[AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escapar

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

[AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escapar

Mensagem por PERUCH »

Galera, estou com um problemão e não sei se é cisma ou é verdade.

Montei a CRE 300i.. andei com a suspa original e obviamente era uma M.
Meu mecânico botou válvuva emuladora, óleo 7,5W e andei, ainda achei meio molenga.
Mecheu de novo, regulando a válvula e melhorou...

Usou um guidão Oxxy Super Fat Bar (Modelo mais alto) ainda com um alongador com avanço.

Assim, tentar explicar...

Parece q eu não consigo controlar a moto, botar ela onde eu quero.. ela parece q pesa pros lados as vezes qdo vou andar no meio de erosões... fico brigando com ela...

Nos buracos e tal, ela ta absorvendo legal, sabado passado andamos bem forte em pedras, erosões.. ela ta funcionando legal.... mas à descer... morro abaixo ela fica firme... mesmo em pedras soltas... colo a mão no acelerador e ela ta fazendo o trabalho certinho...

Mas qdo é subida, ou curvas, parece q a frente tá solta... sei lá.. nao sei como explicar... ela parece q fica meio locona...

Será q pode ser o alongador com avanço ?
Penso que pode ser, pois sem o avanço o peso fica mais atrás... é mais fácil eu jogar o peso em cima do guidão... e com o avanço os braços ficam mais esticados, e não dá de forçar o guidão p baixo....

Não sei mais o q faço...
Vou ter q tirar o avanço.. andar com ela só com o Guidão e adaptador original e ver se noto a diferença... se não adiantar vo meter fogo na suspa e meter uma invertida.

Alguem pode me dar uma ajuda ?

Talvez precise de uma preparação melhor na suspa, como colocar uma mola reforçada ?

Tenho 120 Kg.. equipado bota uns 125 Kg.

Mas se a XRE 300 original tem 151 Kg creio q a suspa não seja a mesma da Tornado, já deve vir com um UP né ?

E aí, alguma sugestão ??

Toi mto confuso... aheauehae
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por superagro »

Acho que vc mesmo respondeu sua pergunta, tira o alongador com avanço e da uma volta.
Aconteceu isso comigo uma vez, coloquei o alongador em uma 230 e ela parece ter ficado com a frente mais boba ainda do que original, dai foi só uma questão de tempo pra acostumar.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por PERUCH »

Pois é... vou ter q andar sem o avanço p ver..

To ficando véio também, ando com medo de andá com a mão no talo... mas tb pq nao to com muita segurança ainda com essa moto... ando forte, mas chega numa curva... ja travo os freio e faço ela bem tiozão... enquanto isso meus amigos me passam.. ai depois tenho q por o 300i berrar alto p buscar eles de novo (isso nos peguinhas nas trilhas q fizemos.. hehehehe)

Já em descidas não tem p ninguem, não sei, me dou bem, largo a moto e deixo ela ir, ainda acelerando... acho q o meu peso extra ajuda.. ahhaahahah
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por Zenha »

Eu não sei Peruca , mas de longe parece mais uma questão de posicionamento sobre a moto , será que nas subidas vc não esta ficando demais não ?


Eu passo mais de 50% do tempo tentando me posicionar bem na moto , dá um diferença gigante , quando vc esta errado não tem suspensão que preste , sei la da uma tentada de cumprir a regra básica , subir corpo na frente , desce corpo La atrás ...
CAVAZZA
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 26 Outubro 2012 à07 16:36

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por CAVAZZA »

Tambem acho que VC deveria verificar o posicionamento na moto pois sabemos que a distribuição de peso ( PEDALEIRAS, banco, guidon- depende do apoio em cada situação) vai influir na reação esperada da moto.
Por falar em PESO.... o seu peso corporal ou do Equipamento que VC usa está errado pois o final de 125Kg não está correto! Naonao::
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por synval »

Alongadores avançados forçam o braço a ficar esticado sem dobrar, e é muito ruim prá curvar.
Utilizo alongador, mas não o avançado.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por PERUCH »

Zenha escreveu:Eu não sei Peruca , mas de longe parece mais uma questão de posicionamento sobre a moto , será que nas subidas vc não esta ficando demais não ?


Eu passo mais de 50% do tempo tentando me posicionar bem na moto , dá um diferença gigante , quando vc esta errado não tem suspensão que preste , sei la da uma tentada de cumprir a regra básica , subir corpo na frente , desce corpo La atrás ...

Zenha, essa é a regra básica p todo trilheiro.. principalmente qdo vc começa com uma DT 180 e na hora de subir um morro joga o corpo p tras.. .aehauehaueae

Eu to sempre tentando achar posição ideal... mas nesse caso ja tentei, e obviamente numa curva qdo eu jogo "os cocos" la no bocal do tanque e forço o guidao, é qdo eu consigo fazer a curva melhor nas trilhas... por isso to achando estranho....
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por Leo Racing »

Cara eu sempre andei e ando com susp com oléo 15w , fica bem dura , mas nas canaletas,urvas a moto vai certinha .
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por henriquejensen »

Perucão, essas molas da suspas não estão fracas demais pra 125kg?
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por Leo Racing »

tenta calçar elas ..
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por NESTOR/RS »

Peruch...antes de qualquer coisa, tire os alongadores com avanço e depois nos conta se mudou ou não.
Fazer uma mudança por vez, nos dá a certeza do que estava atrapalhando...ou ajudando.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por PERUCH »

Pessoal..
Valeu pelas dicas ae... até aqueles q me chamaram de rôia por tabela.. aehaeuhaeuhaeuhae
Brinks.

Vou fazer cada etapa por vez, Domingo q vem agora tem a ultima etapa da Copa MTC, vou tirar o alongador com avanço, deixar só com o adaptador normal q vem no guidão... ai vou ver.. vai ficar ruim p pilotar em pé... e eu ando uns 70% do tempo em pé... mas numa prova, ando mais sentado até...

Vo postando os resultados aqui

Abraço
mgarcia
Super Membro
Mensagens: 1066
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à55 10:22

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por mgarcia »

Peruch, desculpa a pergunta 100% boba , mas que calibragen tu ta usando no Pneu dianteiro? isso ta parecendo que o teu alongador avançado está tirando um pouco da precisão, mas parece que o pneu ta muito cheio e fazendo a moto em linha reta a suspensão trabalhar certinho e nas curvas tirando a derencia, sei lá posso estar enganado mas ve a calibragen do teu pneu, blz!!
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por PERUCH »

mgarcia escreveu:Peruch, desculpa a pergunta 100% boba , mas que calibragen tu ta usando no Pneu dianteiro? isso ta parecendo que o teu alongador avançado está tirando um pouco da precisão, mas parece que o pneu ta muito cheio e fazendo a moto em linha reta a suspensão trabalhar certinho e nas curvas tirando a derencia, sei lá posso estar enganado mas ve a calibragen do teu pneu, blz!!

Bem lembrado mgarcia...
Logo no começo da trilha eu estranhei a moto, ai qdo paramos num posto eu calibrei, estava com 16 libras... e não sei porque, pois na ultima prova q andei umas 3 semanas atras eu botei 14 libras... e meu mecanico não mexeu na calibragem... caraio, será q encheu sozinho ?

Ai eu botei 13 libras...(com 120 kg em cima, coitado do meu aro) assim, mudou bem pouca coisa, mas ainda estava estranha a frente da moto.

Abraço
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por synval »

Detalhe, se for pneu rinaldi na dianteira, a frente fica boba.
Apanhei mto com rinaldi na frente, até colocar o MC 4 que dá de 1000.
roceme
Membro
Mensagens: 612
Registrado em: 16 Maio 2008 à16 10:16

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por roceme »

synval escreveu:Detalhe, se for pneu rinaldi na dianteira, a frente fica boba.
Apanhei mto com rinaldi na frente, até colocar o MC 4 que dá de 1000.
Peruch, estou acompanhando pq tenho este mesmo sentimento com minha moto.

Synval, será mesmo tão diferente? Estou com Rinaldi e agora fiquei curioso.

Quem sabe na proxima troca coloco um outro.

abs
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por PERUCH »

To usando Rinaldi SR 39 na frente e atrás.

Mas creio q o pneu ja influencia qdo a moto fica com a frente bobo, tipo numa subida não tão inclinada... parece q fica mto leve, e se tiver uma curva nessa subidinha leve... q vem de alta.. tipo 3ª marcha mão na soca... uma simples curva parece q a dianteira não "agarra".. fica empurrando p fora da curva.... dá uma tensão pq fico beliscando o capeta toda hora... o barranco vai passando perto das pernas.. aehaeuhaeuhaeuhae
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por synval »

Roceme, venho da escola antiga que utilizava os garacross da Pirelli que tinham a lateral do pneu mais alta e dura, o que deixava a frente da moto sempre na mão e no lugar que vc. colocava, sem ficar dançando. O ponto negativo do garacross era entrar na curva e a frente escorregar, porque os cravos eram mto juntos. Quando o modelo saiu de linha, esperimentei os Rinaldi e o problema da frente dançar(zig-zag) com 14lbs nunca desapareceu, e considero esta característica um tanto perigosa, pricipalmente na hora de descer. Parti então para o MC-5 e depois para o MC-4 que para o meu perfil, se encaixou mto bem. Lá atrás utilizo Rinaldi RMX, porque adquiri quatro novos, numa compra coletiva com a galera, mas vou experimentar o Strong que aparentemente e mais macio.
De um modo geral o Pneu Rinaldi tem um custo benefício razoável(JÁ FOI MELHOR) porém é mais pesado que os demais, e quando chega a meia vida, a borracha por ser mto dura, prejudica o grip. Nesta hora, a faca quente de cortar gomos é o indicado.
Rinaldi prá mim, só na trazeira !!
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por Selvagem »

A regra mais básica em se tratando de suspa é começar com as medidas do SAG. Já fizeste isto Peruch?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [AJUDA] Suspensão Estranha/Frente da moto querendo escap

Mensagem por PERUCH »

Selvagem escreveu:A regra mais básica em se tratando de suspa é começar com as medidas do SAG. Já fizeste isto Peruch?
Vou fazer isso amanha.
Ontem fui la no meu mecanico p fazer o SAG, tirar o alongador e trocar a lã de vidro da minha ponteira. Mas ele tinha um compromisso e teve q sair, ai fiquei la na oficina dele sozinho, tirei o alongador e botei o adaptador normal do Oxxy, tirei a ponteira e tal.. mas nao fiz o SAG.

Vamos ver no q dá 5ª Feira
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem