SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Careca
Membro
Mensagens: 346
Registrado em: 16 Janeiro 2013 à43 08:26

SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por Careca »

E aí pessoal, tudo bom?

Então, eu tenho uma Tornado 2005, e sou muito satisfeito com a moto, só a suspensão dianteira que me incomoda muito. Acho ela muito dura, o retorno é ruim, principalmente pelo peso que a Tornado tem, somando o meu peso, 86kg, faz bastante diferença nas trilhas, cansa muito os braços, me obrigando a andar sentado.

Gostaria de saber se a adaptação de uma suspensão dianteira invertida valeria a pena, se alguém já fez ou conhece alguém que fez e se ficou bom, e de que moto posso adaptar. Pretendo pegar uma importada no ano que vem, já com as suspas bacanas, mas até lá, enquanto o orçamento tá curto eu quero melhorar o que eu tenho em mãos.

Vi algumas usadas no Mercado Livre em torno de R$1.100, é um investimento considerável, então não quero dar tiro no escuro, por isso preciso de opiniões e dicas.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por Leo Racing »

manda preparar a susp dela mesmo fica muito boa , a melhor das nacionais ..
leolima
Membro
Mensagens: 318
Registrado em: 17 Janeiro 2011 à24 14:50

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por leolima »

manda preparar a sua mesmo ja que vai pega uma importada logo mais,
mas manda em algum lugar confiavel tem muita oficina ai que só faz propaganda e coloca um ventil na tampa da bengala.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por Juliano »

Sim, muda da água pro vinho.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por Ricardo »

Juliano escreveu:Sim, muda da água pro vinho.

+1

Faz muita diferença. A melhor nacional preparada nem chega aos pés de uma importada stock. joia:::
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por jjacob »

Eu acho um investimento meio alto para a tornado pois quando for vender tu não vai conseguir nem a metade do que gastou. Na minha opinião prepara a suspensão da tornado e vai economizando e pega uma importada usada.
matheus loyo
Membro
Mensagens: 861
Registrado em: 20 Dezembro 2012 à41 11:52

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por matheus loyo »

Prepara a sua msm, suspenção da tornado é boa..
He-man
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 29 Janeiro 2013 à08 16:59

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por He-man »

Colocaria a suspa da DR400 que fica top também !!

Mas prepara a sua que é mais economico !!!
Felipe_RS
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 14 Setembro 2005 à31 20:05

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por Felipe_RS »

He-man escreveu:Colocaria a suspa da DR400 que fica top também !!

Mas prepara a sua que é mais economico !!!
Eu sou suspeito para falar, acho que a suspensão importada deixa a da tornado preparada no chinelo...

Além disso, já vendi algumas invertidas e o pessoal está 100% satisfeito.

Hoje tenho só uma suspensão completa de DRZ 400 ano 2006 (com nota fiscal) para venda.
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por guilhermeDF »

uma boa pra vc ja que tu quer uma suspa invertida seria comprar logo...
eu tenho vontade de ter uma na minha tornado motard de rua o que me falta é $$$ mesmo...

como disseram a suspa da tornado preparada fica boa e tals mas uma de importada nao tem comparaçao... citaram tbm q vc nao tem ganho extra ao vender a moto.... bom isso é um pouco verdade.... mas nao custa nada vc trocar as suspas antes de vender.... dai ja tem uma invertida reserva pro caso de alguma emergencia lacou:: lacou:: hehehehe

abraço fio e boa sorte
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por PERUCH »

Cara, muda sim.. mesmo preparando a sua, nunca que ela vai ficar boa igual as invertidas.

Ah não ser q vc gaste o preço de uma invertida e faz a preparação Race Tech, vai ficar boa sim... mas ainda assim nao é igual uma invertida.

Eu to nesse dilema tb, to com minha CRE 300i (XRE 300 com roupa da CRF 230) q é praticamente uma tornado, já preparei a minha com óleo, valvula emuladora e mesmo assim tá uma porcaria...

Até queria comprar a suspa de DRZ 400 do Felipe_RS, mas no momento estou focado num investimento e não tenho como gastar esse valor.

Cara, manda uma MP para o Felipe_RS, pede p ele te mandar as fotos da suspa dele, tu vai ver que coisa linda, é zero, zero... não é invertida, mas já é totalmente diferente das suspas nacionais... Eu ja tive uma DRZ400 e sei o quanto a suspa dessa moto é boa... confortável, estável, a moto fica macia sem te cansar...

Abraço
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por Matsui »

colocar essa de DRZ seria um luxo paravc e sua moto, a moto nao perde originalidade e fica boa demais, conforto e pilotagem de uma endureira legitima, lembre-se que uma suspa invertida de moto de MX nao e o ideal para trilhas, ja as de motos endureiras sim,ao meu ver tambem outra vantagem e a de riscar menos o cilinddros , uma vez que eles estao do lado de cima e isso te poupara umas idas ao mecanico.

e depois quando quiser vender a moto vc tira ela e vende pra outra pessoa.

ja a preparacao vai junto com a moto entao e froids...


edit portugues.
Editado pela última vez por Matsui em 13 Fevereiro 2013 à53 20:42, em um total de 1 vez.
Felipe_RS
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 14 Setembro 2005 à31 20:05

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por Felipe_RS »

Valeu a indicação Peruch e Matsui. joia:::

Na minha opinião a grande vantagem da suspensão da DRZ 400 é ter um excelente desempenho como as invertidas, aliado ao conforto do que a invertida não tem.
He-man
Membro
Mensagens: 116
Registrado em: 29 Janeiro 2013 à08 16:59

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por He-man »

Entao coloca logo a invertida e seja feliz !!!!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por Gustavo/PR »

Como disseram, se colocar uma boa, a moto melhora muito. Mas lembre-se que nem toda invertida presta! Já vi a turma vender suspensão kasinski como boa, só por ser invertida, e a suspa não presta.

Se for comprar aqui no brasil, certifique-se de qual moto é a suspa, e de preferência para as de enduro.

Se eu fosse investir, eu iria na suspa de DRZ, pelos fatores que já disseram ai pra cima.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por synval »

Procure suspensões da própria Honda, invertidas ou mesmo convencionais como as da XR 400 que são excelentes, e preferencialmente que não seja de motos 125cc 2T, (por serem de cartucho simples) pois a pinça de freio original da Tornado se encaixa perfeitamente com o diâmetro do disco, também original. Se utilizar suspa de Yamaha(exemplo), com a pinça original da Tornado, haverá perda de 10mm da área de atrito do disco, pois nas Yamaha a ancoragem da pinça é mais afastada e consequentemente, mais longe do disco diminuindo a área "MORDIDA" pela pinça, e lógico, o poder de frenagem. Este pequeno detalhe traz também mais um problema, que é o desgaste desigual da pastilha, pois no local onde a pastilha não toca o disco, forma-se uma rebarba sem uso(OMBRO) e com pouco tempo faz as duas pastilhas se encontrarem quando o freio é acionado, e o resultado é uma moto sem freio.
A mudança para uma suspa invertida, propicia resultados muito além da original preparada, sem contar a maior resistência e flexibilidade, pois não empena fácil como arame, igual a original.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por Juliano »

synval escreveu:Procure suspensões da própria Honda, invertidas ou mesmo convencionais como as da XR 400 que são excelentes, e preferencialmente que não seja de motos 125cc 2T, (por serem de cartucho simples) pois a pinça de freio original da Tornado se encaixa perfeitamente com o diâmetro do disco, também original. Se utilizar suspa de Yamaha(exemplo), com a pinça original da Tornado, haverá perda de 10mm da área de atrito do disco, pois nas Yamaha a ancoragem da pinça é mais afastada e consequentemente, mais longe do disco diminuindo a área "MORDIDA" pela pinça, e lógico, o poder de frenagem. Este pequeno detalhe traz também mais um problema, que é o desgaste desigual da pastilha, pois no local onde a pastilha não toca o disco, forma-se uma rebarba sem uso(OMBRO) e com pouco tempo faz as duas pastilhas se encontrarem quando o freio é acionado, e o resultado é uma moto sem freio.
A mudança para uma suspa invertida, propicia resultados muito além da original preparada, sem contar a maior resistência e flexibilidade, pois não empena fácil como arame, igual a original.


Se colocar suspa Yamaha tem que colocar um disco de 250mm, então não haverá problemas com pastilha.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por synval »

O problema é conseguir o disco de 250mm com furação prá cubo da Tornado.
Eu encomendei um disco de 250mm numa empresa de SP, até por indicação de um colega aki do fórum... Os kras faziam o disco por R$ 170,00 mas larguei de lado, pois sempre que eu ligava prá lá, prá saber se o disco tava pronto, me diziam a mesma ladaínha de que semana que vem tava pronto... Lá se foram mais de cinco meses e nada....
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por Selvagem »

Juliano escreveu:
synval escreveu:Procure suspensões da própria Honda, invertidas ou mesmo convencionais como as da XR 400 que são excelentes, e preferencialmente que não seja de motos 125cc 2T, (por serem de cartucho simples) pois a pinça de freio original da Tornado se encaixa perfeitamente com o diâmetro do disco, também original. Se utilizar suspa de Yamaha(exemplo), com a pinça original da Tornado, haverá perda de 10mm da área de atrito do disco, pois nas Yamaha a ancoragem da pinça é mais afastada e consequentemente, mais longe do disco diminuindo a área "MORDIDA" pela pinça, e lógico, o poder de frenagem. Este pequeno detalhe traz também mais um problema, que é o desgaste desigual da pastilha, pois no local onde a pastilha não toca o disco, forma-se uma rebarba sem uso(OMBRO) e com pouco tempo faz as duas pastilhas se encontrarem quando o freio é acionado, e o resultado é uma moto sem freio.
A mudança para uma suspa invertida, propicia resultados muito além da original preparada, sem contar a maior resistência e flexibilidade, pois não empena fácil como arame, igual a original.


Se colocar suspa Yamaha tem que colocar um disco de 250mm, então não haverá problemas com pastilha.
Ou também importa junto com a suspa a pinça. Lá fora uma pinça usada, semi nova custa uns U$ 50~ 60.
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: SUSPENSÃO INVERTIDA em Tornado, vale a pena?

Mensagem por superagro »

lembre que se pegar uma suspa de mx, provavelmente vai ter que gastar com preparação pra amaciar ela.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem