Protocolo individual de manutenção para motos novas

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por drwagner »

Tenho uma grande curiosidade em saber como os proprietários de motos novas fazem suas manutenções. Seria interessante àqueles que adquiriram motos zero km de 2014 para o presente momento informasse o ano, modelo e data de compra da moto e registrassem seus protocolos de manutenção para avaliarmos a relação custo/beneficio de determinados produtos ou serviços quando aplicados em motos novas onde os desgastes naturais são mais evidentes.
Exemplo do meu protocolo de manutenção:
1. Ano, Modelo e data de compra da Moto:
Resposta: Honda CRF 450X 2014 faturada em 11 de outubro de 2014.
2. Qual o lubrificante para motor e caixa e com que periodicidade faz as suas trocas?
Resposta: Troco sempre tudo junto o filtro de óleo, óleo do motor e transmissão a cada 03/04 trilhas ou 02 meses (o que ocorrer primeiro) com MOTUL 5100 15W50 JASO (MA2) API (SM).
3. Com que periodicidade troca o filtro de óleo do motor?
Resposta: Sempre troco o filtro de óleo do motor junto com o óleo do motor e da transmissão, ou seja, a cada 03 ou 04 trilha.
4. Qual gasolina?
Resposta: Abasteço com a mistura de 7:3 de gasolina SHELL comum (testo a qualidade no posto) e gasolina azul.
5. Qual anticorrosivo?
Resposta: Uso sempre WD 40 após as lavagens. Por enquanto está livre de oxidação.
6. Qual lubrificante para corrente?
Resposta: Uso Motul Chain Lube C3 off Road. Um detalhe interessante é quanto a especificações que a Motul utiliza para seus produtos específicos para corrente:
C1-específico para limpeza da corrente
C2- específico para motos on-road na cidade
C3-específico para motos off-road
C4-específico para motos de competição em alta velocidade e resistência
7. Qual óleo usado na espuma do filtro de ar e como o limpa?
Resposta: Limpo com Querosene e uso Motul Air Filter Oil A3 OFF ROAD. Lembrando que a Motul especifica seus produtos para filtro de ar de espuma para motor em:
A1: especifico para limpeza do filtro
A2: Óleo em spray (On-Road)
A3: Óleo mais viscoso (Off-Road)
8. Se usar desengraxante para lavar a moto qual o tipo?
Resposta: Querosene, acho menos agressivo, porém é mais caro.
9. Qual tipo de óleo para lubrificar os cabos do acelerador e embreagem?
Resposta: O mesmo óleo para motor e transmissão com a técnica do bico de mamadeira citado aqui no Fórum.
10. Que usa para preservação dos plásticos das carenagens?
Resposta: Poliflor para não deixar ressecar e manter a alta flexibilidade inerente aos plásticos originais de fábrica.
11. Qual o líquido de arrefecimento usa: original de fábrica ou similar?
Resposta: Motul (95% Motocool e 5% de Mocool).
12. Periodicidade com que usa a moto e por quanto tempo:
Resposta: Em média 5 horas a cada 15 dias aos domingos.
13. Quais acessórios foram instalados:
Resposta: Ponteira FMF Power Core 4, Protetor de motor Framax, Protetor de radiador Framax, Protetor da tampa da embreagem Framax, Protetor de punho Circuit, Válvula para alivio da pressão na suspensão dianteira, Válvula do suspiro do tanque de combustível, Suporte para o encaixe do estique na suspensão dianteira e Tampão para o escapamento.
14. Algumas particularidades com suas respectivas explicações:
Respostas:
1. Sempre mantenho a moto suspensa sobre um cavalete para aliviar a pressão nas suspensões e pneus.
2. Apesar da moto permanecer em lugar coberto por laje mantenho-a bem embalada com uma capa de ótima qualidade para proteger contra oxidações e potencializar a ação do WD 40 que custa caro.
3. Mantenho o escapamento com Tampão para proteger o motor contra a umidade
4. Por orientação do manual, após as devidas lavagens e manutenções pós-trilha ou quando não a uso num determinado fim de semana, ligo o motor e fecho a passagem do combustível deixando a moto se desligar após consumir todo o combustível do carburador (são 04 minutos certinho de funcionamento).
5. Se não fizer trilha em 02 fins de semana seguidos descarto o combustível remanescente.
6. Por opção pessoal e apoiado por meu mecânico, tenho por hábito jamais fazer trilha no inverno rigoroso ou por lugares onde a água, lama ou barro ultrapasse o meio das rodas.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por Selvagem »

drwagner escreveu:Tenho uma grande curiosidade em saber como os proprietários de motos novas fazem suas manutenções. Seria interessante àqueles que adquiriram motos zero km de 2014 para o presente momento informasse o ano, modelo e data de compra da moto e registrassem seus protocolos de manutenção para avaliarmos a relação custo/beneficio de determinados produtos ou serviços quando aplicados em motos novas onde os desgastes naturais são mais evidentes.
Exemplo do meu protocolo de manutenção:
1. Ano, Modelo e data de compra da Moto:
Resposta: Honda CRF 450X 2014 faturada em 11 de outubro de 2014.
2. Qual o lubrificante para motor e caixa e com que periodicidade faz as suas trocas?
Resposta: Troco sempre tudo junto o filtro de óleo, óleo do motor e transmissão a cada 03/04 trilhas ou 02 meses (o que ocorrer primeiro) com MOTUL 5100 15W50 JASO (MA2) API (SM).
3. Com que periodicidade troca o filtro de óleo do motor?
Resposta: Sempre troco o filtro de óleo do motor junto com o óleo do motor e da transmissão, ou seja, a cada 03 ou 04 trilha.
4. Qual gasolina?
Resposta: Abasteço com a mistura de 7:3 de gasolina SHELL comum (testo a qualidade no posto) e gasolina azul.
5. Qual anticorrosivo?
Resposta: Uso sempre WD 40 após as lavagens. Por enquanto está livre de oxidação.
6. Qual lubrificante para corrente?
Resposta: Uso Motul Chain Lube C3 off Road. Um detalhe interessante é quanto a especificações que a Motul utiliza para seus produtos específicos para corrente:
C1-específico para limpeza da corrente
C2- específico para motos on-road na cidade
C3-específico para motos off-road
C4-específico para motos de competição em alta velocidade e resistência
7. Qual óleo usado na espuma do filtro de ar e como o limpa?
Resposta: Limpo com Querosene e uso Motul Air Filter Oil A3 OFF ROAD. Lembrando que a Motul especifica seus produtos para filtro de ar de espuma para motor em:
A1: especifico para limpeza do filtro
A2: Óleo em spray (On-Road)
A3: Óleo mais viscoso (Off-Road)
8. Se usar desengraxante para lavar a moto qual o tipo?
Resposta: Querosene, acho menos agressivo, porém é mais caro.
9. Qual tipo de óleo para lubrificar os cabos do acelerador e embreagem?
Resposta: O mesmo óleo para motor e transmissão com a técnica do bico de mamadeira citado aqui no Fórum.
10. Que usa para preservação dos plásticos das carenagens?
Resposta: Poliflor para não deixar ressecar e manter a alta flexibilidade inerente aos plásticos originais de fábrica.
11. Qual o líquido de arrefecimento usa: original de fábrica ou similar?
Resposta: Motul (95% Motocool e 5% de Mocool).
12. Periodicidade com que usa a moto e por quanto tempo:
Resposta: Em média 5 horas a cada 15 dias aos domingos.
13. Quais acessórios foram instalados:
Resposta: Ponteira FMF Power Core 4, Protetor de motor Framax, Protetor de radiador Framax, Protetor da tampa da embreagem Framax, Protetor de punho Circuit, Válvula para alivio da pressão na suspensão dianteira, Válvula do suspiro do tanque de combustível, Suporte para o encaixe do estique na suspensão dianteira e Tampão para o escapamento.
14. Algumas particularidades com suas respectivas explicações:
Respostas:
1. Sempre mantenho a moto suspensa sobre um cavalete para aliviar a pressão nas suspensões e pneus.
2. Apesar da moto permanecer em lugar coberto por laje mantenho-a bem embalada com uma capa de ótima qualidade para proteger contra oxidações e potencializar a ação do WD 40 que custa caro.
3. Mantenho o escapamento com Tampão para proteger o motor contra a umidade
4. Por orientação do manual, após as devidas lavagens e manutenções pós-trilha ou quando não a uso num determinado fim de semana, ligo o motor e fecho a passagem do combustível deixando a moto se desligar após consumir todo o combustível do carburador (são 04 minutos certinho de funcionamento).
5. Se não fizer trilha em 02 fins de semana seguidos descarto o combustível remanescente.
6. Por opção pessoal e apoiado por meu mecânico, tenho por hábito jamais fazer trilha no inverno rigoroso ou por lugares onde a água, lama ou barro ultrapasse o meio das rodas.



Se aqui no RS seguíssemos seu ¨hábito¨ não faríamos trilha por no mínimo 4 a 5 Meses. Motos off-road, como o próprio nome indica, são para serem usadas em terrenos ruins, além de serem projetadas para um uso intenso e rigoroso, por isto necessitam de manutenção frequente e rigososa. Além disto, servem como objeto de lazer e não para causar mais ¨neurose¨ nos seu proprietários.

MInha opinião.
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por Dehdao »

O que é inverno rigoroso? Aqui inverno rigoroso seria frio e seco. Frio na ordem de uns 10~20ºC, o que eu acho a melhor época do ano de andar;

Acho legal cuidar da moto, mais vale lembrar o propósito dela, como o Selvagem disse.
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por julianorettore »

Cara na boa não andar no barro e no frio, vende a moto e compra uma lead kkkk. Aqui em SC já cheguei a andar no frio de congelar os dedos e ter de por a mao no motor pra aquecer, digo frio de menos de 10°. Obviamente a manutenção deve ser rigorosa e periódica
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por MateusPH »

isso ai juliano, o pessoal faz um questionário achando que vai fica pro resto da vida com a mesma moto!ta certo cuida e tals, mas ai já é meio d+!Teve um ano que fui num passeio ai de videira, da comunidade de rondinha, se n me engane em 2012, tinha geada, tava uns -4° aquele dia, mas eu acho muito gosto de anda na trilha assim frio, na trilha não passa frio, o ruim quando pega estradão!
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por Ronaldo p.a »

Lá mais pro norte inverno é a estação das chuvas, é que é quente o ano todo, quando começa a chuvarada e o sól da uma treguinha é o inverno, mais é quente pá saralho.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por NESTOR/RS »

blink::
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por julianorettore »

Matheus também fui nesse passeio, frio de doer tinha ate geada naquele dia kkkk, era uns 2 graus mas sensação térmica de uns -15 kkkk
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por drwagner »

Galera não estou estou falando de frio (inexistente aqui em Maceió) e sim de chuvas torrenciais de uma semana,onde percursos conhecidos de trilha alagam até a altura dos para lamas e o barro ultrapassa o meio das rodas em vários trechos de 100/200 metros.Eu ja sabia que seria dificil que esse tópico fosse respondido conforme pedi, pois pessoas como eu incomoda muita gente que adora uma gambiarra.Respeito essas pessoas pois também podem ser uteis na hora do sufoco e acho que as pessoas devem respeitar as diferenças.Só um pensamento de terceiro mundo ou a inveja pode achar neurose manter um brinquedo de quase 40 mil reais com tudo que existe de melhor.Por isso que pedi a opinião de quem tem moto zero.Não que uma moto muito usada não seja digna de cuidados especiais,mais um produto ou serviço mal planejado é melhor percebido numa moto nova.
Trilhas como essas das imagens é que não me dá prazer.Como disse: tudo tem limite.
Um abraço e tamos juntos até nas diferenças.
Anexos
lkim.jpg
lkim.jpg (6.76 KiB) Exibido 10644 vezes
lki.jpg
lki.jpg (10.33 KiB) Exibido 10644 vezes
klid.jpg
klid.jpg (10.54 KiB) Exibido 10644 vezes
ghy.jpg
ghy.jpg (13.82 KiB) Exibido 10644 vezes
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por Selvagem »

drwagner escreveu:Galera não estou estou falando de frio (inexistente aqui em Maceió) e sim de chuvas torrenciais de uma semana,onde percursos conhecidos de trilha alagam até a altura dos para lamas e o barro ultrapassa o meio das rodas em vários trechos de 100/200 metros.Eu ja sabia que seria dificil que esse tópico fosse respondido conforme pedi, pois pessoas como eu incomoda muita gente que adora uma gambiarra.Respeito essas pessoas pois também podem ser uteis na hora do sufoco e acho que as pessoas devem respeitar as diferenças.Só um pensamento de terceiro mundo ou a inveja pode achar neurose manter um brinquedo de quase 40 mil reais com tudo que existe de melhor.Por isso que pedi a opinião de quem tem moto zero.Não que uma moto muito usada não seja digna de cuidados especiais,mais um produto ou serviço mal planejado é melhor percebido numa moto nova.
Um abraço
Tamos juntos até nas diferenças.
drwagner, na minha opinião você deveria tomar mais cuidado com o que escreve. Você não tem a mínima noção do que acabou de escrever. Minha moto é 2008 e tem uma manutenção absolutamente rigorosa, com todas as manutenções observadas com data, horas de funcionamento, e marcas das peças utilizadas. Se você acha que somente pessoas como você, que compram uma moto zero são cuidadosas e caprichosas com suas motos esta absolutamente enganado, como o Cascão disse certa vez num tópico, para andar de moto zero, basta sempre manter ela como zero!

Você acha que pessoas com um pensamento de terceiro mundo ou invejosas, que adoram uma gambiarra, como você afirmou na sua resposta, tem interesse e estão dispostas a investir em melhorias deste nível em suas motos?

http://www.gasgasrider.org/forum/showthread.php?t=17216

Fica claro pelas suas respostas que você não tem nenhum conhecimento mecânico, procure ser mais humilde e aprenda sobre o que escreve e pare de se levar somente pela marca/grife dos produtos que compra/usa. Outro detalhe, se você acha que sua pergunta não seria respondida conforme imaginava, deveria pelo menos, fazer a pergunta de forma correta, pois existe uma diferença enorme entre frio/chuva...

Não tenho inveja da sua moto, muito pelo contrário, com R$40,000 existe opções melhores, mas isto é gosto pessoal...
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por julianorettore »

Selvagem, monstro esse seu tópico sobre squish, to passando por um problema semelhante ao seu, vai ser de grande valia! Engraçado que até o ano da minha moto é o mesmo eheheh. 08
drwagner
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 11 Outubro 2014 à15 10:50

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por drwagner »

Desculpe a todos se fui mal interpretado.De qualquer maneira estou saindo para sempre desse Forum e vou continuar com minhas teorias.
Boa sorte a todos
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por Leandrofc »

drwagner escreveu:Desculpe a todos se fui mal interpretado.De qualquer maneira estou saindo para sempre desse Forum e vou continuar com minhas teorias.
Boa sorte a todos
O fórum precisa de pessoas polêmicas, dr. como o senhor mesmo se auto intitulou.

Gerar polêmica é relativamente fácil, mas aqui, o propósito é claro: o propósito do fórum é justamente submeter suas ideias para outras pessoas com os mesmos interesses e ver se seus argumentos valem a pena ou não. Eu mesmo já mudei de opinião várias vezes ao ver um argumento melhor que o meu.

Como falei, o fórum precisa de pessoas polêmicas, mas também precisa de tolerância com os argumentos de todos e mais: o fórum precisa de pessoas que compreendam que ninguém é dono da verdade absoluta.

Por isso vai aqui meu pedido. Reconsidere sua decisão e fique no fórum para aprender junto comigo e com os demais amigos que sempre tentam ajudar (mesmo que seja com aquela dose costumeira de humor).
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por Leo Racing »

Selvagem escreveu:
drwagner escreveu:Galera não estou estou falando de frio (inexistente aqui em Maceió) e sim de chuvas torrenciais de uma semana,onde percursos conhecidos de trilha alagam até a altura dos para lamas e o barro ultrapassa o meio das rodas em vários trechos de 100/200 metros.Eu ja sabia que seria dificil que esse tópico fosse respondido conforme pedi, pois pessoas como eu incomoda muita gente que adora uma gambiarra.Respeito essas pessoas pois também podem ser uteis na hora do sufoco e acho que as pessoas devem respeitar as diferenças.Só um pensamento de terceiro mundo ou a inveja pode achar neurose manter um brinquedo de quase 40 mil reais com tudo que existe de melhor.Por isso que pedi a opinião de quem tem moto zero.Não que uma moto muito usada não seja digna de cuidados especiais,mais um produto ou serviço mal planejado é melhor percebido numa moto nova.
Um abraço
Tamos juntos até nas diferenças.
drwagner, na minha opinião você deveria tomar mais cuidado com o que escreve. Você não tem a mínima noção do que acabou de escrever. Minha moto é 2008 e tem uma manutenção absolutamente rigorosa, com todas as manutenções observadas com data, horas de funcionamento, e marcas das peças utilizadas. Se você acha que somente pessoas como você, que compram uma moto zero são cuidadosas e caprichosas com suas motos esta absolutamente enganado, como o Cascão disse certa vez num tópico, para andar de moto zero, basta sempre manter ela como zero!

Você acha que pessoas com um pensamento de terceiro mundo ou invejosas, que adoram uma gambiarra, como você afirmou na sua resposta, tem interesse e estão dispostas a investir em melhorias deste nível em suas motos?

http://www.gasgasrider.org/forum/showthread.php?t=17216

Fica claro pelas suas respostas que você não tem nenhum conhecimento mecânico, procure ser mais humilde e aprenda sobre o que escreve e pare de se levar somente pela marca/grife dos produtos que compra/usa. Outro detalhe, se você acha que sua pergunta não seria respondida conforme imaginava, deveria pelo menos, fazer a pergunta de forma correta, pois existe uma diferença enorme entre frio/chuva...

Não tenho inveja da sua moto, muito pelo contrário, com R$40,000 existe opções melhores, mas isto é gosto pessoal...
Partilho de suas palavras selvagem, o esporte tem que ser um lazer e não mais um trabalho.. joia::: joia:::
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por jjacob »

Eu já participo a muitos anos do fórum e de tempos em tempos aparece umas figurinhas ímpares, deve ser um ciclo ou algo assim, só fico com pena do mecânico do cara. Colaborando com minha opinião, todo veículo com o passar dos anos sofre desgaste em suas peças e isso é algo inevitável, assim é perda de tempo tentar manter o veículo "0 km" e o ideal é manter o veiculo mecanicamente confiável fazendo as manutenções previstas pelo fabricante.
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por Ronaldo p.a »

Concordo com todas as respostas, mas falto um pouco de vazelína, da pra perceber que o cara não manja dessas coisas, vamo ser mais tolerantes.
Ps: drwagner vc é muito complexado relaxa véi.
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por MateusPH »

opa pereai , sua moto pra começa não vale 40 conto!E mesmo se vale-se? fróids-SE, você tem cara de ser aqueles bundão que compram importada e acham que sabe toca!Mas garanto que ando na sua frente com a minha 98 com o motor 250 que nem é dela, se eu coloca o original você acha que essa 450x sua anda junto com a minha 98??? sinceramente, não da nem pra saida (Quem tem uma desculpa pelo comentario, mas é pro cara se toca).Vamos ser mais tolerantes como? o cara vem ai querer desmerecer as moto dos outros , va se cata, quando vi seu tópico, já me imaginei que era um jeito de disser que pego uma 450, pelo que deu pra percebe de você que só que se aparece....
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por MateusPH »

aa e engraçado, pessoas que ''gostam de gambiarra e que tem moto usada'' são uteis na hora do sufoco?então você não anda por que gosta de curti uma trilha com os amigo, vai so pra se aparecer, e como nas hora de sufoco?????????????????? com uma moto de ''40 mil'' você passa por sufoco, então você é um tremendo de um lixo, e pra fala assim, garanto que um de cg veia, subiu aonde você não conseguiu subi com sua super moto de 40 mil, e garanto que ele se diverte mais que você, e quem no final tem inveja dos outro é VOCÊ
Editado pela última vez por MateusPH em 13 Abril 2015 à46 21:40, em um total de 1 vez.
matheus loyo
Membro
Mensagens: 861
Registrado em: 20 Dezembro 2012 à41 11:52

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por matheus loyo »

drwagner escreveu:Desculpe a todos se fui mal interpretado.De qualquer maneira estou saindo para sempre desse Forum e vou continuar com minhas teorias.
Boa sorte a todos
Você nao foi mal interpretado , voce que interpretou a galera mal , mas me diz uma coisa do que adianta ter uma moto de 40.000 e nao saber nada de mecanica BASICA da moto ?
Nao quer andar no barro , fique em casa entao cara , trilha é para sujar , chegar em casa de alma lavada e consciencia limpa de que fez tudo que gosta ! wink
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Protocolo individual de manutenção para motos novas

Mensagem por julianorettore »

Jamais andar aonde a agua ou barro passe acima da metade das rodas kkkkkkk. Não esqueçam da regrinha básica galera! Kkkkkkkk
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem