Modificações Pós-Trilha

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
luised94
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Fevereiro 2012 à27 22:41

Modificações Pós-Trilha

Mensagem por luised94 »

Fala galera.. Ontem fiz minha primeira trilha depois de ficar uns 6 meses dando volta em plantações de pinus. Saímos em 4 cabocos do posto as 8h da manhã e só conseguimos voltar para o posto la pelas 9h da noite devido a alguns problemas que aconteceram...
Umas das motos estava com problema na partida e só pegava no tranco. E em alguns lugares tivemos que voltar bastante para trás para poder fazer ela funcionar. Fora as tantas vezes que a corrente da minha moto caiu.

Agora, para não passar raiva na próxima trilha eu pretendo comprar e levar alguns itens básicos, ferramentas, parafusos etc.. E queria a ajuda de vocês.

Começando pelo pinhão/coroa/corrente. Eu procurei um pouco e vi que tem 500 tipos dos 3. E como a minha moto são várias peças de outras motos não sei direito o que comprar. Já que nos sites que olhei cada item é especifico para cada moto.

O pedal de cambio, mesmo estando no talo o parafuso, quando precisava diminuir as marchas ele ia pra baixo e passava da pedaleira.

Farol. Saímos da trilha la pelas 7:30 e para passar um pedaço pequeno de chão levamos muito tempo já que de 3 motos que tinham 0 funcionaram quando precisamos. (Antes de sair do posto as 3 estarem com os faróis funcionando).

Cordas para colocar nos paralamas. Já vi rédia, pedaço de cinto de segurança, sacola, pedaço de roupa etc..

5 Olhando agora pouco nos sites de peças, vi os guias de corrente e queria saber como eles funcionam. (Funcionalidade/Eficacia), já que o nome diz tudo.

Pedaleira maior.

Ferramentas, parafusos.
(Ferramentas) Até tinham algumas paradas que revolveram nossos problemas. Mas como os zipers da mochila quebraram, as ferramentas acabaram caindo em algum lugar da trilha. E da próxima quero levar minhas próprias ferramentas.

(Parafusos) O protetor de mão da minha moto perdeu dois dos parafusos e ficou solta. Sem contar dos parafusos do pinhão, freio, aletas etc.. que ficaram no caminho.

-----------------------------

Itens de simples e de extrema importância:

1 Quando precisávamos dar tranco na moto, como não tinha nenhuma corda, ficávamos empurrando aquela desgraça. (Cordas)
2 Se um pneu furasse não tinha nada o que fazer. (Câmaras de ar, veda pneu..)
3 Algumas vezes a corrente caiu e enroscou e já estava escuro. (Lanterna, pilhas..)
4 Passamos por lugares legais e bonitos, aconteceram vários tombos fortes e engraçados e não tivemos como registrar nada. (Câmera)


Apesar de eu ter lido várias dicas aqui no fórum, na hora não me lembrei de levar esse tipo de equipamento. Só fiz uma revisão geral da motoca. E também queria saber o que mais é importante de levar.

Vou ler mais agora o fórum e não deixar somente no papel o que eu leio.

Obrigado antecipado!
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por Rushdb »

Coroa = existe 3 tipos: aço (marbarata e durabilidade boa), alumínio (cara, leve e durabilidade menor que a de aço) e a bi-metal, que junta as qualidades das duas, com preço mais puxado...

SEMPRE ande com uma emenda de corrente. Um alicate faz bem na hora que vc precisar (recomendo o alicate de pressão pequeno que se vende por aí...)

Pedal de cambio: tire um bife dele e parafuse,,, ja ja alguem posta uma foto do esquema que deve ser feito....

Farol: Geralmente são 2 defeitos possíveis: lampada queimada (troque) e veja quanto de tensão a lampada ta recebendo QUANDO VC ACELERA. Se passar dos 13,5v, seu retificador/regulador foi pro espaço. De CG descartável custa R$30 reais...

Guia de corrente fica na roda de tras... Maioria das motos tem...
Um treco bom que minha moto já vem original é um "guia de corrente" que fica no pinhão. Ele evita que a corrente embole no pinhão, problema comum de quando solta/arrebenta... Esse treco vale cada centavo do que custa...

Ferramentas: Chave boca 8/10/12 + fenda + philips + allen 3,4,5. Faz bem enrolar silvertape nela mesmo e levar... Durepoxi vale ouro quando vc abre um rombo na carcaça do motor... Não custa levar...
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por Matsui »

cara aqueles spray de salvar camara de ar eu nao recomendo pois comprei um e nao funcionou dai ja eras 20 reais.
Brunø
Super Membro
Mensagens: 1663
Registrado em: 23 Novembro 2009 à08 19:41

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por Brunø »

Matsui escreveu:cara aqueles spray de salvar camara de ar eu nao recomendo pois comprei um e nao funcionou dai ja eras 20 reais.
reparo de pneu tem que ser o motul esse funciona mas é bem mais caro, os baratinhos nem adianta comprar que é jogar dinheiro fora
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por Juliano »

Pelo relato suponho que a sua moto seja uma DT180!
Guino Tornado
Membro
Mensagens: 75
Registrado em: 11 Abril 2012 à12 17:57

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por Guino Tornado »

Matsui escreveu:cara aqueles spray de salvar camara de ar eu nao recomendo pois comprei um e nao funcionou dai ja eras 20 reais.

Eu também não recomendo, nem do mais baratinho muito menos o mais caro... já tive a infelicidade de testar os dois, e não adiantou nada.....
luised94
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Fevereiro 2012 à27 22:41

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por luised94 »

Juliano escreveu:Pelo relato suponho que a sua moto seja uma DT180!
É uma Nx150 com motor da XR200... Ela aguentou bem. A não ser pelo fato de ter caído várias vezes a porcaria da corrente..

A que estava com problema na partida é uma Sahara com motor de XR200 também. E as outras eram uma XTZ e uma Tornado..
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por Matsui »

xr 200 lacou:: lacou:: lacou:: lacou::
Brunø
Super Membro
Mensagens: 1663
Registrado em: 23 Novembro 2009 à08 19:41

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por Brunø »

Guino Tornado escreveu:
Matsui escreveu:cara aqueles spray de salvar camara de ar eu nao recomendo pois comprei um e nao funcionou dai ja eras 20 reais.

Eu também não recomendo, nem do mais baratinho muito menos o mais caro... já tive a infelicidade de testar os dois, e não adiantou nada.....
ja usei o motul e funcionou perfeitamente, rodei o dia inteiro com o pneu reparado e enchido pelo reparo da motul. Tem que seguir as instruções da aplicação bem certinho legal::
luised94
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Fevereiro 2012 à27 22:41

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por luised94 »

[quote="Rushdb"][/quote]

Pinhão, coroa e correntes funcionam em qualquer moto? Ou algumas tem os furos diferentes?
Gabrielsul
Membro
Mensagens: 982
Registrado em: 28 Julho 2011 à53 14:39

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por Gabrielsul »

Cara, recomendo que antes da trilha, leve a moto no mecanico e fale: DEIXA PRONTA PRA MIM NAO ME ENCOMODAR!
isso é a primeira coisa que uma pessoa que faz trilha deve fazer.
se for despreparado e na louca, vai dar esses pipinos ai mesmo.
CLARO QUE! imprevistos acontesem, mais oque puder fazer pra nao contribuir com os imprevistos faça!
Guia de corrente não pensa nem 2x antes de compra, compra um e bom!
ajuda muito mesmo na trilha.
leve corda sempre.
Agua e como voce anda a noite lanterna, de preferencia aquelas de Led que da pra por no capacete fica mt bom.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por bessa27 »

Rushdb escreveu:Coroa = existe 3 tipos: aço (marbarata e durabilidade boa), alumínio (cara, leve e durabilidade menor que a de aço) e a bi-metal, que junta as qualidades das duas, com preço mais puxado...
Soh reforcando que ainda existe a coroa de Chromo e a coroa de Titanium
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por Rafael Corretor »

luised94 escreveu:
Rushdb escreveu:
Pinhão, coroa e correntes funcionam em qualquer moto? Ou algumas tem os furos diferentes?
Existe basicamente a diferença de passe ou seja 520 ou 428.

Pinhão de honda das "antigas" servem nas yamahas das "antigas" também
Coroa não!
Miguel151
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 31 Julho 2012 à39 11:26

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por Miguel151 »

vou te dar uma dica boa pra a nx xr etc, no cubo traseiro ela tem um sistemas de buchas com uma chaveta grande que prende no lugar, coloque uma coroa de 48 dentes com passe 520 e fure o cubo fora a fora, jogue fora as buchas e coloque parafuso de aço 8.8 pasante com porca que tem trava se não uma forçada a mais e teu cubo vira pedaço e um bom guia de corrente eh claro
Gato a Jato #53
Membro
Mensagens: 860
Registrado em: 18 Novembro 2011 à28 13:05

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por Gato a Jato #53 »

o cubo da minha está assim, quando comprei já veio desse jeito, até então não tinha entendido o pq que tinham feito isto, mas depois analizando outras xrs de colegas meus, vi que aquele sistema de bucha qualquer coisa o cubo vai pro saco mesmo, a minha o parafuso entra num lado e sai do outro, e não ficou tão feio, se precisarem de fotos avisem...
ZEROOP
Membro
Mensagens: 448
Registrado em: 26 Setembro 2011 à43 15:17

Re: Modificações Pós-Trilha

Mensagem por ZEROOP »

Xr não tem jeito quebra o cubo mesmo, tenho que furar o cubo da minha quando quebrou comprei outro pq o freio usar ou não era a mesma coisa, não que tenha mudado muito, mas já ficou menos pior.

foi bom ler aqui que tenho que reforçar.


joia:::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem