Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por GustavoT »

Fala galera... joia:::

To querendo trocar o oleo e filtro da motoca eu mesmo, nao quero ter que ficar levando em mecanico toda vez que precisa trocar.. é muito trabalho pegar camionete emprestada pra levar a moto, dps tem que devolver a camionete etc, só pra trocar óleo...

Nem sei aonde fica o filtro rindo2::
Como que faz ??
Ela tem protetor de quadro, tem que tirar o protetor ??

[],s
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por GELOUS »

O filtro fica na lateral direita do motor:

Imagem

É tipo uma "bola" com dois parafusos! joia:::

O parafuso do óleo fica embaixo do motor.

Afrouxa um pouco o parafuso. Liga a moto e deixa esquentar bem. Termina de tirar o parafuso e deixa o óleo escorrer. Abre a "vareta" para escorrer melhor. Já tira o filtro também.

Depois que parar de escorrer, espere a moto esfriar, coloque o parafuso do carter, aperte, coloque o filtro de óleo novo, coloque o tanto de óleo recomendado (com a troca do filtro) e pronto.

Faça a medição do nível de acordo com a recomendação do manual e boa.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por Marcus DT »

Dependendo da moto tem mais de um "bujão". Na YZF você abre o bujão normal (carter) e mais dois de um reservatório de óleo externo (um de escorrer mesmo e outro pra sair o ar). Tem que tirar o protetor de motor sim.
Editado pela última vez por Marcus DT em 28 Outubro 2011 à45 15:48, em um total de 1 vez.
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por GustavoT »

Facim demais. danca::
A primeira troca da motoca levei no mecanico, alem de me cobrar deu maior mão de cobra pra levar a moto pra ele !!

Valeu velho!! viola::
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por guilhermeDF »

hehe eu aprendi vendo os mecanicos trocarem velho
quando vc for fica colado no cara q vc aprende

aprendi depois mecanica baixando cursos e tal depois fiz amizade com um mecanico de cg q tem aki perto de casa ai quase todo dia ia la ver ele trampa ai aprendi algumas coisa com ele e perdi meu medo de mexer na moto e fazer "M". blink:: blink::

mas foi perdendo esse medo q eu fiz algumas hehehe por exemplo tinha um parafuzo dos conduites q tava muito duro pra sair ai eu puto peguei um cano e coloquei na chave e forcei

ele saiu....................................................... só a cabeça hehhee pensa num trampo pra achar outro tive q mandar fazer no torneiro maldito ele tem um furinho no meio quem diz q a honda tem.......
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por Rafael Corretor »

Então, era isso que eu ia dizer, o lance é ficar no bico do mecânico quando ele for fazer e boa!

Não acho necessário ligar a moto para trocar o óleo, isso só fara com que o óleo engrosse e dificulte a drenagem.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por guilhermeDF »

cara teve um colega meu q fes uma parada q até hj tenho minhas duvidas foi numa lander
ele disse q foi o professor do curso de mecanica q ensinou a fazer isso agora nao sei se rola mesmo foi ele quem fez eu particularmente nunca tive coragem....

é o seguinte ele foi troca o oleo dai ele tiro o parafuso do dreno e tals até ai bele depois ele colocou de novo tiro a tampa do reservatorio de oleo e colocou um litro de tiner la dentro do motor
quando eu vi falei "ce ta doido bixo tu vai fud# esse motor"
ele falo "relaxa veio isso é pra tira o excesso de oleo q sobra e da uma limpada nos dutos...."

ele disse q faz isso a cada 5 trocas de oleo ai ele disse q tem q troca o filtro depois de colocar o tiner pq se nao estraga o novo...


a questao é alguem ja fez isso??? presta mesmo limpa duto e tals??? eu realmente tenho minhas duvidas mas foi nego "profissa" q ensino né ai eu ja nao sei se esse cara é tao profissa assim...

polemico o baguio...
Passoka
Membro
Mensagens: 99
Registrado em: 06 Agosto 2011 à17 23:15

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por Passoka »

Guilherme, isso seria um flush improvisado? doeu::
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por guilhermeDF »

pois é velho nao sei o nome ele falo q tem q fazer as vezes eu só nao tive coragem sei la achei estranho
é tipo uma lavagem do motor por dentro....
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por Wagner »

Já fiz esta limpeza interna de motor em várias motos minhas, pois já fiz até mergulho com uma RMX 250cc em uma prova de Enduro FIM. rindo3::
Um cara me derrubou dentro de uma represa com moto e tudo... doeu::

Porém quero deixar claro que sempre uso querose de qualidade, já fiz esta limpeza interna em motor de RMX, Tornado, CRF 230, DRZ 400, etc., etc.

Mais algumas dicas:
- Coloque sempre 1/2 litro a mais da capacidade do motor;
- Funcione a moto por aproximadamente 20 minutos com o querosene no motor;
- Nunca acelere a moto durante o funcionamento.

Feito isso basta drenar tudo e aguardar o motor esfriar, pois assim todo o querosene desce e não contamina o óleo novo.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por Ricardo »

Tá brincando que tu liga a moto mesmo com o querosene dentro do motor Wagner?

Então abre o motor e limpa direitinho, mas não faz isso! negativo::

Não recomenda isso pra ninguem pelamor hehehe bomba2
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por rodpinheiro »

Alguem empresta a moto pra testar essas dicas?

O Gelous pode fazer esse teste com a KXF dele, ele testa tudo la no deitamato, pode dar essa forcinha pra nos!!!.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por Wagner »

Pois é Ricardo e Rodpinheiro,

Já fiz e faço até hoje em minhas motos!

Nunca tive problemas com motores e todas as motos vendi para amigos, pois eles afirmam que trato minhas motos à cotonetes, portanto podem comprar de olhos fechados.

Muitas delas rodam até hoje com os motores originais, as que deram pau foi por radiador furar na trilha e o cara não perceber e a outra foi por abandono, pois o cara simplesmente só andava.... kkkk... e ainda é um cupim de ferro que já comeu motor de XR 400, DR 350, DR 400, etc.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por guilhermeDF »

intao wagner foi mais ou menos isso q o meu colega falo eu realmente tenho minhas duvidas um dia vo ver se faço......
vc faz com q frequencia esssa limpesa??
a moto muda alguma coisa???
q marca de querosene oou tiner vc usa???
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por Wagner »

Guilherme,

Não faço com frequência, somente quando alguma moto bebe água (quando entra água no motor, com já aconteceu algumas vezes).
Não muda nada no comportamento/funcionamento do motor, nem mesmo os discos de embreagem se danificam, porém só faço esta limpeza com querosene, nunca usei ou ouvi falar que com tinner seria possível.
Até não aconselho a usar tinner, pois ele evaporaria muito rápido fazendo o motor girar a seco, por este motivo sempre usei e aconselho fazer somente com querosene.
Sempre compro querosene com a embalagem do desenho do jacaré, acho que é da Esso.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por guilhermeDF »

Wagner escreveu:Guilherme,

Não faço com frequência, somente quando alguma moto bebe água (quando entra água no motor, com já aconteceu algumas vezes).
Não muda nada no comportamento/funcionamento do motor, nem mesmo os discos de embreagem se danificam, porém só faço esta limpeza com querosene, nunca usei ou ouvi falar que com tinner seria possível.
Até não aconselho a usar tinner, pois ele evaporaria muito rápido fazendo o motor girar a seco, por este motivo sempre usei e aconselho fazer somente com querosene.
Sempre compro querosene com a embalagem do desenho do jacaré, acho que é da Esso.

pow vc falo agora eu devo mesmo ter confundido querosene com tiner sei q ele mete alguma coisa la e lava o motor por dentro agora o q é nao sei

sera q com gazolina presta hehehehe

é ja sei nego ta pensando
"puts q q esse loco ta falando velho"

mas gosto de testar as coisas pra saber se funcionam hehehe sei la vai q da certo e se nao der q pode acontecer o motor explodir...acho dificil........
mas ai sera q rola de meter gazoza pra ver se presta Wagner testa ai pra gente seila:: seila::
f
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por Wagner »

Pô Guilherme,

Assim como o tinner que evapora rápido, com a gasolina será a mesma coisa... Naonao::

Tem que ser querosene, não queira inventar né!

Cara, se você tá com medo de fazer, não faça!

Só faço isso porque já vi muitas aplicações desta forma em equipamentos agrícolas em que meu próprio avô fazia todo o trampo e também em equipamentos de várias metalúrgicas pesadas que trabalhei, pois era comum ver os mecânicos fazerem este tipo de limpeza interna de diversos equipamentos, e claro, dos veículos utilizados nas empresas onde trabalhei, e, isso incluia as motos (CGzinhas, XLinhas, etc.) das equipes de segurança.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por Matsui »

porra guilherme ta tomando uns cha de cogumelo e cara? essa ideias sua ta muito loka veio!

doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu::
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por guilhermeDF »

Wagner escreveu:Pô Guilherme,

Assim como o tinner que evapora rápido, com a gasolina será a mesma coisa... Naonao::

Tem que ser querosene, não queira inventar né!

Cara, se você tá com medo de fazer, não faça!

Só faço isso porque já vi muitas aplicações desta forma em equipamentos agrícolas em que meu próprio avô fazia todo o trampo e também em equipamentos de várias metalúrgicas pesadas que trabalhei, pois era comum ver os mecânicos fazerem este tipo de limpeza interna de diversos equipamentos, e claro, dos veículos utilizados nas empresas onde trabalhei, e, isso incluia as motos (CGzinhas, XLinhas, etc.) das equipes de segurança.
pow wagner nao presisava esculaxar tbm né lacou:: lacou::

pensei q a gazoza tbm não evaporasse fácil igual o tíner...
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Como trocar óleo e filtro ? Moto 4t !

Mensagem por guilhermeDF »

Matsui escreveu:porra guilherme ta tomando uns cha de cogumelo e cara? essa ideias sua ta muito loka veio!

doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: doeu::

q nada hehehe
chama-se criatividade de roia bizonho hehehe
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem