Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORRO!!!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
VitorXT
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Dezembro 2013 à36 00:58

Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORRO!!!

Mensagem por VitorXT »

Olá pessoal, como vão vocês? Espero que todos bem.. smile::

Coloquei um carburador da TORNADO, botei o gigcle 142 de alta e 45 de baixa, limpei com car80, verifiquei os diafragmas, todos em perfeito estado, sem furos. Agulha reta, pistonete sem encostar na cede, 3 voltas na mistura, a moto ta com uma baixa espetacular, liga como fosse injeção eletronica, mas tem um problema... quando se exige do acelerador, ela começa a cortar.. chorei::

A moto vai até 40 e 60 km/h se acelerar de forma progressiva, mas se quiser fazer ultrapassagens ou superar esses valores, ela começa a cortar, e isso ta me matando pois não consigo aproveitar o tork da moto.

Já tirei o filtro e continua o mesmo problema, o que faço??? negativo::

agradeço desde já.. joia:::
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORR

Mensagem por julianorettore »

Cara tem que ver se voce tem falta ou excesso em alta, creio que tente talvez diminuir um pouco o gicle de alta e testar pois acho que esta usando uma numeração alta demais. Confere primeiro o nivel da boia pode ser que esteja secando a cuba e comece a falhar.
lucas legnari
Membro
Mensagens: 110
Registrado em: 13 Outubro 2014 à50 21:21

Re: Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORR

Mensagem por lucas legnari »

amigo na xt225 usa o gicle de baixa 125 de inicio e nao mexe na boia nao pq todos bura ja vem pre definido de fabrica p determinada cilindrada e no seu caso 20cc a mais ou menos compensa tirar no gicle de alta a agulha começa no meio e olha a cor da vela . na minha titan 150 tinha carburador original com gicle 115 e com um bura de strada ligado na caixa de ar eu uso o 118 ou 120 ou seja so compensei o diametreo e vacuo do carburador. no seu caso tenta o gicle dela da xt original e so depois vai aumentando pq isso é ecesso de gas .
VitorXT
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Dezembro 2013 à36 00:58

Re: Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORR

Mensagem por VitorXT »

Bom dia amigos!!!

De tanto pesquisar, o erro é o gicle de alta ser 142 da TORNADO, muito grande para o motor da XT 225 morto::

Pesquisando, a HONDA alterou para 135 a partir de 2006 e o original da XT 225 é de 132. doeu::

Vendo o manual de serviço da TTR 230, o gicle de alta é de 125, mesmo da XR 200, e vi relatos de TORNADOS para uso urbano com esse mesmo gicle de 125 e ficou muito bom. Fui na rua comprar agora instalo, a noite eu relato o que achei na moto..! joia:::

Gostaria de agradecer a todos que comentaram, esse fórum é o melhor, só tem pessoas boas, grato..! alegre::
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORR

Mensagem por julianorettore »

quando falei do nivel da boia é porque eu quando coloquei carburador de falcon na tornado eu comprei carburador paralelo e o nivel da boia veio desregulado, todos esses carburadores paralelos acontece isso ai da necessidade de ajustar mas ajusta com cuidado pq se a sede for demais pra dentro ferrou
lucas legnari
Membro
Mensagens: 110
Registrado em: 13 Outubro 2014 à50 21:21

Re: Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORR

Mensagem por lucas legnari »

julianorettore escreveu:quando falei do nivel da boia é porque eu quando coloquei carburador de falcon na tornado eu comprei carburador paralelo e o nivel da boia veio desregulado, todos esses carburadores paralelos acontece isso ai da necessidade de ajustar mas ajusta com cuidado pq se a sede for demais pra dentro ferrou

Juliano, vc tem razão todos buras tem a boia desregulada , alem dos cara copiar copiam errado..!!! eu não quis falar que vc estava errado e que na verdade ja sabia que alta 145 era muito p xtzinha , e a unica coisa boa nos carburadores paralelos sao que alguns tem a bois com haste de aço oque fica melhor de regular agora os de boia e haste de plasticose vc errar a altura do asento da agulha ferrou tudo .
VitorXT
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Dezembro 2013 à36 00:58

Re: Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORR

Mensagem por VitorXT »

Boa noite amigos, como vão? Espero que bem! alegre::


Eu comprei o gigle de 125 da alta para por no carburador original da TORNADO na minha XT 225. A moto ficou muito boa, parou de falhar, mas ao viajar, quando cheguei a 80, ela começou a "cortar" como tivesse sem combustível.


Tive que ir com bastante atenção, fazendo de 70 a 90 com muito esforço. chorei::

Irei comprar um kit reparo da TORNADO 2006 em diante, pois o gigle de alta é próximo da XT 225, a toni usa 45 e 135, a XT usa 45 e 132,5.

Não recomendo que façam isso na sua moto, fica amarrada em alta, mais muito econômica no geral.

Tenho um KOSO original com PJ de 34mm que irei por mais para frente, quando melhorar o conjunto da moto! alegre::

Agradeço a todo os bons amigos que me ajudaram.. alegre::
lucasnogueiranardy
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 21 Abril 2013 à35 01:15

Re: Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORR

Mensagem por lucasnogueiranardy »

VitorXT escreveu:Boa noite amigos, como vão? Espero que bem! alegre::


Eu comprei o gigle de 125 da alta para por no carburador original da TORNADO na minha XT 225. A moto ficou muito boa, parou de falhar, mas ao viajar, quando cheguei a 80, ela começou a "cortar" como tivesse sem combustível.


Tive que ir com bastante atenção, fazendo de 70 a 90 com muito esforço. chorei::

Irei comprar um kit reparo da TORNADO 2006 em diante, pois o gigle de alta é próximo da XT 225, a toni usa 45 e 135, a XT usa 45 e 132,5.

Não recomendo que façam isso na sua moto, fica amarrada em alta, mais muito econômica no geral.

Tenho um KOSO original com PJ de 34mm que irei por mais para frente, quando melhorar o conjunto da moto! alegre::

Agradeço a todo os bons amigos que me ajudaram.. alegre::


VitorXt também tenho uma 225 e oque sempre ouvi falar que as medidas dos giglês da Honda e Yamaha não são os mesmo, atente se a isso.

As vezes tem a mesma numeração, mais não o tamanho..
VitorXT
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Dezembro 2013 à36 00:58

Re: Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORR

Mensagem por VitorXT »

Amigo, desculpa a demora em responder gorfei::


O kit reparo para a XT 225 é inexistente na minha cidade, e o na TORNADO 2006 tbm, sem a especificação do ano.

Eu estou sentindo a moto mais "presa", e limitando em 80 km/h. Em breve irei fazer uma mudanças na minha moto visando desempenho!

A moto é ótima, acho superior em relação a LANDER, mas suas marchas são bastante próximas onde mesmo com a relação alongada para 2.81, ela fica esforçando bastante o motor.

Terei de abrir ele no futuro breve, e verei se as engrenagens da 1 a 4 da LANDER servem na XT 225. Se sim, farei mudanças e colocarei para 250cc.

Obrigado pela opinião amigo joia:::
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Re: Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORR

Mensagem por Marcio Juliano »

eu colocaria o gicle 145 para testar... só para tirar uma febre, acho que vai funcionar normal, regula no ar e agulha, mas o gicle não necessáriamente tem de ser o mesmo que é usado no carburador original, cada carburador tem sua dinamica, e são x% de ar% de combustivel, acho que baixou demais.
lucas legnari
Membro
Mensagens: 110
Registrado em: 13 Outubro 2014 à50 21:21

Re: Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORR

Mensagem por lucas legnari »

se ta limitando e falta de gasolina agora se o giro ta no ceu e ta a 80 por hora verifique a vela se estiver no padra de cor de mistura esta na hora de trocar os discos de fricao
VitorXT
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 09 Dezembro 2013 à36 00:58

Re: Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORR

Mensagem por VitorXT »

ATUALIZANDO O TÓPICO.


O que ocorreu mesmo foi a mistura rica pelo giglê ser muito grande para o motor. Se abrisse a tampa da caixa, deixando meia solta, não cortava em alta. Mas se fechasse, tinha falta.


Coloquei o KOSO 34mm PJ, carburador sensacional, pequeno, discreto, e com resultado imediato, sem falhas.

Recomendo a todos!
Vagner Poltronieri
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 31 Julho 2018 à12 09:03

Re: Carburador da TORNADO na XT 225 falhando em alta, SOCORR

Mensagem por Vagner Poltronieri »

Tenho uma XT 225 e mesmo não sendo mecânico profissional acabei fazendo o motor dela. Foi bem difícil, fiz praticamente tudo nela e tem muitos detalhes que não existe fórum que te ensine, como por exemplo a regulagem de válvulas que eu hoje deixo com 0,10 nos dois lados(escape e admissão) para reduzir o barulho e diminuir o risco de encabeçar válvula, o que no manual de serviço indica entre 0,05 e 0,10 admissão e 0,15 e 0,20 escape. Ninguem posta esse tipo de coisa, imagino eu pq seria apedrejado por quem segue o manual a risca, o que eu tbm prefiro mas não foi o caso, uso assim mesmo pq ficou bom e decidi isso depois de muita conversa com mecânicos, mesmo receoso acabei fazendo testes e vendo o que ficava melhor.

Acredito que o segredo desse motor é a MISTURA CORRETA EM TODAS AS POSIÇÕES DO ACELERADOR.
Seja em 1/4, 1/2, 3/4 do acelerador e cabo enrolado. E outra, não adianta ficar com a mistura boa em baixa e pobre ou rica em alta pois isso acaba com o motor aos poucos.
Mistura pobre acarreta em aquecimento do motor que fica mais barulhento, queima de estator e alguns outros problemas que podem acontecer e que nao deveria mas são comuns nessa moto.
Com o tempo você passa a conhecer os barulhos e comportamento da sua moto e passa a entender ela um pouco melhor, caso recem tenha pego uma destas sugiro que converse com quem já teve pra facilitar nos diagnosticos e evitar um pouco a dor de cabeça.

Eu fiz retifica de um 1mm, adaptei cdi de ybr coloquei um pinhão maior (que parece ate que ganhei uma macha a mais)e estou usando um carburador original de Twister com gicles de 45 baixa e 150 de alta.
Troquei o bura Audax dela, pois o mecânico que eu consultei na época me disse que o bura era o problema( o que quando fui ver, provavelmente resolveria trocando o gicle de alta por um maior pois o que estava era de 105), mas quando vi ja tinha trocado o bura e adaptado a caixa de ar e tudo mais então deixei com ele mesmo.

fui testando os gicles: 150, que de primeira deu excesso com lenta irregular e falhando em alta tendo que acelerar gradualmente e sem conseguir aumentar muito giro, 145 tbm, 142 tbm, 138 tbm deu, então resolvi abrir a tampa da caixa de ar e pah! Pra minha surpresa a moto Ficou um canhão, só que com a vela sempre branca e bastante barulho o que o que indicava mistura pobre. Então como sem a tampa dava falta e com dava excesso percebi que quanto maior a restrição do duto da entrada de ar mais ela tava "puchando" a gasolina atraves do gicle, então aumentar o gicle sem a tampa resolveria mas eu tbm não poderia ficar rodando com ela aberta, então removi o esquema que tem em cima da caixa e fiz uma gambiarra de primeira pra deixar a entrada de ar maior e que não entrasse água dentro. Beleza, agora é só acertar o gicle, coloquei o de 142 e a moto ficou boa, com barulho( mas como a moto tem a fama de ser barulhenta não me preocupei muito sendo que a vela estava cinza.

rodei algum tempo e quando estava pra entrar na reserva ela aumentava o barulho e do nada simplesmente parava, sem aquela falhada que geralmente toda moto faz, e ai então coloquei o de 145, o que deu um bom resultado, em baixa ela ficou mais silenciosa e com o torque melhor mas em alta fazia barulho e não dava tanto final, mesmo com um pinhão menor que o original. (nisso a vela indicando mistura ideal, o que comprova que a cor da vela ajuda a diagnosticar mas não é só ela que indica o funcionamento correto.) Então foi que eu percebi que quanto mais eu apertava o parafuso da mistura mais velocidade final ela dava e mais irregular ficava em lenta, então aumentei o gicle de alta pra um de 150 e cheguei no que ando ate agora com a moto mais forte alegre:: , menos barulho alegre:: e uma velocidade final boa que chega a 120 km/h tranquilo e dando as indicações que vai entrar na reserva normalmente. legal::

Foi bem difícil, na base de tentativa e erro, muita mão queimada, dor de cabeça, mas deu certo.
Não fiz a media ainda, vou ver o resultado e se estiver econômica vou tentar um gicle maior pra ver o resultado e então posto aqui.

alguns videos que eu considerei bastante são:

este que eu queria muito ter encontrado antes:
https://www.youtube.com/watch?v=gC77wrJLYUA" onclick="window.open(this.href);return false;

este que eu nao recomendo deixar sem o filtro mas serve de exemplo de giclagem:
https://www.youtube.com/watch?v=hkarS65Kygg" onclick="window.open(this.href);return false;

e este que ajuda a fazer alguns testes importantes.
https://www.youtube.com/watch?v=dIw9qNvtBwo" onclick="window.open(this.href);return false;

e este que ajuda no conhecimento de funcionamento de carburadores e tem uma sequencia de 8 video( Com Tonella aprendi muito sobre motores, retifica etc...):
https://www.youtube.com/watch?v=6BYxsbpjZnk" onclick="window.open(this.href);return false;

Elegi estes 4 videos que me ajudaram a entender o funcionamento da minha moto.
espero ter ajudado e convido a quem quiser para postar sua experiencia com a XTzão aqui principalmente se ela era uma xtresante e passou a ser um xtezão assim como a minha!haha
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem