Problemas com a moto batendo.
Problemas com a moto batendo.
Bom dia!!
Então, tem algumas trilhas que eu estou sentindo a suspa dianteira da minha moto bater demais. Primeiramente estava pensando apenas na suspa, e que deveria trocar o óleo, e realmente creio que esteja pois está fazendo um barulho de atrito.
Porém, a moto está batendo muito, e ao perguntar aos meus amigos que também andaram nela, disseram que sentiram ela bater também, e disseram que o problema deve ser na caixa de direção, uma folga.
Se for realmente, como faço pra ver se é mesmo? E se for esse o problema, basta trocar os rolamentos?
Obrigado!!
Então, tem algumas trilhas que eu estou sentindo a suspa dianteira da minha moto bater demais. Primeiramente estava pensando apenas na suspa, e que deveria trocar o óleo, e realmente creio que esteja pois está fazendo um barulho de atrito.
Porém, a moto está batendo muito, e ao perguntar aos meus amigos que também andaram nela, disseram que sentiram ela bater também, e disseram que o problema deve ser na caixa de direção, uma folga.
Se for realmente, como faço pra ver se é mesmo? E se for esse o problema, basta trocar os rolamentos?
Obrigado!!
Re: Problemas com a moto batendo.
Para testar a caixa de direção, segure o freio dianteiro e faça movimentos de vai e vem empurrando pelo guidon como se estivesse empurrando ela e observe a capa da caixa, se ela estiver se movimentando está com problema. Antes de trocar os rolamentos experimente dar um aperto, se conseguir tirar e folga sem deixar a caixa presa tá OK.
Re: Problemas com a moto batendo.
primeiro poe a motoca nun cavalete, toco de madeira, lata de tinta.. o que der altura p deixar as duas rodas Fora do chao..
depois ponha uma mao em cada canela e movimente p frente e p tras (de leve sem forcar..)
se realmente estiver com folga (e ainda nao tiver calejado pode ser ajustado..)
tire o guidao (pode apoiar ele sobre o tanque com um pano por cima..)
solte a porca da mesa superior
solta os parafusos da mesa superior (os que apertam as bengalas)
tira a mesa...
ai voce tera acesso a porca do canote.
com uma chave apropriada ou uma de fenda larga ou uma talhadeira (em ultimo caso) voce aperta a porca.
NAO PODE APERTAR MUITO!!! va apertando aos poucos e testando p frente e p tras (como fez acima) e tambem jogando a roda de um lado p o outro...
ela deve ir sem enroscar e nem ficar pesada..
feito o ajuste, e so remontar tudo e reapertar..
Ah as vezes quando aperta a porca superior da mesa ela pesa um pouco.. ai e so soltar um pouquinho..
MAS...
se la em cima na hora que apertar ela começar a dar "soquinhos" pode esquecer so uma caixa nova..
depois ponha uma mao em cada canela e movimente p frente e p tras (de leve sem forcar..)
se realmente estiver com folga (e ainda nao tiver calejado pode ser ajustado..)
tire o guidao (pode apoiar ele sobre o tanque com um pano por cima..)
solte a porca da mesa superior
solta os parafusos da mesa superior (os que apertam as bengalas)
tira a mesa...
ai voce tera acesso a porca do canote.
com uma chave apropriada ou uma de fenda larga ou uma talhadeira (em ultimo caso) voce aperta a porca.
NAO PODE APERTAR MUITO!!! va apertando aos poucos e testando p frente e p tras (como fez acima) e tambem jogando a roda de um lado p o outro...
ela deve ir sem enroscar e nem ficar pesada..
feito o ajuste, e so remontar tudo e reapertar..
Ah as vezes quando aperta a porca superior da mesa ela pesa um pouco.. ai e so soltar um pouquinho..
MAS...
se la em cima na hora que apertar ela começar a dar "soquinhos" pode esquecer so uma caixa nova..
Re: Problemas com a moto batendo.
Fujita e MAGGION, muito obrigado pela ajuda, ajudou demais!
Re: Problemas com a moto batendo.
espero que seja somente reapertar..
Re: Problemas com a moto batendo.
Então, fiz o que o Fujita fez, e realmente a moto está com folga. Parece que ela vai pra frente, e tem como ver a capa da caixa se movimentando.
Agora, MAGGION, tem como eu fazer isso sem retirar o guidão? O parafuso do guidão simplesmente não sai!! Ficou muito tempo apertado, aí agora ele não se mexe de jeito nenhum, mesmo fazendo "força de homem".
Agora, MAGGION, tem como eu fazer isso sem retirar o guidão? O parafuso do guidão simplesmente não sai!! Ficou muito tempo apertado, aí agora ele não se mexe de jeito nenhum, mesmo fazendo "força de homem".
Re: Problemas com a moto batendo.
cara isso tem jeito mais e gambi..Diguim escreveu:Então, fiz o que o Fujita fez, e realmente a moto está com folga. Parece que ela vai pra frente, e tem como ver a capa da caixa se movimentando.
Agora, MAGGION, tem como eu fazer isso sem retirar o guidão? O parafuso do guidão simplesmente não sai!! Ficou muito tempo apertado, aí agora ele não se mexe de jeito nenhum, mesmo fazendo "força de homem".
vc vai acabar estragando a capa protetora..
ta duro assim pois normalmente tem trava rosca nessas porcas..
o certo e arrumar uma chave estrela ou um soquete,..
ai vc pega um eixo ou um bronze e bate sobre a porca com cuidado p nao estragar ela..
se puder bater usando o soquete melhor ainda.. (uma ou duas batidas secas ja ajudam...)
depois vira o guidao p o lado esquerdo (se nao me engano) pois ai a força vai para o batente da mesa inferior....
poe a chave ou o soquete e pode fazewr força..
as vezes e necessario uma caninho p aumentar a força na chave ..
e em ULTIMO caso use as ferramentas de precisao..
- Anexos
-
- precisao.jpeg (1.8 KiB) Exibido 19763 vezes
Re: Problemas com a moto batendo.
Então cara, a porca da mesa superior está muito dura... Única chave que tenho é a chave inglesa, e nem sinal da porca rodar.
Re: Problemas com a moto batendo.
Diguim escreveu:Então cara, a porca da mesa superior está muito dura... Única chave que tenho é a chave inglesa, e nem sinal da porca rodar.
entao pega um toco de caibro (que e mole) e soca porrada em cima da porca..
e depois tenta..
e caso nao solte apela p as ferramentas de precisao.
e depois subistitui a porca deo canote..
eu ja tive que fazer isso e consegui salvar a porca..
nao ficou aquela coisa linnnnnnnda ... mais funcionava .. era uma XL250R de trilha do sitio..
entao nen fiz muita questao de beleza,,
Re: Problemas com a moto batendo.
MAGGION escreveu:Diguim escreveu:Então cara, a porca da mesa superior está muito dura... Única chave que tenho é a chave inglesa, e nem sinal da porca rodar.
entao pega um toco de caibro (que e mole) e soca porrada em cima da porca..
e depois tenta..
e caso nao solte apela p as ferramentas de precisao.
e depois subistitui a porca deo canote..
eu ja tive que fazer isso e consegui salvar a porca..
nao ficou aquela coisa linnnnnnnda ... mais funcionava .. era uma XL250R de trilha do sitio..
entao nen fiz muita questao de beleza,,
Então, obrigado mesmo pela atenção!!
Acabei que não tentei mais pois achei algumas outras coisas que eu deveria arrumar na moto. Mas pelo menos consegui soltar o guidão.
Agora, fiz aquilo que você disse, pus no cavalete (vulgo lata de tinta ) e peguei nas canelas e fiz movimentos nela de "vai e vem", mas não mexeu.
Então não tenho certeza se é folga, mas de todo jeito, poderei ir pra trilha esse FDS ou é melhor não?
Re: Problemas com a moto batendo.
irmao achop melhor conferir a caixa.. pois se realmente estiver com folga isso so tende a aumentar com o uso e isso aumenta a chance de calejar a pista..
Re: Problemas com a moto batendo.
Então, e se caso isso aconteça? (Isso se já não aconteceu).
Re: Problemas com a moto batendo.
so trocando a caixa toda(superiror e inferiror..)Diguim escreveu:Então, e se caso isso aconteça? (Isso se já não aconteceu).
Re: Problemas com a moto batendo.
E essa brincadeira é cara? Desculpe minha ignorância nesse assunto.
Re: Problemas com a moto batendo.
ate que nao.
acho que no maximo uns 80..
acho que no maximo uns 80..
Re: Problemas com a moto batendo.
na megamotos racing esta saindo 26,00+frete
http://megamotosracing.com.br/produtos/ ... nto-conico" onclick="window.open(this.href);return false;
mais se quiser o kit da all balls tem na mrp racing mais ai ja sai por 180 + frete.
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Re: Problemas com a moto batendo.
Brigadão cara pela ajuda e pela atenção!MAGGION escreveu:na megamotos racing esta saindo 26,00+frete
http://megamotosracing.com.br/produtos/ ... nto-conico" onclick="window.open(this.href);return false;
mais se quiser o kit da all balls tem na mrp racing mais ai ja sai por 180 + frete.
Re: Problemas com a moto batendo.
que isso precisando "GRITA QUE AGENTE ACODE.."
conseguiu soltar a porca da mesa??
conseguiu soltar a porca da mesa??
Re: Problemas com a moto batendo.
Se for trocar os rolamentos, não compre de 2a linha, a "economia" não compensa.
Se não me engano o rolamento da caixa da CRf230 é o 32005, encontra Nachi, Koyo, NTN que são os originais Honda em casas de rolamentos por aproximadamente R$40,00 cada. Mas vale a pena dar uma consultada na concessionária, já me surpreendi varias vezes com preços de rolamentos na concessionária iguais aos da casa de rolamentos.
Se não me engano o rolamento da caixa da CRf230 é o 32005, encontra Nachi, Koyo, NTN que são os originais Honda em casas de rolamentos por aproximadamente R$40,00 cada. Mas vale a pena dar uma consultada na concessionária, já me surpreendi varias vezes com preços de rolamentos na concessionária iguais aos da casa de rolamentos.
Re: Problemas com a moto batendo.
Fujita escreveu:Se for trocar os rolamentos, não compre de 2a linha, a "economia" não compensa.
Se não me engano o rolamento da caixa da CRf230 é o 32005, encontra Nachi, Koyo, NTN que são os originais Honda em casas de rolamentos por aproximadamente R$40,00 cada. Mas vale a pena dar uma consultada na concessionária, já me surpreendi varias vezes com preços de rolamentos na concessionária iguais aos da casa de rolamentos.
Brigadão!
Valeu!!MAGGION escreveu:que isso precisando "GRITA QUE AGENTE ACODE.."
conseguiu soltar a porca da mesa??
Então, acabei que nem tentei mais, comecei a resolver outras coisas na moto que acabou que não deu tempo... Mas esse sábado vou levar a moto no mecânico aqui perto de casa e peço pra ele dar uma olhada. Tava com planos de pular para uma importada ano que vem mas já desisti, não to conseguindo guardar dinheiro, essa moto tá me dando muito gasto!! (Isso na minha visão de um estudante, pois pra outros, o gasto é insignificante.)
É guidão novo, relação nova, par de pneu novo, protetor de mão novo e agora isso da caixa...
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