Barulho estranho , parece que vem do pinhão!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Barulho estranho , parece que vem do pinhão!

Mensagem por SPEED RACER »

Amigos , preciso da ajuda de vcs .
Ha bastante tempo , minha moto faz zum barulho estranho que parece vir do pinhnão , dá impressão de que a corrente dá umas chicoteadas na capa de corrente .
Uma vez eu fui retirando tudo o que tinha por perto pra ver se eu descobria onde éra o barulho e nada ...retirei a capa de corrente , uma capa que protege o pinhão , e nada de descobrir....
Bom , ontem fiz uma viajem de 200km e qdo eu ja estava bem perto de casa o barulho chegou num ponto preocupante .
Faz um CLAC , CLAC , CLAC qdo eu arranco com a moto e depois some .
Hj retirei a capa do pinhão e dei uma olhada , está tudo certo com os deentes dele com os dentes da coroa tbm.
Uma coisa me deixou curioso , no pinhão original tem duas "meia-lua" de borracha coladas nele e uma delas caiu outrra coisa é que estas estão viradas pro lado de fora do motor e fiquei em dúvida se não deveriam estar viradas pra dentro do motor .
Enfim ,alguem pode me dar alguma dica ?

Abraços.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

as borrachas são viradas para o lado de fora.. só sei isso, até agora não tive problemas com barulhos por parte da corrente, mas é bom ficar ligado.. :shock:
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Beleza FEFEU , vou pesquisar mais sobre o barulho....
Ja olhei a corrente hj e está tudo normal .
Coloquei a moto num cavalete e engatei a mrcha e com a roda girando ja da pra ouvir a brulheira .
O pinhão e a coroa estão normais .
Po ,vai ser complicado resolver isso .
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

a corrente n tá pegando naquela aro de ferro que fica bem perto do pinhão ???

a corrente tá 100 ok ??? n tem nenhuma emenda ou n perdeu nenhum daqueles aneis de ferro que ficam dentro dos gomos (n sei o nome)???

aquele "sabonete" de plastico preto q fica na balança n tá muito gasto não ??? a folga da corrente tá ok ?

se n for isso... só pode ser dentro do motor... rs*
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Tops , não ta pegando naquele aro (um dourado né?) eu retirei aquela tampa lateral e funcionei a moto , o barulho parece que vem da corrente toda .
A corrente não tem emenda , mas vou verificar hj se ela está 100% íntegra .
Aquele sabonete é suspeito , eu acho que pode ser ele sim , mas só podedrei fazer os testes hj á noite , pois eu estava sem cavalete pra erguer a roda trazeira .
A folga esta correta
Pow , nem me fala que isso pode ser dentro do motor se não eu chóro , au au au .

Amanhã eu digo pra vcs o que eu consegui apurar .


Abraços e obrigado pela ajuda .
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Consegui um cavalete , levantei a roda e comecei a fazer os testes .
Retirei a capa de corrente , o suporte da pedaleira do lado esquerdo e a capa do pinhão.
Inspecionei a corrente todinha e nada de anormal nela , olhei a coroa tbm e nada , retirei o pinhão e está ótimo .
Passei mais óleo grosso sem dó pra ver se melhorava , mas nada adiantou.
Saí com a moto pra dar uma volta e o barulho num é ciclico , tipo não faz numa sequencia certa (será que vcs me entendem :shock: ? ) tem hora que faz tem hora que não faz , tem hora que faz com a moto rápida tem hora que faz com ela devagar .
Pensei na possibilidade de ser o rolamento da roda trazeira , pq faz uma barulheira na coroa tbm.
Liguei a moto sem o pinhão e fui engatando as marchas e num faz barulho nenhum , tenho certeza que o barulho é fóra do motor (ufa aínda bem) e o som que faz é bem externo mesmo parece que alguem da umas batidas com uma chave de fenda no quadro da moto é mais ou menos esse tipo de barulho que faz .
Ele vem do lado esquerdo da moto .
Se fosse rolamento de roda ,ela teria que estar com jogo ?
Eu giro a roda sem corrente e não faz barulho nenhum , nem sinto nenhum tipo de vibração ou algo parecido.
Acho que ferrou mesmo , vou ter quelevar a moto pra HONDA , infelizmente aqui não tem nenhuma oficina que preste .

Abraizzz
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

hehehehe..... olha, de fosse o rolamento a roda teria uma folga e ela daria uns estralos do tipo "tloc, tloc" .... só de pegar na roda e chacoalhar vc sente a folga.

se o som "parece uma chave de feenda batendo no quadro" deve ser a corrente q está batendo em algum lugar, no quadro, na balança, no capa corrente, na pedaleira... em algum lugar... só pode ser isso, n consigo pensar em mais nada... rs*

dá uma olhada na coroa tbem, talves ela esteja com folga na fixação do cubo ou com algum dente empenado.

pela foto dá pra ver q tua moto tem uma carenagem q n é original dessa moto, por acaso a corrente n tá batendo na carenagem nao ?
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Tops , esse barulho começou bem antes de eu colocar a carenagem , mas ele foi se modificando e chegou no estágio máximo agora .
Antes éra algo sutil , que so eu percebia , agóra é algo que a vizinhança toda percebe :shock:
Cara , não está batendo em nada , como eudisse eu coloquei a moto no cavalete , retirei TUDO , CAPA DE CORRENTE , SUPORTE DA PEDALEIRA E CAPA DO PINHÃO a moto ficou pelada .
O que me estranha é a baixa km , a moto tem apenas 12500km .
Qdo eu tava olhando a corrente , e qdo fazia o "CLAC" eu percebia que a corrente dava uns pulos na hora do barulho .
Amanhã eu vou comprar um kit de transmição novo e vou trocar , se não resolver , ferrou , hiuahuahuiaiuahuaihiuahiuahi

Abraços
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

O que me estranha é a baixa km , a moto tem apenas 12500km
Speed.... me informando com um mecânico amigo que trabalha na honda, ele disse que o limite de uso do kit coroa/corrente/pinhão na TW é de +/- 12.000km...apartir disto, mesmo que tudo "pareça normal", as folgas que existem começam a se demonstrar na tração....e para isto ocorrer, a moto tem que estar no chão....
Espero ter ajudado..... :wink:
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Opa, sua informação é bem útil NESTOR !!!
Eu estava procurando no manual o limite de km que a relação aguenta e não estava achando.
Um amigo me disse que aguenta 50.000km !
Aí fiquei na duvida pq a minha parece ser tão nova e se "éra pra durar 50.000km" eu ainda tinha muito chão pra rodar .
Vou comprar um kit novo hj , tomara que resolva .

Abraçao
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Eu vou com o Nestor....Se não é rolamento de roda (mas testar rolamento não é tão simples assim)....Se não é no motor....tá na relação... :mrgreen:
O único "póbrema" é geralmente quanto a relação está gasta e estalando....dá pra perceber um "pulinho" da corrente toda vez q dá o TÓC-TÓC-TÓC....
Tem outra....relações q fazem muito barulho...já estão com os dentes da coroa/pinhão todos "tubarãozados"....
Dê uma conferida legal no rolamento trazeiro...As vezes ele pode não apresentar folga...e dar uns estalos nojentos...
Tire o rolamento....Lave-o....Dê umas sopradas no ar e faça ele girar...q dá pra saber se ele está estalando....
Rolamento é mais barato q relação... :mrgreen:
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Fabrício , o barulho ta muito externo pra ser o rolamentop de roda , ontem de noite eu fiquei analisando eacho que é a relação mesmo.
Agora uma polêmica esta se formando , uns dizem que a relação tem que aguentar mais de 20k , outros 50k e 3 mecãnicos de concessionárias disseram 12k .
Qts km vc acha que tem que aguentar uma relação dessas em condições normais de uso e com manutenção em dia ?
Qual kit devo comprar ?

Abraços
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

uma relação bem cuidada tem que chegar aos 25mil km... ou próximo disto.
Mas como nenhuma é igual a outra, vc pode realmente estar tendo problemas com ela, mesmo que não apresente tais sinais severos de desgaste, talvez uma folga maior em um dos elos da corrente, algo do tipo..
Se for trocar troca por VAZ ou DID, a DID fornece para a Honda.. ou seja, original por preço de paralela..
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Fernando PF escreveu:uma relação bem cuidada tem que chegar aos 25mil km... ou próximo disto.
Mas como nenhuma é igual a outra, vc pode realmente estar tendo problemas com ela, mesmo que não apresente tais sinais severos de desgaste, talvez uma folga maior em um dos elos da corrente, algo do tipo..
Se for trocar troca por VAZ ou DID, a DID fornece para a Honda.. ou seja, original por preço de paralela..
:lol: :lol: :lol: ...EU ia dizer a mesma coisa...hehehee...
Cada relação trabalha de forma diferente...e por tanto, sua vida útil varia muito...
Além das já indicadas pelo Fernado...eu acrescentaria as Riffel 1045...q pra mim, é a melhor de todas...
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Poizé pessoal , minha corrente pode ter um problema de fábrica ou sei lá o que foi .
Acho que vou comprar uma corrente original DID com oring por 148,00 e coroa e pinhão da riffel por 65,00
Fabrício , vc considera a corrente riffel melhor que a DID ?

Abraizzz
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

SPEED RACER escreveu:Poizé pessoal , minha corrente pode ter um problema de fábrica ou sei lá o que foi .
Acho que vou comprar uma corrente original DID com oring por 148,00 e coroa e pinhão da riffel por 65,00
Fabrício , vc considera a corrente riffel melhor que a DID ?

Abraizzz
A corrente DID é melhor.....junte com o pinhão/coroa Riffel 1045...e senta o pau.. :wink:
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Bom pessoal , obrigado pelas dicas .
Acabei comprando uma corrente original na honda , paguei 150,00 acho que foi um bom preço , consegui 25% de desconto .
Amanhã eu vou comprar a coroa e o pinhão da riffel , ambos saem 60,00

Valew pessoal !
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

SPEED RACER escreveu:Bom pessoal , obrigado pelas dicas .
Acabei comprando uma corrente original na honda , paguei 150,00 acho que foi um bom preço , consegui 25% de desconto .
Amanhã eu vou comprar a coroa e o pinhão da riffel , ambos saem 60,00

Valew pessoal !
Mas tem que ser de aço 1045, ok? O de aço 1023 é igual a manteiga! :wink:
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Bom pessoal , resolvi o problema da motoca .
Éra o pinhão detonado mesmo .
Comprei o kit riffel (1045 GELOUS )de coroa e pinhão.
Aí desmontei só o pinhão e troquei pelo novo e a barulheira toda parou .
Pow gastei uma grana meio que atoa ,pois eu poderia ter gasto só os 15,00 do pinhão e teria resolvido .
Bom , pelo menos agora eu tenho uma corrente zerada DID com orings e uma coroa zerada , daqui uns 10k km eu só gasto 15,00 pra trocar a relação , heheheheheheheh

Valew pessoal pela ajuda !
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

menos mal né Speed, quanto ao que vc comprou e não usou, uma hora ou outra vai ter que trocar..
Mas e o pinhão que vc tirou, tem marcas? tá muito zoado?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem