Vácuo na aceleração GasGas

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
thiagoresende
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Dezembro 2016 à06 22:48

Vácuo na aceleração GasGas

Mensagem por thiagoresende »

Galera, sou novo aqui no fórum mas acompanho diversos tópicos por aqui, aconteceu o seguinte.Sou um jovem de 20 anos que sempre sonhou em ter uma moto "importada" tinha uma CRF 230 a alguns meses atrás que por sinal só me dava alegria nas trilhas, baixa excepcional, recentemente adquiri uma GasGas 250 4t que utiliza o mesmo motor da WR 250.O vendedor me alertou que a mesma tinha o tal do vácuo na aceleração rápida devido o seu carburador FCR que é cronico nas motocicletas que utilizam ele.Pois bem, busquei a motoca e achei que esse tal de "vacuo" não era bem assim, fiz a primeira trilha e fiquei muito surpreendido, a moto perdia muita força em morros,tive que subir um morro queimando embreagem.Na segunda trilha nela foi em um trilhão que logo de cara era um morro normal para CRF 230 mas nessa GasGas sofri como um "roía" , depois desse trilhão fiquei intrigado com a moto e resolvi pesquisar mais a fundo sobre o problema, com isso não encontrei nada semelhante que pode minimizar o tal do "vácuo", a moto ja tem quickshot 2 e mesmo assim o vácuo é forte, a moto chega a morrer quando se abre o punho de uma vez. Alguém aqui no fórum sabe de algum procedimento para minimizar esse efeito pois ela já tem o quick shot.
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: Vácuo na aceleração GasGas

Mensagem por f.cker »

A moto está desregulada. Esse motor Yamaha é um reloginho quando bem acertado. Minha moto também usa um FCR e não tem esse buraco na aceleração. Tem que verificar gicles, e sistema que injeta gasolina quando acelera. Que no seu já é um Quickshot
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: Vácuo na aceleração GasGas

Mensagem por Leandrofc »

Amigo, minhas dicas:
1) verifique o coletor, se não tem entrada falsa de ar.
2)Coloque outro carburador de teste , e veja se o problema se repete.
3) verifique se o sistema elétrico está ok, principalmente o ponto da moto as velas 0,6 é a distância perfeita para a haste da vela.
4) válvulas que agarram ou carbonização são vilões conhecidos.
5) tensor da corrente de comando e o próprio comando em si podem ter folgas, tem que ser verificados e conferidos com o manual.
6) o escape ou sua curva podem apresentar ferrugem, amassado u outro tipo de elemento que impede os gases de sairem, eventualmente voltando num nivel muito superior a especificação para a câmara de combustão, causando problemas.
7) caixa de ar com espuma muito restritiva pode causar problemas, teste direto, sem passar pela caixa de ar.
Para esse problema seu, não existe mecânico bom ou ruim, é questão de tentativa e erro até acertar, não existe relação óbvia de causa e efeito para resolver.

Espero ter ajudado.
thiagoresende
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Dezembro 2016 à06 22:48

Re: Vácuo na aceleração GasGas

Mensagem por thiagoresende »

Estarei levando a moto amanha no mecânico para olhar a carburação dela, o ex dono disse que ela não estava com "vácuo" na aceleração, creio que seja sujeira no carburador devido ao tempo que ela tava parada, aproveitando esse tópico para não abrir outro, fiz o pedido de 6 litros de óleo Motul 10w40 que o o ex dono me recomendou, quando chegou em casa os óleo eram 10w50, no manual da gasgas não consta esse óleo, mas no da WR diz que pode ser usar 10w50, sera que posso usar esse óleo na gasgas ou é melhor devolver?
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: Vácuo na aceleração GasGas

Mensagem por f.cker »

Qual Motul que é? o 5100? Se for o 5100, pode usar o 10w50 mesmo.. agora se for o Motul 3000, melhor devolver.
pablonieto
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 27 Agosto 2014 à23 10:18

Re: Vácuo na aceleração GasGas

Mensagem por pablonieto »

Amigo, minha história é igual a sua, mesma moto e quase o mesmo problema (o meu foi pior)!!!!

Tive que aprender a regular esse carburador sozinho e isso durou meses.

É o seguinte, quando você acelera rápido é acionado uma bomba de injeção de gasolina. Se você acelerar lento essa bomba quase não é disparada. O que acontece quando dá o vácuo: O tempo de acionamento e/ou quantidade de gasolina estão foras do tempo ou errados. As vezes esse sistema ta tão desregulado que mesmo acelerando lento a moto da um vácuo tão forte que a moto morre sem sair do lugar!

Para regular essa bomba tem 3 coisas a serem ajustadas, o parafuso que fica na lateral do carburador, o gicle que fica na cuba e MOD que é apenas um oring que é colocado para diminuir o atraso de disparo.
Imagem
Imagem

Esse sistema é acionado durante qualquer fase da aceleração (Baixa, média e alta) por isso é fróids de ajustar e são raros os mecânicos que resolvem. Mas esse sistema só aciona quando acelera, depois que mantem a aceleração ele para.

Imagem

Mas antes de regular esse sistema é preciso garantir que os outros sistemas (baixa, média e alta) estejam pelo menos perto do ideal.

Faça o seguinte teste, em ponto morto com a moto parada, acelere lentamente (muito lento e se for preciso mantenha o acelerador parado para escutar o motor) subindo o giro e observe se o giro do motor sobe liso, se ocorrer alguma anomalia tipo embolar a aceleração, estouro, ou vácuo fale aqui.

Se o giro subir suave até perto de cortar teste andando na moto, acelerando lento está tudo bem. Caso contrário avise aqui que te ajudo a regular.

Se tudo ocorrer bem, você vai ter que ajustar a bomba de injeção que falei (Powerjeting), primeiro é valido tentar ajustar o parafuso de tempo pq se o giclê da cuba (leak jet) estiver ok, independente do mod você vai pelo menos melhorar o vácuo:

ao lado do carburador tem um parafuso retire a tampa para acessar ele(tente sem tirar o carburador se nao conseguir tire o carburador, coloque ele sem essa tapa para ter acesso ao parafuso com uma chave enquanto testa) . gire este parafuso para dentro ou para fora (memorize o quanto você girou para você voltar ao original caso seja preciso). Você vai ajustar e vai acelerar rápido a moto e verificar se o vácuo e a resposta de subida de giro melhorou.
Esse parafuso ajusta o tempo de acionamento da bomba, que é composto por um sistema de atraso e um sistema a vácuo que injeta um jato forte de gasolina. O chato de regular isso é pq muito atraso da vácuo, e muito adiantado da vácuo. Esse sistema é tão preciso em milissegundos que se você atrasar um pouco o minimo de giro neste parafuso, altera o comportamento da aceleração rápida.

Imagem

Bote um oléo novo pq isso vai exigir muito do motor. Ajuste para mais ou para menos e da algumas aceleradas bem rápidas para testar. Teste também andando na moto e dando tiros na aceleração.

Qualquer dúvida fala.
thiagoresende
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Dezembro 2016 à06 22:48

Re: Vácuo na aceleração GasGas

Mensagem por thiagoresende »

f.cker escreveu:Qual Motul que é? o 5100? Se for o 5100, pode usar o 10w50 mesmo.. agora se for o Motul 3000, melhor devolver.
Sim, o óleo é 5100
thiagoresende
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Dezembro 2016 à06 22:48

Re: Vácuo na aceleração GasGas

Mensagem por thiagoresende »

pablonieto escreveu:Amigo, minha história é igual a sua, mesma moto e quase o mesmo problema (o meu foi pior)!!!!

Tive que aprender a regular esse carburador sozinho e isso durou meses.

É o seguinte, quando você acelera rápido é acionado uma bomba de injeção de gasolina. Se você acelerar lento essa bomba quase não é disparada. O que acontece quando dá o vácuo: O tempo de acionamento e/ou quantidade de gasolina estão foras do tempo ou errados. As vezes esse sistema ta tão desregulado que mesmo acelerando lento a moto da um vácuo tão forte que a moto morre sem sair do lugar!

Para regular essa bomba tem 3 coisas a serem ajustadas, o parafuso que fica na lateral do carburador, o gicle que fica na cuba e MOD que é apenas um oring que é colocado para diminuir o atraso de disparo.
Imagem
Imagem

Esse sistema é acionado durante qualquer fase da aceleração (Baixa, média e alta) por isso é fróids de ajustar e são raros os mecânicos que resolvem. Mas esse sistema só aciona quando acelera, depois que mantem a aceleração ele para.

Imagem

Mas antes de regular esse sistema é preciso garantir que os outros sistemas (baixa, média e alta) estejam pelo menos perto do ideal.

Faça o seguinte teste, em ponto morto com a moto parada, acelere lentamente (muito lento e se for preciso mantenha o acelerador parado para escutar o motor) subindo o giro e observe se o giro do motor sobe liso, se ocorrer alguma anomalia tipo embolar a aceleração, estouro, ou vácuo fale aqui.

Se o giro subir suave até perto de cortar teste andando na moto, acelerando lento está tudo bem. Caso contrário avise aqui que te ajudo a regular.

Se tudo ocorrer bem, você vai ter que ajustar a bomba de injeção que falei (Powerjeting), primeiro é valido tentar ajustar o parafuso de tempo pq se o giclê da cuba (leak jet) estiver ok, independente do mod você vai pelo menos melhorar o vácuo:

ao lado do carburador tem um parafuso retire a tampa para acessar ele(tente sem tirar o carburador se nao conseguir tire o carburador, coloque ele sem essa tapa para ter acesso ao parafuso com uma chave enquanto testa) . gire este parafuso para dentro ou para fora (memorize o quanto você girou para você voltar ao original caso seja preciso). Você vai ajustar e vai acelerar rápido a moto e verificar se o vácuo e a resposta de subida de giro melhorou.
Esse parafuso ajusta o tempo de acionamento da bomba, que é composto por um sistema de atraso e um sistema a vácuo que injeta um jato forte de gasolina. O chato de regular isso é pq muito atraso da vácuo, e muito adiantado da vácuo. Esse sistema é tão preciso em milissegundos que se você atrasar um pouco o minimo de giro neste parafuso, altera o comportamento da aceleração rápida.

Imagem

Bote um oléo novo pq isso vai exigir muito do motor. Ajuste para mais ou para menos e da algumas aceleradas bem rápidas para testar. Teste também andando na moto e dando tiros na aceleração.

Qualquer dúvida fala.
Muito obrigado parceiro pela explicação, hoje fui regular a gasgas no parafuso que aciona a bomba e me deparei com um o-ring estourado, creio que seja devido ele estar arrebentado que a gasgas esta dando o vacuo, pois quando acelerei de maneira brusca notei que a parte de plastico que ele fica firmado demorou um tempo para encostar no parafuso.Amanha comprarei um novo o-ring para usar na gasgas e posto o relatório.
Imagem
pablonieto
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 27 Agosto 2014 à23 10:18

Re: Vácuo na aceleração GasGas

Mensagem por pablonieto »

Então é isso...

Quando é colocado o o-ring, tem reajustar este sistema. Então sua moto ta ajustada para ela e a mesma estourou ficando fora do ponto. Isso já aconteceu comigo. Você pode usar o o-ring menor que vem junto com o filtro de óleo. Ele não aguenta muito tempo mas serve.

O que uso é o que veio com o JDJETING é mais resistente.. não sei qual o material.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem