Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
bruno
Membro
Mensagens: 967
Registrado em: 10 Janeiro 2006 à44 16:55

Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por bruno »

Td bem pessoal? Como já sabemos as KTM's XC e XCF vem com WP câmara dupla, e as XCFW e EXC vem com WP câmara simples.

Muito se fala que a Câmara dupla é superior à câmara simples. No entanto, em um papo com um importador de KTM de Brasília, a informação que obtive foi de que a Câmara Dupla é superior em situações de velocidade alta, como nos casos de cross country.

Já a Câmara simples segundo a mesma fonte, seria superior em trilhas com velocidade reduzida.

O fato é que ate mesmo os importadores falam abobrinhas de vez em quando, e gostaria que os mais entendidos falassem sobre o assunto.

Abraço!
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por Rushdb »

A diferença basica é que no camara dupla vc tem óleo pra lubrificar as peças móveis e outro pra fazer o amortecimento em um compartimento separado pressurizado.
No convencional, é um óleo só pra tudo. O problema é que gera "bolhas" de ar durante a "agitação" do óleo, podendo causar mais contaminação, cavitação, etc. Essa separação da camara dupla gera um amortecimento mais consistente e regular, mesmo sob uso severo (MX e XC é muito mais arregaçante que Enduro pra suspensão).
O problema da c.dupla é custo de manutenção maior, sistema mais complexo ($) gerando maior necessidade de mdo qualificada. Os intervalos de manutenção eu não sei se são mais curtos, só olhando o manual das XCF e XCFW pra saber...

Particularmente eu não vejo nada de "outro mundo" na camara dupla.
Nunca andei pra valer mesmo numa XCF, só um rolé curto, então não é parametro nenhum, porque não regulei a suspensão pra mim...

Acho que uma suspensão câmara simples bem reguladinha na mão de meros mortais seja "idêntica" a uma câmara dupla...

Bem diferente mesmo é o sistema que veio nas Kawas novas, só com ar comprimido ao invés de molas... Mas eu já tive uma bike com suspensão a ar (sem molas), e pqp... deu uma manutenção fdp!!!
bruno
Membro
Mensagens: 967
Registrado em: 10 Janeiro 2006 à44 16:55

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por bruno »

Ai que tá Rushdb, pra mim, mero mortal, não consigo ver diferença entre uma e outra...
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por Selvagem »

As novas WP cartucho fechado que estão equipando as Six Days 2013 são denominadas 4CS. É uma nova geração de suspa baseada no conceito de mola de um lado e óleo de outro.

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... h_e9OVHfmo

O que o Rush falou é verdade, a suspa câmara dupla é mais complexa, exige uma mão de obra mais qualificada, mas também apresenta melhor desempenho. Sobre notar ou não diferença para a câmara simples, é algo controverso, afinal praticamente todos os usuários aqui (menos o Zenha, hehe) não usufruem de tudo o que as especias podem proporcionar e mesmo assim sempre buscam algo melhor.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por Selvagem »

Elton escreveu:qual será o modelo da suspensão da ktm 150 sx 2010?
WP 48mm câmara dupla.
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por Zenha »

Selvagem escreveu:As novas WP cartucho fechado que estão equipando as Six Days 2013 são denominadas 4CS. É uma nova geração de suspa baseada no conceito de mola de um lado e óleo de outro.

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... h_e9OVHfmo

O que o Rush falou é verdade, a suspa câmara dupla é mais complexa, exige uma mão de obra mais qualificada, mas também apresenta melhor desempenho. Sobre notar ou não diferença para a câmara simples, é algo controverso, afinal praticamente todos os usuários aqui (menos o Zenha, hehe) não usufruem de tudo o que as especias podem proporcionar e mesmo assim sempre buscam algo melhor.
Ahhhh vai te cata selvagem , o Zenha até parece viu ...

Sobre a questão ai eu concordo em partes eu nao acho que sobre nenhuma hipótese a câmara dupla e pior que a simples , eu acho a câmara dupla mais polivalente com alguns cliks ela se transforma completamente , de Maria mole total para uma top de MX .

A simples sente menos as regulagens , eu acho que quando vc comprar uma simples de enduro , suas chances de sair bem em uma pista de Mx sao menores .

Agora Bruno esta moto que eu comprei de vc veio com a susp toda errada , nao sei quem te da umas dicas ai , mas nesta estava tudo de Cabeca para baixo
bruno
Membro
Mensagens: 967
Registrado em: 10 Janeiro 2006 à44 16:55

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por bruno »

Taaahhhhh Zenha eu sei tava mesmo ruim a suspa... Antes de vender um cara aqui disse que sabia muito de suspa e mexeu nos cliques... E foi na ultima trilha que fiz com ela, no final na trilha... Depois levei ela pra vc...

E outra eu não manjo p. Nenhuma de suspa... Agoooora que liguei pro Minho e ele me passou uma configuração básica de cliques e que vi muita diferença... Aos poucos vou pegando o jeito! Hehhehe
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por Zenha »

Ficou estranho o que eu escrevi , mas eu ACHO que em qualquer situação a camara dupla é no minimo igual a simples , pior nunca .

Bruno vai testando sem perder a base que vc aprende joia::: joia:::
bruno
Membro
Mensagens: 967
Registrado em: 10 Janeiro 2006 à44 16:55

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por bruno »

Pior nunca mesmo! mas creio que, se formos pensar pela lógica, porque todas as KTM´s então não vinham com câmara dupla???

Acho que cada uma tem a destinação especial do seu uso, obviamente nada impede de usar uma XC na trilha ou ou uma XCF-W no cross country.

É só que eu ACHO rs... e esse "achismo" vem pela lógica!
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por Rushdb »

Bruno, li num site que é por questão de custo...

As SX vem sem partida, descanso, farol, uma penca de coisas, então dá pra botar uma suspensão mais cara...
O que não justifica, se não ja teriam lançado uma EXC limited edition custando o dobro e com diferencial de suspensao camara dupla, ehehhehe
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por Zenha »

Custo claro , mas acho que breve todas serão camara dupla , menos a Husaberg que ja vem um passo a frente das outras Ktms sempre um passo a frente joia::: joia:::
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por rallyman »

Alem da camara dupla ser mais eficiente, senti muita diferença na questão de formação de bolhas de ar. Na simples forma muita bolha, endurece muito a suspensão durante a trilha.

Quanto ao papo de importador/vendedor eu nem escuto oque esses caras tem pra dizer. rindo3:: rindo3::
A única questão que eles realmente dominam é a % de lucro sobre a venda.
Pedro07
Membro
Mensagens: 996
Registrado em: 25 Julho 2011 à58 00:56

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por Pedro07 »

Faz uma videoaula tio Zenha!
rindo3:: rindo3:: rindo3::
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Suspensão WP - Câmara Dupla x Câmara Simples

Mensagem por henriquejensen »

Me falaram que essas suspas com mola de um lado e óleo de outro é dura pra caraio original...rs
O mesmo pras novas com calibração a ar.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem