Problemas com a moto batendo.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Problemas com a moto batendo.

Mensagem por Diguim »

Bom dia!!

Então, tem algumas trilhas que eu estou sentindo a suspa dianteira da minha moto bater demais. Primeiramente estava pensando apenas na suspa, e que deveria trocar o óleo, e realmente creio que esteja pois está fazendo um barulho de atrito.

Porém, a moto está batendo muito, e ao perguntar aos meus amigos que também andaram nela, disseram que sentiram ela bater também, e disseram que o problema deve ser na caixa de direção, uma folga.

Se for realmente, como faço pra ver se é mesmo? E se for esse o problema, basta trocar os rolamentos?

Obrigado!!
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por Fujita »

Para testar a caixa de direção, segure o freio dianteiro e faça movimentos de vai e vem empurrando pelo guidon como se estivesse empurrando ela e observe a capa da caixa, se ela estiver se movimentando está com problema. Antes de trocar os rolamentos experimente dar um aperto, se conseguir tirar e folga sem deixar a caixa presa tá OK.
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por MAGGION »

primeiro poe a motoca nun cavalete, toco de madeira, lata de tinta.. o que der altura p deixar as duas rodas Fora do chao..

depois ponha uma mao em cada canela e movimente p frente e p tras (de leve sem forcar..)

se realmente estiver com folga (e ainda nao tiver calejado pode ser ajustado..)

tire o guidao (pode apoiar ele sobre o tanque com um pano por cima..)
solte a porca da mesa superior
solta os parafusos da mesa superior (os que apertam as bengalas)
tira a mesa...
ai voce tera acesso a porca do canote. joia:::

com uma chave apropriada ou uma de fenda larga ou uma talhadeira (em ultimo caso) voce aperta a porca.

NAO PODE APERTAR MUITO!!! va apertando aos poucos e testando p frente e p tras (como fez acima) e tambem jogando a roda de um lado p o outro...
ela deve ir sem enroscar e nem ficar pesada..

feito o ajuste, e so remontar tudo e reapertar..

Ah as vezes quando aperta a porca superior da mesa ela pesa um pouco.. ai e so soltar um pouquinho..

MAS...
se la em cima na hora que apertar ela começar a dar "soquinhos" pode esquecer so uma caixa nova..
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por Diguim »

Fujita e MAGGION, muito obrigado pela ajuda, ajudou demais!
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por MAGGION »

espero que seja somente reapertar..
joia::: joia:::
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por Diguim »

Então, fiz o que o Fujita fez, e realmente a moto está com folga. Parece que ela vai pra frente, e tem como ver a capa da caixa se movimentando.

Agora, MAGGION, tem como eu fazer isso sem retirar o guidão? O parafuso do guidão simplesmente não sai!! Ficou muito tempo apertado, aí agora ele não se mexe de jeito nenhum, mesmo fazendo "força de homem".
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por MAGGION »

Diguim escreveu:Então, fiz o que o Fujita fez, e realmente a moto está com folga. Parece que ela vai pra frente, e tem como ver a capa da caixa se movimentando.
Agora, MAGGION, tem como eu fazer isso sem retirar o guidão? O parafuso do guidão simplesmente não sai!! Ficou muito tempo apertado, aí agora ele não se mexe de jeito nenhum, mesmo fazendo "força de homem".
cara isso tem jeito mais e gambi..

vc vai acabar estragando a capa protetora..

ta duro assim pois normalmente tem trava rosca nessas porcas..

o certo e arrumar uma chave estrela ou um soquete,..

ai vc pega um eixo ou um bronze e bate sobre a porca com cuidado p nao estragar ela..

se puder bater usando o soquete melhor ainda.. (uma ou duas batidas secas ja ajudam...)

depois vira o guidao p o lado esquerdo (se nao me engano) pois ai a força vai para o batente da mesa inferior....

poe a chave ou o soquete e pode fazewr força..

as vezes e necessario uma caninho p aumentar a força na chave ..

e em ULTIMO caso use as ferramentas de precisao.. caveira:: caveira::
Anexos
precisao.jpeg
precisao.jpeg (1.8 KiB) Exibido 19763 vezes
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por Diguim »

Então cara, a porca da mesa superior está muito dura... Única chave que tenho é a chave inglesa, e nem sinal da porca rodar.
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por MAGGION »

Diguim escreveu:Então cara, a porca da mesa superior está muito dura... Única chave que tenho é a chave inglesa, e nem sinal da porca rodar.

entao pega um toco de caibro (que e mole) e soca porrada em cima da porca..

e depois tenta..

e caso nao solte apela p as ferramentas de precisao.
e depois subistitui a porca deo canote..

eu ja tive que fazer isso e consegui salvar a porca..
nao ficou aquela coisa linnnnnnnda ... mais funcionava .. era uma XL250R de trilha do sitio..
entao nen fiz muita questao de beleza,, wink
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por Diguim »

MAGGION escreveu:
Diguim escreveu:Então cara, a porca da mesa superior está muito dura... Única chave que tenho é a chave inglesa, e nem sinal da porca rodar.

entao pega um toco de caibro (que e mole) e soca porrada em cima da porca..

e depois tenta..

e caso nao solte apela p as ferramentas de precisao.
e depois subistitui a porca deo canote..

eu ja tive que fazer isso e consegui salvar a porca..
nao ficou aquela coisa linnnnnnnda ... mais funcionava .. era uma XL250R de trilha do sitio..
entao nen fiz muita questao de beleza,, wink

Então, obrigado mesmo pela atenção!!

Acabei que não tentei mais pois achei algumas outras coisas que eu deveria arrumar na moto. Mas pelo menos consegui soltar o guidão.

Agora, fiz aquilo que você disse, pus no cavalete (vulgo lata de tinta rindo3:: ) e peguei nas canelas e fiz movimentos nela de "vai e vem", mas não mexeu.

Então não tenho certeza se é folga, mas de todo jeito, poderei ir pra trilha esse FDS ou é melhor não?
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por MAGGION »

irmao achop melhor conferir a caixa.. pois se realmente estiver com folga isso so tende a aumentar com o uso e isso aumenta a chance de calejar a pista..
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por Diguim »

Então, e se caso isso aconteça? (Isso se já não aconteceu).
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por MAGGION »

Diguim escreveu:Então, e se caso isso aconteça? (Isso se já não aconteceu).
so trocando a caixa toda(superiror e inferiror..)
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por Diguim »

E essa brincadeira é cara? Desculpe minha ignorância nesse assunto.
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por MAGGION »

ate que nao.

acho que no maximo uns 80..
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por MAGGION »

na megamotos racing esta saindo 26,00+frete

http://megamotosracing.com.br/produtos/ ... nto-conico" onclick="window.open(this.href);return false;

mais se quiser o kit da all balls tem na mrp racing mais ai ja sai por 180 + frete.
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por Diguim »

MAGGION escreveu:na megamotos racing esta saindo 26,00+frete

http://megamotosracing.com.br/produtos/ ... nto-conico" onclick="window.open(this.href);return false;

mais se quiser o kit da all balls tem na mrp racing mais ai ja sai por 180 + frete.
Brigadão cara pela ajuda e pela atenção! joia:::
MAGGION
Super Membro
Mensagens: 1481
Registrado em: 20 Agosto 2010 à21 09:47

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por MAGGION »

que isso precisando "GRITA QUE AGENTE ACODE.." rindo3:: rindo3::

conseguiu soltar a porca da mesa??
doeu::
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por Fujita »

Se for trocar os rolamentos, não compre de 2a linha, a "economia" não compensa.
Se não me engano o rolamento da caixa da CRf230 é o 32005, encontra Nachi, Koyo, NTN que são os originais Honda em casas de rolamentos por aproximadamente R$40,00 cada. Mas vale a pena dar uma consultada na concessionária, já me surpreendi varias vezes com preços de rolamentos na concessionária iguais aos da casa de rolamentos.
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Problemas com a moto batendo.

Mensagem por Diguim »

Fujita escreveu:Se for trocar os rolamentos, não compre de 2a linha, a "economia" não compensa.
Se não me engano o rolamento da caixa da CRf230 é o 32005, encontra Nachi, Koyo, NTN que são os originais Honda em casas de rolamentos por aproximadamente R$40,00 cada. Mas vale a pena dar uma consultada na concessionária, já me surpreendi varias vezes com preços de rolamentos na concessionária iguais aos da casa de rolamentos.
joia:::
Brigadão!
MAGGION escreveu:que isso precisando "GRITA QUE AGENTE ACODE.." rindo3:: rindo3::

conseguiu soltar a porca da mesa??
doeu::
Valeu!!

Então, acabei que nem tentei mais, comecei a resolver outras coisas na moto que acabou que não deu tempo... Mas esse sábado vou levar a moto no mecânico aqui perto de casa e peço pra ele dar uma olhada. Tava com planos de pular para uma importada ano que vem mas já desisti, não to conseguindo guardar dinheiro, essa moto tá me dando muito gasto!! Conada (Isso na minha visão de um estudante, pois pra outros, o gasto é insignificante.)

É guidão novo, relação nova, par de pneu novo, protetor de mão novo e agora isso da caixa... doeu::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem