Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Cesar250cc
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Agosto 2013 à00 05:34

Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Cesar250cc »

Bom dia, pessoal!

Mandei preparar o cabeçote da minha Lander e junto, montei um pistão Wiseco, medida original, mas taxado.
Junto com esse "kit" coloquei tbm um "piggy back" da Servitec (Fuel Controller) e passei a moto pra álcool.
Depois de tudo montado, a taxa final ficou em exatos 13:1.
Acontece que, depois que montei e liguei o motor, ficou fazendo um barulho de batida mecânica, somente entre 1.500rpm (marcha lenta) e 3.000rpm, depois disso o barulho some e o motor roda liso e com bastante saúde.
A moto abre fácil 10.500rpm praticamente em todas a marchas, menos em 5ª pq eu não testei final ainda.

Depois da decepção de escutar "o samba do crioulo doido", resolvi desmontar tudo e verificar as folgas e se o pistão não estava pegando no cabeçote ou nas válvulas.
O pistão me foi vendido como tendo sido fabricado EXCLUSIVAMENTE para o motor da Lander/Fazer, mas não foi bem isso que aconteceu chorei::
Qdo desmontamos e medimos, a folga estava em 0,07mm, mas a folga recomendada pela Wiseco é de 0,04mm à 0,05mm.
Conversando com alguns amigos (muito pacientes diga-se de passagem) essa folga por si só, não deveria fazer o barulho que está fazendo, pois o limite de tolerância que a Yamaha declara é de até 0,15mm.
Qdo desmontei, olhei o cabeçote e a cabeça do pistão com uma lupa e não consegui ver nenhuma marca de válvula pegando ou pistão batendo no cabeçote, mas mesmo assim, resolvi dar uma lixada nos possíveis pontos de contato entre eles. Baixei mais ou menos 0,5mm e quebrei as quinas do dome, deixando-o mais arredondado, mas sem mudar o desenho do mesmo.
Enfim, ontem montei de volta e qdo liguei, decepção de novo, o mesmo barulho, na mesma faixa de giro.
Não pode ser nada com a parte de baixo do motor, pois ele tem apenas 5.000km rodados, está praticamente 0km ainda e qdo desmontei não fazia nenhum barulho.
Alguém tem alguma dica ou sugestão?
Não vale thinner+fosforo rindo3::

Abç
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Rushdb »

Muito me interessa esse assunto, pois minha WR está fazendo exatamente o mesmo barulho e vai abrir o motor hoje...
Meu caso é diferente porque minha WR é muito rodada, mas acho estranho bater saia e não fumar nem queimar óleo (mesmo os aneis sendo os responsáveis por "vedar" e não a saia do pistão).

No meu caso eu torço que seja a corrente de comando com folga, apesar do mecânico dizer que corrente quando bate, dá barulho da lenta ao corte...

Ia falar pra vc verificar se não era pre-detonação, mas no alcool, dificilmente vai ser....
Cesar250cc
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Agosto 2013 à00 05:34

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Cesar250cc »

Fala Rushdb!

Cara, se puder, depois poste aqui o que aconteceu com seu motor, pois isso pode me ajudar a descobrir o que o meu tem.
Às vezes eu desconfio que seja meu cabeçote, pois as guias de válvulas foram bem "cortadas", mas ainda estou perdido, preciso fazer mais testes.
Realmente não é pre-detonação, pois com o Fuel Controller, cheguei a atrasar o ponto mais de 25º e tbm cheguei a colocar mais uma lamina de junta de 0,4mm, com isso, a taxa caiu de 13:1 pra 11,8:1 e o barulho permaneceu o mesmo.
O que me deixa curioso é que só faz até os 3k rpm, depois disso reina o "silencio" (silencio em motor de Lander/Fazer é ilusão rsrsrs).
Uma outra característica é que se acelerar rápido (com a moto parada) o barulho faz mais forte, se acelerar bem progressivamente quase não se ouve o barulho.
Vou rodar assim por algum tempo e depois vou abrir de novo, se for valvula pegando ou pistão pegando no cabeçote, nos pontos em que está pegando, não vai ficar carbonizado, pq olhando agora, não se ve nenhuma marquinha.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Leo Racing »

você comparou os pistões fora?

Pode ser que esse pistão seja maior e pegue em baixo , no virabrequim.
Você trocou as valvulas?
Pode ser que uma pegue na outra...
Cesar250cc
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Agosto 2013 à00 05:34

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Cesar250cc »

Leo, confesso que não comparei eles tão minunciosamente, não sei dizer se a saia é maior ou menor.
Mas pode sim existir essa possibilidade, vou verificar isso legal::
As válvulas não foram trocadas, são as originais, só com ângulos nas sedes e nas válvulas.
Numa primeira olhada, os pistões são exatamente iguais, mas agora vc me deixou com a pulga atras da orelha, lembro que qdo medimos a altura do pino até a cabeça do pistão, ele era 0,3mm mais baixo, pode ser que ele esteja descendo mais que o original e, esteja dando uma "triscada" no vira.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Rushdb »

fróids...

Se você acelerar com uma marcha errada, o barulho piora? Quero dizer andar por exemplo de quarta onde você estaria de segunda, e atochar a mão no acelerador... Na minha o barulho aumenta bastante, diminuindo com o giro alto, mas não desaparece... Por isso que "espero" que não seja saia.

As folgas das valvulas estão ok?
Cesar250cc
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Agosto 2013 à00 05:34

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Cesar250cc »

Na verdade não andei muito com ela.
Além do frio e chuvisco, eu estava com medo de estragar alguma coisa.
Terminei de montar ela ontem à noite e não andei mais (só uma pequena volta no quarteirão).
Esse fds espero poder fazer mais testes.

As folgas estão "ok", inclusive tentei soltar um pouco mais (estava com 0,13 escape) passando pra 0,20mm e não mudou nada.

Começo a ter esperanças no que o Leo disse, pode ser que o pistão esteja dando uma pequena raspada no vira.

Seu motor faz barulho ja na marcha lenta, como se fosse um "toc toc toc" e qdo vc da uma beliscada no acelerador e solta o barulho fica meio metálico?

O que percebo na minha é que, depois dos 3k rpm, não faz barulho algum, só mesmo o de válvula, mas isso é normal da lander.
fabio blanco
Super Membro
Mensagens: 1058
Registrado em: 05 Agosto 2010 à23 11:59

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por fabio blanco »

Uma das caracteristicas desse motor e dar folga nos rolamentos de biela , mas isso so acontece com mais 60000km , da uma verificada !!!!
Cesar250cc
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Agosto 2013 à00 05:34

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Cesar250cc »

Valeu Fabio, mas creio que não é isso, parei a moto funcionando perfeitamente.
De qqr forma, vamos verificar na proxima abertura do motor.
Cesar250cc
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Agosto 2013 à00 05:34

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Cesar250cc »

Lembro que uma vez, uma XT660 que tive, começou do nada a fazer um barulho parecido.
Na primeira acelerada ela fazia uns "clac, clac, clac" na hora pensei que fosse rolamento de biela.
Levei pro mecânico que, desmontou e não encontrou nenhuma peça com defeito.
Após a montagem o barulho sumiu. Obviamente ele sabia onde era o defeito e resolveu, mas não me contou o que era.
Penso que o que esta acontecendo com meu motor seja algo semelhante ao problema da 660.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Juliano »

A sua moto está dando pré ignição, mesmo no álcool, ela deve estar muito adiantada, por isso só grila na lenta. Se fosse algo mecânico, bateria em qualquer RPM.
Cesar250cc
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Agosto 2013 à00 05:34

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Cesar250cc »

Mas pré ignição, mesmo com 11,8:1 de taxa?
Eu ja atrasei o ponto em quase 30º com o servitec e não muda nada.
Não entendo muito, mas pre-ignição não aconteceria qdo eu desse mais carga?
Cesar250cc
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Agosto 2013 à00 05:34

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Cesar250cc »

Eu consigo comprar metanol, tenho fácil acesso à ele com o pessoal da arrancada aqui de SP.
Será que é valido um teste pra saber se é pré-detonação ou não?
Metanol suportaria 15:1 de taxa.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Leo Racing »

Coloca metanol para ver, mas é muito dificil que seja isso.
Will xtz
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 21 Julho 2011 à48 12:45

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Will xtz »

Uma coisa que pode parecer boba, más olha se não tem algum parafuso de fixação do motor solto, ou algo solto que treme junto e faz o barulho.

Quase cheguei a tirar o motor fora da minha dt 200r e retificar, pois de um dia para o outro começou a vibrar bastante e grilar, eu cabisbaixo já, temendo o pior, uma hora notei que quando acelerava o parafuso de fixação do motor dianteiro rodava! Ele tinha espanado a porca do eixo somente com a vibração... Botei um parafuso novo e pronto, zerado denovo!

A uma coisa, será que não tem algo a ver com o revestimento cerâmico da camisa da lander? e o pistão wisseco ser forjado? Se não me falha a memória falam que a lander quando fria bate mesmo, até esquentar ai para de bater por causa da dilatação.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Juliano »

Como assim 30 graus??? Sua moto deve estar totalmente fora de ponto.

O ponto de ignição funciona mais ou menos assim:

- quando o pistão chega no PMS tem que ocorrer a ignição para empurrá-lo novamente para baixo. Ocorre que o combustível demora um certo tempo para queimar, alguns milissegundos.

- em rotação lenta, você deve aguardar que o pistão esteja muito próximo do PMS para acionar a ignição, porém em rotações mas elevadas você terá que acionar a ignição um pouco antes para, no fringir dos ovos, o pistão esteja fisicamente no PMS quando a detonação iniciar.

- o atraso da ignição é um tempo fixo, independente do RPM, você deve adiantar a "fase" do motor. Isso é coisa de poucos graus em relação ao ponto inicial.

Você está alterando o ponto inicial ou final? Em baixa RPM você deve alterar o ponto inicial.
Cesar250cc
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Agosto 2013 à00 05:34

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Cesar250cc »

Bom dia pessoal!

Leo, vou ligar pra um amigo que vende o metanol e pegar 20lts com ele, se eu conseguir buscar até sábado eu ja faço um teste.

Wil, com certeza não ta nada solto, infelizmente, o barulho vem de dentro do motor, talvez seja o cabeçote, mas acho que não é tbm.
Pistões forjados batem um pouco mais, mas não por que são forjados e sim pelo material que são feitos.
O material usado na forja dos pistões, dilata-se mais que os materiais de pistões fundidos, por isso precisa deixar uma folga maior pro pistão não "colar" na camisa em altas temperaturas, é daí que vem o barulho.
No meu caso, o barulho não some qdo o motor aquece, mas não faz nenhum barulho acima dos 4k RPM.

Juliano, com o Fuel Controller eu consigo mexer em tudo que é coisa da moto.
Pra saber se éra ponto, eu fui em IGNIÇÃO e fui atrasando pra ver o que acontece, atrasei até chegar aos -30º e o barulho fica exatamente o mesmo, só a marcha lenta que acaba perdendo e a moto da umas morridas.
No Fuell Controller tem possibilidade de atrasar por porcentagem de acelerador e faixa de RPM.
Por exemplo: atrasar -5º entre 0% e 30% do acelerador entre 0 e 3500rpm.
Estava tentando alterar o ponto INICIAL joia:::
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por f.cker »

Bom dia,

Muito boa a discussão. Meu palpite é que o problema esta relacionado ao ponto de igniçào mesmo. Se fosse mecanico, com uma peça encostando na outra, ia fazer barulho em qualquer faixa de giro.

Sugiro confirmar o ponto de igniçào da maneira tradicional. Com pistola de estrobo e relogio comparador para encontrar o PMS. Dessa forma vc terá certeza de que o timming configurado pelu Fuel Controller esta correto. joia:::

Desiste não, falta pouco para ficar filé.
Cesar250cc
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Agosto 2013 à00 05:34

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Cesar250cc »

Olá, f.cker!

Por enquanto não quero arregar pro problema rindo3::

Bom, liguei pra um amigo que poderia ter o Metanol.
Ele não sabe se tem, mas vai ver se consegue pelo menos 2lts pra eu fazer um teste.
Segundo ele, é muito provável que o problema seja batida de saia, ele disse que esses pistões forjados batem mesmo.

Infelizmente eu não tenho como confirmar o ponto da maneira tradicional, não disponho de lampada de ponto, o relógio comparador eu ate consigo com meu torneiro.
Meu torneiro, disse que podemos fazer um teste retirando o magneto fora, ele faz uma chaveta deslocada, atrasando o ponto e assim damos a partida pra testar.
Se o metanol, não der certo, eu vou ate a tornearia pra fazer o lance da chaveta no sabado de manhã.

Se tiverem mais ideias e sugestões, vão postando, pois esse bate-papo está me ajudando bastante aplauso::

Agradeço a todos pelas dicas mestre::
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Lander c/ pistão Wiseco batendo saia?

Mensagem por Rushdb »

Cesar, metanol não serve pra pre-ignição, apenas para testar pre-detonação. Acho que vc sabe bem da diferença, mas a pre-detonação é quando o motor vira um "diesel" e queima a mistura na compressão, antes da vela. Com alcool e 12 de taxa isso jamais era pra ter acontecido. Vide as YZ250 com 13,5:1 de taxa original rodando na gasolina!
Nem esquenta com metanol...

E pistão batendo saia é exatamente isso... Bate em baixa, em alta para... Vou lá ver meu motor hoje!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem