Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por jjacob »

Galera nesse find participei de um passeio com muito barro, tava liso, um sabão. Vi várias motos fervendo (vapor saindo do radiador) e no final da trilha minha KDX tambem ferveu pela primeira vez, eu parei e molhei o radiador com agua do camelback, dava para escutar um borbulhar vindo do interior dos radiadores, e continuei andando ate o final do passeio. Mas a minha surpresa foi no dia seguinte em casa apos lavar a moto comecei a dar uma geral na mecânica e ao abrir o radiador vi que ele estava vazio, pelo menos não dava para ver nada de fluido, deitei a moto um pouco e nada, o reservatorio tambem esta vazio.

Agora lhes pergunto, numa trilha a moto ferve e parte do fluido é jogado fora, isso não afeta a refrigeração do motor? É correto continuar andando? É normal ate o reservatorio esvaziar todo?


No manual da KDX só diz para usar fluido verde para motores e radiadores de aluminio, alguêm tem uma sugestão de marca e modelo de fluido?
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por Marcus DT »

Bom tópico, também tenho essa dúvida: se a moto ferver e jogar toda água para fora (motos sem expansor), o que fazer durante a trilha? Esperar a moto esfriar, completar com água do camelback e seguir? Se não tiver água na hora, pode seguir sem (desde que em trecho aberto)?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por apalareti »

Use Motoul Inugel.

Cuidado com aditivos corrosivos ou concentrados, vai nos tops para motos que não tem erro. Prefira os que já estão diluídos e prontos para uso. Evita usar água contaminada ou misturar errado.


Jacob, o expansor deveria ter armazenado o fluido explulso do radiador, e quando esfriasse a sucção deveria puxar de volta para o radiador, verifica se a mangueira que liga ao expansor não está bloqueada.
Verifique também se sua tampa está vedando corretamente, tem oficina de carro que tem ferramenta para teste. Se possível troque, não é tão caro e a pressão correta da tampa eleva a temperatura de ebulição e retem o líquido.
A tampa segura uma pressão de 1,1 bar normalmente, existem tampas para aumentar isso a 1.6 bar, normalmente usadas em competição.

Marcus, a sua não tem expansor, se ferver vai jogar fora mesmo, se for um pouco dá pra continuar, mas se jogar muita água (o radiador comporta menos de 1 litro), espere esfriar e complete com agua que já quebra o galho.


JAMAIS ABRAM ENQUANTO O RADIADOR ESTIVER QUENTE.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por jjacob »

O circuito de mangueiras esta ok apalareti, pelo que pude ver é que o liquido saiu do radiador encheu o tanque de expansão e então vasou, quando o radiador esfriou ele sugou devolta todo o liquido do expansor o deixando vazio, o expansor da kdx 220 é bem pequeno. A tampa do radidor aparentemente esta ok, olhei as borrachas, molas e partes com contato e nada parecia com desgaste ou arranhões. Segundo o manual a pressão do radiador fica entre 95 e 125kPa.

Mas o que vocês fazem depois da moto dar uma fervida?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por apalareti »

Verifica o nível do fluído e se ainda está translucido.
Verifica se o barulho do motor continua o mesmo, e pau no gato.
tomazte
Super Membro
Mensagens: 1338
Registrado em: 02 Maio 2011 à59 23:10

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por tomazte »

Boa! Aproveitando o assunto...

O motor das KDX são de alumínio, então não se deve usar aditivo comum... Como o amigo falou, bom usar um Motul, ou semelhante...

Uma dúvida que tenho é a respeito de flush de radiador... Para tirar os depósitos internos de sais, assim como se faz em carros, e já fiz em motos com motores de ferro, podemos usar aqueles produtos comuns para limpeza de radiador, ou tbm teria que ser um produto especial pra motor de alumínio?

Deixar minha moto em ordem, pois após voltar da Jamaica vou pra Serra da Canastra...

Abraços! ;)
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por Selvagem »

Na minha moto uso Motul Inugel (VEM PRONTO PARA O USO). Bem, nunca fervi o motor até hoje. JJacob, se ferveu ao ponto de secar o radiador, foi uma Baita fervida! Usar uma carburação mais conservador(rica) ajuda, o motor trabalha mais frio. Quanto a usar uma tampa do radiador com maior pressão de trabalho, tenho certo receio, pois a água ficara mais tempo no circuito e esta pressão extra pode causar estragos em outras partes (mangueiras, etc).
Pode parecer piada minha, mas quando o assunto é moto fervendo, a 1º coisa que digo para verificar é o estado dos pneus. Pneu novo no barro é tudo de bom, a moto traciona, anda, não fica parada no lugar, enfim, os problemas de aquecimento se reduzem muito. Outra coisa, no barro anda com um marcha na qual o motor não fique muito acelerado, anda no torque do motor, tudo ajuda.
Juca
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 23 Outubro 2006 à58 13:51

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por Juca »

Olha meu camarada, to com uma kdx200 e tive o mesmo problema com ela neste sábado. Por experiência própria, parei ela, desliguei e esperei até que a água do radiador parasse de ferver, abri um quarto de volta a tampa do radiador e pude ver que ela assoprou pressão pra fora e esperei uns 3 minutos e fu abrindo devagarzinho até sentir que não tinha mais pressão, dai removi a tampa e completei com água do camelbag. A causa do problema foi uma braçadeira da mangueira do cabeçote que tava menos apertada e que quando dei um pau disputando na trilha um pega com uma yz250 ela chegou lá em cima e assoprou pela mangueira que tava mais solta. Agora vou colocar liquido antifervura diluido, testar uma vela mais fria tipo uma b9 e, se não resolver, tirar os radiadores e mandar limpar por dentro em oficina especializada somente em radiadores que existe por aqui, visto que, quando fazemos o motor, usamos cola às vezes em algumas partes do motor e essa cola as vezes se desprende e vai parar dentro do radiador, principalmente nas dt200 e wr 200, onde usava cola pra ajudar a vedar o cabeçote, porque essas motos são problemáticas no cabeçote e se vc não passar cola com a junta no cabeçote, elas vazam pressão pra dentro do sistema de água, gerando fervura e perca de potência. As kdx já vão só a junta no cabeçote e por isso, acredito que os radiadores estejam livres de impurezas. Mas, se serve de consolo, as dr400 também fervem, como já vi muitas ferverem em trilhas travadas. Se tudo isso não resolver, vou enriquecer a mistura da kdx, mexendo no gliche de alta para um pouco maior.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por jjacob »

Bem pessoas nesse final de semana retirei fora os dois radiadores da KDX, o do lado esquerdo esta um pouco amassado devido a alguns tombos, mas o pior mesmo é que pelo visto os ex donos da Kadeca gostavam de lavar a moto com lava jato pois as pequenas atelas que tem no radiador estavam dobradas, o radiador do lado direito estava cerca de 70% com a passagem de ar bloqueada por causa disso. Então pacientemente eu me sentei e com um cortador de cuticula desses de mulher fazer as unhas arrumei as aletas dos dois radiadores. Acredito que agora não vou mais ter problemas.

Uma coisa que me chamou atenção foi o tamanho do reservatorio de expanção da kdx220, ele fica atraz do radiador do lado direito e é muito pequeno não chegando a meio litro, já a kdx200 tem o reservatorio em baixo do banco ao lado o pneu trazeiro e ele é bem maior.

Vi o pessoal falando sobre consumo, é a kdx bebe loucamente, com a minha eu ando +-90km com um tanque, por esse motivo tenho um tanque auxiliar de 5L.

Tenho o manual da kdx200 em pdf, são uns 20MB então não cabe em qualquer email.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por Marcus DT »

Qual comprar:

- Motul Inugel;
- Motul Motocool; http://www.adrenalinamotoracing.com.br/ ... hp?pro=567" target="_blank
- Motorex Anti-freeze.

Por que?
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por rallyman »

Imagem

Alguem já percebeu porque a kdx do jjacob deu uma esquentada de leve?

rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por jjacob »

rallyman escreveu:Imagem

Alguem já percebeu porque a kdx do jjacob deu uma esquentada de leve?

rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

Poneis malditos!!!
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por Rafael Corretor »

rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: agora mais que nunca vou dar prioridade para as motos de pista rindo2:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Radiador da KDX ferveu, que fluido usar?

Mensagem por Marcus DT »

Resposta sobre o Motul:

"A aplicação é a mesma, a diferença é que tem uma linha do Motocool que tem função anti-congelante.

Basicamente a diferença é que o Inugel é 100% orgânico, enquanto o Motocool é sintético com aditivos orgânicos.˜
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem