Fumaçando derrepente...

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
alex_svp
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Fumaçando derrepente...

Mensagem por alex_svp »

Ae galera, tive uma experiencia hoje com a minha Tornado que me deixo meio preocupado. Então queria dividir com voces o que aconteceu e ouvir a opnião do pessoal sobre o que eu devo fazer. Pra começar a moto tem 800Km rodados e nunca subi demais o giro, acho que nunca passei de 4500RPM, sempre segui as instruções pro amaciamento.

A historia começa assim. Hoje resolvi fazer um trilhazinha tranquila que é basicamente subida que dá no alto de um morro que tem vista pra uma praia(vista muito linda). Inventei de levar um garupa. Subi 90% da trilha em primeira, porque minha relação é horiginal e com o garupa ela nao ia aguentar de segunda. Num determinado momento eu tombei com a moto, nada demais, tava praticamente parado. Ela afogou e tal, mas levantei e continuei a trilha (agora sem garupa, pra nao experimentar mais uma queda).

Depois disso a gente parou em 2 ou 3 lugares para olhar a vista, e toda vez que eu ia ligar a moto pra sair ela dava sinal de afogamento. Eu percebi que ela tava bem quente, mas achei normal, já que tinha subido tudo em primeira praticamente.

Tudo tranquilo, resolvemos voltar. Quando no meio da descida eu olho pro retrovisor e vejo que a moto está fumaçando muito. Desliguei a moto na hora, parei pra ver se era oleo. Cheirei e nao tinha cheiro de oleo e a fumaça tambem dissipava rapido, coisa que nao acontece com a fumaça de oleo (pelo menos todas as vezes q eu vi). Mas toda vez que eu ligava o motor ela continuava fumaçando bastante. Então resolvi descer tudo com ela desligada, segurando nos freios. Chegando la embaixo joguei uma água no motor pra resfriar, dei uns 30 minutos pra ver se esfriava mais. Resolvi subir na moto e andar no asfalto numa velocidade boa pra fazer o motor resfriar com o vento. Conforme ia passando o tempo a moto ia parando de fumaçar.

Mas agora to preocupado, num sei se era oleo queimando, ou se alguma coisa tinha caido dentro da descarga. Mas de fato agora to confiando menos na magrela. Se algum de voces ja teve essa experiencia e pode me dizer alguma coisa sobre.
GELOUS
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Mensagem por GELOUS »

Alex, eu sou completamente ignorante com relação a motores, mas posso dizer pra vc ficar despreocupado. Pode ser duas coisas:
1ª) Como a moto tombou, pode ter vazado óleo para dentro do cilindro e o motor começar a queimar óleo e, consequentemente, fazer fumaça;
2ª) Novamente, como a moto tombou e ficou afogada, pode ser que a moto tenha começado a dar excesso de combustível o que também ocasiona fumaça.

Tenho duas sugestões pra vc:
1ª) Ande mais um tempo com a moto, da mesma forma como vem fazendo, respeitando os limites do manual e tal e veja se a fumaça continua;
2ª) Ande sempre com as duas rodas no chão! :lol: As rodas da moto foram feitas para ficar pra baixo e não pra cima! :mrgreen:

Ah, já ia me esquecendo, nunca mais tente "esfriar" seu motor jogando água fria, ok? O máximo que vc vai conseguir é rachar um bloco do motor! #-o

Fica despreocupado e espera que daqui a pouco o povo passa aí pra te dar um parecer conclusivo! :mrgreen:
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

Vixi...o anel de raspagem do seu pistão foi pro pau...Já era!!! :roll:

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Calma....é sacanagem...kkkkkk

Fala Alex....Como o Gelous falou...vc pode ficar despreocupado....kkkkkk....É assim mesmo...Caiu um pouco de óleo no cilindro...só isso...
Certa feita levamos o Ivan para fazer sua primeira trilha...A moto dele estava zerada....Ele levou tanto tombo....mas tanto tombo...q a moto dele parecia 2T... :twisted:
Saia uma fumaceira branca dos infernos...

É assim mesmo.... :mrgreen:

Faça o seguinte...
Coloque a moto no nível...e cheque o nível do óleo...Complete se for o caso (q não é)...e pode sentar o bambu novamente...A medida q o motor for "limpando"...ela volta ao normal... :wink:

Te peguei nessa...
Conta aí...como foi q vc reagiu a notícia de quebra do anel???
Só não vale me xingar...kia kai kai
GELOUS
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Mensagem por GELOUS »

Tá engraçadinha hein? :lol:
alex_svp
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Mensagem por alex_svp »

Bom, primeiro de tudo, brigado pela atenção e prestatividade. É importante saber que nessas horas eu consigo ajuda em algum lugar! Parabens pra LM. Já fiquei mais despreocupado!

Se tivesse acabado com o motor, melhor ainda, eu ia ganhar uma moto nova da Honda! HAUHAUHAUHAUAAAHU.

Ia até levar a moto segunda fera na Honda, já que ta na garantia. Mas como ela parou de fumaçar eu nem ia levar mais, até porque os mecanicos da Honda nao iam fazer nada (pra variar).

A primeira coisa que eu fiz quando começou a fumaçar foi isso. Depois que eu desci a trilha toda com ela desligada, eu parei pra ver como que tava o oleo. E tava no nivel normal, quase no maximo.

Mas tipo, achei que não tivesse como oleo subir pro cilindro, a menos que tivesse com folga... posso ta falando bestera :roll:

Abraço pra voces,
e brigado dinovo pela atenção =D
lagatixa
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Mensagem por lagatixa »

E como desde óleo pela haste da válvula se existe um retentor para não acontecer isso? A minha XR 200 nunca fumaçou estranhamente assim.
lagatixa
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Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Eu acredito mais no excesso, mas mesmo assim, ele disse que continuou fumaçando quando estava descendo, só parou no asfalto.
GLF
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Registrado em: 23 Janeiro 2005 à54 08:16

Mensagem por GLF »

hmmmmm acredito que precisa de uma limpesa no carburador e ate afinar...pode estar a entrar mais gasolina que ar..tira o carburador e limpa :)
alex_svp
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Registrado em: 10 Junho 2005 à15 17:53

Mensagem por alex_svp »

Eu nao acredito que tenha zuado a afinação do carburador não, alias, acredito até que está pobre demais. A moto faz muito barulho de mistura pobre e pra ligar de manha é só no afogador. Esses são vestícios de mistura pobre, não?

E sobre estar com a valvula aberta quando eu caí, depois que eu caí a moto ficou ligada uns 5 ou 6 segundos tombada até eu conseguir chegar no mata pra desligar. Motor funcionando de lado faz subir oleo?
achira19

Mensagem por achira19 »

A parte mais importante eh.... nunca jogue agua em seu motor quente, pode rachar tudo... hehe
Quanto a fumaca, eh certeza que foi isso, oleo foi pro cilindro e queimou junto com a mistura. Se algum tempo depois nao parar, pode ser outra coisa.
[]s.
alex_svp
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Mensagem por alex_svp »

achira19 escreveu:A parte mais importante eh.... nunca jogue agua em seu motor quente, pode rachar tudo... hehe
Quanto a fumaca, eh certeza que foi isso, oleo foi pro cilindro e queimou junto com a mistura. Se algum tempo depois nao parar, pode ser outra coisa.
[]s.
Po, mas e o que acontece se numa trilha eu tiver que atravessar um rio? Atravesso torcendo pro motor nao rachar no meio da travessia?

A fumaça ja parou de sair, alias, parou uns 5km depois. Então to acreditando que foi um pouco de oleo no cilindro mesmo. Desde que isso aconteceu eu ja rodei uns 80km e nada de fumaçar dinovo. Valeu pela ajuda de voces.
Fernando PF
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Mensagem por Fernando PF »

ela provavelmente jogou óleo pelo respiro do motor para dentro da caixa de filtro... experimente dar uma olhada na mangueira do respiro embaixo da moto, provavelmente ela deve estar cheia.. só tirar a tampa e deixar escoar o óleo.. e não esqueça de colocar de volta a tampinha na mangueira, senão comecará entrar ar até a caixa de filtro pela mangueira.
marcelinho RL
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..

Mensagem por marcelinho RL »

alex_svp escreveu:
Po, mas e o que acontece se numa trilha eu tiver que atravessar um rio? Atravesso torcendo pro motor nao rachar no meio da travessia?

pelo q eu sei naum pode jogar agua no motor se vc estiver andando a muito tempo,desliga e joga agua!!!, num rio a moto esta ligada e fica impossivel de trincar se eu num me engano é por causa do óleo q num fica decantado no cárter me corrijam se eu estiver falando "M"
lagatixa
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Mensagem por lagatixa »

Gostei da resposta do Fernando, agora sim foi mais técnico. Eu não via como entrar óleo na câmara se não fosse por ali. Imagino que também o motor superaqueceu por estar na primeira marcha em período de amaciamento subindo ladeira com garupa, aí vaporizou mais óleo que foi parar na caixa do filtro de ar em maior quantidade. Somando também com o tombo que pode ter empurrado óleo pra lá.

Quando a água no motor, se você não conseguir rachar o bloco ou empenar, faz mal para o óleo que vai variar de temperatura rapidamente.
whoshiley
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Mensagem por whoshiley »

Hummm. e se a moto desligar no meio do rio?
dilim
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Mensagem por dilim »

Ae galera, Já passei por esta experiência. Prazer estar podendo contribuir ae com vcs. Isso ocorre quando a moto em algum obstáculo cai, e continua deitada em funcionamento. Ocorre o retorno do óleo que contamina a mistura e pode chegar a caixa de ar. Fica mais constante se você possuir um filtro de papel ainda pois este demora a retirar o excesso e fica fumaceando mto tempo. Se ocorreu isso mesmo e se seu filtro for o original, confira o estado dele pois acredito que tenha que trocá-lo. Caso seja de espuma apenas melhorou a filtrada ae. Abraço pra todos. Caso tenha errado em algum ponto, me corrijam...
:D
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

whoshiley escreveu:Hummm. e se a moto desligar no meio do rio?
Liga o bicho novamente...
Pra falar a verdade...nas nossas trilhas do DF estamos sempre atravessando pequenos trechos alagados...
Eu nunca vi uma motor dar problema de "choque térmico"...nunca mesmo...
Não me preocupo com isso...Sério mesmo... :wink:
dilim escreveu:Ae galera, Já passei por esta experiência. Prazer estar podendo contribuir ae com vcs. Isso ocorre quando a moto em algum obstáculo cai, e continua deitada em funcionamento. Ocorre o retorno do óleo que contamina a mistura e pode chegar a caixa de ar. Fica mais constante se você possuir um filtro de papel ainda pois este demora a retirar o excesso e fica fumaceando mto tempo. Se ocorreu isso mesmo e se seu filtro for o original, confira o estado dele pois acredito que tenha que trocá-lo. Caso seja de espuma apenas melhorou a filtrada ae. Abraço pra todos. Caso tenha errado em algum ponto, me corrijam...
Perfeito Dilim...é isso mesmo...eu só havia me esquecido q aquele retorno só existe nas tonis de 2003 pra cima... :wink:
TopsMan
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Mensagem por TopsMan »

Fabrício escreveu: Perfeito Dilim...é isso mesmo...eu só havia me esquecido q aquele retorno só existe nas tonis de 2003 pra cima... :wink:
ahum... entao é isso !!! Descobri pq minha moto nunca fez isso.

Eu já vi muita tornado fumacear depois que tomba na trilha, já até contei isso pra vcs aq... mas a minha moto nunca fez isso... ela é 293cc, fuçada, e por muitas vezes chegou mesmo a funcionar por alguns instantes de cabeça pra baixo...caida (por algumas vezes de cabeça pra baixo, caida, em cima de mim... rs*). Fez uma lambreca doida de oleo, mas nunca fez isso de fumacear.

Ela é 2001. Deve ser por isso.
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

TopsMan escreveu:
Fabrício escreveu: Perfeito Dilim...é isso mesmo...eu só havia me esquecido q aquele retorno só existe nas tonis de 2003 pra cima... :wink:
ahum... entao é isso !!! Descobri pq minha moto nunca fez isso.

Eu já vi muita tornado fumacear depois que tomba na trilha, já até contei isso pra vcs aq... mas a minha moto nunca fez isso... ela é 293cc, fuçada, e por muitas vezes chegou mesmo a funcionar por alguns instantes de cabeça pra baixo...caida (por algumas vezes de cabeça pra baixo, caida, em cima de mim... rs*). Fez uma lambreca doida de oleo, mas nunca fez isso de fumacear.

Ela é 2001. Deve ser por isso.
Isso mesmo, Tops..dê uma olhada na parte de cima do cabeçote da sua toni...e veja de outra acima de 2003....
Vc verá um suspiro de óleo q vai direto para a caixa do filtro de ar...
Esse suspiro foi instalado para seguir as leis de anti-poluição...

Aqui no DF nós isolamos todos os suspiros...hehehe
alex_svp
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Mensagem por alex_svp »

Amanhã vo deixar ela na revisão dos 1000KM, vale a pena resaltar pros mecanicos darem uma olhada em alguma coisa? Tipo o filtro de ar?
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