Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Tudo bem pessoal, bem tenho uma kdx220 para trilha, uso nela gasolina comun com 15ml de oleo motul 710 por litro de combustivel, uso uma vela de grau 9 e os gicles são de tamanhos originais, o consumo esta em 8km/L. Não sou aquele trilheiro que anda com o punho virado o tempo todo pois em estradas e deslocamentos dou um descanso pro motor e ando com uma rotação mais baixa, hoje uso pinhão 13 e coroa 47.
Bem o problema é que sempre depois de um deslocamento em baixa rotação ou um tempo com a moto parada na lenta o motor engasga nas proximas asceleradas por execesso de oleo 2T, chega a pingar oleo ali onde a curva vai ligada ao cilindro e tambem na ponta da pontera fica molhado, dai tenho que segurar o giro mais alto para o motor limpar e voltar a ascelerar normalmente. Isso tem me incomodado pois no final de semana passado estava puxando uma trilha e tive que esperar alguns roias, logo depois de arrancar tinha um tronco e no que acelerei para levantar a frente a moto engasgou e a frente não subiu e acabei batendo de frente no tronco, eu fiquei bravo mas os outros trilheiro pelo menos riram!
Conversando com mecânicos montei o diagnostico que isso é mistura rica e que o cilindro não estaria esquentando o suficiente, inclusive me sugeriram colocar uma valvula termostatica nas mangeiras do liquido de refrigeração. Mas a kdx esta otima, liga facil, tem uma excelente retomada, consumo esta normal para uma 2T.
Então pergunto para os colegas da gangue das 2T o que poderia fazer para terminar com esses engasgos devido ao excesso de 2T?
Bem o problema é que sempre depois de um deslocamento em baixa rotação ou um tempo com a moto parada na lenta o motor engasga nas proximas asceleradas por execesso de oleo 2T, chega a pingar oleo ali onde a curva vai ligada ao cilindro e tambem na ponta da pontera fica molhado, dai tenho que segurar o giro mais alto para o motor limpar e voltar a ascelerar normalmente. Isso tem me incomodado pois no final de semana passado estava puxando uma trilha e tive que esperar alguns roias, logo depois de arrancar tinha um tronco e no que acelerei para levantar a frente a moto engasgou e a frente não subiu e acabei batendo de frente no tronco, eu fiquei bravo mas os outros trilheiro pelo menos riram!
Conversando com mecânicos montei o diagnostico que isso é mistura rica e que o cilindro não estaria esquentando o suficiente, inclusive me sugeriram colocar uma valvula termostatica nas mangeiras do liquido de refrigeração. Mas a kdx esta otima, liga facil, tem uma excelente retomada, consumo esta normal para uma 2T.
Então pergunto para os colegas da gangue das 2T o que poderia fazer para terminar com esses engasgos devido ao excesso de 2T?
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Jjacob, sua moto não esta com a mistura rica devido ao excesso de óleo! O que esta causando o excesso e por consequencia a "babação" de óleo na ponteira é uma carburação "gorda". Em 1º lugar, começa trocando a lã de vidro da ponteira, que é muito importante nas 2T. Vela de grau 9 acho um tanto quento fria para o uso que tu faz da moto. Verifica em qual estagio tua moto esta "gorda", se é na baixa, média ou na alta. Pelo que tu conta, começa verificando o giclê de baixa e posição da agulha. Não te baseia no manual, pois a nossa gasolina é muito diferente. Outra coisa a ser verificada são as palhetas, se estiverem ruins também da excesso na mistura.
A porcentagem de óleo esta ok para o óleo que tu usa.
A porcentagem de óleo esta ok para o óleo que tu usa.
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 3301
- Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Sei não, mas 15 de motul, acho muito, se não me engano 8 ja é bastante.
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
A quantidade está ok....Rafael Corretor escreveu:Sei não, mas 15 de motul, acho muito, se não me engano 8 ja é bastante.
E a cor da vela como está?
Quem sabe é só abrir um pouco a regulagem do ar...
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
pra mim ja aconteceu isso mas foi por misturar oleo a mais mesmo no tanque, mas pela medida que tu passou acredito ta certo, eu uso na minha o castrol actevo e coloco 20ml litro, ja me disseram que é bastante mas ela nao pinga nem embrulha nada...
agora diz uma coisa ela começou a fazer isso do nada ou foi mechido em alguma coisa?
isso de nao estar esquentando em baixa acho dificil, se fosse ao contrario ate tudo bem mas 2t pelo menos a minha esquenta muito mais em baixa...
meche na agulha, ar e depois gicle de baixa, mas acredito que apenas no ar tu vai resolver.
tira a vela e ve a cor dela e confere com aquele topico acho que foi o Elton que postou.
aaa ja ia me esquecendo tem certeza que é oleo que ta pingando ne? quando eu tinha a rmx eu lavei ela sem a tampa da ponteira, entrou agua no cano e essa agua parecia muito oleo quando saiu, e ficou pingando um tempo..
agora diz uma coisa ela começou a fazer isso do nada ou foi mechido em alguma coisa?
isso de nao estar esquentando em baixa acho dificil, se fosse ao contrario ate tudo bem mas 2t pelo menos a minha esquenta muito mais em baixa...
meche na agulha, ar e depois gicle de baixa, mas acredito que apenas no ar tu vai resolver.
tira a vela e ve a cor dela e confere com aquele topico acho que foi o Elton que postou.
aaa ja ia me esquecendo tem certeza que é oleo que ta pingando ne? quando eu tinha a rmx eu lavei ela sem a tampa da ponteira, entrou agua no cano e essa agua parecia muito oleo quando saiu, e ficou pingando um tempo..
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Minha experiência com 2T remonta ao anos de ouro das Agrales...e só.
Mas ao menos naquela época, vela 9 nelas aqui no RS durante o inverno, acontecia exatamente isso ai.
Com as velas 8 - no inverno - o problema acabava.
Então eu usava 8 no inverno e 9 no verão.
É claro que tem que conferir, antes de tudo, o estado da vela para ter idéia da carburação.
Num retão, gás aberto e em última marcha desligue o motor...e sem ligá-lo novamente retire a vela e confira a côr:
Marrom café com leite = mistura Ok.
Esbranquiçada = mistura pobre.
Preta = mistura rica.
Se a mistura estiver Ok, creio que o problema seja mesmo o grau térmico da vela para a nossa temperatura de inverno aqui no RS.
Mas ao menos naquela época, vela 9 nelas aqui no RS durante o inverno, acontecia exatamente isso ai.
Com as velas 8 - no inverno - o problema acabava.
Então eu usava 8 no inverno e 9 no verão.
É claro que tem que conferir, antes de tudo, o estado da vela para ter idéia da carburação.
Num retão, gás aberto e em última marcha desligue o motor...e sem ligá-lo novamente retire a vela e confira a côr:
Marrom café com leite = mistura Ok.
Esbranquiçada = mistura pobre.
Preta = mistura rica.
Se a mistura estiver Ok, creio que o problema seja mesmo o grau térmico da vela para a nossa temperatura de inverno aqui no RS.
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Estou com o Selvagem, vela muito fria e mistura ar-combustível gorda. A porcentagem de óleo está correta, 2%.
Na minha antiga DT, quando começava a apresentar esse sintoma, era problema na agulha. A agulha acabava gastando e "afinava". Se eu diminuia o giclê de alta, dava falta nos retões.
Quando você anda muito tempo em baixa ela vai na boa, mas quando você vai subir o giro é aquele fumaceiro e a moto começa a embolar, depois de umas boas aceleradas a moto limpa e vai embora na alta.
Tenta abaixar 1 ponto a agulha, e vê o estado da agulha, se ela está linear ou se está apresentando algum rebaixo no meio do curso.
Na minha antiga DT, quando começava a apresentar esse sintoma, era problema na agulha. A agulha acabava gastando e "afinava". Se eu diminuia o giclê de alta, dava falta nos retões.
Quando você anda muito tempo em baixa ela vai na boa, mas quando você vai subir o giro é aquele fumaceiro e a moto começa a embolar, depois de umas boas aceleradas a moto limpa e vai embora na alta.
Tenta abaixar 1 ponto a agulha, e vê o estado da agulha, se ela está linear ou se está apresentando algum rebaixo no meio do curso.
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
também estou com o Selvagem.....começa trocando a vela!
a mistura está ok! é a mesma que eu uso na GG e o mesmo óleo!
a mistura está ok! é a mesma que eu uso na GG e o mesmo óleo!
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Não esqueça que a giclagem pode estar certa mas se o nível da boia estiver errado ou a agulha ruim toda a regulagem fica errada.
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Depois de tudo que foi falado.
Em ultimos casos, tambem pode ser problema em um dos retentores do virabrequim.
Em ultimos casos, tambem pode ser problema em um dos retentores do virabrequim.
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Se fosse o retentor do virabrequim do lado do magneto, a mistura ficaria pobre, e se fosse do outro lado queimaria o óleo da caixa junto, o que seria facilmente percebido.rallyman escreveu:Depois de tudo que foi falado.
Em ultimos casos, tambem pode ser problema em um dos retentores do virabrequim.
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Valeu pelas dicas pessoal, a vela dela fica levemente preta e os engasgos sempre ocorrem em media e alta, os retentores do virabrequim estão Ok pois já conferi eles em uma manutenção anterior. Vou nesse final de semana conferir o nivel de combustivel e posição da agulha, pois final de semana que vem (dia 22) tem passeio em Ivoti e quero a moto afinada! Vou tirar fotos e posto aqui os resultados que obtive.
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
1) vela grau 8
2) mandar a moto em um BOM mecânico para fazer carburação. 8km/h é pouco. Deve ter algo errado ai.
2) mandar a moto em um BOM mecânico para fazer carburação. 8km/h é pouco. Deve ter algo errado ai.
-
- Membro
- Mensagens: 816
- Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Cara regula bem esta mistura empobrece , pois pelo que sei excesso de mistura lava o cilindro e faz com que nao lubrifique bem a 2T , um sintoma que o motor ta trabalhando frio e a fumaca espessa , quando a mistura ta correta a 2 tempos com motor quente nao produz quase fumaca
Mesmo se utilizando 30:1 que seria 35 ml por litro e tinha amigo que usava isso de motul 800 , a moto dele nao fazia fumaca mesmo assim por que mistura estava correta o cilindro ficava na temperatura adequada !
Mesmo se utilizando 30:1 que seria 35 ml por litro e tinha amigo que usava isso de motul 800 , a moto dele nao fazia fumaca mesmo assim por que mistura estava correta o cilindro ficava na temperatura adequada !
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Polemico! 3,5% e não fazer fumaça eh tenso.
Mistura gorda lavar o cilindro e não lubrificar também eh polemico!
Mistura gorda lavar o cilindro e não lubrificar também eh polemico!
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 3301
- Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
35ml de motul é a mesma coisa que rasgar dinheiro!
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
mosss eu uso 1% e a lambreta ainda sai fumaca so para quando ta quase fervendo!
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Esses sintomas começaram depois que desentortei as aletas dos radiadores da KDX. Correto zamba cilindo frio não deixa vaporizar e queimar o oleo 2T que sobra.
Esse lance da quantia de oleo é polemico! O negocio na minha opinião é que o oleo entra com a gasolina e adere nas paredes do cilindro, mas para isso o a mistura de oleo+gas precisa se chocar contra as paredes, mas como nem toda a mistura faz isso uma parte do oleo acaba queimando e indo embora pelo escapamento. Então não importa quanto de oleo esteja usando, o importante é que sempre esteja saindo um pouquinho de fumaça pois dai é sinal que ta sobrando um poquinho de oleo.
Esse lance da quantia de oleo é polemico! O negocio na minha opinião é que o oleo entra com a gasolina e adere nas paredes do cilindro, mas para isso o a mistura de oleo+gas precisa se chocar contra as paredes, mas como nem toda a mistura faz isso uma parte do oleo acaba queimando e indo embora pelo escapamento. Então não importa quanto de oleo esteja usando, o importante é que sempre esteja saindo um pouquinho de fumaça pois dai é sinal que ta sobrando um poquinho de oleo.
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
Uma vez o elton postou aqui... uma curiosidade.
A forma correta de saber se esta usando a quantidade suficiente ou nao de oleo 2t seria: retirando o cilindro e vericando a quantidade de oleo que fica ali banhando a região inferior da biela.
Pode não ser o modo mais facil, mas acredito que é a meneira mais correta...
só não lembro exatamente a quantidade ideal que deve estar acumulada naquela região....
A forma correta de saber se esta usando a quantidade suficiente ou nao de oleo 2t seria: retirando o cilindro e vericando a quantidade de oleo que fica ali banhando a região inferior da biela.
Pode não ser o modo mais facil, mas acredito que é a meneira mais correta...
só não lembro exatamente a quantidade ideal que deve estar acumulada naquela região....
-
- Moderador
- Mensagens: 8793
- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
Re: Motor 2T engasgando por excesso de oleo.
não sei se foi no mesmo post, mas acho que também o elton, postou um artigo dizendo que óleo 2t, quanto menos, mais a moto anda! E que não adiantava nada entupir o motor com óleo!
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 14 Respostas
- 32520 Exibições
-
Última mensagem por SPEED RACER
-
- 8 Respostas
- 6020 Exibições
-
Última mensagem por fabio blanco
-
- 5 Respostas
- 5657 Exibições
-
Última mensagem por Diguim
-
- 10 Respostas
- 7413 Exibições
-
Última mensagem por Daniel
-
- 14 Respostas
- 12530 Exibições
-
Última mensagem por ricardomoto113