Pra mim ta descartada a idéia do motor elétrico. So pra mancha lenta o compressor tem de girar no mínimo 7000 rpm, não medi a pressão pois não fiz a tubulação mas da pra perceber na mão (metodo mobral).Fernando PF escreveu:Jaecastro, uma turbina em motor a diesel gira por volta das 60000rpm, já em motores ciclo otto, por volta das 120 até 180mil rpm (no gol 16v chega a 230000, para dar 1.4kg)..
Claro que no caso do motor ser menor, ter menos cfm, essa turbina com esse sistema poderia dar conta em rotações mais baixas, o problema é se ela só começar encher em rotação muito alta, ou então estar muito cheia a baixo giro já, ou seja, sempre mandando pressão (seria uma boa né), assim em baixos giros a válvula estaria sempre aliviando, fechando-se em alta para dar conta do fluxo, mas quando este pressurizar, a turbina vai exigir potência do motor elétrico, e este conseguirá tocar??? o gerador fornece 240W a 5000 rpm..
Se realmente conseguisse colocar um sistema com motor elétrico (boa idéia), pouparia espaço e ainda poderia construir um sistema de engrenagens para aumentar a rotação, porém este exigirá mais potencia do motor. Teria que fazer um levantamento de custos, potência, espaço disponível..
Procurei correia dentada e a princípio a idéia também ta descartada. Muito caro o kit, R$ 430,00 e to com medo de gastar a grana e não dar certo pois nas minhas contas quando o motor tiver a 8000 rpm a correia vai estar a uma velocidade de 172 km/h. Agora parti pra engrenagem cilindrica de dentes retos. Vou orçar amanha, eu acho..... é que esse troço ta começando a encher o saco. hehehh eeh