Óleo Normal x Semi sintetico
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Óleo Normal x Semi sintetico
Galera, qual óleo é melhor para usar em moto de trilha? (4T) mais precisamente em um motor de XR 200.. qual a diferença do óleo comum do para o semi sintético? e qual marca e modelo vcs indicam? 15W-50, 20W-50? valeu!
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Re: Óleo Normal x Semi sintetico
eu uso motul 3000 na minha xr200
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Re: Óleo Normal x Semi sintetico
Recomenda-se 20w50, Motul é muito bom, um dos melhores... mas julgo mais importante que a marca, a troca constante.
É melhor um óleo bom trocado sempre, a um óleo ótimo, trocado menos vezes.
É melhor um óleo bom trocado sempre, a um óleo ótimo, trocado menos vezes.
Re: Óleo Normal x Semi sintetico
20W-50 pode ser o mais em conta, não tem erro, pois você vai acabar trocando em 3 em 3 trilhas.
Re: Óleo Normal x Semi sintetico
João, de maneira geral óleos com menor "distância" multigrau são mais estáveis.João Neres escreveu:Galera, qual óleo é melhor para usar em moto de trilha? (4T) mais precisamente em um motor de XR 200.. qual a diferença do óleo comum do para o semi sintético? e qual marca e modelo vcs indicam? 15W-50, 20W-50? valeu!
Ex: um 10w30 seria mais estável a longo prazo que o 10w50.
Óleos minerais são derivados do petróleo, naturalmente sua pureza depende da qualidade do processo produtivo... Já um óleo sintético, é feito "do zero", portanto sua "pureza" (e futura estabilidade) é nitidamente maior...
No mais é isso, a diferença dos dois (mineral, semi e 100% sintetico) está na estabilidade do óleo a longo prazo (resistir a contaminantes, não perder viscosidade, etc) e a resistir a solicitações. Um óleo muito bom num motor defasado não será aproveitado, pois um óleo "meia-boca" vai resistir da mesma forma...
Vale mais uma troca frequente de mineral mesmo no seu caso.
Motor sem refrigeração a agua atinge temperaturas bem maiores, o óleo é responsável por boa parte da refrigeração. E temperatura é um dos vilões pra degradar lubrificante... Aí nesse caso, falar que óleo não sofre em XR/CRF230 é viagem...
Resumindo, eu penso o seguinte:
Qualidade do óleo mineral está na fabricação e aditivação. Portanto um oleo VS de R$6 não será igual a um MOtul 3000 de R$20, mesmo que os dois sejam 20w50 minerais...
Um motor 230cc gera 20cv, um 250cc gera 42~45cv... O pau que o pistão está sujeito ai muda muito. Motor especial eu não coloco nada nada pior que semi-sintético...
Viscosidade eu já sigo manual da moto. Não mudo o que o fabricante determina (quem sou eu pra saber mais que a Yamaha!).
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Re: Óleo Normal x Semi sintetico
valeu pelas dicas galera valeu ai Rushdb entendi certinho o que eu queria saber
Re: Óleo Normal x Semi sintetico
Rushdb escreveu:João, de maneira geral óleos com menor "distância" multigrau são mais estáveis.João Neres escreveu:Galera, qual óleo é melhor para usar em moto de trilha? (4T) mais precisamente em um motor de XR 200.. qual a diferença do óleo comum do para o semi sintético? e qual marca e modelo vcs indicam? 15W-50, 20W-50? valeu!
Ex: um 10w30 seria mais estável a longo prazo que o 10w50.
Óleos minerais são derivados do petróleo, naturalmente sua pureza depende da qualidade do processo produtivo... Já um óleo sintético, é feito "do zero", portanto sua "pureza" (e futura estabilidade) é nitidamente maior...
No mais é isso, a diferença dos dois (mineral, semi e 100% sintetico) está na estabilidade do óleo a longo prazo (resistir a contaminantes, não perder viscosidade, etc) e a resistir a solicitações. Um óleo muito bom num motor defasado não será aproveitado, pois um óleo "meia-boca" vai resistir da mesma forma...
Vale mais uma troca frequente de mineral mesmo no seu caso.
Motor sem refrigeração a agua atinge temperaturas bem maiores, o óleo é responsável por boa parte da refrigeração. E temperatura é um dos vilões pra degradar lubrificante... Aí nesse caso, falar que óleo não sofre em XR/CRF230 é viagem...
Resumindo, eu penso o seguinte:
Qualidade do óleo mineral está na fabricação e aditivação. Portanto um oleo VS de R$6 não será igual a um MOtul 3000 de R$20, mesmo que os dois sejam 20w50 minerais...
Um motor 230cc gera 20cv, um 250cc gera 42~45cv... O pau que o pistão está sujeito ai muda muito. Motor especial eu não coloco nada nada pior que semi-sintético...
Viscosidade eu já sigo manual da moto. Não mudo o que o fabricante determina (quem sou eu pra saber mais que a Yamaha!).
Falou Muito bem.
Eu só acrescento que deve ser respeitada a viscosidade "quente" do óleo indicada pelo fabricante tipo: 15w 50, deve se considerar o "50", já para a viscosidade fria: "15w", o W é de winter (frio), quanto menor o valor melhor é a lubrificação em climas frios, mas como não temos temperaturas tão frias no Brasil, de 0w a 15w está tudo certo.
Em relação a qualidade do óleo, o melhor é se guiar pelo parâmetro API indicado pelo fabricante: SG, SJ, SL, SM, SN.
Ele é representado pela sigla S+ a outra letra, segue a ordem alfabética para o mais atual, assim, hoje os óleos com padrão de qualidade API mais atuais são os SN. Você pode colocar o da sua moto que deve ser SG, ou outro superior, SJ, SL, SM, SN.
Independente de ser mineral, semi ou sintético, você deve observar a cada rolê a qualidade do óleo pela cor, no meu caso, não deixo ficar "preto", no máximo marrom já troco. Outra coisa que dizem ser boa para avaliar a qualidade do óleo, é ver a facilidade para "desengrenar" a moto, se tiver ficando difícil o óleo já não está tão bom, isto no caso em que a embreagem usa o mesmo óleo do motor. Dizem que óleos tops, tipo totalmente sintéticos, as marchas ficam uma manteiga!
Na minha 230 ando colocando um petrobrás Essential, que é API Sl, é mais barato que o "Mobil preto" e o Ipiranga mais barato, avalio ele como muito bom.
Fiz um vídeo da troca de óleo da WR 250f, pretendo fazer da 230 e outras motocas da galera:
http://www.youtube.com/watch?v=D3Vcbwjeu7I" onclick="window.open(this.href);return false;
Espero ter ajudado um pouco, é um assunto que gosto bastante.
Re: Óleo Normal x Semi sintetico
Nunca soube que tinha que vazar o óleo do carter rs rs rs rs rs rs... mas beleza, gostei da dica!
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