KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso
KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso
Pessoal, queria sugestões dos prós de mecânica sobre um caso que ocorreu com um amigo nosso de trilha que recentemente fez o motor da KTM 450 2010 dele preventivamente.
Alias, ele vendeu as peças do usadas pra um outro cara que está rodando normalmente com as peças "velhas", pra vcs terem ideia que não necessáriamente tinha algo errado, foi preventivo mesmo.
Abriu, fez o básico preventivo: trocou pistão, biela, regulou as valvulas e fechou o motor.
Primeira trilha pós retífica, moto fumando de leve, coisa que antes da retífica não acontecia.
Mas estava sumindo óleo da caixa, então o mecânico concluiu que tinha um retentor dando biziu e passando óleo da caixa para o motor.
Abriu novamente, trocou o retentor, fechou e boa.
No proximo rolé a a moto estava com um funcionamento totalmente irregular, não segurava lenta direito, parecia que estava com falta ou valvula enforcada.
Voltou pra oficina, mecânico estava tentando regular o carburador, e do nada a moto morreu...
Abrimos o motor e resultado:
Uma válvula de escape quebrou logo na tulipa, soltou dento do motor e furou pistão e marcou bastante o cabeçote com umas porradas.
Ai vem a pergunta: isso poderia ser alguma cagada de montagem? Se rodar magro demais o pistão fura antes de qualquer outra coisa, correto?
Segundo o mecânico, é a quarta KTM 2010 pra cima que aparece lá com motor travado por válvula quebrada. Bizarro, não?
Alias, ele vendeu as peças do usadas pra um outro cara que está rodando normalmente com as peças "velhas", pra vcs terem ideia que não necessáriamente tinha algo errado, foi preventivo mesmo.
Abriu, fez o básico preventivo: trocou pistão, biela, regulou as valvulas e fechou o motor.
Primeira trilha pós retífica, moto fumando de leve, coisa que antes da retífica não acontecia.
Mas estava sumindo óleo da caixa, então o mecânico concluiu que tinha um retentor dando biziu e passando óleo da caixa para o motor.
Abriu novamente, trocou o retentor, fechou e boa.
No proximo rolé a a moto estava com um funcionamento totalmente irregular, não segurava lenta direito, parecia que estava com falta ou valvula enforcada.
Voltou pra oficina, mecânico estava tentando regular o carburador, e do nada a moto morreu...
Abrimos o motor e resultado:
Uma válvula de escape quebrou logo na tulipa, soltou dento do motor e furou pistão e marcou bastante o cabeçote com umas porradas.
Ai vem a pergunta: isso poderia ser alguma cagada de montagem? Se rodar magro demais o pistão fura antes de qualquer outra coisa, correto?
Segundo o mecânico, é a quarta KTM 2010 pra cima que aparece lá com motor travado por válvula quebrada. Bizarro, não?
Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso
Já que você gosta de tirar fotos tira uma bem de perto da aste da válvula e da válvula quebrada que eu já te digo algo. Mas olhando as fotos a impressão que dá é que 2 trincas se propagaram pela aste da válvula ate que ela ficou tão fina que rompeu.
Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso
Provavelmente é o tal acionador hidráulico da corrente de comando... isto é "crônico" (na verdade é falta de troca) nas KTM!
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- Super Membro
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- Registrado em: 05 Agosto 2010 à23 11:59
Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso
Ta com cara que atropelou valvula !!!!
Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso
Sei não mas é normal a corrente de comando acabar antes de piston e cia. Já que era preventivo, por que a corrente de comando, tensor e as válvulas foram deixadas de lado?
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- Membro
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Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso
Furo no pistão pode ser mistura pobre... , O pistão anterior era igual a esse PRO-X ¨ Taxado ¨ ?
Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso
Cascão, foi trocada a corrente de comando e a guia de acionamento (ou guia tensora, sei la, aquele treco de nylon).
GELOUS, o tensor hidraulico foi retirado pra botar a gambiarra do mecânico... É a terceira corrente de comando que essa moto vê...
Jmkohigashi, pistão antigo era original. Foi aberto uma vez só pra troca de anéis. Agora, o furo no pistão eu fiquei na dúvida se foi mistura pobre ou se foi a porrada da valvula... Marcou muito o cabeçote, não aparece nas fotos, mas ficou uns 3mm rebaixado onde o pistão prensou a tulipa da vávula...
GELOUS, o tensor hidraulico foi retirado pra botar a gambiarra do mecânico... É a terceira corrente de comando que essa moto vê...
Jmkohigashi, pistão antigo era original. Foi aberto uma vez só pra troca de anéis. Agora, o furo no pistão eu fiquei na dúvida se foi mistura pobre ou se foi a porrada da valvula... Marcou muito o cabeçote, não aparece nas fotos, mas ficou uns 3mm rebaixado onde o pistão prensou a tulipa da vávula...
Re: KTM 450 quebrando depois de 10 horas de uso
Se ela tava funcionando irregular, sem lenta e falhando... será que quando ele montou o motor não deixou o comando 1 dente fora do ponto ?
Ai nao sei se só com 1 dente é possível, mas será que pode ter pegado a valvula no pista e aconteceu isso ??
Ai nao sei se só com 1 dente é possível, mas será que pode ter pegado a valvula no pista e aconteceu isso ??
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