Relação WR 250F

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
enio
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 22 Maio 2006 à35 22:14

Relação WR 250F

Mensagem por enio »

Fala galera...

Minha WR tá com relação de YZ (13/49) desde que comprei e sempre achei um pouco nervosa pra mim.
Só faço trilhas e minha região é montanhosa e úmida. Muita trilha travada.
Vou trocar a relação e não sei o que fazer:
-Colocar 13/50 que é a original,
-Colocar 14/50,
-Colocar 13/51 ou
-Colocar 13/52 ?

Ontem, por exemplo, estava chovendo. Fui passar a CRF230 de um amigo e achei mais fácil que passar a minha.
Não priorizo velocidade. Como já disse, só faço trilhas e gosto de ter a moto "na mão". Tenho 50 anos e não tenho mais físico pra andar com a moto "varrendo".

E agora ???

...É isso aí.

Abração, fiquem com Deus e até.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Relação WR 250F

Mensagem por Ricardo »

Isso é um problema Enio...

O jeito de andar das importadas é mais assim mesmo, tem que entrar mais embalado, elas não permitem subir igual as 230 no tototó.

A sua moto se encurtar a relação, vai aumentar o torque, mas vai deixar ela mais nervosa ( o que você disse ser um problema).
Se alongar a relação, ela vai ficar mais mansa, sem sustos... mas ficará ainda mais longa e precisará mais velocidade pra passar no mesmo obstáculo.

Pra isso que você quer a melhor solução seria colocar um pesinho de magneto nela e manter a relação original joia:::
Rafael R.
Membro
Mensagens: 344
Registrado em: 03 Julho 2011 à05 14:59

Re: Relação WR 250F

Mensagem por Rafael R. »

Que eu lembre, o correto do kit de transmissao da moto de enduro é o seguinte:
Numero de dentes da coroa(relaçao) dividido pelo numero de dentes do pinhão. O valor da divisao deve se aproximar o maximo do numero 4. Ou seja, no seu caso, seria a relaçao 13x52, que resulta exatamente 4.
Claro que conforme maior a coroa e menor o pinhao, mais reduzida fica a moto. Porém, quanto mais reduzida, mais "nervosa" fica...

flow
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Relação WR 250F

Mensagem por Rushdb »

Rafael, acho que essa regra de divisão por 4 não é absoluta, o pois o relação depende também da relação das engrenagens da de caixa da moto.

Eu sugiro ir de relação original. Mais longa ela fica mais xoxa em baixa, ficando pior de passar em sufoco.
Mas se a relação atual é tão próxima da relação de YZ, não espere uma mudança de comportamento tão radical assim!
enio
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 22 Maio 2006 à35 22:14

Re: Relação WR 250F

Mensagem por enio »

Acho q vou colocar a original e ter sempre pneu "novo"...
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Relação WR 250F

Mensagem por Selvagem »

enio escreveu:Acho q vou colocar a original e ter sempre pneu "novo"...
aplauso:: aplauso:: joia::: aplauso:: aplauso::
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Relação WR 250F

Mensagem por Gustavo/PR »

Selvagem escreveu:
enio escreveu:Acho q vou colocar a original e ter sempre pneu "novo"...
aplauso:: aplauso:: joia::: aplauso:: aplauso::
Acho melhor comprar a 230 do seu amigo! kkkkkkkkkkkkk zoei!


Também penso que na dúvida, a original é a melhor saída.
enio
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 22 Maio 2006 à35 22:14

Re: Relação WR 250F

Mensagem por enio »

Gustavo/PR escreveu:
Selvagem escreveu:
enio escreveu:Acho q vou colocar a original e ter sempre pneu "novo"...
aplauso:: aplauso:: joia::: aplauso:: aplauso::
Acho melhor comprar a 230 do seu amigo! kkkkkkkkkkkkk zoei!


Também penso que na dúvida, a original é a melhor saída.
rindo3:: rindo3:: Voltar pra 230 não volto não... rindo2::

Aqui nessa época chove muito e tem lugar que até a pé é difícil.

Vou fazer 3 coisas: Colocar relação original,
Pneu novo e
Voltar pra academia alegre:: rindo3:: paia::

Obrigado a todos pelas dicas, abração, fiquem com Deus e até. legal::

Enio
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Relação WR 250F

Mensagem por Wagner »

Te aconselho a usar as seguintes combinações:

1ª opção: 13 x 46 = 3,54 kgf.m
2ª opçã0: 14 x 49 = 3,5 kgf.m

Isso corresponde ao torque secundário da moto. Eu sempre utilizo uma destas opções, o que mais importa e sempre levo em consideração é manter o pinhão original, pois assim você evita desgaste no guia da corrente e que a corrente trabalhe muito próximo da carcaça do motor.

Sempre utilizo em qualquer moto off (independente de marca e/ou cilindra), hoje ando de 450X e sempre meus amigos perguntam como não me canso em trilhas travadas mesmo em dias de chuvas pesadas e como consigo manter a moto sempre na mão.

Além de uma ótima carburação, a relação ajuda e muito.

Boa sorte!
enio
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 22 Maio 2006 à35 22:14

Re: Relação WR 250F

Mensagem por enio »

Wagner escreveu:Te aconselho a usar as seguintes combinações:

1ª opção: 13 x 46 = 3,54 kgf.m
2ª opçã0: 14 x 49 = 3,5 kgf.m

Isso corresponde ao torque secundário da moto. Eu sempre utilizo uma destas opções, o que mais importa e sempre levo em consideração é manter o pinhão original, pois assim você evita desgaste no guia da corrente e que a corrente trabalhe muito próximo da carcaça do motor.

Sempre utilizo em qualquer moto off (independente de marca e/ou cilindra), hoje ando de 450X e sempre meus amigos perguntam como não me canso em trilhas travadas mesmo em dias de chuvas pesadas e como consigo manter a moto sempre na mão.

Além de uma ótima carburação, a relação ajuda e muito.

Boa sorte!
Wagner, assim ela não fica "pulando" muito não?
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Relação WR 250F

Mensagem por Fujita »

enio,

tua relação já é bastante próxima da original, só 2% mais curta...
acho que o melhor a fazer é manter a relaçao próxima da original e como vc mesmo falou, fazer academia!!!!
Eu também já estou na over 50 e no meu caso a academia me ajudou muito.
enio
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 22 Maio 2006 à35 22:14

Re: Relação WR 250F

Mensagem por enio »

Fujita escreveu:enio,

tua relação já é bastante próxima da original, só 2% mais curta...
acho que o melhor a fazer é manter a relaçao próxima da original e como vc mesmo falou, fazer academia!!!!
Eu também já estou na over 50 e no meu caso a academia me ajudou muito.

Não gosto de academia mas acho q vc tá certo Fujita...
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Relação WR 250F

Mensagem por Wagner »

Enio, o que vc quer dizer com ficar pulando?
enio
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 22 Maio 2006 à35 22:14

Re: Relação WR 250F

Mensagem por enio »

Wagner escreveu:Enio, o que vc quer dizer com ficar pulando?

Muito nervosa, respondendo bruscamente.

Valeu.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Relação WR 250F

Mensagem por Wagner »

Não, com uma destas duas opções te garanto que ela ficará muito na mão.

Veja que te sugeriram fazer a divisão do número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão, é exatamente o que sempre faço, porém sempre adoto como padrão para qualquer tipo de trilha e/ou moto que tenho que o resultado sege sempre 3,5 e/ou o mais próximo possível (e nunca abaixo disso).

Minha moto por exemplo é uma Honda CRF 450X, como ela vem com pinhão original de 13 dentes, fiz a opção por uma coroa de 46 dentes.
Se fosse utilizar um de 14 dentes seria o ideal ( 49/14 = 3,5) , porém nesta configuração a corrente fica muito próxima ao guia da carcaça do motor, o que poderia ocasionar numa escapada da corrente a quebra da carcaça.

Beleza?
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Relação WR 250F

Mensagem por caco »

a original é 13 por 50 ?

lembro que diminuí 1 dente da coroa (49) e ela melhorou muito . tenta não custa muito.

a carburação também influi no comprotamento da moto.
enio
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 22 Maio 2006 à35 22:14

Re: Relação WR 250F

Mensagem por enio »

Galera, olha só:

Na relação, pra melhorar sensivelmente um lado, prejudica sensivelmente outro...

Minha WR tá com a carburação afiada, com QuickShot3 e com PowerNow. Não por achá-la "xôxa", mas para acabar com o "vazio na aceleração".
O vazio acabou, mas ela ficou mais nervosa que meu preparo físico e técnica permitem.

O Ricardo me aconselhou colocar um peso no magneto. Na net só vi peso para YZ. Depois de muito pesquisar resolvi usinar um. Fui ontem à noite para a tornearia de um amigo trilheiro e fizemos desde o saca magneto até o peso. Meia noite a moto estava montada com 230g de sobrepeso no magneto.

Depois coloco aqui minhas impressões e conclusão.

Se der certo teremos peso de WR250F e CRF 450R no mercado. legal::

Valeu mesmo galera... joia::: joia:::

Abração, fiquem com Deus e até.
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Re: Relação WR 250F

Mensagem por guiaracar »

PEso no magneto da WR 250????

suicidio!!! vai ficar lerdona!!!!
enio
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 22 Maio 2006 à35 22:14

Re: Relação WR 250F

Mensagem por enio »

Galera...

Ontem a noite fizemos trilha.
A moto está dócil sem perder a agressividade, ou seja, tem torque sem "varrer" e contiua respondendo de imediato.
Numa parte da serra onde a subida é em zig zag, pra subir de terceira tinha que subir alucinado e as vezes (quase sempre ...eheh) me perdia nos cotovelos, na reduzida ela acabava morrendo ou pedindo primeira. Ontem subi de terceira, segunda nos cotovelos, quase sem tocar na embreagem. legal::
Tá certo que num retão do estradão que ela começava a "gritar" aos 90Km/h, ontem ela começou aos 80Km/h, mas achei até bom...

Relatei tudo porque tive muita dificuldade de achar uma maneira de "dominar" minha moto. Cheguei a pensar que eu era "piloto de CRF230" e como sempre busco informação aqui quero que minha experiência sirva de informação.

É isso aí. Abração, fiquem com Deus e até.

Enio.
Brtm21
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 28 Fevereiro 2012 à14 09:01

Re: Relação WR 250F

Mensagem por Brtm21 »

Ai fera ja ouviu falar na Rekluse? embreagem automática, vc pilota a moto igual honda biz, mais quando atinge uma determinada rotação a embreagem passa a funcionar normalmente dando pra vc dar "queimadas" em curvas etc. Tenho um amigo que tem em uma CRF 450r é bom dimais, não precisa ficar queimando embreagem em trilhas de baixa. Pra subir pedras é incrível!! No seu caso acho que vai ser ideal.

Boas trilhas
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem