T-KING = TORNADO + COMPRESSOR MECÂNICO (NÃO DEU CERTO)

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
df2r.com
Membro
Mensagens: 201
Registrado em: 18 Maio 2005 à16 21:28

T-KING = TORNADO + COMPRESSOR MECÂNICO (NÃO DEU CERTO)

Mensagem por df2r.com »

Como eu ja adiantei no outro tópico sobre o carburador, juntei alumínio, inox, corrente, engrenagens e um turbo compressor pra montar a t-king.
O projeto foi inspirado na b-king

http://www2.uol.com.br/bestcars/motos/bking.htm

Porém os primeiros experimentos não deram certo. Definitivamente, correntes não foram feitas para girar a alta rotação. Não fiz um teste com a pressão ainda pra ver se a relação entre as engrenagens é suficiente. O conjunto esquentou demais. O eixo que sai do motor, nos primeiros testes não apresentou problemas, apesar de a rosca do vira não estar exatamente centrada com o furo da tampa. Acho que vou substituir as engrenagens e a corrente por um sistema com correia dentada.

Segue vídeo do teste.

http://www.df2r.kit.net/t_king.wmv

...

ah, aceito sugestões....
achira19

Mensagem por achira19 »

Cara, isso eh corrente de bike?
Usa uma relacao de kart. Acho q vai te servir.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

kia kia kia, são todos loucos mesmo! Isso é coisa ppro professor pardal isso sim!

Se isso funcionar, como você trocará as marchas? ... outra coisa, se essa corrente arrebente ela corta tua "M" em duas!!! Loucura loucura loucura!
joka1000
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 10 Agosto 2005 à24 00:25

Mensagem por joka1000 »

Fi o lance ficou doidao mesmo.
a posiçao é q acho q nao ficou tao boa apesar de nao ter outra para sugerir, vendo a b-king veja a posicão, direto do filtro pro bura, no seu caso tem o problema de mangueiras q oferecem atrito para o ar (meu pensamento)

cara os blowers de carro usam correias nem precisa ser dentada, nao faz força.
Editado pela última vez por joka1000 em 25 Janeiro 2006 à37 00:15, em um total de 1 vez.
gerema_
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 08 Janeiro 2006 à44 21:07

Mensagem por gerema_ »

noossa tudo pirado auahiaua
como o siquinelli disse e se essa correente arrebentar o estrago vai ser grande eim auhaiahu!!1
abs e boa sorte com o projeto ai
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Ai,ai,ai,ai........... :shock: :shock: :shock: :shock:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Re: T-KING = TORNADO + COMPRESSOR MECÂNICO (NÃO DEU CERTO)

Mensagem por Fernando PF »

df2r.com escreveu:Como eu ja adiantei no outro tópico sobre o carburador, juntei alumínio, inox, corrente, engrenagens e um turbo compressor pra montar a t-king.
O projeto foi inspirado na b-king

http://www2.uol.com.br/bestcars/motos/bking.htm

Porém os primeiros experimentos não deram certo. Definitivamente, correntes não foram feitas para girar a alta rotação. Não fiz um teste com a pressão ainda pra ver se a relação entre as engrenagens é suficiente. O conjunto esquentou demais. O eixo que sai do motor, nos primeiros testes não apresentou problemas, apesar de a rosca do vira não estar exatamente centrada com o furo da tampa. Acho que vou substituir as engrenagens e a corrente por um sistema com correia dentada.

Segue vídeo do teste.

http://www.df2r.kit.net/t_king.wmv

...

ah, aceito sugestões....
hehehe, calma amigo, isso é só um começo... eu tinha dito no meu post no outro tópico que a pior maneira seria o acionamento por corrente, esta não aguentaria a rotação tão elevada, tente substituir por correia ou então monte um sistema de engrenagens tipo caixa de câmbio, ou seja, uma com a outra. O eixo tem que estar centrado, exato, e de preferência balanceado junto com a engrenagem, ou vc já pensou no risco dele quebrar?!?!?! aonde vai parar essa peça??
Cara, não consigo ver o vídeo, se conseguir me mandar por e-mail ou então fotos, eu poderia ver se encontro algumas idéias bacanas.. :wink:

Abraços.
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

um esquema de usar coroas e corrente de comando pra acionar o T-ring tb seria interessante, porém seria necessário fazer um esticador para a corrente. (certamente muito trabalho)

mas ainda fico com a idéia da correia dentada, vc pode até usar uma polia de motor AP o problema vai ser achar uma correia do tamanho certo
rodrigo_m20
Membro
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Novembro 2004 à42 22:31

Mensagem por rodrigo_m20 »

Nossa q coisa doida huahua, boa sorte ae no teu projeto.
Como o henrique disse pra corrente ficar ali acho q tem q ter o mesmo esquema da corrente de comando, com esticador.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

loco d+ ....

cara... achei q essa corrente q vc usou tá meio pesada d+, o ideal seria um sistema de correia como a correia dentada do comando dos carros.

outra coisa: vc podia pensar em aliviar aquela engrenagem q fica no eixo q sai do motor, fazer uns furos tipo coroas de competição de transmissao de moto.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

cara, tem que ser correia mesmo, corrente não vai dar... eu acho que era mais fácil nitrar né? mas vale a tentativa
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

uma sujestão, se for testar com corrente ainda não fique perto
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Viiiixiiiii, os cara tudo doido ahuaahuhua. Mas é isso ae cara, nao desiste nao, com o tempo voce vai aperfeçoando aqui e ali e logo terá um sistema turbo para motos!!1

Faça patente viu, senao os cara aproveitador vao roubar todos os seus esforços!!

Putz levei fé nisso ae, um dia voce vai fica rico vendendo sistemas desses!!

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
SuperIcePower
Super Membro
Mensagens: 1771
Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07

Mensagem por SuperIcePower »

Boa sorte amigo, mas cuidado com esta corrente hein.
:wink:
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Cara... Parabens meu!! Parabens mesmo, gostei da "engenhoca", se eu naum me engano, vc quer fzer um blower mesmo né? Mas eu dei uma olhada no video, acho que com a corrente naum deu certo mesmo né, mas de qualquer forma, só se vc comecar um negocio do ponto zero, fazer um sisteminha, bolar o negocio, ja ta dahroa cara, vc vai ter que ter uma certa paciencia para deixa o negocio redondinho, mas com certeza se vc insistir vai chegar la, e outra coisa, depois que conseguir, garanto tbm que o sorriso vai ficar na testa do garoto. Mas muito dahora mesmo cara. parabens!
jecastro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 06 Abril 2005 à53 17:36

Mensagem por jecastro »

Não seria mais fácil acionar a turbina com um motor elétrico ligado diretamente o eixo, iria evitar o uso de correntes, um motor de 12V e uns 100W deve dar conta de girar o motor.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

um motor elétrico irá girar pouco, e depois que a pressão subir os 100W dariam conta do recado???
jecastro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 06 Abril 2005 à53 17:36

Mensagem por jecastro »

Minha maior preucupação neste caso é com a potência do alternador da Tornado, pois se desligasse tudo que é lâmpada da moto dava para colocar um motor de até 200w. Um motor elétrico DC gira tranquilamente a 10000rpm, acho que não precisa mais que isto.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Jaecastro, uma turbina em motor a diesel gira por volta das 60000rpm, já em motores ciclo otto, por volta das 120 até 180mil rpm (no gol 16v chega a 230000, para dar 1.4kg)..
Claro que no caso do motor ser menor, ter menos cfm, essa turbina com esse sistema poderia dar conta em rotações mais baixas, o problema é se ela só começar encher em rotação muito alta, ou então estar muito cheia a baixo giro já, ou seja, sempre mandando pressão (seria uma boa né), assim em baixos giros a válvula estaria sempre aliviando, fechando-se em alta para dar conta do fluxo, mas quando este pressurizar, a turbina vai exigir potência do motor elétrico, e este conseguirá tocar??? o gerador fornece 240W a 5000 rpm..
Se realmente conseguisse colocar um sistema com motor elétrico (boa idéia), pouparia espaço e ainda poderia construir um sistema de engrenagens para aumentar a rotação, porém este exigirá mais potencia do motor. Teria que fazer um levantamento de custos, potência, espaço disponível..
ffabricio
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 31 Outubro 2005 à54 19:45

Mensagem por ffabricio »

hahah cara andei fazendo uns testes tambem hahah tentei comprimir ar dentro pa parte da frente da caixa de ar usando um sistema eletrico e pequeno que ficava escontido dentro da parte de traz da caixa de ar hahah nao funcionou muito bem nao hahaha a toni chupa muito ar em alta hahahah hahah mas este nao foi o meu principal problema meu motor presisava de muita amperagem hahaha fritei os cabos hahahah tenho de achar um motor diferente estou com ideias de usar um um motor forte e com uma caixa de redução uma ora destas quando estiver inspirado vou tentar hahahahh
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem