Dúvidas - KXF 250.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por Diguim »

Galera,
peguei uma KXF 250, e começou a surgir várias dúvidas e eu fui criando vários tópicos, aí para ficar melhor, irei criar esse tópico com todas as perguntas juntas:

1- O que usar no radiador da moto?
Atualmente estou usando apenas água, mas a moto está fervendo fácil. Uso a moto apenas em trilhas. Me aconselharam usar MotoCool e MoCool juntos, mas queria saber se apenas usar MotoCool já resolve, e se resolver, como usar? Jogar o fluído inteiro lá ou misturar com água?

2- Óleo ficando preto com uma trilha?
Então, sexta troquei o óleo da moto mas não troquei o filtro de óleo, sábado fiz trilha o dia inteiro, e o óleo já está preto. Será que o filtro de óleo velho contribuiu pra isso? Estou decidido que irei jogar o óleo fora, e fazer a coisa direito, trocando o filtro junto.

3- Qual óleo usar?
Estou com um resto de Mobil MX 10w30 semissintético, posso usá-lo sem problemas? Para próximas vezes, será que devo manter o Mobil ou mudar para Lubrax semissintético 20w50 ou Ipiranga Top Rider 10w30 100% sintético? É normal abaixar um pouco o nível de óleo? Motor da moto está novo.

4- Levei um tombo e quebrei um raio traseiro, posso comprar apenas um e montar sem problemas?

Por enquanto é isso galera, peço que me ajudem pois estou com anceio de fazer bobagem, e quero fazer tudo direitinho, sem nenhum detalhe, pois não quero que a moto me dê problemas por falta de manutenção adequada!!

Obrigado!!
Caio francelin
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Outubro 2014 à09 17:37

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por Caio francelin »

Olá, amigão se esta baixando oleo e quando vc troka esta preto, fika esperto tem alguma peça com muito desgaste.
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por Diguim »

Obrigado por responder mas o problema não é esse, motor foi recentemente refeito e revisado. Esse problema já descobri, creio que foi culpa do filtro de óleo que estava velho, porém as outras dúvidas não foram sanadas ainda.
marcelop
Membro
Mensagens: 300
Registrado em: 22 Novembro 2011 à28 14:51

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por marcelop »

No radiador só motul motocool, puro, sem misturar. Ele já é pronto pra uso.
No motor motul 5100. Não iria de lubrax ou Ipiranga...
O raio se quebrou, é só trocar...normal...
matheus loyo
Membro
Mensagens: 861
Registrado em: 20 Dezembro 2012 à41 11:52

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por matheus loyo »

oleo ficando preto rapido e sinal que tem desgaste !
motocool ele ja vem pronto para o uso ! so ele jah ajuda muito .
Raio é so voce levar em uma oficina mecanica e colocar se ficar desalinhado so alinha novamente .
cara usa motul no seu motor , nao sei te indicar a especificação correta , mas usa motul ! a galera vai te passar a especificaçao correta !
vlw irmao .
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por Dehdao »

Diguim escreveu:Galera,
peguei uma KXF 250, e começou a surgir várias dúvidas e eu fui criando vários tópicos, aí para ficar melhor, irei criar esse tópico com todas as perguntas juntas:

1- O que usar no radiador da moto?
Atualmente estou usando apenas água, mas a moto está fervendo fácil. Uso a moto apenas em trilhas. Me aconselharam usar MotoCool e MoCool juntos, mas queria saber se apenas usar MotoCool já resolve, e se resolver, como usar? Jogar o fluído inteiro lá ou misturar com água?

2- Óleo ficando preto com uma trilha?
Então, sexta troquei o óleo da moto mas não troquei o filtro de óleo, sábado fiz trilha o dia inteiro, e o óleo já está preto. Será que o filtro de óleo velho contribuiu pra isso? Estou decidido que irei jogar o óleo fora, e fazer a coisa direito, trocando o filtro junto.

3- Qual óleo usar?
Estou com um resto de Mobil MX 10w30 semissintético, posso usá-lo sem problemas? Para próximas vezes, será que devo manter o Mobil ou mudar para Lubrax semissintético 20w50 ou Ipiranga Top Rider 10w30 100% sintético? É normal abaixar um pouco o nível de óleo? Motor da moto está novo.

4- Levei um tombo e quebrei um raio traseiro, posso comprar apenas um e montar sem problemas?

Por enquanto é isso galera, peço que me ajudem pois estou com anceio de fazer bobagem, e quero fazer tudo direitinho, sem nenhum detalhe, pois não quero que a moto me dê problemas por falta de manutenção adequada!!

Obrigado!!

Diguim, ando de 230, mais um amigo da turma ta com uma KLX450r.. Ele usava o MotoCool, a moto fervia as vezes.. Acredito que com ele (MotoCool), seja mais difícil de ferver do que com água. Recentemente, ele adicionou o MoCool e ai já era. Nunca mais vi ferver, por mais que ele judie da moto.

Na embalagem do MoCool, diz que ele baixa até 15º na temperatura da água. Ele tem algum aditivo que facilita a troca de calor, ou algo desse tipo. Eu entendi como "Mágica" ahahahah!!

No seu caso que a moto é de Cross e ta sendo usada na trilha, eu acredito que seja bom. Mais se não quiser gastar, põe só o MotoCool se não der vc compra o MoCool e põe..

Abraço!
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por f.cker »

Cara, no radiador nao coloque agua comum nunca!! Esse é um erro que não deve acontecer.. só em ultimo caso caso acabe a agua no meio da trilha.. ai vale colocar agua.
Água comum tem minerais que enferrujam dentro do sistema de arrefecimento, fudendo os radiadores por dentro..

Se for diluir algum desses produtos de radiador com água, que seja do tipo desmineralizada, ou mesmo destilada (nao precisa tanto...).
A minha sugestão é para usar Motul Motocool (amarelo) sem diluir.. eu uso esse há anos em todas as motos que tive.
esse aqui ó
Imagem

O óleo ficou escuro pois se misturou ao óleo velho que tava no filtro.. melhor trocar óleo e filtro em todas as trocas.. e por favor jamais use óleo 20W50. Isso é óleo de moto de rua.. na KXF melhor usar óleo 100% sintetico. Nem o Motul 5100 eu recomendo.. tem coisa melhor no mercado.
Motul 300V, Mobil 1 Racing, Motorex Cross Power, Castrol Power1. Se não achar na sua cidade, compra pela internet.

Se o motor esta novo, deveria baixar muito pouco, quase imperceptível... Se tiver baixando uns 200ml, tem coisa errada.

Quanto a roda, tira o raio quebrado e coloca outro..pode ser necessário remover o disco ou a coroa...

Um abraco.
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por Diguim »

Obrigado pelas respostas de todos!! Foram de grande valia.

Então, o problema do óleo preto foi culpa minha, tenho certeza. Não esgotei o óleo antigo inteiramente do motor, devido falta de conhecimento sobre a moto em si, parafusos, etc., além de não trocar o filtro de óleo. Ou seja, misturei óleo e filtro velho com óleo novo. Agora irei esgotar todo o óleo e trocar o filtro junto, joguei 1,3L de óleo novo fora, mas é o preço que se paga ao fazer bobagem! Já comprei o filtro de óleo novo, agora estou decidindo qual óleo comprar. Motul 5100 não consigo colocar na minha cabeça que é a melhor opção, pois ele é muito caro por um óleo semissintético. Hoje aprecei na loja, 45 reais o litro! O que acham do Ipiranga Top Rider 10W30 100% sintético? Custa menos que 40 reais o litro. Posso usar um óleo 10W30?

Então, comprei o Motul Motocool também.

Sobre baixar óleo, baixou quase que inperceptivel, isso se tiver baixado, não tenho certeza se baixou mesmo. Amigo meu falou que é normal, que as KXF costumam baixar óleo, ele tem uma 2012 e disse que costuma baixar toda trilha, assim tendo que completar.

Acabou que esqueci de postar uma pergunta:
5- É normal ocorrer pipocos as vezes no freio motor em motos 4T de cross carburadas? Meu mecânico regulou o parafuso de mistura mas ela ainda tem os pipocos.

Dehdao,
usarei apenas o MotoCool agora e farei o teste, se ela continuar fervendo fácil, irei apelar pro MoCool!

Agradeço novamente pela ajuda de todos!!
Abraços.


Imagem
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por Juliano »

Motul 5100 eu usava na minha 230, trocava a cada 6 horas.

Numa moto de cross usada em trilha eu iria de Motul ou Motorex 100% sintético. São produtos desenvolvidos para esse tipo de moto.

Não se apegue somente à especificação de viscosidade, o barato sai caro a longo prazo.

E não troque o óleo pelo número de trilhas, mas sim pelo tempo de motor ligado. Creio que de 6 a 8 horas seja o ideal.
phrbeleigoli
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 11 Julho 2014 à09 22:22

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por phrbeleigoli »

a minha baixa também o óleo toda trilha...sai um pouco pelo suspiro...
eu uso o mocool, a moto nunca ferveu
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por Diguim »

Obrigado Juliano!!
Estou ainda fazendo a pesquisa e vendo qual o óleo que irei usar mesmo!
Bom, tenho a ideia de instalar um horímetro, assim a manutenção será mais fácil, creio que irei trocar à cada 10H, acho que o manual recomenda menos, mas o meu uso é menos extremo, pois é em trilhas.

Brigadão phrbeleigoli!!
Qual óleo você utiliza em sua moto? Sou de BH também.
Você mistura Mocool com água apenas? Não utiliza o Motocool?

Até.
marcelop
Membro
Mensagens: 300
Registrado em: 22 Novembro 2011 à28 14:51

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por marcelop »

Eu usei muito motul 5100 nas importadas e nacionais...Não tive problemas! Mas concordo plenamente que há coisa melhor, como o motorex, repsol ou até motul 100% sintético. Na época, eu conseguia o motul 5100 na faixa de 22,00 cada, direto do fornecedor; no caso era caixa com 12. Foi um excelente custo x benefício. Filtro de óleo novo toda troca.
Dê uma olhada no repsol racing 4t. è um litro de embalagem verde. É pra ser coisa boa!
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por robertovarela »

Usei o Repsol Racing por muito tempo, pode ir sem medo.

Hoje eu uso Selênia Sintético 5W30 (é óleo para carro) no motor e Motul Gear Oil 10W30 na caixa.

Minha moto é uma CRF 250R
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por Diguim »

Obrigado marcelop!
Realmente 22 reais é um excelente preço, se eu achasse por esse preço eu usaria o Motul sem medo, pois compensava. Mas aqui sai por 45 reais o litro, e nem comprando a caixa sai por 22 reais o litro.

Estou pirando aqui em dúvida em qual óleo usar, usaria algum 100% sintético gringo, mas teria que comprar pela internet, e é de se pensar, mas no momento quero algo imediato, pois tenho que trocar o óleo essa semana, então não ando no FDS. Além do mais gastar mais de 100 reais em óleo agora é fora do meu orçamento. Pra eu usar algum óleo desse, teria que comprar a caixa e ver se consigo pagar menos no litro, mas é coisa que preciso pesquisar e apreçar, quem sabe para as próximas trocas, mas pra essa agora preciso de uma solução rápida e barata.

Obrigado Roberto!!
Só não estou achando o Repsol para comprar...

E sobre usar óleo Selênia, é só para carros? Não é errado usar então?



Obrigado!!
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por João Neres »

e ai diguim, na minha kadeca eu uso na caixa o oleo Mobil MX 10w50, e no radiador uso aditivo puro, o aditivo que uso é da marca R2, paguei 25 pilas.. e nunca ferveu to uns 6 meses com ele logo vou trocar... se vc usar o aditivo da motul puro acredito que a moto nao vai mais ferver.. se com o meu de 25 pilas nao ferveu, com um top entao deve ser melhor ainda hehe
joknoris
Membro
Mensagens: 125
Registrado em: 19 Fevereiro 2013 à18 12:49

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por joknoris »

Nossa assustei agora com os preços dos óleos ein ehehehheh. Eu tenho a intenção de trocar de moto e pegar uma kxf 250 2012 ou 2013, já é bom ficar sabendo o preço pra manter, mas uma coisa é certa, cuidar da moto da maneira certa nunca é dimais .
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por robertovarela »

Diguim escreveu:Obrigado marcelop!
Realmente 22 reais é um excelente preço, se eu achasse por esse preço eu usaria o Motul sem medo, pois compensava. Mas aqui sai por 45 reais o litro, e nem comprando a caixa sai por 22 reais o litro.

Estou pirando aqui em dúvida em qual óleo usar, usaria algum 100% sintético gringo, mas teria que comprar pela internet, e é de se pensar, mas no momento quero algo imediato, pois tenho que trocar o óleo essa semana, então não ando no FDS. Além do mais gastar mais de 100 reais em óleo agora é fora do meu orçamento. Pra eu usar algum óleo desse, teria que comprar a caixa e ver se consigo pagar menos no litro, mas é coisa que preciso pesquisar e apreçar, quem sabe para as próximas trocas, mas pra essa agora preciso de uma solução rápida e barata.

Obrigado Roberto!!
Só não estou achando o Repsol para comprar...

E sobre usar óleo Selênia, é só para carros? Não é errado usar então?



Obrigado!!

No meu caso tenho o óleo do motor separado do câmbio, então optei por usar um óleo de carro que proporciona uma melhor lubrificação devido a ausência de aditivos que existem nos óleo de motos para não patinar a embreagem.

Realmente os produtos Motul têm o preço salgado, mas usar óleo barato que não atendam as especificações vai sair bem mais caro.
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por Diguim »

E aí João. Cheguei a usar uma vez o Mobil MX 10w30, ainda tenho sobrando aqui, mas o que está me deixando em dúvida é a viscosidade dele, acho que é muito baixa. Procurei outra mas não tinha na loja. Bom, o Motocool não é um aditivo puro, também creio que o seu não seja, eles já vem misturados em água. Mas sobre ferver ou não, não sei se será suficiente, pois a minha moto é de cross, menos refrigeração, já a sua é de enduro, além disso o ano da minha, tem um problema crônico de superaquecimento... Mas tomara que seja como você falou, que não ferva!!

Valeu!!

Sem dúvidas joknoris, mas por isso criei esse tópico para tirar o máximo de conhecimento e saber o que é melhor para a moto, para cuidar dela da melhor maneira possível e que não haja problemas.


Então Roberto, minha dúvida não é se posso usar um óleo barato que não atenda as especificações, pois eu sei que trará problemas, mas a minha dúvida é se posso optar por óleos dentro das especificações do manual, mas que não tenham o preço salgado como os Motul, Motorex, etc. e se esse tipo de óleo não me prejudicará o futuro da minha moto.

Valeu!
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por João Neres »

hmmm, sobre viscosidade eu nao entendo muito mas o mobil que uso é o 10w50. sao dois motores diferentes ai nao sei dizer qual seria o ideal pra sua, já que no 4T o oleo tem que ser bom mesmo... entao o aditivo que usei diz que já vem pronto pra uso, sem precisar misturar com agua. é verdade a minha tem também aquele reservatório extra, acho que chamam de expansor, nele eu coloco agua e no radiador o aditivo.. as de cross tem esse reservatório?
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: Dúvidas - KXF 250.

Mensagem por f.cker »

Pessoal de novo, acho que ficou meio esquecido no meu post... mas não coloquem agua da torneira no sistema. Mesmo no expansor. Água da torneira enferruja tudo...

Usem somente água desmineralizada ou destilada. Por isso prefiro o Motocool.. já esta pronto e só troco ele a cada 2 anos... nao precisa trocar toda hora.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem