Óleo de transmissão 68w na suspensão dianteira xr 200

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
victoorbitencourt
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Óleo de transmissão 68w na suspensão dianteira xr 200

Mensagem por victoorbitencourt »

Fala galera , sou novo aqui e tb nesse ramo das trilhas kk mas seguinte , comprei uma xr 200 e comecei a fazer trilha em macacos , tem umas trilhas de lá que tem umas lombadas bacanas , mas tô achando ruim essa questão da suspensão dianteira sempre cair no fim de curso Conada Conada ... então os cara tão falando que colocar óleo de transmissão 68w ajuda a ficar mais dura , oq vcs recomendam ? e tb tenho dúvidas em como colocar esse óleo kkkk
julianorettore
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Re: Óleo de transmissão 68w na suspensão dianteira xr 200

Mensagem por julianorettore »

Bom dia!
Então para saber quais serao os resultados apos a troca de oleo bom seria de antemão saber se a suspensao está ou nao original. Nao faça a besteira de colocar oleo de motor em suspensao, pois nao possui as propriedades adequadas para a função. Uma coisa eu lhe garanto: em pouco tempo tera de trocar os tubos e as bronzinhas porque é grosso demais e nao lubrifica de forma adequada alem de formar ar dentro e apos um tempo andando a suspensao fica "boba", perde ação. O que eu lhe recomendo seria desmontar e ver primeiramente o estado atual dela quanto a sua originalidade, troque o oleo por um ATF 10W ou 20W (mais denso) , mantendo o nivel de ar original, se voce ver que está ainda dando fim de curso, vá aumentando o nivel 1cm por vez, tomando por referencia a borda do tubo , sem as molas e com o amortecedor todo encolhido. Busque saber qual é o nivel de oleo original em manuais de serviço, se nao me engano é de 13 ou 14 cm, em CRF230 é comum deixarem em 11cm. tem um tutorial legal no site crf230.com.br na aba "suspensao".
victoorbitencourt
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Re: Óleo de transmissão 68w na suspensão dianteira xr 200

Mensagem por victoorbitencourt »

julianorettore escreveu:Bom dia!
Então para saber quais serao os resultados apos a troca de oleo bom seria de antemão saber se a suspensao está ou nao original. Nao faça a besteira de colocar oleo de motor em suspensao, pois nao possui as propriedades adequadas para a função. Uma coisa eu lhe garanto: em pouco tempo tera de trocar os tubos e as bronzinhas porque é grosso demais e nao lubrifica de forma adequada alem de formar ar dentro e apos um tempo andando a suspensao fica "boba", perde ação. O que eu lhe recomendo seria desmontar e ver primeiramente o estado atual dela quanto a sua originalidade, troque o oleo por um ATF 10W ou 20W (mais denso) , mantendo o nivel de ar original, se voce ver que está ainda dando fim de curso, vá aumentando o nivel 1cm por vez, tomando por referencia a borda do tubo , sem as molas e com o amortecedor todo encolhido. Busque saber qual é o nivel de oleo original em manuais de serviço, se nao me engano é de 13 ou 14 cm, em CRF230 é comum deixarem em 11cm. tem um tutorial legal no site crf230.com.br na aba "suspensao".
Vou fazer isso então , vou desmontar e ver ... mas sobre desmontar não tem segredos né ? valeu cara !
julianorettore
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Re: Óleo de transmissão 68w na suspensão dianteira xr 200

Mensagem por julianorettore »

Cara desmontar é super facil, procura o manual de serviços da sua moto , lá tem todos os procedimentos e medidas que voce precisar
Marcel 2T
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Re: Óleo de transmissão 68w na suspensão dianteira xr 200

Mensagem por Marcel 2T »

Achei que melhor que colocar óleo mais viscoso, foi fechar dois dos 4 furos da flauta com solda !
jjacob
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Re: Óleo de transmissão 68w na suspensão dianteira xr 200

Mensagem por jjacob »

Marcel 2T escreveu:Achei que melhor que colocar óleo mais viscoso, foi fechar dois dos 4 furos da flauta com solda !
Mas e como ficou? Normalmente o pessoal sugere que se aumente os furos.
Marcel 2T
Membro
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Re: Óleo de transmissão 68w na suspensão dianteira xr 200

Mensagem por Marcel 2T »

Não notei tanta diferença se comparado com o uso um óleo mais viscoso, ficou uns 15%% mais firme que o original.
Também achei bom colocar uma mola de válvula de carro por baixo da mola original pra ajudar no retorno.
Nunca andei em uma moto com os furos maiores, mas assim o óleo passa mais rápido e oferece menos resistência, que deve deixar mais mole ainda !
Brutão
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Re: Óleo de transmissão 68w na suspensão dianteira xr 200

Mensagem por Brutão »

Óleo 68 é óleo hidráulico, bem fino, mas mais fino que ele é o 10w30 ( a jd vende como hygard)
Óleo de transmissão é óleo 90.
Juliano
Moderador
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Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Óleo de transmissão 68w na suspensão dianteira xr 200

Mensagem por Juliano »

jjacob escreveu:
Marcel 2T escreveu:Achei que melhor que colocar óleo mais viscoso, foi fechar dois dos 4 furos da flauta com solda !
Mas e como ficou? Normalmente o pessoal sugere que se aumente os furos.

Aumenta os furos quando instala válvula emuladra, a flauta perde a função.
julianorettore
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Re: Óleo de transmissão 68w na suspensão dianteira xr 200

Mensagem por julianorettore »

aumentado os furos vc melhora a vazão de oleo para compresssao e retorno , copia melhor o terreno pois retorna mais rapido porem ela afunda mais devido a compressao tambem ser mais rapida. Ao invés de aumentar o furo voce pode colocar um oleo de viscosidade menor (Ex: 7,5w, 5W, 2,5W)Colocando uma mola sobre a mola original vc aumenta a pressao e consequentemente a velocidade de retorno mas diminui a velocidade de compressao pois aumenta a resistencia mecanica da compressao, mas ela pode ficar "picando" e toda a vibração vem para os braços do piloto. Acho que se andando devagar a suspensao esta boa e quando andando rápido ela afunda demais somente aumentando o nivel do oleo vc vai diminuir bastante o problema
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