete com o carregamento da bateria. Claro que o projeto original prevê gerar eletricidade suficiente para as 2 coisas, mas isso não quer dizer que não se possa incrementar uma eliminando a outra...
Re: Interruptor para farol na CRF250x
Alguêm tem o diagrama eletrico da 250? Porque se assim como outras motos da Honda o farol possui um circuito eletrico separado para alimenta-lo então ele não vai afetar a carga da bateria. Mas isso só com o diagrama para saber, alguêm posta ele ai.
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Re: Interruptor para farol na CRF250x
Nesse exemplo, a bateria alimenta a iluminação.PauloJ escreveu:Um "causo" que eu presenciei pessoal:carlos_edu escreveu:Se há mais consumo (partidas) do que tempo de funcionamento de motor, nem farol desligado vai compensar isso.
Moto 150cc entra na oficina da loja com reclamação de "não carrega a bateria, já demos carga fora 2x". Serviço em garantia, moto recém vendida. Mecânico testa a voltagem com o motor ligado e considera insuficiente. Troca o regulador, mede novamente e igual. Coça o queixo, pensa e dispara: "já sei, trocaram a lâmpada por outra mais forte". E era isso mesmo...
O mecânico colocou uma lâmpada original no farol, voltou o regulador velho, ligou a moto e mediu novamente: batata, chegou na voltagem adequada.
Moral da história: mesmo de motor ligado, o consumo da lâmpada compete com o carregamento da bateria. Claro que o projeto original prevê gerar eletricidade suficiente para as 2 coisas, mas isso não quer dizer que não se possa incrementar uma eliminando a outra...
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Re: Interruptor para farol na CRF250x
Para não ficar no achismo, peguei o manual impresso e ví o seguinte:
2 cores de fios chegam à lâmpada: o Bu e G. G tá fácil q é o massa (terra). O Bu vem do alternador, q tbem vai pro retificador. Do positivo da bateria q vai para o magnético de partida não sai nenhum Bu.
E confirmando a informação acima, o positivo da bateria vai pro magnetico de partida, sai um Bl q vai para os leds.
Em resumo, é isso.
2 cores de fios chegam à lâmpada: o Bu e G. G tá fácil q é o massa (terra). O Bu vem do alternador, q tbem vai pro retificador. Do positivo da bateria q vai para o magnético de partida não sai nenhum Bu.
E confirmando a informação acima, o positivo da bateria vai pro magnetico de partida, sai um Bl q vai para os leds.
Em resumo, é isso.
Re: Interruptor para farol na CRF250x
no caso da moto: o alternador esta gerando energia, se ninguem cosome a energia vai pra bateria,
se uma luz esta ligada consumindo a energia gerada pelo alternador , entao a energia nao vai pra bateria ou so vai para a bateria a energia o que sobrar da lampada
o que nao e muita coisa, por isso nao carrega direito a bateria...
isso que eu penso sera que ta errado?
se uma luz esta ligada consumindo a energia gerada pelo alternador , entao a energia nao vai pra bateria ou so vai para a bateria a energia o que sobrar da lampada
o que nao e muita coisa, por isso nao carrega direito a bateria...
isso que eu penso sera que ta errado?
Re: Interruptor para farol na CRF250x
Mas agora surgiu outra questão, porque alguêm bateria arranque varias vezes na seguência em uma 250? Normalmente se anda ou fica com ela ligada bastante tempo entre as paradas.
Re: Interruptor para farol na CRF250x
acho que nem sempre e isso,,,,
acredito que com o tempo a bateria tb perde o poder de carga total e acaba carregando so tipo 70% e dai o cara inventa esses infortunios pra economizar uma grana ,ou preguissa de trocar a bateria nao sei se e o caso do mfd mas pode ser sei la dai o cara so lembra disso na trilha ou no forum..
acredito que com o tempo a bateria tb perde o poder de carga total e acaba carregando so tipo 70% e dai o cara inventa esses infortunios pra economizar uma grana ,ou preguissa de trocar a bateria nao sei se e o caso do mfd mas pode ser sei la dai o cara so lembra disso na trilha ou no forum..
Re: Interruptor para farol na CRF250x
diagrama eletrico da CRF-X:
Re: Interruptor para farol na CRF250x
faz um teste prático:
Coloca um amperímetro em série com a bateria. No primeiro teste com a lâmpada instalada e no segundo teste sem a lâmpada.
Feito isto já pode resolver teu problema.
Coloca um amperímetro em série com a bateria. No primeiro teste com a lâmpada instalada e no segundo teste sem a lâmpada.
Feito isto já pode resolver teu problema.
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