Taxa de compressão

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Fernando PF escreveu:O aumento da taxa melhora em todas as rotações, o problema de não obter um ganho tão esperado em alta, relacionando com o ganho de baixa não é por causa do aumento da taxa, e sim pelo ajuste do ponto de ignição em alta para a nova taxa, ou seja, quer taxar, dê jeito em uma boa ignição.
´
aí tá certo
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Fernando PF escreveu:O aumento da taxa melhora em todas as rotações, o problema de não obter um ganho tão esperado em alta, relacionando com o ganho de baixa não é por causa do aumento da taxa, e sim pelo ajuste do ponto de ignição em alta para a nova taxa, ou seja, quer taxar, dê jeito em uma boa ignição.
[-o< [-o< [-o< [-o< [-o< !!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Hauhauahaua!!! Valeu galera! Mas acho que rebaixar o cabeçote não é algo tão simples assim, né? E aqui em Brasília não há mecânicos que mexam em DT 200 com competência! :cry: Eu queria muito fazer um trabalho nas janelas e no cabeçote, mas pra isso precisava de um mecânico bom...
Vamos ver como a motinha vai ficar com as palhetas de fibra de carbono e com a Magnetron. De repente, nem vou precisar mexer em mais nada! :lol: Já vai bastar pro meu nível de pilotagem! :mrgreen:
fzr1000top
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 10 Janeiro 2006 à56 23:02

Mensagem por fzr1000top »

pdalazoana, SE VC COMPROU O KIT PRO-X NAO PRECISA ESQUENTAR A CABEÇA POIS A BIELA E MAIS CURTA , DESSE MODO A COMPRESSAO JA FICA 10 !!!!!
Poi é Fernando..... o Pistão ja vem com a cabeça rebaixada, mas acho que para deixar o topo do pistão alinhado com o topo do cilindro. Possui tambem as cavas das válvulas mas em posições diferentes das do original. Não estou com o pistão aqui, devo pega-lo na retífica na quinta à tarde e se conseguir uma máquina digital posto uma foto dele na sexta. Agora explica melhor esta história de adiantar o ponto.... Um abraço
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Vixi, num manjo nada mas eu piro nas explicações do FernandoPF.
pdalazoana
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 02 Março 2005 à23 09:11

Mensagem por pdalazoana »

Pois é peguei o kit da retífica, seguem as fotos do pistão (Veja ai Fernando PF!!)
Imagem
Imagem
Imagem
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:


Gostei.. parecido com o da falcon, se não for o mesmo..
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

retomando os cálculos... como a altura do pistão ficará 0.5mm para cima do cilindro (correto?!?!) e vc acrescentará uma junta de 1mm no cilindro (parte de baixo) o volume ganho na câmara seria referente a 0.5mm a mais de altura.

:arrow: tirando 5 somando dois multiplicando por pi, noves fora, e arredondando :

:arrow: 11.36 :1 de taxa... bem acertadinha e não abusando fica bom demais.. só não dá pra deixar o cabo enrolado o tempo todo, tem que dar uma folga pro bicho
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Se vai colocar apenas 1 junta...eu aconcelharia colocar o pistão com 0,8mm da parte de cima da camisa...
Com 0.5mm + 01 junta...tá facim de bater... #-o
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

hum... daí teria que desbastar o pistão.. é uma boa, teria que tirar 0.8mm na cabeça.

ou então dar um passe de 0.5mm na cabeça, fazer as cavidades das válvulas e montar com uma junta a mais. Esses 0.5mm a menos na cabeça não aferarão em nada na resistencia do pistão.
pdalazoana
Membro
Mensagens: 151
Registrado em: 02 Março 2005 à23 09:11

Mensagem por pdalazoana »

Caraca agora ja to ficando meio cabreiro, é muita imformação!! Medi a espessura do topo do pistão e a parte mais fina dele (no centro) tem exatos 5mm de espessura....
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

dá um passe de 0.5mm na cabeça então e monta com uma junta a mais, fica mais seguro e com a taxa que vc estimou.. quando abri meu kit wiseco (montei ele com uma junta apenas, pelos meus cálculos tinha mais de 11:1 de taxa) as válvulas de admissão haviam lambido o pistão... coisa de uns 0.2mm, só deu uma marcada, aí apenas rebaixei um pouco mais ele naquele ponto. Mas o bom é não arriscar, monte para não ter que mexer mais, a taxa é boa com uma junta a mais, dessa forma.
fábio
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 10 Junho 2005 à06 19:25

Mensagem por fábio »

Protesto com relação ao comentário de que aumentar a taxa de compressão melhora a baixa e pióra a alta, na verdade não é bem assim, pode até ser o contrario mas não perde baixa também não.
Afinal as crf 250r 2008 estão com 13.1 de taxa, as cbr tem sempre mais de 12 e usam gasolina comum afinal nenm sempre na estrada se tem podium, mas quando se coloca pódium numa cbr ou mesmo numa hornet, nossa . . . .
mes passado eu fiz carburação e equalização numa hornet que estava parada por quase um ano, ele usava pódium e a moto voltou a usala quando reativamos e possó dizer que o negócio ficou um tiro pra andar.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

fábio escreveu:Protesto com relação ao comentário de que aumentar a taxa de compressão melhora a baixa e pióra a alta, na verdade não é bem assim, pode até ser o contrario mas não perde baixa também não.
Afinal as crf 250r 2008 estão com 13.1 de taxa, as cbr tem sempre mais de 12 e usam gasolina comum afinal nenm sempre na estrada se tem podium, mas quando se coloca pódium numa cbr ou mesmo numa hornet, nossa . . . .
mes passado eu fiz carburação e equalização numa hornet que estava parada por quase um ano, ele usava pódium e a moto voltou a usala quando reativamos e possó dizer que o negócio ficou um tiro pra andar.
concordo em tudo...
Allan cbtiquim
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Abril 2019 à47 21:51

Re: Taxa de compressão

Mensagem por Allan cbtiquim »

Quero almentar a taxa de compressao para 12.5:1 para rodar no álcool com o kit 293 e comando 330 , quanto será que vou ter que rebaixar pra conseguir essa taxa e será que da b.o rodar no álcool ou vai fritar o motor
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: Taxa de compressão

Mensagem por emim76 »

Rebaixa cilindro em 1.3mm e torneia o pistao e faz as cavas!
Alcool fica bom! So o acerto que é mais chato.
Tem que ter paciencia e a moto quente.
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: Taxa de compressão

Mensagem por Stone »

Taxa é um negócio muito complexo, já usei taxa de 12:1 na gasolina comum sem nenhum problema, mas o comando tem que ser feito pra isso.

Na DT o esquema é diferente, procure em literaturas americanas, se não me falha a memória, pra DT com um radiador o máximo é 7:1 medido pelo sistema Japonês.

Ao dono do tópico, medir a taxa é um pouco mais complicado, tem as cavas das válvulas, o pistão pode ser um pouco cabeçudo ou negativo... O ideal seria fazer uma pré-montagem e encher a câmara de combustão pelo buraco da vela com óleo hidráulico, aí você terá certeza absoluta da taxa. E pra ajustar depois é fácil, é só ver a quantidade de ML que precisa aumentar ou diminuir e usar as fórmulas que você postou pra ver o que precisa ser feito.

Tem outro detalhe que ninguém comentou, com o aumento do pistão o ideal é fazer a banda de squish no cabeçote, isso já vai aumentar o volume da câmara de combustão. Sem isso você corre risco de pré ignição e poderá danificar as bordas do pistão.

A posição dos comandos muda sim, principalmente o comando da admissão. Mas levantar o cilindro 0,5 ou 1mm não vai fazer diferença nisso. Até porquê você talvez terá que usar uma corrente de comando usada, que já esteja um pouco comprida (dependendo de quanto for levantar o cabeçote), e uma coisa irá compensar a outra
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: Taxa de compressão

Mensagem por Stone »

Allan cbtiquim escreveu:Quero almentar a taxa de compressao para 12.5:1 para rodar no álcool com o kit 293 e comando 330 , quanto será que vou ter que rebaixar pra conseguir essa taxa e será que da b.o rodar no álcool ou vai fritar o motor
Essa taxa é pouca pra álcool, ideal pra gasolina podium.
Outra coisa é esse comando, 330º é um valor comercial ou simbólico que pode variar muito. Teria que saber o valor real do comando medido de acordo com a norma SAE com todas as informações pra saber se é adequado a esse projeto
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem