Motor: KTM XCF 350

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Motor: KTM XCF 350

Mensagem por Giovani/PR »

Colegas,

Adquiri um KTM XCF 350 2011, comprei do primeiro dono, a moto só fez trilha e foi sempre muito bem cuidada desde óleos/fluídos motorex trocados rigorosamente, manutenções periódicas e estética impecável. No momento a moto possui 200hrs, sendo que à 70hrs foi trocado pistão+anéis e jogo completo de válvulas (Obs: sem nunca dar sinais de falhas, foi trocado preventivamente mesmo). A moto continua muito forte, progressiva, sem sinais/sintomas de problemas mecânicos. Porém, as outras peças do motor possuem 200hrs e não posso negligenciar isso, mas aí que ficam as minhas dúvidas:

1) Devo trocar as demais peças (biela, corrente de comando, tensor hidráulico etc..) e aproveitar e já trocar novamente pistão e válvulas que estão com 70hrs?

2) Penso que, apesar de aumentar substancialmente o valor, colocar o pistão novo e as válvulas eu estaria com um motor 100% e não iria me preocupar ou trocar essas peças novamente seria "rasgar o dinheiro"?

3) Ou não devo fazer nada..

Oque vocês fariam?

Abraço joia:::
Editado pela última vez por Giovani/PR em 01 Novembro 2014 à36 11:38, em um total de 1 vez.
matheus loyo
Membro
Mensagens: 861
Registrado em: 20 Dezembro 2012 à41 11:52

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por matheus loyo »

Acho que voce deveria guardar esta grana que esta pensando em investir agora nela , como voce disse se jah foi trocado pistão , valvulas etc.. guarde este dinheiro e se a moto ta funcionando ok , deixa ela assim !
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por jjacob »

Concordo, se a moto esta ok continua andando até fechar a troca dos pistão novamente, uma coisa que tem que entender é que esses tempos de trocas são calculados para motos em uso intenso, se você é aquele trilheiro de final de semana aposto que várias vezes roda com a moto sem exigir 50% do motor.
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por Giovani/PR »

matheus loyo escreveu:Acho que voce deveria guardar esta grana que esta pensando em investir agora nela , como voce disse se jah foi trocado pistão , valvulas etc.. guarde este dinheiro e se a moto ta funcionando ok , deixa ela assim !
jjacob escreveu:Concordo, se a moto esta ok continua andando até fechar a troca dos pistão novamente, uma coisa que tem que entender é que esses tempos de trocas são calculados para motos em uso intenso, se você é aquele trilheiro de final de semana aposto que várias vezes roda com a moto sem exigir 50% do motor.

- Compreendi, e se eu mandar abrir o motor só para conferir se está tudo ok, vale a pena? tem a história do tal tensionador hidráulico (problema crônico das KTM´s) também..
bruno
Membro
Mensagens: 967
Registrado em: 10 Janeiro 2006 à44 16:55

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por bruno »

No mínimo eu mandaria abrir e ver como estão as coisas. KTM é uma moto muito delicada.
O certo mesmo seria vc mandar abrir e trocar toda a parte de baixo e também pistão e anéis. Assim vc ficaria tranquilo e sabendo como está sua moto.
Manutenção é manutenção, não dá pra ir deixando e ver no que vai dar. Seu preju pode ser muiiiito maior.

E outra, se vc já comprou a moto com 200hrs, já sabia que ia ter que guardar uma grana para essa manutenção.

Abraço!
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por Giovani/PR »

bruno escreveu:
E outra, se vc já comprou a moto com 200hrs, já sabia que ia ter que guardar uma grana para essa manutenção.

Abraço!
Então Bruno, foi isso mesmo, por mais que a moto esteja em perfeito estado, já havia reservado $$ para dar uma conferida no motor. A dúvida mesmo são os componentes a serem substituídos.

Agradeço a todos pelas dicas!

joia:::
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por Juliano »

Se você já está preparado para fazer uma preventiva, meta a cara. Pelo menos vai rodar tranquilo!!!
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por Giovani/PR »

Bacana, obrigado pelas respostas! joia:::
RodrigoReis10
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 10 Junho 2014 à47 07:22

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por RodrigoReis10 »

Concordo, pelo menos abra para ver em quais condições ambas partes (cima/baixo) do motor estão.

Sempre fiz isso quando comprei moto usada, para desencargo de consciência e rodar tranquilo na trilha. joia:::
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por Giovani/PR »

Bacana pessoal, vou seguir as dicas e antes de tudo, abrir o motor para ver como está!

Forte abraço! joia:::
josé neves
Membro
Mensagens: 504
Registrado em: 02 Setembro 2009 à59 21:12

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por josé neves »

Giovani desculpa eu intervi no seu tópico, mas uma moto de enduro a manutenção é feita em H/uso ou Km rodados tipo: troca de oléo e etc....?
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????
matheus loyo
Membro
Mensagens: 861
Registrado em: 20 Dezembro 2012 à41 11:52

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por matheus loyo »

josé neves escreveu:Giovani desculpa eu intervi no seu tópico, mas uma moto de enduro a manutenção é feita em H/uso ou Km rodados tipo: troca de oléo e etc....?
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????
depende muito da trilha , talves possa ser uma trilha muito fexada levara mais horas que km ..
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por Giovani/PR »

josé neves escreveu:Giovani desculpa eu intervi no seu tópico, mas uma moto de enduro a manutenção é feita em H/uso ou Km rodados tipo: troca de oléo e etc....?
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????
Pelo que conheço e vi até hoje, é somente pelo número de horas, pois a quilometragem é mais subjetiva. joia:::
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por Juliano »

Giovani/PR escreveu:
josé neves escreveu:Giovani desculpa eu intervi no seu tópico, mas uma moto de enduro a manutenção é feita em H/uso ou Km rodados tipo: troca de oléo e etc....?
Uma hora de uso corresponde há quantos KM rodados?????
Pelo que conheço e vi até hoje, é somente pelo número de horas, pois a quilometragem é mais subjetiva. joia:::


O correto seria fazer a troca de óleo / revisão por horas em qualquer veículo.

Pega aquele Fusca do carro de som, o cara fica dando volta na praça o dia inteiro fazendo propaganda, no final do mês rodou só uns 500km, mas quantas horas de motor ligado?


Agora pega aquela barca que o peão só usa em viagens com a família, somente rodovia e rotação constante, bate o km para troca de óleo com poucas horas de uso.


A minha caminhonete tem um marcador de horas de uso do motor no computador de bordo, já pensei em fazer as trocas de óleo por ele quando sair da garantia.
josé neves
Membro
Mensagens: 504
Registrado em: 02 Setembro 2009 à59 21:12

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por josé neves »

Entendi joia:::
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por drwagner »

Acho muito subjetivo essa questão de troca de oleo (horas x Km).Troco a cada 03 trilhas .Sendo a trilha leve ou pesada.Geralmente minhas trilhas possuem 50 km e duram 4 horas.Faço 150 km em 12 horas (03 trilhas).Logicamente que ninguém vai trocar o oleo durante a trilha por ter chegado nas 10 horas planejadas hipoteticamente.Acho o horimetro mais importante para indicar a hora exata de verificar o motor de acordo com o que manda o manual,independente dos sinais que a moto apresente.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por Juliano »

drwagner escreveu:Acho muito subjetivo essa questão de troca de oleo (horas x Km).Troco a cada 03 trilhas .Sendo a trilha leve ou pesada.Geralmente minhas trilhas possuem 50 km e duram 4 horas.Faço 150 km em 12 horas (03 trilhas).Logicamente que ninguém vai trocar o oleo durante a trilha por ter chegado nas 10 horas planejadas hipoteticamente.Acho o horimetro mais importante para indicar a hora exata de verificar o motor de acordo com o que manda o manual,independente dos sinais que a moto apresente.


Drwagner, se a sua trilha dura 4 horas, pode ter certeza de que não dá 2h30min no horímetro, de motor ligado. Esse fator é histporico aqui no fórum, quem anda a tarde toda na trilha faz no máximo 2h30min de motor ligado.

Portanto você está trocando o óleo a cada 7h30min, excelente. Eu sempre troquei o óleo com 6 horas.
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por drwagner »

Juliano escreveu:
drwagner escreveu:Acho muito subjetivo essa questão de troca de oleo (horas x Km).Troco a cada 03 trilhas .Sendo a trilha leve ou pesada.Geralmente minhas trilhas possuem 50 km e duram 4 horas.Faço 150 km em 12 horas (03 trilhas).Logicamente que ninguém vai trocar o oleo durante a trilha por ter chegado nas 10 horas planejadas hipoteticamente.Acho o horimetro mais importante para indicar a hora exata de verificar o motor de acordo com o que manda o manual,independente dos sinais que a moto apresente.


Drwagner, se a sua trilha dura 4 horas, pode ter certeza de que não dá 2h30min no horímetro, de motor ligado. Esse fator é histporico aqui no fórum, quem anda a tarde toda na trilha faz no máximo 2h30min de motor ligado.

Portanto você está trocando o óleo a cada 7h30min, excelente. Eu sempre troquei o óleo com 6 horas.
Boa dica.Vou continuar com essa teoria.
josé neves
Membro
Mensagens: 504
Registrado em: 02 Setembro 2009 à59 21:12

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por josé neves »

Certo, mas em quantas horas deve se trocar o oléo nas especiais de ENDURO?
tiago casaes
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 21 Julho 2018 à31 13:14

Re: Motor: KTM XCF 350

Mensagem por tiago casaes »

recentemente comprei uma ktm xcf 350 2011 com motor batido quando abri estava com pistão e biela ruim,
fiz a troca deles, ai andei na moto, com uns 5 km de teste ela travou, quando abri o motor estava com o pistao derretido, entao resolvi pedi outro kit completo da big bore coloquei ontem e hoje fui fazer o teste e aconteceu a mesma coisa. alguem ai ja passou por isso?
obs: quanto comprei a moto ja conhecia seus antecedentes, e funcionava normalmente.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem