Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
Mas a bobona sempre vai gerar AC, se gerasse DC não precisava de retificador.
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
Elton não existe geração de eleticidade DC num sistema de bobinas + campo eletromagnetico, sempre é AC a geração, o que fazem é simplismente deixar a eletricidade passar só em uma direção e por isso se torna DC mas isso é feito depois das bobinas. Retificador é o nome do aparelho que tranforma AC em DC, se a geração é feita em DC por que precisa de retificador? Normalmente o que limita o sistema eletrico da moto é a bitola dos fios e o retificador-regulador, então colocar essa peça de uma moto com sistema mais robusto poderia ser uma gambitech interessante e claro colocar fios de maior bitola para o farol.
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
Olha Erton pelo que eu conheço de eletrica de motos nacionais eu diria que o pulo do gato seria encontrar uma configuração onde aquece-se menos as bobinas pois existe todo o lance do efeito joule, então gerar numa tensão mais alta e menor corrente talvez ajuda-se e depois usar um desses retificadores milagrosos para reduzir a tensão para uns 20v.
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
Elton, nao sei como e na sua moto mas andei pesquisando da yz e pelo que vi, a unica coisa que precisa de dc na moto e o cdi, entao a retificacao e feita no proprio.
No entanto a moto tem o estator como qualquer moto. Colocando um retificador ali voce consegue dc para outras coisas. DC em uma lampada significa mais tempo esquentando o filamento, provavelmente esquentando mais.
Na trailtech eu vi uns kits que tambem trocavam estator para gerar mais energia e ate rolava de carregar uma bateria. Imagina colocar um xenon hehehehehe
No entanto a moto tem o estator como qualquer moto. Colocando um retificador ali voce consegue dc para outras coisas. DC em uma lampada significa mais tempo esquentando o filamento, provavelmente esquentando mais.
Na trailtech eu vi uns kits que tambem trocavam estator para gerar mais energia e ate rolava de carregar uma bateria. Imagina colocar um xenon hehehehehe
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
Muito provavelmente esses 18% de ganho é devido à diminuição do efeito chamado "ripple", a energia já está lá, não ganha nada, somente melhora o ripple com um conjunto de capacitores.
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
Elton, ganha, mas é na lâmpada original. Se colocar uma mais forte pode não aguentar.Elton escreveu:mas, entao ganha!Juliano escreveu:Muito provavelmente esses 18% de ganho é devido à diminuição do efeito chamado "ripple", a energia já está lá, não ganha nada, somente melhora o ripple com um conjunto de capacitores.
Tipo, uma 35W com AC deve dar uns 24.8W e 35W em DC. Got it?
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
Passoka escreveu:Elton, ganha, mas é na lâmpada original. Se colocar uma mais forte pode não aguentar.Elton escreveu:mas, entao ganha!Juliano escreveu:Muito provavelmente esses 18% de ganho é devido à diminuição do efeito chamado "ripple", a energia já está lá, não ganha nada, somente melhora o ripple com um conjunto de capacitores.
Tipo, uma 35W com AC deve dar uns 24.8W e 35W em DC. Got it?
Depende.
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
É, eu sei, mas estou assumindo uma frequencia de 60hz mesmo, que daria uns 3600 rpm? Acho uma boa média, não?
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
A potência não vai alterar por ser AC ou DC... essa questão de ripple, capacitores, etc não muda nada.Juliano escreveu:Muito provavelmente esses 18% de ganho é devido à diminuição do efeito chamado "ripple", a energia já está lá, não ganha nada, somente melhora o ripple com um conjunto de capacitores.
Esse último Domingo fiz o enduro da madrugada aqui em Curitiba com a Husq convertida pra usar bateria, por causa do xenon.
Troquei o regulador por um regulador/retificador da cbx200 strada (faz o mesmo papel que esse da trailtech e custa R$30,00) e coloquei uma bateria, funcionou perfeito.
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
Predador,
o sistema aguentou a bronca do xenon? Já vi casos de motos pequenas que não aguentaram a bronca e como os estatores dessas motos são mega reduzidos, imaginei que também não fossem aguentar.
o sistema aguentou a bronca do xenon? Já vi casos de motos pequenas que não aguentaram a bronca e como os estatores dessas motos são mega reduzidos, imaginei que também não fossem aguentar.
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
Converter para DC só é vantagem se for utilizar Xenon ou se precisar de bateria. Caso contrário, só para luz, pode ir de AC que é mais simples.
O fio que tem de desligar é o terra. No sistema original o terra é no chassis. Com esses reguladores/retificadores, o terra é "flutuante" (me corrijam se estiver errado) mas o próprio regulador altera a resistência à massa para regular a tensão máxima.
Elton, existem duas ignições diferentes para gasgas. Uma delas, o fio sai próximo à mangueira da embreagem. Essa ignição gera uns 80W e com um bom farol e uma lâmpada H4 de 55W ou uma lâmpada dicróica, você faz trilha de boa.
A outra ignição o fio sai para frente. Essa é fraquinha mesmo. O magneto é pequeno para dar menos inércia. Foi muito usada no EUA nas gasgas XC
O fio que tem de desligar é o terra. No sistema original o terra é no chassis. Com esses reguladores/retificadores, o terra é "flutuante" (me corrijam se estiver errado) mas o próprio regulador altera a resistência à massa para regular a tensão máxima.
Elton, existem duas ignições diferentes para gasgas. Uma delas, o fio sai próximo à mangueira da embreagem. Essa ignição gera uns 80W e com um bom farol e uma lâmpada H4 de 55W ou uma lâmpada dicróica, você faz trilha de boa.
A outra ignição o fio sai para frente. Essa é fraquinha mesmo. O magneto é pequeno para dar menos inércia. Foi muito usada no EUA nas gasgas XC
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
Cascão, não manjo nada de elétrica de moto. O que coloquei aí em cima é das aulinhas de Circuitos Elétricos da época de faculdade láaaaaaaaaa no passado
Em teoria, o terra seria a referência. Nunca vi a saída de um estator, mas se tiverem 3 fios, geralmente você tem 2 fases invertidas e 1 referência. Ou seja, a referência você liga no chassi como terra e as outras fases oscilam de -12v a +12v. Assim, quando uma fase está em +12v, a outra está em -12v e vice versa.
80W? aí sim hein! Já dá pra ligar até xenon
Em teoria, o terra seria a referência. Nunca vi a saída de um estator, mas se tiverem 3 fios, geralmente você tem 2 fases invertidas e 1 referência. Ou seja, a referência você liga no chassi como terra e as outras fases oscilam de -12v a +12v. Assim, quando uma fase está em +12v, a outra está em -12v e vice versa.
80W? aí sim hein! Já dá pra ligar até xenon
Re: Alterar bobina do gerador de luz. Qual a sua, AC ou DC?
O xenon consome a mesma coisa que uma lampada de 35w e realmente ilumina umas 3 x mais. Só não dá pra usar na rua porque o farol fica muito forte (e um pouco desfocado, até é bom no meio do mato) cegando quem vem de frente.Passoka escreveu:Predador,
o sistema aguentou a bronca do xenon? Já vi casos de motos pequenas que não aguentaram a bronca e como os estatores dessas motos são mega reduzidos, imaginei que também não fossem aguentar.
Fora o que o cascao falou aí em cima, que está certíssimo, mais algumas observações:
Uma grande vantagem também de usar bateria é que o farol não apaga quando a moto morre e não diminui de intensidade em giro baixo. Pra uma prova noturna como a que eu fiz ajuda muito mas apenas pra uso eventual não é tão importante.
O xenon consome um monte na hora que liga, por uns 8 segundos chega a quase 100w. Nessa hora se a fiação ou chave não estiver 100% pode torrar alguma coisa. Eu resolvi isso usando um rele auxiliar.
Mais um detalhe, se sua moto dá 35w num pau bravo não dá pra usar porque tem que ter uma sobra pra carregar a bateria.
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