Pra quem entende de 2 tempos, carbonização

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Pra quem entende de 2 tempos, carbonização

Mensagem por Predador »

Abre o motor da DT200 porque tava escapando quarta, só que alguma coisa está errada:

Pistão bastante carbonizado por cima e preto por baixo, um pouco de marca preta nas laterais. ATENÇÃO: a parte de cima é nova, pistão original.

Câmara, janelas e virabrequim também bem carbonizados

Em cima das palhetas superiores uma camada de fuligem preta e oleosa, que se solta facilmente

Tô usando Pentosin a 2%, teoticamente é meio demais pra sintético, porém é o mínimo recomendado pelo fabricante.

Será que mesmo assim é muito óleo? Dá pra testar 1,5 ...

Será que tá contaminando com óleo da caixa? Vou trocar o retentor, que pareçe bom. Além disso o motor tá preto inteiro, não só perto do retentor.
achira19

Mensagem por achira19 »

Parece que esse oleo nao eh de tao boa qualidade. :? :? :?
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Concordo com você cross. O cheiro do 4T é diferente também.

No site da motul recomenda 1,5% a 2% (competição) do 800, mais que o que vc usava. Imagino que ou eles dão uma margem de segurança maior pra uma tocada bem mais forte.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

entao... acho q esse oleo q vc tá usando n é de muito boa qualidade, pq mesmo se ele estivesse em excesso não era pra estar tão feio assim a coisa .... concordam ? :mrgreen:
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Re: Pra quem entende de 2 tempos, carbonização

Mensagem por MoLoToV »

Predador escreveu:Abre o motor da DT200 porque tava escapando quarta, só que alguma coisa está errada:

Pistão bastante carbonizado por cima e preto por baixo, um pouco de marca preta nas laterais. ATENÇÃO: a parte de cima é nova, pistão original.

Câmara, janelas e virabrequim também bem carbonizados

Em cima das palhetas superiores uma camada de fuligem preta e oleosa, que se solta facilmente

Tô usando Pentosin a 2%, teoticamente é meio demais pra sintético, porém é o mínimo recomendado pelo fabricante.

Será que mesmo assim é muito óleo? Dá pra testar 1,5 ...

Será que tá contaminando com óleo da caixa? Vou trocar o retentor, que pareçe bom. Além disso o motor tá preto inteiro, não só perto do retentor.
Acho que ta comtaminando pelo oleo da caixa ou tem alguma coisa errada no combustivel ( gasolina de má qualidade por exemplo ), pois eu usava esse oleo a 2,5 % e nunca deu problemas de carbonisar.
Quando a %, eu tranquei um motor utilizando tts a 2 %, entao eu prefiro usar pelo - 2,5 % de tts ou pentosim ( que por sinal é um otimo oleo, muito parecido com o TTS )... o pessoal diz que é muito, pra uma especial eu ate concordo, mas especial é muito superior, o motor nao esquenta tanto, material é muito melhor etc...
GuilhermeVAT
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 14 Setembro 2004 à19 18:44

Mensagem por GuilhermeVAT »

O melhor diagnóstico para esses casos é a vela. Descarbonize o motor, troque a vela, encontre outro óleo (preferencialmente o especificado no manual) e utilize gasolina comum de boa qualidade.
Ande um pouco e fique atento à cor da fumaça, a quantidade de fumaça e tire a vela e verifique a coloração dos eletrodos. Tem um tópico que fala especificamente sobre isso. A vela é uma verdadeira radiografia do que acontece dentro do motor. A partir daí fica bem mais fácil de saber de onde vem o problema. Se a carbonização está tão alta assim, nao vai ser difícil descobrir a origem.
Na hora de limpar o motor, aproveite para conferir todas as juntas da admissão, escape, cabeçote, cilindro, etc.. certificando que o motor nao está vazando em lugar algum.
Ps: já que o motor está todo sujo, abra a ponteira também e troque a lã.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

isto está me cheirando a óleo de qualidade inferior! :shock: :shock: :shock:
Também vale lembrar, que mesmo o óleo sendo importado de ótima qualidade e tals, não podemos esquecer:
1) A DT 200, querendo ou não, não gira como uma especial.
2) Os óleos importados, são desenvolvidos e testados, misturados a gasolinas que são completamente diferentes, quimicamente falando, das gasolinas oferecidas nos postos brasileiros.
3) Este óleo, é realmente o óleo especial, ou ele é especial somente na embalagem??(vide pirataria!!)

abraços, :shock: :shock: :shock:
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

eu uso 1.5% de Motul 800 na DT200....to usando muito???é o recomendado pelo fabricante!!!
PEBINHA
Membro
Mensagens: 427
Registrado em: 01 Dezembro 2005 à23 08:22

Mensagem por PEBINHA »

É amigo eu acho que sua moto está queimando o óleo da caixa mesmo, mais também substitua o óleo 2t q está usando por um castrol actevo 2t semi sintético, uso na proporção de 30ml por litro de gasolina e até hj não tive problemas e a moto funciona redondinha.....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem