Galera, desculpem estar criando tópico para isso. Procurei pelo fórum e não achei muita informação.
seria possível adaptar uma sonda lambda em motor 2T? Primeiramente seria instalado num motor de RD 135 utilizado num kart, com carburador específico para competição, onde todo momento precisa regular o mesmo, andar de andar, durante os treinos mas muita gente não tem a manha de fazer o acerto ideal, ocorrendo muitas quebras por misturas pobres. O combustível utilizado é alcool com escape dimensionado.
Aproveitando, visto que devido o dimensionamento do escape, os gases não queimados voltam a câmara de combustão, correto? Se eu colocar a sonda nesse trecho, a leitura não será afetada?
E outra, vi comentários que o óleo pode interferir na medição, porém vi muita gente utilizando em motores de competição de kart 2T, onde até mesmo os vendedores dizem que não interferem (mas vira e mexe precisa dar uma descarbonizada na sonda).
A sonda que iria colocar, seria aquela universal da bosch de 1 fio, sendo o valor mostrado num display no volante do kart.
Valeu ae
Adaptar Sonda Lambda em motor 2T
Re: Adaptar Sonda Lambda em motor 2T
Sonda não gosta de sujeira de óleo e combustível.
Pode fixar a sonda mais próximo à ponteira, não precisa ser na curva.
Os gases que saem do motor não voltam mais pra lá não.
Pode fixar a sonda mais próximo à ponteira, não precisa ser na curva.
Os gases que saem do motor não voltam mais pra lá não.
Re: Adaptar Sonda Lambda em motor 2T
Tu pode colocar sim a sonda bem no final do cano mas dai usa uma daquelas que se auto aquecem pois sonda "lambida" só funciona quente. Eu já li sobre o assunto e o problema é que o resultado da queima do 2T rapidamente contamina a sonda e ela perde a sua utilidade, dizem os mecânicos que carro que queima óleo a sonda tambêm não funciona muito certo não. Mas eu vi um vídeo uma certa vez de um cara que tinha um sonda instalada numa vareta dai ele só a inseria na ponteira quando queria regular o motor e logo a tirava, talvez seja uma opção.
Re: Adaptar Sonda Lambda em motor 2T
Se tu der uma olhada no funcionamento de um motor 2 tempos, uma boa parte do combustível vaza para o escape e no outro ciclo retorna ao motor.... por isso o escape em um motor 2 tempos causa uma diferença tão grande se comparado a um motor 4t, tanto é que até a taxa de compressão dinamica se altera quando é trocado um escape nos motores 2temposJuliano escreveu:Sonda não gosta de sujeira de óleo e combustível.
Pode fixar a sonda mais próximo à ponteira, não precisa ser na curva.
Os gases que saem do motor não voltam mais pra lá não.
Re: Adaptar Sonda Lambda em motor 2T
A taxa de compressão dinâmica, ressonância, etc. eu já sabia, até mesmo uma pequena porção de fumaça, mas bem pequena mesmo, retornar para a câmara de combustão enquanto o pistão está próximo ao PMI tudo bem, mas pela posição das janelas e pela pressão gerada na explosão, no meu entender expulsa para longe o combustível perdido enquanto a janela de escape ainda não está bloqueada pelo pistão rumo ao PMS.
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 31 Respostas
- 2412 Exibições
-
Última mensagem por jjacob
-
- 4 Respostas
- 2049 Exibições
-
Última mensagem por xaxim
-
- 37 Respostas
- 4877 Exibições
-
Última mensagem por sandro_ventania
-
- 0 Respostas
- 522 Exibições
-
Última mensagem por df2r.com
-
- 36 Respostas
- 4074 Exibições
-
Última mensagem por APGUELFI