Gas Gas EC 250 alterar para 300

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
beuter
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 19 Maio 2010 à48 13:11

Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por beuter »

Boa tarde,

Tenho uma Gas Gas EC 250 E 2013 que está com cilindro riscado, precisando ser recuperado.

Como preciso fazer este trabalho no cilindro, pensei aumentar de 66,4mm(250cc) para 72mm(300cc), é possível?

Se possível precisaria comprar somente pistão, anéis e cabeçote na medida da 300, aproveitando o mesmo cilindro.

Grato
EduardoBorebi
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 14 Abril 2016 à44 12:13

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por EduardoBorebi »

Ótima Pergunta acredito que alguém com mais experiencia ira te responder, acredito que de certo sim.
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por julianorettore »

Bom dia!
É possível e de certeza dá certo, mas trocando o cilindro, encamisando ai a coisa por mais que pareça simples , pode ser que não seja, mas acredito que aumentar o diâmetro do pistão no cilindro da 250 pode não ser possível devido as galerias de refrigeração que ficarão mais estreitas e pode comprometer o sistema de arrefecimento, também creio que nessa conta vale a pena contabilizar a troca dos rolamentos do virabrequim e biela completa pois os esforços nestas áreas será bem maior e uma peça ja "cansada" possa a vir estourar. Vai ser necessária a troca do cabeçote devido o aumento do diâmentro do pistão, não sei se preencher com solda a diferença no cabeçote venha a ser uma solução (se trocar o cabeçote e ficar o velho dando sopa me avisa que tenho interesse). Acho que o custo disso tudo confrontado ao beneficio que tu vai ter não vai compensar, acho mais interessante tu investir no acerto da moto, como por exemplo, acerto do squish (câmara de combustão) que se bem feito melhora muito o desempenho da moto, troca da agulha por uma da JD jetting ou similar, etc .....
Espero ter ajudado
beuter
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 19 Maio 2010 à48 13:11

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por beuter »

Bom dia,

Obrigado pelo retorno do julianorettore!

Realmente eu não havia pensado na questão das janelas, estou acostumado com motores 4T que podemos "arrombar" até onde os prisioneiros aguentam...

Meu objetivo não é ganhar potência, porque isso ela tem de sobra, mas sim ter a baixa forte que é o maior benefício da 300cc.

Comprar o kit todo realmente não compensa, está girando em torno de R$ 2.900,00 (cilindro, pistão, pino, anéis e tampa). Se for para fazer algo bem feito é necessário trocar biela e rolamentos também, conforme você citou, o que engordaria um pouco mais essa conta, deixando o custo x benefício pouco interessante.

Abraço
Beuter
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por julianorettore »

Beuter, para ganhar baixa tu tem varias alternativas, abaixo listo algumas:
1 - acerto do squish do cabeçote: o acerto do squish é feito conforme o link: http://www.gasgasrider.org/html/measuring_squish.html" onclick="window.open(this.href);return false; , aonde tu altera o espaço existente entre cabeçote e pistão e o angulo do squish band, melhorando a qualidade da combustão e em consequência o torque/potencia. Alterando a altura do cabeçote, aonde será necessário tornear o cabeçote, tu ganha compressão e melhora a eficiência também. Nesse link que te passei fala que o espaço também pode ser alterado apenas mudando a combinação de juntas da base do cilindro, aonde as juntas mais finas baixam as janelas em relação ao curso do pistão, aumentam a taxa de compressão e melhoram a baixa da moto enquanto empilhando juntas tu destaxa o motor e levanta as janelas em relação ao pistão, melhorando a alta.
2 - Flywheel : compreende à adição de um peso ao magneto da moto, aonde aumenta a inércia do motor, ele levanta o giro um pouco mais lentamente mas em compensação mantem maior torque.
3 - espaçador na câmara de expansão do escape: dizem que não faz muita diferença , mas a adição de um espaçador na tampa da câmara de expansão aumenta o volume e melhora a baixa da moto.
Beuter, as opções existem para melhorar o torque da moto, mas acho que a situação mais cara seria fazer o que tu citou no primeiro post. Entretanto até onde eu li em fóruns especializados da marca, normalmente o pessoal utiliza uma junta da base do cilindro de espessura fina para enduro (.15 ou .30mm) e um empilhamento de juntas maior que 0.8 mm para cross country e pista. Lembro que a junta original de fabrica possui espessura de 0.5mm. Não sei como tu anda e como é o terreno aonde tu anda, mas talvez a simples troca da relação, diminuindo 1 dente do pinhão já te dê um resultado satisfatório. Lembro também que o encamisamento do cilindro da sua moto tem que ser feito em NIKASIL e não cromo duro.
Qualquer coisa estou a disposição para ajuda-lo no que for preciso
beuter
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 19 Maio 2010 à48 13:11

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por beuter »

Obrigado pelos esclarecimentos julianorettore!

O squish e flywheel são bem interessantes, creio que vou partir para essas soluções, custo benefício ótimo.

Moro em São Bento do Sul - SC, região serrana, montanhosa e bem úmida. Normalmente nossas trilhas são de muitos morros bem ingrimes, com muita lama e erosões... nessas condições um bom torque em baixa ajuda muito na pilotagem.

Pratico somente trilhas, não curto enduros ou cross.

Abraço
Beuter
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por bahia318 »

Juliano,
Me tire uma dúvida. Uso o cabeçote da s3, que vem com 3 inserts, o prata, o vermelho e o preto.
Prata: compressão standard
Vermelho: alta compressão
Preto: super alta compressão ( para ser usado em altitudes muito elevadas)


Quando usava o vermelho, minhas palhetas de torque, na época vforce 3, praticamente explodiram. Botei a culpa no cabeçote, o que mais tarde descobri que não era, pois meu vforce estava defeituoso. Comprei um vforce 4, e montei o insert prata, com a compressão standard, de fábrica. Nunca mais tive coragem de usar o vermelho.
Agora, lendo o seu relato, me deu vontade de montar o vermelho novamente.
O que isso traria em relação à durabilidade do motor? A alta compressão forçaria mais o conjunto biela e pistão?
E as palhetas de torque? Durariam menos? Já que abiririam e fechariam mais rápido?

E a carburação? Na época que montei não alterei a carburação, mas aí veio o problema das palhetas, o que bagunçou tudo.

Bom, em resumo, quando usava o insert vermelho, a moto era um canhão, mas foi literalmente um inferno na minha vida!!!
Agora com a compressão standard está tão tranquilo que já estou procurando confusão de novo!
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por cascao »

Se aumentar o cilindro tem que dar uma desbastada na valvula de escape para ela não pegar no piston.
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por julianorettore »

bahia318 escreveu:Juliano,
Me tire uma dúvida. Uso o cabeçote da s3, que vem com 3 inserts, o prata, o vermelho e o preto.
Prata: compressão standard
Vermelho: alta compressão
Preto: super alta compressão ( para ser usado em altitudes muito elevadas)


Quando usava o vermelho, minhas palhetas de torque, na época vforce 3, praticamente explodiram. Botei a culpa no cabeçote, o que mais tarde descobri que não era, pois meu vforce estava defeituoso. Comprei um vforce 4, e montei o insert prata, com a compressão standard, de fábrica. Nunca mais tive coragem de usar o vermelho.
Agora, lendo o seu relato, me deu vontade de montar o vermelho novamente.
O que isso traria em relação à durabilidade do motor? A alta compressão forçaria mais o conjunto biela e pistão?
E as palhetas de torque? Durariam menos? Já que abiririam e fechariam mais rápido?

E a carburação? Na época que montei não alterei a carburação, mas aí veio o problema das palhetas, o que bagunçou tudo.

Bom, em resumo, quando usava o insert vermelho, a moto era um canhão, mas foi literalmente um inferno na minha vida!!!
Agora com a compressão standard está tão tranquilo que já estou procurando confusão de novo!
então Bahia, o que muda entre os inserts do cabeçote S3 é somente a altura do squish, aonde o insert prata é exatamente o cabeçote original, segundo os fóruns da marca (não entendi o porque, se é para ser igual, deixaria o original mesmo), o insert vermelho possui um espaçamento menor entre o pistão e o insert, aumentando a taxa de compressão (neste insert a moto fica com mais torque e perde alta) e já o insert preto, como em altitudes muito elevadas o ar é mais rarefeito, há a admissão de volume menor de ar, assim sendo a taxa fica maior para compensar a altitude.
Uma pratica mais acessível ao invés de comprar esses cabeçotes S3 é tornear o cabeçote (irreversível) ou diminuir a espessura da base do cilindro(reversível)
Quanto ao Vforce, eu creio que não tenha relação com o cabeçote, mas esse problema de quebra da palheta com o vforce 3 também ocorreu comigo, vivia quebrando palheta até que tive a ideia de pegar uma palheta quebrada,dobra-la à fim de fazer um limitador de abertura e encaixar junto com as palhetas de fora, nunca mais quebrou. O que quebra essas palhetas vforce3 é devido a falta do limitador e elas ao abrir batem na carcaça do motor e quebram, normalmente a ultima de baixo quebrava na minha moto.

O que isso traria em relação à durabilidade do motor? A alta compressão forçaria mais o conjunto biela e pistão?
E as palhetas de torque? Durariam menos? Já que abririam e fechariam mais rápido?
R: Com certeza a compressão maior força mais o conjunto mas nao a ponto de fazer a moto quebrar seguidamente, tanto que esse acessório é homologado pela fabricante e acredito que nao compromete o conjunto. O que faz as palhetas abrirem mais rapidamente é a própria rotação do motor.

E a carburação? Na época que montei não alterei a carburação, mas aí veio o problema das palhetas, o que bagunçou tudo.
R: Ai depende de como a moto estava ajustada antes de tu mexer no insert do cabeçote. se com o cabeçote original a mistura estava magra, com o aumento da compressão certamente terá de aumentar um pouco o gicle, pois mistura magra com aumento da compressão aumenta a temperatura interna do motor, e engordando um pouco a mistura vem a ser interessante para atenuar este efeito. Palheta quebrada faz com que o motor "cuspa" devolta para a admissão e ai começam a dar problemas do tipo falha em media rotação, a rotação lenta oscila e começa a perder lenta do nada, demora para limpar giro em média...perda de torque
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por bahia318 »

Isso mesmo que penso Juliano, quanto à carburação, acabei de comprar um kit jd, chega semana que vem. Um amigo comprou pra ktm 300, andei e fiquei impressionado. A aceleração fica muito linear, mudou até o barulho! Quando instalar dou notícias!
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por julianorettore »

Desculpe a pergunta mas quanto esta custando um kit desses da JD?
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por bahia318 »

Juliano, 84 dólares mais 34 dólares de frete pra cá.
Somando com a mamada do governo, saem exatos 776 reais.
Como nada em moto importada é racional, fechei o olho e resolvi me dar de presente! aplauso::
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por julianorettore »

nossa achei que era mais barato, mas segundo relatos o resultado é muito bom , mas tem outras agulhas que proporcionam um desempenho "similar". Até então tenho uma agulha N1EG, que é um pouco mais magra e linear que a original - N1EF
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por bahia318 »

Bom, o que acontece na minha moto é o seguinte :
#45 de baixa
#165 principal
Agulha N1EF na trava do meio, como original
Depois que montei o vforce 4, a moto ficou mais linear, mas essa carburação ficou pobre, o consumo era razoável, de 9 a 10 km/l mas a moto esquentava rápido, ficava muito explosiva também.
Resolvi subir a agulha um ponto, ficou perfeita para andar, mas o consumo foi para 6 km/l.
Essa agulha não tem meio termo. Andei em motos com agulha jd e fiquei impressionado, bem mais acertadas do que a minha e bem mais econômicas.
Não tenho paciência de comprar por exemplo uma série de agulhas de suzuki e sair experimentando qual ficaria melhor. E depois? O que faço com as que não serviram?
Então fui direto no jd mesmo!!
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por julianorettore »

sim, por este ponto tu fez o que é mais garantido. tive uma ec250 2007 que tinha vindo com a N1EF e realmente essa agulha não é boa, e essa minha atual tem a N1EG e ja da uma boa diferença, ela é mais magra e mais linear em 25 a 60% da rotação e não da aquelas engasgadas e não demora para limpar giro la nos 4000~5000 rpm que ocorre na N1EF. Agora esta quase na hora de dar uma geral nela vou fazer o acerto do squish dela e trocar anéis que já estão com mais de 100h
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por bahia318 »

Isso aí! Tenho o cabeçote original 250, caso interesse, podemos negociar!
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por julianorettore »

quanto tu quer do cabeçote ?
EduardoChuck
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Junho 2018 à25 11:44

Re: Gas Gas EC 250 alterar para 300

Mensagem por EduardoChuck »

Pessoal,boa noite,estou com uma gás gás ec 250 2011, consumo muito alto, gostaria de saber qual agulha que poderia comprar aqui no Brasil para utilizar no carburador. Estou com a original N1EF, alguma dica para melhorias?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem