DT 180 - PARECE QUE PATINA EMBREAGEM

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
bruno
Membro
Mensagens: 967
Registrado em: 10 Janeiro 2006 à44 16:55

DT 180 - PARECE QUE PATINA EMBREAGEM

Mensagem por bruno »

GALERA, SOU LEIGO NO ASSUNTO.... E COMO DIZ UM COLEGA DAQUI DO FÓRUM... DT 180 É UMA MOTO ESCOLA, TANTO QUE ESTOU APRENDENDO BASTANTE JA! MAS AMO A DTZONHA...

VAMOS LÁ,

QUANDO ACELERO A MOTO PARECE QUE A EMBREAGEM TA ACIONADA... FICA TIPO QUANDO VC ACELERA APERTANDO UM POUCO A EMBREAGEM ENTENDEM??

O QUE PODE SER? POSSO EU MESMO SOLUCIONAR ISSO? O QUE DEVO FAZER? QUE PEÇAS TROCAR?

AGRAUDO UMA AJUDA... VALEU!!!
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Opa!! com certza cara.. coisa facil de se resolver... vc vai esgotar o oleo, tirar a tampa do lado direito do motor, tirar os quatro parafusos que seguram a embreagem, e ai, acho que é melhor vc levar os discos separadores e os discos de embreagem para algum profissional ver e diagnosticar se ele esta gasto..
Ai vc fica bem ligado no cara, fica em cima dele, pra vc aprender a ver se os discos estão bons ou ruins.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Acho que é disco de embreagem mesmo.....se bem que vc poderia dar uma olhadinha na regulagem do cabo, que pode estar muito "enforcado..(esticado) :D
bruno
Membro
Mensagens: 967
Registrado em: 10 Janeiro 2006 à44 16:55

Mensagem por bruno »

NESTOR/RS escreveu:Acho que é disco de embreagem mesmo.....se bem que vc poderia dar uma olhadinha na regulagem do cabo, que pode estar muito "enforcado..(esticado) :D
Acredito que não seja o cabo, pois ele esta do mesmo jeito que quando comprei a moto... ta tudo certinho!
Acredito que o problema é no disco mesmo...

Bem segundo o colega ai parece facil solucionar esse problema... mas se alguem ai puder explicar mais detalhadamente eu agradeço!
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Fala Brunão!!! Blz??? Olha cara, vo tentar te ajudar, só que sou pobretão então naum tenho fotos.
Ferramentas necessarias para a remoção dos discos de embreagem:
*Chave estrela 17mm(plug de óleo)
*Chave estrela 12/13
*Recipiente para armazenar o óleo
*Chave de impacto com ponta philips
*Pino para bater na cabeça dos parafusos da tampa do motor9preferencia fino, da espessura do parafuso)
*Chave L ou estrela 8 mm
*Martelo
*Taleadeira(naum sei como se escreve)
*Chave estrela 20/22mm
*Pano para limpar a mão

Agora vamos sujar as mãos...

Bom... pra comecar, sua moto naum tem lubrimatic né??? Qualquer duvida vc pergunta ai...
1*Mas então, encoste sua moto em uma parede de forma que ela fique escostada do lado esquerdo.
2*De umas batidas de leve com o martelo no plug de óleo para ele destravar.
3* Com a chave estrela 17mm, remova o parafuso e coloque o recipiente em baixo do óleo e deixe escoando, depois que comecar a gotejar, coloque o plug de volta no lugar, e aperte ele.
4*Remova o parafuso do pedal de partida e depois tire ele fora do eixo.
5*Com o pino bata de leve em todos os parafusos phillips para que eles destravem.
6*Com a chave de impacto, tire todos os parafusos da carcaça do lado direito do motor, se quiser colocar uma vasilha em baixo é bom tambem, por que senão vai fazer um sujeirão.
7* De umas batidinhas com o cabo do martelo(madeira) na carcaca do motor para que ela desgrude da junta.
8*Solte um pouco a regulagem do freio traseiro
9*Depois de vc tirar a tampa, vc vai ver a engrenagem do virabrequim(pequena) e a embreagem(grande), na embreagem vc vai encontrar cinco parafusos sextavados cabeça 8mm, retire-os com a chave estrela 8mm.
10*Tire a placa que segura eles, as molas, e então vc vai conseguir tirar os discos separadores e os de embreagem, veja bem o encaixe deles.
11*Se vc quiser tirar a campana fora tbm, é só vc bater com a taleadeira e soltar a trava da porca 22mm, ai vc ajusta o freio traseiro novamente, engata a moto em uma 3ª, pisa no freio e solta a porca.


Montagem...
1*Depois de solucionado o problema, e todas as peças lavadas.. pelamor hein.. nada de servico porco !!rsrs
2*Coloque a campana no lugar, coloque a trava e rosqueie a porca(aconselhavel o uso de trava roscas).
3* Com a moto ainda engatada na 3ª marcha, pise no freio e aperte bem esta porca, ai com o martelo e taleadeira vc trava ela novamente.
4*Comece a colocar os discos, naum se esqueca, primeiro o disco de embreagem e depois o separador(disco de metal).
Voce vai colocar primeiro o disco de embragem, a borracha que vai dentro dele e ai vc coloca o disco separador, sempre nesta ordem.
5*Coloque as molas e a placa que fica apoiada nela, coloque os cinco parafusos sextavados cabeça 8mm e apenas encoste eles. Depois que encostar todos, ai vc da um aperto neles, sempre cruzado, e tome muito cuidado para naum espanar!!
6* Coloque a junta NOVA, se quiser usar graxa para quando colocar a tampa do motor ela naum sair do lugar é uma boa.
7*Depois da junta, coloque a carcaca do motor, encoste todos os parafusos phillips, e só depois aperte com a chave de impacto, cruzando o aperto tbm.
8*Coloque o pedal de partida na posição correta, coloque o parafuso e aperte com a chave 12/13.

Coloque 550ml de óleo(naum tenho tanta certeza, mas tem escrito a quantidade na tampa do motor), coloque o plug, fununcie a bichinha, saia dar um role e poste o resultado para a galera.
Abraço cara espero ter resolvido seu problema. precisar tamos ai.
juninhonovalima
Membro
Mensagens: 297
Registrado em: 17 Novembro 2005 à55 08:16

Mensagem por juninhonovalima »

bacana! =D> =D> =D>
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem