Recuperar amortecedor traseiro

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Alex Rogus
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 07 Maio 2015 à57 16:41

Recuperar amortecedor traseiro

Mensagem por Alex Rogus »

Então pessoal, não sei se estou postando no lugar certo, ou se já tem um tópico desse tipo diabo::
Comprei um amortecedor da CRF230 por 10reais (original honda 'showa' ainda lacrado) danca:: (no ferro velho), este estava completamente morto, sem ação alguma, desmontei totalmente, notei que o problema estava nos retentores, fui ver o preço destas belezinhas, em torno de R$150,00 doeu::
Fui a uma loja de retentores, e comprei um retentor normal mesmo, destes iguais a de motores mesmo, a haste do amortecedor da 230 é de 14mm, comprei um retentor de 13mm, entrou bem prensado, compensando assim alguns riscos que havia na haste.
Depois de tudo em mãos, começei a monta-lo, usando óleo68, (óleo hidráulico) que é mais viscoso que os de suspensões, tive todo o cuidado de não deixar ar dentro dele, fechando-o com pressão, pelo motivo do óleo ser mais viscoso, não calibrei com nitrogênio.
Ficou nota 10, uso pra trilha, ficou excelente, atende bem nas trilhas com bastante pedras e solavancos alegre::
Fica a dica pra quem não quer pagar 1500reais em um amortecedor novo, original, e que se arrisca em mexer com um pouco de mecânica aplauso::
Douglas Bento
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 30 Outubro 2015 à04 20:35

Re: Recuperar amortecedor traseiro

Mensagem por Douglas Bento »

Amigo, estou com o mesmo problema, tenho uma stx e o antigo dono disse que o amortecedor dela é dá crf, porém não sei se é verdade, pois não conheço o amortecedor dá crf. Meu amortecedor já não tem ação nenhuma, está literalmente morto haha. Esse dias vi um tutorial no YouTube onde o cara ponha retentor do câmbio dá biz se não me engano, mas enfim... Vc pode me dar mais detalhes de quais retentores vc usou, e como faço a troca deles pois não tenho a mínima experiência com isso
Abraço
Alex Rogus
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 07 Maio 2015 à57 16:41

Re: Recuperar amortecedor traseiro

Mensagem por Alex Rogus »

A primeira coisa a se fazer é saber de qual moto é o amortecedor, feito isso, desmonta o amortecedor prestando bastante atenção, aí verifica o que há de estragado, se for o retentor, adapta um que seja da medida da haste, ou que estre justo, ai só montar e verificar se irá precisar calibrar com nitrogênio palmas::
Douglas Bento
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 30 Outubro 2015 à04 20:35

Re: Recuperar amortecedor traseiro

Mensagem por Douglas Bento »

Como faço pra calibrar com nitrogênio?
No seu caso vc não calibrou com nitrogênio né?
Vc acha que ficou bom? Será que aguenta uns pulinhos?
Obrigado
Alex Rogus
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 07 Maio 2015 à57 16:41

Re: Recuperar amortecedor traseiro

Mensagem por Alex Rogus »

Não calibrei com nitrogênio, para isso precisa colocar um bico no topo do amortecedor, se calibrar acredito que aguente uns pulos sim, no meu caso faço trilha e as vezes alguns saltos, atende bem as minhas expectativas joia:::
Douglas Bento
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 30 Outubro 2015 à04 20:35

Re: Recuperar amortecedor traseiro

Mensagem por Douglas Bento »

Minha antiga XTZ tinha o amortecedor com nitrogênio e tinha esse bico tbm, vou ver se faço do mesmo jeito que vc fez, qual óleo vc usou?
Alex Rogus
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 07 Maio 2015 à57 16:41

Re: Recuperar amortecedor traseiro

Mensagem por Alex Rogus »

óleo hidráulico 68
Douglas Bento
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 30 Outubro 2015 à04 20:35

Re: Recuperar amortecedor traseiro

Mensagem por Douglas Bento »

OK obrigado amigo
Alex Rogus
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 07 Maio 2015 à57 16:41

Re: Recuperar amortecedor traseiro

Mensagem por Alex Rogus »

tchau::
Scharlyngton
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Janeiro 2016 à52 13:01

Re: Recuperar amortecedor traseiro

Mensagem por Scharlyngton »

Existe um pistãozinho que separa o nitrogênio do óleo, quando colocar o óleo, esse pistão tem que estar encostado no topo/fundo (dependendo da perspectiva) do amortecedor ou no meio? E quando fechar o amortecedor com óleo, a haste deve estar toda dentro do amortecedor? Ou na superfície do óleo?
Alex Rogus
Membro
Mensagens: 31
Registrado em: 07 Maio 2015 à57 16:41

Re: Recuperar amortecedor traseiro

Mensagem por Alex Rogus »

retira o pistão e coloca-o novamente, mais empurrando com a própria haste, deixando pouca coisa mais avançado, ao colocar o óleo, deve mover a haste para cima e para baixo várias vezes, até sair o ar, no momento de fecha-lo a haste deve estar toda puxada para fora, pois ela ocupa espaço no óleo, se deixar pra dentro ela vai fazer bolhas de ar quando for puxada para fora.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem