Sahara liga esquenta e morre

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
fsantosps3
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Dezembro 2013 à58 09:53

Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por fsantosps3 »

Bom dia,

Este é meu primeiro post e meu problema esta bem dificil ou não de resolver.
Tenho uma sahara 94/95, deixei ela um tempo parada e voltei a rodar a 06 meses, desde então torquei somente peças de desgaste como: Relação, bateria, vela, oleo e outros.
Mas desde fiz um regulagem de lenta dela, apareceu um problema que eu jamais tinha visto antes. Ela liga e depois que esquenta ela morre. Inicialmente ela ligava depois de uns 10 minutos de "uso" ela apagava, dava um tempo eu ligava denovo dai ela não morria mais. Teve um tempo que ela passou umas duas semanas funcionando normalmente, depois ela voltou a dar este problema, so que passou a ser mais perigoso pois passou a morre irregularmente, as vezes depois dos 10 minutos, as vezes 20 ou então logo depois que vc desenvolvia ela morria. Bem ja limpei carburador, verifiquei tanque, até a valvula de saida de gasolina do tanque eu verifiquei, troquei corrente de comando de valvula o barulho do motor está igual a de um novo mas o problema continua. Liga esquenta e morre. Não é entreda de ar, pois já chequei tudo que podia. Vi algumas coisas relacionadas a ignição, bem isto eu não troquei e é a mesma desde quando peguei a moto. A chave do mata motor ja troquei e esta boa, o chicote e novo e acho dificil ser problema elétrico.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por Leo Racing »

Ja viu se vem faisca quando ela morre e não pega mais?

acho que é estator.. ou as valvulas prendem..
fsantosps3
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Dezembro 2013 à58 09:53

Re: Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por fsantosps3 »

Tambem to pensando que é a bobina. Realmente ela da tiro sim, como se tivesse engazopada.
CAVAZZA
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 26 Outubro 2012 à07 16:36

Re: Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por CAVAZZA »

Olá fsantosps3 !

Pelo q. lí no seu 1º post...apostaria minhas fichas no COLETOR de borracha q. está entre o carburador e o cilindro, pois como parece q. o problema surgiu qdo Vc mecheu no carburador, esta peça pode estar ressecada pelo tempo (sem uso...) da moto.
Vc pode fazer um teste simples, usando óleo spray (de preferência c/ o tanque fora da moto pois o óleo pode se inflamar... caveira:: ) e com o motor funcionando na temperatura normal - peças DILATAM com o calor!- borrife o óleo generosamente em volta deste e observe se existe alguma alteração na marcha lenta.
Caso ñ ocorra , faça o mesmo DEPOIS com o coletor do filtro ao carburador ( acredito ñ ser este...) para identificar uma possivel entrada de ar falsa na peça(se ocorrer , conserte/substitua...) .
Caso for este o problema ( na borracha/coletor...) troque a peça. Se for na "junta" ( do cilindro) idem ou refaça com silicone ( de pref. o vermelho de Alta Temperatura para garantir) e veja se resolve.

Boa Sorte wink !
fsantosps3
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Dezembro 2013 à58 09:53

Re: Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por fsantosps3 »

O coletor eu já verifiquei anteriormente e fiz a substituição. Fiz os devidos testes para verificar se há alguma fissura, mas não encontrei nada.

Grato.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por NESTOR/RS »

Parte elétrica!
Provavelmente é o Estator com defeito.
Baixe o manual de serviço dela, e vá no passo a passo indicado lá.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por NESTOR/RS »

Movido para o "Técnicas".... joia:::
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por jjacob »

Cara eu tenho uma XT600 de rua e ela desligava do nada, eu esperava 30s e ela ligava normalmente andava mais um tempo e desligava novamente. Como eu conheço a moto e um pouco de mecânica "senti" que era falta de combustível, revisamos carburadores, válvulas e parte elétrica e nada. Ate que um motociclista das antigas apaixonado por cb400 me deu um conselho, olhar a tampa do tanque, e era ela o defeito, o duto de passagem de ar que é da espessura de um alfinete estava completamente entupido assim formava vácuo.
fsantosps3
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Dezembro 2013 à58 09:53

Re: Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por fsantosps3 »

Eu verifiquei a tampa o tanque e realmente tem fundamento o que voce diz realmente estava toda vedada não entrava ar, já desobistruí e vou testar mais tarde pois a bateria estava sem carga.
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por Marcel 2T »

Aposto a minha ficha na ignição, mais especificamente na bobina de pulso !
Antes de tirar o estator fora pra trocar o pulso, troque primeiro a bobina de faísca (que fica debaixo do tanque) por uma de qualquer moto. È um teste fácil de fazer e ja elimina uma possibilidade joia:::

Se não me engano, o estator todo das Falcon 400 é o mesmo das Sahara, mas acho que é só para as saharas acima de 98...
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por GustavoT »

Quando minha KXF antiga apresentou esse mesmo sintoma, era bobina !
fsantosps3
Membro
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Dezembro 2013 à58 09:53

Re: Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por fsantosps3 »

Bom dia a todos,

Primeiramente gostaria de agradecer a ajuda de todos. E informar que o defeito era mesmo a bobina, substitui a peça e a motoca está filé.

Grato.
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: Sahara liga esquenta e morre

Mensagem por Marcel 2T »

Beleza Santos ! agora é paau na máquina o/
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem