Torquimetro - Qual comprar

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por bessa27 »

Galera, tudo bem?

Preciso comprar um torquimetro pois os parafusos de minha moto são bem sensiveis e eu, com toda minha força de caminhoneiro, com certeza vou detonar o bagulho.

Minha duvida é o seguinte, qual é melhor, o de estalo ou o de vareta? O de estalo realmente é eficiente?

O que está me deixando mais de cara é com a escala de precisão deles. Na lista de torque dos parafusos no manual, varias entre 6Nm até 80Nm.... porem a grande maioria fica entre 6Nm e 20Nm.

Ou seja, quando olho um torquimetro de vareta, geralmente eles vão até 150Nm, o que deixa a escala muito grande, sendo dificil diferenciar um torque de 5, 10 ou 20Nm na escala.

Alguem tem um bom modelo pra me indicar?

Valeu
felipeschwantz
Membro
Mensagens: 712
Registrado em: 20 Janeiro 2005 à33 10:08

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por felipeschwantz »

O torquímetro de vareta, é ruim de usar, ainda mais com medidas de torque muito baixas, pois você vê o torque pela deflexão da vareta, recomendo o de estalo, tem alguns a venda no mercado com escala de 2 Nm até 25Nm, acredito que esse seja o ideal para o seu uso.

O ruim que um torquímetro bom ( GEDORE ) de médio porte, ta na faixa de R$ 500,00 , tem outras marcas conhecidas, mas GEDORE é GEDORE !!!

Outro detalhe, que essas equipamentos exigem uma calibração no minimo uma vez ao ano, é uma ferramenta muito útil, mas exige um certo cuidado e manutenção.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por bessa27 »

Fala ae Felipe!

Então, meu uso não vai ser profissional... ele vai ser usado 1 vez por mes, dentro de minha pequena oficina.

Quero a cada 10 horas, reapertar o parafuso no torque correto. Ja vou usar Loctite 243 neles, porém no torque correto.

Não queria gastar muito, mas tbm não queria algo que não funcionasse.

Mas ja vi que vou ter que comprar um de estalo.... diz ae... alguem tem usado ferramentas Lee? É um chines mas meus amigos tem falado bem delas
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por caco »

olha a dica aí, sempre usar torquímetro para os apertos.

eu não tenho e meu mecânico tambem não... raivinha::

mas se numa bengala de alumínio o cara apertar demais a mesa a bengala pode entortar e a suspa ficará trancada sem poder seguir seu curso, isto procede ?
for os parafusos que o povo quebra, rosca de alumínio do cárter que espana, etc...
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por Leo Racing »

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... maleta-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

para apertos pequenos vai sem medo.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por guilhermeDF »

leov8 escreveu:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... maleta-_JM

para apertos pequenos vai sem medo.
é bem um desse ai que to querendo comprar pra uns apertos mais precisos...

ei leo vc tem um desses?? presta mesmo ??? aki ele ta uns 120 acho que do mesmo.....
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por cascao »

Bessa, realmente essa é uma escolha difícil. Não dá para conciliar o preço do torquímetro de vareta com a precisão e facilidade de uso do de estalo. MAS você pode procurar um torquímetro de relógio que tem precisão suficiente para os serviços que você pretende fazer e não é tão caro como o de estalo. O problema é que ao apertar o parafuso, você precisa ficar de olho no relógio o que nem sempre é prático por causa da posição.

Uma outra possibilidade é o digital para usar com cabo de força. Procure por torque 1/2 digital no ebay.

Eu tenho um Gedore de vareta já a uns 10 anos. Acho que é uma boa compra pelo custo x benefício e a precisão é beeem melhor que apertar na mão.

Aferição. Pela quantidade de vezes que o torquímetro será usado, você não precisa de aferí-lo todo ano. Aferição é caro e para o nosso serviço, não precisamos tanta precisão. Por isso, com um pouco de criatividade, matemática e uma balança você resolve.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por bessa27 »

guilhermeDF escreveu:
leov8 escreveu:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... maleta-_JM

para apertos pequenos vai sem medo.
é bem um desse ai que to querendo comprar pra uns apertos mais precisos...

ei leo vc tem um desses?? presta mesmo ??? aki ele ta uns 120 acho que do mesmo.....
Não tem ele em unidade métrica?
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por bessa27 »

cascao escreveu:Bessa, realmente essa é uma escolha difícil. Não dá para conciliar o preço do torquímetro de vareta com a precisão e facilidade de uso do de estalo. MAS você pode procurar um torquímetro de relógio que tem precisão suficiente para os serviços que você pretende fazer e não é tão caro como o de estalo. O problema é que ao apertar o parafuso, você precisa ficar de olho no relógio o que nem sempre é prático por causa da posição.

Uma outra possibilidade é o digital para usar com cabo de força. Procure por torque 1/2 digital no ebay.

Eu tenho um Gedore de vareta já a uns 10 anos. Acho que é uma boa compra pelo custo x benefício e a precisão é beeem melhor que apertar na mão.

Aferição. Pela quantidade de vezes que o torquímetro será usado, você não precisa de aferí-lo todo ano. Aferição é caro e para o nosso serviço, não precisamos tanta precisão. Por isso, com um pouco de criatividade, matemática e uma balança você resolve.
Então, não encontrei um de relogio que vai de 5Nm até 100Nm..... já estou quase desistindo.

Queria um que iria de pelo menos 5Nm até uns 50Nm então.... vc sabe de algum?
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por Fujita »

Bessa, já consultou na Importecnica?

http://www.importecnica.com.br/torquimetro.html
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por OrlandoMX »

Bessa tb to querendo comprar um, faz o seguinte, compra 2 q te deposito, confio no seu poder de analise e compra, manda ver ......
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por bessa27 »

Galera, achei a solução do problema.

Um torquimetro digital..... ele não é de estalo, porém é mais preciso e apita quando chega no torque.

O bom é que ele vai de 5Nm até 200Nm............ou seja, consigo meter na moto inteira... n~]ao havendo a necessidade de comprar 2 ou 3 torquimetros.

Ele é tipo acoplamento.

Acho que posto no brasil ele custa R$140,00 vale apena, pois o torquimetro digital mais barato que eu achei era R$300,00 e teria que ter 2 para ter o mesmo range, ou seja R$600.

Orlandim, veja se vc quer

http://www.ebay.com/itm/AC-Delco-ARM602 ... c6&vxp=mtr" onclick="window.open(this.href);return false;
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por OrlandoMX »

Quero sim, sera q conseguimos no mesmo frete ?? So nao entendi como ele funciona, nao vi alavanca ????
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por Matsui »

nooo que loco esse toqrquimetro eim muito chik e bom que nao prescisa aquela alavancona dos infernos, cabe ate no bolso esse ai, curti demais, se pudesse ia comprar um tb.
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por Fujita »

Esse torquimetro que o Bessa postou aí não é para ser usado só ele. Tem que ter um jogo de chaves de soquete, ele vai entre a alavanca da chave e a boca soquete.

Imagem
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por bessa27 »

OrlandoMX escreveu:Quero sim, sera q conseguimos no mesmo frete ?? So nao entendi como ele funciona, nao vi alavanca ????

Então, ai vc ja tem que ter uma catraca..... mas isso vc tem uai!

Ele ja vem os adaptadores de 1/2.

Na KTM só vai usar soquete 6, 8, 10, 13.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por bessa27 »

Fujita escreveu:Esse torquimetro que o Bessa postou aí não é para ser usado só ele. Tem que ter um jogo de chaves de soquete, ele vai entre a alavanca da chave e a boca soquete.

Imagem

To ligado, eu tenho um jogo Gedore de chave e soquete
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por bessa27 »

Galera, comprei esse torquimetro aki.... olha que tesãozinho!!!

http://www.youtube.com/watch?v=WtHErEsYMps" onclick="window.open(this.href);return false;
agm2112
Membro
Mensagens: 347
Registrado em: 06 Junho 2006 à30 21:53

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por agm2112 »

Po... eu tenho um torquimetro de estalo da Lee Tools, mas vou comprar esse aí.... Pra parafusos menores, como a tampa da embreagem, é impossível usar um torquimetro de estalo grande, pois ele não "estala" com torques muito baixos, como os 8.8nm exigidos pela minha moto...
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Torquimetro - Qual comprar

Mensagem por Selvagem »

bessa27 escreveu:Galera, comprei esse torquimetro aki.... olha que tesãozinho!!!

http://www.youtube.com/watch?v=WtHErEsYMps" onclick="window.open(this.href);return false;
E aí Bessa, já recebeu o torquimetro? Também quero comprar e este me pareceu muito legal.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem