KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso

Mensagem por Rushdb »

Pessoal, queria sugestões dos prós de mecânica sobre um caso que ocorreu com um amigo nosso de trilha que recentemente fez o motor da KTM 450 2010 dele preventivamente.
Alias, ele vendeu as peças do usadas pra um outro cara que está rodando normalmente com as peças "velhas", pra vcs terem ideia que não necessáriamente tinha algo errado, foi preventivo mesmo.

Abriu, fez o básico preventivo: trocou pistão, biela, regulou as valvulas e fechou o motor.
Primeira trilha pós retífica, moto fumando de leve, coisa que antes da retífica não acontecia.
Mas estava sumindo óleo da caixa, então o mecânico concluiu que tinha um retentor dando biziu e passando óleo da caixa para o motor.
Abriu novamente, trocou o retentor, fechou e boa.
No proximo rolé a a moto estava com um funcionamento totalmente irregular, não segurava lenta direito, parecia que estava com falta ou valvula enforcada.

Voltou pra oficina, mecânico estava tentando regular o carburador, e do nada a moto morreu...
Abrimos o motor e resultado:
Uma válvula de escape quebrou logo na tulipa, soltou dento do motor e furou pistão e marcou bastante o cabeçote com umas porradas.
Ai vem a pergunta: isso poderia ser alguma cagada de montagem? Se rodar magro demais o pistão fura antes de qualquer outra coisa, correto?

Segundo o mecânico, é a quarta KTM 2010 pra cima que aparece lá com motor travado por válvula quebrada. Bizarro, não?
Imagem
Imagem
Imagem
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso

Mensagem por jjacob »

Já que você gosta de tirar fotos tira uma bem de perto da aste da válvula e da válvula quebrada que eu já te digo algo. Mas olhando as fotos a impressão que dá é que 2 trincas se propagaram pela aste da válvula ate que ela ficou tão fina que rompeu.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso

Mensagem por Rushdb »

Jacob, tá ai.
Imagem
Eu achei estranho... Como se houvesse trincado pelos 2 lados e depois destacasse pelo centro. Inclusive está granulado nas bordas e brilhante no centro. Mas não tem marcas de praia características de fadiga nem nada...

A tulipa não serve como referencia, tomou muita porrada...
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso

Mensagem por GELOUS »

Provavelmente é o tal acionador hidráulico da corrente de comando... isto é "crônico" (na verdade é falta de troca) nas KTM!
fabio blanco
Super Membro
Mensagens: 1058
Registrado em: 05 Agosto 2010 à23 11:59

Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso

Mensagem por fabio blanco »

Ta com cara que atropelou valvula !!!! seila:: seila::
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso

Mensagem por cascao »

Sei não mas é normal a corrente de comando acabar antes de piston e cia. Já que era preventivo, por que a corrente de comando, tensor e as válvulas foram deixadas de lado?
jmkohigashi
Membro
Mensagens: 176
Registrado em: 22 Fevereiro 2008 à21 12:19

Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso

Mensagem por jmkohigashi »

Furo no pistão pode ser mistura pobre... , O pistão anterior era igual a esse PRO-X ¨ Taxado ¨ ?
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso

Mensagem por Rushdb »

Cascão, foi trocada a corrente de comando e a guia de acionamento (ou guia tensora, sei la, aquele treco de nylon).
GELOUS, o tensor hidraulico foi retirado pra botar a gambiarra do mecânico... É a terceira corrente de comando que essa moto vê...
Jmkohigashi, pistão antigo era original. Foi aberto uma vez só pra troca de anéis. Agora, o furo no pistão eu fiquei na dúvida se foi mistura pobre ou se foi a porrada da valvula... Marcou muito o cabeçote, não aparece nas fotos, mas ficou uns 3mm rebaixado onde o pistão prensou a tulipa da vávula...
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso

Mensagem por MoLoToV »

Se ela tava funcionando irregular, sem lenta e falhando... será que quando ele montou o motor não deixou o comando 1 dente fora do ponto ?
Ai nao sei se só com 1 dente é possível, mas será que pode ter pegado a valvula no pista e aconteceu isso ??
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem