Como trocar juntas do cabeçote ??

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por GustavoT »

Fala galera.

Minha moto deu uma fervida trilha passada e começou a suar água e oleo em volta do cabeçote, então a junta já era. Felizmente foi só isso, vou comprar outro kit de juntas amanhã.

Como eu comprei um kit ferramentas e estou tentando mecher em tudo que não seja interno do motor, to precisando de ajuda pra trocar a junta do cabeçote.
Já já quero eu mesmo mecher em tudo na minha moto, acho TOP. Muito melhor que ficar confiando em mecânico.

É só tirar os plásticos, banco, tirar a tampa do motor, trocar e por novamente, ou tem alguma tecnica, etc ??

Pq se for voar peça do motor pra fora eu pretendo levar pro mecânico, agora se for só tirar as peças que estão no caminho e trocar, eu mesmo quero aprender.

Até bom que dou uma checada no motor por dentro, do uma bisoiada rindo3:: no cilindro pra ver como está tudo, etc....
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por henriquejensen »

é isso aí cara...mete as caras mesmo e faz sozinho...na internet tem muita coisa pra ajudar.

Sobre a junta...acho que num tem mistério não, só toma cuidado pra não apertar demais pq com o calor o material se dilata e pode estourar as roscar se tiver muito arrochado.

Tem um pessoal aqui que manja mais dessa parte, daqui a pouco aparece alguém pra explicar melhor.
bieel120
Super Membro
Mensagens: 1111
Registrado em: 08 Março 2011 à08 18:44

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por bieel120 »

1º Pega uma faquinha, uma espátula, um pedaço de serrinha afiado na horizontal e limpa BEM a superfície do cabeçote, tirando os resíduos da junta velha;
2º Derrama um pouco de gasolina em um pano, e dá uma passada no cabeçote pra garantir a limpeza;
3º Passa uma colinha pra vedar bem, depois é só montar.

PS: Tem certeza que foi só a junta mesmo? Coloca original pra garantir.
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por GustavoT »

Primeiramente, abri o tópico no lugar errado sem querer, se os moderadores puderem realocar para o subforum correto.

Mais a parte de tirar as tampas do cabeçote é tranquila ?
Qual cola é a ideal ?

Cara, o funcionamento da moto não mudou nada, ta tudo perfeito. Único sinal que apareceu foi a junta mesmo, e a moto nem ferveu muito, quando eu vi que ela esquentou eu parei na hora, até achei estranho ter queimado a junta.

De qualquer forma já que vou abrir vou checar tudo, bom que já tenho umas peças reservas, kit pistao e mais umas frescuras e com o kit junta, dependendo até faço uma revisão preventiva. Mais quero eu mesmo desmontar até a junta, já levo a moto aberta pro mecânico e ele da uma conferida interna, ai se precisar a menina já fica pra revisão. joia:::

Vou comprar o Kit Original sim !! legal::
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por NESTOR/RS »

Movido para o Técnicas Off... joia:::
bieel120
Super Membro
Mensagens: 1111
Registrado em: 08 Março 2011 à08 18:44

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por bieel120 »

Qualquer colinha silicone, tem umas que são pra colar junta mesmo, são transparentes e não tão densas. Essa que meu mecânico usa, já montei com ela.

Pro cabeçote sair, é só tirar os prisioneiros (cálculo que sejam 4) é bom colocar um paninho na altura dos prisioneiros e dar uma batidinha de leve com o martelo em cima pra sair. Aproveita e dá uma olhada nas folgas de válvulas, na biela/pistão e afins.
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por Vidigal »

Fala Gustavao!!!
Não tem misterio, mete as caras e faz voce mesmo, daqui a pouco ta encarando serviços grandes na sua moto...
Abre lá e tira com um estilete ou uma faquinha, tira bem a junta antiga, limpa direito (cuidado pra não cair nada dentro do motor - muito cuidado) e coloca a junta nova, eu não uso cola não e não acho que precise, ainda mais silicone, vai ficar "rebarba" e vai ficar feio, só coloca ela (com cuidado, se rasgar fudeu!!) e apertar bem, o cabeçote tem que ser bem apertado!
Se for conferir pistão também, tem um canivete de lâminas, usa a de 0.10 e coloca entre o pistão e o cilindro, se passar, está na hora de trocar (dica do cascão).
Acerto das válvulas não sei como é, mais acho que vale a pena dar uma pesquisada e fazer você mesmo (e faça, as valvulas bem acertadas melhoram muito a motoca).
Na duvida posta foto pra galera te ajudar!
Abs
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por Matsui »

nao pode apertar demais, se nao me engano 3kg de torque no max.
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por OrlandoMX »

Calma ai !!!

Que moto que é pra começar ??? 2t ou 4t !

Se for 2t é mais facil q empurrar bebado na ladeira, 4t é outra historia, tem a corrente de comando, os comandos, as pastilhas, não é simples não, vai com calma meu amigo, pois uma junta pode se transformar em valvulas atropeladas e a brincadeira pade ficar feia .......
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por Rafael Corretor »

OrlandoMX escreveu:Calma ai !!!

Que moto que é pra começar ??? 2t ou 4t !

Se for 2t é mais facil q empurrar bebado na ladeira, 4t é outra historia, tem a corrente de comando, os comandos, as pastilhas, não é simples não, vai com calma meu amigo, pois uma junta pode se transformar em valvulas atropeladas e a brincadeira pade ficar feia .......
Exatamente, o Bessa esta certo!

2T Depois de tirar a tampa deixe o pistão em cima e proceda a limpeza.
Colocque a tampa em um vidro pra ver se não empenou!
Bote a outra junta (sem cola) e aperte suavemente em X

Tem certeza que não foi agua no carter? O óleo esta branco ou marrom?
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por henriquejensen »

Exatamente, o Bessa esta certo!

véi...o Bessa nem apareceu no tópico...hauheuha
Depois é o Elton que lê motococô.


Mas voltando ao assunto, o ideal era vc ver o mecanico fazendo o procedimento se vc nunca fez e nem tem ideia como faz.
Mas se a moto mal ferveu e já vazou pode ser empenamento mesmo. faça como o amim disse, use um vidro pra ver se entortou.
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por OrlandoMX »

Rafael Corretor escreveu:Exatamente, o Bessa esta certo!
Bessa é feio demais, não me xinga não vai !!!!
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por Rafael Corretor »

Rafael Corretor escreveu:
OrlandoMX escreveu:Calma ai !!!

Que moto que é pra começar ??? 2t ou 4t !

Se for 2t é mais facil q empurrar bebado na ladeira, 4t é outra historia, tem a corrente de comando, os comandos, as pastilhas, não é simples não, vai com calma meu amigo, pois uma junta pode se transformar em valvulas atropeladas e a brincadeira pade ficar feia .......
Exatamente, o Bessa (quando digo Bessa quero dizer Orlando) esta certo!

2T Depois de tirar a tampa deixe o pistão em cima e proceda a limpeza.
Colocque a tampa em um vidro pra ver se não empenou!
Bote a outra junta (sem cola) e aperte suavemente em X

Tem certeza que não foi agua no carter? O óleo esta branco ou marrom?
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por Rafael Corretor »

henriquejensen escreveu:
Exatamente, o Bessa esta certo!

véi...o Bessa nem apareceu no tópico...hauheuha
Depois é o Elton que lê motococô.


Mas voltando ao assunto, o ideal era vc ver o mecanico fazendo o procedimento se vc nunca fez e nem tem ideia como faz.
Mas se a moto mal ferveu e já vazou pode ser empenamento mesmo. faça como o amim disse, use um vidro pra ver se entortou.

Quem falou motococô foi o Leo! rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

Na boa Henrique, ta todo mundo loco!
horskov
Membro
Mensagens: 234
Registrado em: 01 Fevereiro 2011 à54 14:46

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por horskov »

a tampa d valvulas quaker um tira...ele ta falando é do cabeçote, galera ta confundindo
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por GustavoT »

a moto e 4t !!

Parte mecanica se tiver algo a ser feito, vai ser no mecanico.

Apenas a parte da junta eu tenho interesse em faz sozinho..
Só de trocar as juntas interfere nas valvulas ?
Pq elas foram checadas junto ao resto do motor a pouco tempo, nao pretendo mexer nada aí... vou aproveitar pra checar, mais quase certeza que nao tem nada pra fazer.

Valeu pela dica do vidro pra checar o cabeçote !!

Sobre apertar em X eu já sabia, ir apertando cada porca aos poucos joia:::
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por OrlandoMX »

Gustavo, não tem como tirar o cabeçote sem mexer no(s) comando(s) de valvula(honda tem 1 e as outras 2), na corrente de comando, no ponto do motor, nas pastilhas de valvula, se fosse vc levava em um mecanico, povo fala pra vc meter as caras, mas nunca nem viu um cabeçote de 4t aberto, o negocio não é simples, tb não bixo de 7 cabeças, mas tem umas manhas pra mexer ali, se montar errado fora do ponto, na primeira partida o pistão bate nas valvulas e vai tudo pro saco........
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por Rafael Corretor »

Faz assim.

Dessa vez vai ao mecânico e cola nele quando estiver fazendo o serviço! joia:::
Na próxima tu mesmo faz o trampo.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por joaogabriel »

OrlandoMX escreveu:Gustavo, não tem como tirar o cabeçote sem mexer no(s) comando(s) de valvula(honda tem 1 e as outras 2), na corrente de comando, no ponto do motor, nas pastilhas de valvula, se fosse vc levava em um mecanico, povo fala pra vc meter as caras, mas nunca nem viu um cabeçote de 4t aberto, o negocio não é simples, tb não bixo de 7 cabeças, mas tem umas manhas pra mexer ali, se montar errado fora do ponto, na primeira partida o pistão bate nas valvulas e vai tudo pro saco........
é por aí mesmo! não é um bixo de 7 cabeças depois que se pega o conhecimento prático, mas por mais que tu estude a teoria, primeira vez na hora que tu ver aquele monte de peça ali, de certeza que vai te bater o desespero
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Como trocar juntas do cabeçote ??

Mensagem por GustavoT »

putz, se tem que fazer nisso tudo, sem chance !!


se fosse tirar as peças do caminho, levantar a tampa, trocar a junta e fechar beleza, mais se inclui motor nao da pra fazer...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem