Carburação Big Trail DR800

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Raptor »

Bom dia pessoal
Estrou enfrentando um problema com a regulagem do carburador Mikuni BST33 da DR800 (são dois)
Dei uma geral mecânica na moto esses dias trocando corrente do balanceiro , de comando ,pistão e anéis novos , assentamento de válvulas e aproveitei e desmontei os carburadores para ver a situação.
Não sei como a moto estava funcionando pois as duas agulhas do pistonete completamente gastas , uma delas estava quase quebrando onde vai as canaletas da trava sem dizer que a trava estava solta...
Desmontei e troquei as agulhas do pistonete (completamente gastas) por originais , troquei as duas agulhas da bóia(originais) ,troquei os dois difusores da agulha do pistonete (originais) , troquei os giglês de alta e baixa (originais)
Os diafragmas do vácuo estão perfeitos...Resumindo , era para estar meio zerado agora mas.....
O que acontece :
A lenta dela ficou um espetáculo , nunca esteve tão redondinha assim.... antes fazia um toc toc mas agora faz Tô Tô Tô Tõ...e consigo baixá-la quase até 650 rpm e não morre ....(1300 rpm é o normal dela). Mas ao acelerar, ela tipo embrulha , não levanta o giro , vai até uns 2500rpm e começa a embrulhar . quando puxo o afogador ela levanta o giro mas não mantém muito tempo e começa a querer dar uns pipocos no escape quando retorna a aceleração...Já revisei tudo o que fiz e por estar na configuração original (trava da agulha no meio) não consigo decifrar onde está o problema na aceleração....
Deixei ela em lenta uns 8 minutos e retirei a vela , estava preta e úmida (excesso?)
Verifiquei altura da bóia (14,6mm) e fiz o teste da mangueirinha transparente por fora da cuba e o nível está exatamente na marca da junta da cuba.
Faço uma pergunta: O nível de combustível deve ficar na altura da junta da cuba ou deve ficar alguns milímetros abaixo dela? Se for , quantos milímetros? Só consigo chegar a essa conclusão (nível de combustível) pois a giglagem dela está mantida toda original , não alterei giglês ....
Ainda hoje farei um teste - Vouencher a cuba e ligar a moto , fechar a alimentação e deixar o combustível ir baixando na cuba para ver se ela melhora....se melhorar eu desligo e verifica o nível onde está na mangueirinha transparente....
Já testei a vedação do pistão do afogador e está ok
Repito , a lenta dela está um espetáculo mas não levanta o giro ....embrulha e se insistir ela morre...
Estive pensando até em válvula presa...influencia?
Editado pela última vez por Raptor em 08 Fevereiro 2016 à46 11:54, em um total de 1 vez.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Leo Racing »

ja comparou o tamanho dos gicles que estavam e os novos?
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Raptor »

Sim ...os que estavam nela era configuração original , mesmo assim , como eu tinha há algum tempo comprado novos e originais, resolvi trocar ....
As agulhas do pistonete estavam completamente gastas e até desfiguradas ... uma delas não existia mais as canaletas, ela afinou onde ia a trava...a outra estava tão fina na canaleta do meio que ia quebrar. Troquei por novas e originais

Acabo de checar a folga das válvulas e está tudo ok ,folgas na medida correta...
De volta ao carburador
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Ronaldo p.a »

viu se as bóias estão se movimentando livremente, sem enroscos? os pistonetes estão sincronizados certinho né?
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Raptor »

borboletas sincronizadas (foi a primeira medida que fiz) . As bóias estão ok , deixei na altura do manual de serviço dela (14,6 mm) e mesmo assim , não confiei e fiz o teste de nível de combustível na cuba com mangueirinhas transparentes do lado de fora....
Fui regulando os parafusos de mistura até aumentar a lenta e parei ali
tirei as velas iridium e coloquei convencionais novas agora.....continua a mesma lenga lenga...

Esse carburador Mikuni tem um sensor TPS instalado em um deles.... Esse sensor se comunica com o CDI sobre a abertura da borboleta... Alguma boa alma que entenda pode me dizer o que acontece se esse sensor pifar em relação a o aumento de giro no motor? (seria muito azar)
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Raptor »

Pensando aqui....
Foi trocada a corrente de comando e tensores ... será que está fora de ponto ? Acabei de ver um vídeo ...a moto funcionava mas estava um dente fora do ponto ....Antes de chegar na oficina do cara disseram que não havia cristo que conseguisse regular o carbura..... O interessante é que o mecânico no vídeo disse algumas coisas parecidas que está acontecendo com a minha..... uns solavancos quando acelera , retorno de combustível na entrada de ar do carburador , não rende..... Só que a lenta da minha está perfeita , é no acelerar que vira uma nhaca
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Raptor »

Retirei a tampa das válvula e balancins , tampa lateral do magneto/estator e fiz a verificação .Veio a confirmação de que está certinho no ponto mecânico entre corrente do balanceiro e corrente de comando e pistão no PMS, conferindo todas as referências e posições.....Devo ser o primeiro que estava torcendo para estar errado o ponto mecânico ....mas não estava...

De volta ao foco carburador.....
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por emim76 »

Retira o filtro de ar ou até a mangueira que vai atras dos carburadores e vê se melhora ou piora
Assim vai ver se está com falta ou excesso..
Confere para ver se não está entrando ar falso na admissão ou na entrada dos carburadores.
Se retirando o filtro de ar a moto piorar mais ainda, então ta dando falta, se melhorar um pouco é excesso de combustivel...
Um teste rapido é retirar a vela e ver a cor dela, se estiver muito escura é excesso se estiver cinza e seca é falta !
Se estiver escura e umida fecha um pouco o eletrodo da vela e testa para ver se a resposta da moto melhora..
Se a vela estiver cinza e seca abre um pouco o eletrodo e testa para ver se a moto melhora!
Mais pelo que está acontecendo com a moto me parece ser um pouco de excesso, a vela vai estar molhada e escura!
Faz os testes e nos diga !
Abs e boa sorte
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por jjacob »

Não sei como são os teus carburadores, mas na XT600 que tem 2 carburadores é normal dar problema no diafragma e a moto embrulhar, ficar sem retomada.

Mas como esta a cor da vela? A cor dela serve como diagnostico.

A minha kdx estava certa vez embrulhando também então fui ver o ponto com pistola e era o avanço do CDI com problemas.
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Raptor »

Retirei o filtro e fiquei observando a rotação da lenta .....não houve mudança .....Os pistonetes quando acelerava eles não se mexiam... Penso que independente de mistura ,se abrir a borboleta o pistonete precisa subir .... Pensei: diafragma com problema
Abri pela milésima vez a parte do diafragma e a aparência dele é de novo , sem ressecamento , sem furos e sem rachaduras mas , consultando o forum de um rapaz com problemas na aceleração de sua moto ele descobriu um problema de vedação da canaleta de encaixe do diafragma....passou um pouco de silicone e resolveu.
Pode ser que a parte de encaixe do meu diafragma esteja abaixo do aceitável e não esteja vedando junto com a tampa...Observando como cirurgião agora a tampa , notei que ela tem uns riscos bem na borda e acho que o ressalto do diafragma está baixo....farei um "teste gambiteck" com vedação de silicone para ver...
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Raptor »

jjacob escreveu:Não sei como são os teus carburadores, mas na XT600 que tem 2 carburadores é normal dar problema no diafragma e a moto embrulhar, ficar sem retomada.

Mas como esta a cor da vela? A cor dela serve como diagnostico.

A minha kdx estava certa vez embrulhando também então fui ver o ponto com pistola e era o avanço do CDI com problemas.
A moto estava funcionando incrivelmente com agulhas péssimo estado ...como abri o motor para troca de corrente de comando , balanceiro e fechei , resolvi olhar o carbura....troquei tudo por original (agulhas , bóias , difusores , giglês)
Não mexi nos diafragmas .... ela tem lenta perfeita ....começa a acelerar e na transição não vi os pistonetes subindo ...chega em uns 2500a 3000 rpm ela começa a embrulhar e se forçar ela morre.....
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por emim76 »

Tenta assoprar na entrada que vai para o diafragma (um furo menor na parte de tras do carburador).
Abre a borboleta do carburador com a mao e pede alguem para observar se o pistonete sobe enquanto você assopra no furo superior da parte de tras do carburador
Se nao estiver subindo, tem algo errado ali.
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por emim76 »

Tenta tirar uma foto do carburador na moto ou fora dela para ter uma noção de como são os carburadores!
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Raptor »

emim76 escreveu:Tenta tirar uma foto do carburador na moto ou fora dela para ter uma noção de como são os carburadores!
É um Mikuni BST 33 (são dois) Aqui tem um tutorial para revisão e segui todos os passos
http://members.ziggo.nl/minara/word%20b ... 0BST33.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Leo Racing »

assopra nessa parte de cima da boca que tem o formato de uma boca triste o pistonete tem que subir.

Imagem
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por emim76 »

Isso ae que tentei explicar !!
Valeu pela ótima explicação Leo !
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Raptor »

emim76 escreveu:Isso ae que tentei explicar !!
Valeu pela ótima explicação Leo !
Já fiz isso de frente para um espelho p/ ver do outro lado.... não subiu (ao menos com meu sopro)
voltando aos testes ....Agora tenho certeza que é o carburador mesmo.
Após colocar um pouquinho de silicone na canaleta do diafragma verifiquei novamente altura do nível na cuba e instalei o bicho na moto
O que acontece:
Com o filtro instalado ela continua com o mesmo problema ....lenta perfeita mas ao acelerar ela embola e não levanta o giro....Bem , com ela em lenta, coloquei a mão na entrada do filtro (dificultando ao máximo a entrada do ar e não é que ela afinou???? Levantou o giro ao acelerar!!!!
Filtro instalado e colocando a mão ainda nele para obstruir a entrada de ar......só assim ela levanta o giro...
Aceito sugestões....
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por emim76 »

Está dando falta de combustivel entao..
Se a agulha tiver regulagem coloque na última regulagem deixando a agulha toda aberta !
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Raptor »

emim76 escreveu:Está dando falta de combustivel entao..
Se a agulha tiver regulagem coloque na última regulagem deixando a agulha toda aberta !
Ao instalar agulha nova deixei ela na canaleta do meio (3) ...amanhã vou levantar a agulha um nível p/ ver
Raptor
Membro
Mensagens: 46
Registrado em: 30 Agosto 2014 à17 18:42

Re: Carburação Big Trail DR800

Mensagem por Raptor »

Bem , fiz o que foi aconselhado , levantei a agulha totalmente (trava na última posição)
Instalei o filtro e acelerei .... ela engasgava próximo a 2mil RPM e levantava a rotação a parti daí....
Coloquei um pano em uma das aberturas do filtro (são duas) e deixei a outra livre para ver.... ficou boa , levantava o giro sem embolar ....tipo afinadinha mesmo. Retirei o pano e fiz novamente o teste . voltou a embolar a 2mil RPM antes de subir.....
Temos aqui um "tico " de mistura pobre ou rica bem na transição de baixa para média" em torno dos 2 mil RPM e depois ela vai normal....
Um mecânico disse que o certo agora seria abrir um pouquinho o giglê de baixa (pois é nessa transição que está dando problema) ,ou tentar aumentar um pouquinho a altura do combustível na cuba se eu não quiser desfigurar a medida original do giglê....Eu particularmente acho muita coisa levantar uma agulha (original)no máximo...tem coisa aí para chegar a esse ponto mas, foi a melhor configuração até agora...
Postei um vídeo aqui do teste que acabo de fazer

https://www.youtube.com/watch?v=cxENXY6 ... e=youtu.be" onclick="window.open(this.href);return false;

Se alguém tiver opiniões por favor não se acanhe....
Editado pela última vez por Raptor em 11 Fevereiro 2016 à24 14:51, em um total de 1 vez.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem