Carburador de CR 250 adaptado na Tornado
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Minha teoria sobre trocar carburador é... Bem, não vale a pena na maioria das vezes. Vc pode passar horas e horas, gastar muito dinheiro e no final das contas, o máximo que vc vai conseguir é "bom". O ganho de performance não compensa o trabalho. E vc corre o risco seríssimo de danificar seu motor... O fato de um carburador ser original de uma moto não serve como parametro para indicar que ele vai funcionar na sua... O segredo todo está na giclagem... Se vc acertar a giclagem do seu carburador, na maioria das vezes é melhor do que troca-lo. Vale lembrar que a tornado vem mal giclada de fábrica, ela toda original já fica bem melhor se vc apenas botar um gicle de baixa da sahara...
Tornado_Tinkerer, entao vc acha que nao compensa um motor original com carburador de CR. Fica melhor com o original bem regulado, com os gicles certo ?tornado_tinkerer escreveu:Minha teoria sobre trocar carburador é... Bem, não vale a pena na maioria das vezes. Vc pode passar horas e horas, gastar muito dinheiro e no final das contas, o máximo que vc vai conseguir é "bom". O ganho de performance não compensa o trabalho. E vc corre o risco seríssimo de danificar seu motor... O fato de um carburador ser original de uma moto não serve como parametro para indicar que ele vai funcionar na sua... O segredo todo está na giclagem... Se vc acertar a giclagem do seu carburador, na maioria das vezes é melhor do que troca-lo. Vale lembrar que a tornado vem mal giclada de fábrica, ela toda original já fica bem melhor se vc apenas botar um gicle de baixa da sahara...
Everton...o motor não vai trabalhar certinho (na lenta) da mesma maneira q o carbura original...ele vai ficar um pouquinho acelerado...mas não pode jamais...ter "espaços" nas acelerações bruscas...
Tipo assim...a moto fica um pouquinho acelerada...quando vc acelera...ela tem q sair jogando cascalho na cara de quem estiver atrás de vc....mas não pode falhar nem um pouquinho....
O carbura de CR é muito animal...dá muita diferença...mmmmuuiiitttaaaa mesmo....
Everton...o lance está no trabalho do giclêur de alta...e na mola do pistonete....Leve o carbura para um bom preparador q ele vai deixar a sua moto animal...outra coisa..tem q trabalhar a caixa do filtro de ar....a caixa original não dá conta de puxar todo o ar necessário para o bura....
Qualquer coisa estamos aí...
Um abraço...
Tipo assim...a moto fica um pouquinho acelerada...quando vc acelera...ela tem q sair jogando cascalho na cara de quem estiver atrás de vc....mas não pode falhar nem um pouquinho....
O carbura de CR é muito animal...dá muita diferença...mmmmuuiiitttaaaa mesmo....
Everton...o lance está no trabalho do giclêur de alta...e na mola do pistonete....Leve o carbura para um bom preparador q ele vai deixar a sua moto animal...outra coisa..tem q trabalhar a caixa do filtro de ar....a caixa original não dá conta de puxar todo o ar necessário para o bura....
Qualquer coisa estamos aí...
Um abraço...
Fabricio,Fabrício escreveu:Everton...o motor não vai trabalhar certinho (na lenta) da mesma maneira q o carbura original...ele vai ficar um pouquinho acelerado...mas não pode jamais...ter "espaços" nas acelerações bruscas...
Tipo assim...a moto fica um pouquinho acelerada...quando vc acelera...ela tem q sair jogando cascalho na cara de quem estiver atrás de vc....mas não pode falhar nem um pouquinho....
O carbura de CR é muito animal...dá muita diferença...mmmmuuiiitttaaaa mesmo....
Everton...o lance está no trabalho do giclêur de alta...e na mola do pistonete....Leve o carbura para um bom preparador q ele vai deixar a sua moto animal...outra coisa..tem q trabalhar a caixa do filtro de ar....a caixa original não dá conta de puxar todo o ar necessário para o bura....
Qualquer coisa estamos aí...
Um abraço...
Como eu posso fazer essa regulagem, você teria o nro do gicle pra me passar ? O que é essa mola do pistonete ?
Outra coisa, a toni ta original, mesmo assim da muita diferença mesmo como você falou ?
Peguem um carburador de Sahara, tirem 3 voltas da mola, retire a peça de borracha que leva ar para caixa do filtro ou fure a caixa(sic!) e enxerte na Tornardinho. É mais barato, o desempenho melhora bastante,e o consumo não irá aumentar muito. O torque em baixa fica excelente e a alta também. No Independência do ano passado tive a oportunidade de olhar detalhadamente a Tornadinho do Sandro Hoffmann, e ela utilizava também um carburador de CR, só que a lenta não oscilava. Acho que quem deseja maior desempenho, deve trocar de moto, pois colocar um carburador de CR(R$ 1.500,00) numa Tornadinho é a mesma coisa que salgar carne podre. :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Pq trocar de moto ,o gostoso é fuça ela p assim dar pau em muita tornado tb fuçada e especial que a negada fala que é o bicho ,se fosse carne podre e ninguem gostasse num ia te esse monte de gente nesse forum questionando preparações ,ja vi muito nego de tornado moer especial em trilhas e em pistas de cross ,aqui ta minha opinião.(um bura de cr em ótimo estado se leva por 700,00)
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Respondendo ao Everton...
Deixa eu explicar meu ponto de vista...
A CR250 é uma moto dois tempos de altíssima performance, é uma moto de competição, imaginada, projetada e construida com o único propósito de competir, de proporcionar ao piloto o degrau mais alto do pódio.
A Tornado XR250 é uma moto quatro tempos de boa performance, mas ela foi concebida como uma moto dual sport, ou seja, tanto rua quanto off road, mas ela não tem como proposito ser a moto mais competitiva da categoria, esse posto fica a cargo da CRF250X...
A CR250 tem quase 50cv já direto da caixa. A tornado tem metade disso. A CR é dois tempos, explode mistura 2x mais do que a tornado quando girando na mesma velocidade (rpm igual). A CR gira 10 mil rpm fácil. A tornado, pra chegar a 9 é uma novela e até cdi tem que trocar. Nem vou dizer qual a que consome mais combustível... Mais consumo de combustível é igual a necessidade de maiores gicles, agulhas mais ricas e toda uma regulagem, nem vou falar sobre entrada de ar (caixa e filtro) e saida de ar (escape).
Vc vai no site da sudco (www.sudco.com) e compra um carburador de CR novinho. Não vai funcionar se vc tirar o da tornado e botar o da CR pura e simplesmente. Vc vai ter que retrabalhar ele. Trocar gicles. Alta. Baixa. Verificar agulha. Aí vc vai precisar mais ar. Novo filtro. Mudanças na caixa de ar. Aí o escape original é muito restrito. Nova curva. Nova ponteira... E não adianta vc perguntar "Sandro Hoffmann, vc usa carburador de CR, quais os gicles?" (eu pessoalmente acho que ele não usa o carburador da CR, mas sim um carburador a pistonete específico para motos 4 tempos, pois os carburadores 2T e 4T tem diferenças sutis e importantes), pq ele não vai dizer. Nenhum preparador que ganhe dinheiro com isso vai te dizer. Vc vai ter que testar. Experimentar. Tentar. Isso leva tempo e isso custa dinheiro. Um giclê custa 20 reais. Quantos vc vai ter que tentar até acertar? E se vc bobear, seu motor superaquece, ou carboniza, ou não rende... E tome tempo... E tome junta de coletor rasgada... E tome dedo cortado ou queimado... E lá se vai 100, 200, 300 reais...
Quanto o carburador da Sahara, sim, pode ser uma boa. Ele é maiorzinho do que o da Tornado e deve ser mais fácil acertar ele. Mas o da XLX, por ser do tipo pistonete, me parece ser uma melhor opção. Eu nem sei o diametro dos venturis desses tres carburadores (tornado, sahara e xlx), mas acredito que xlx deva ter um carburador maior do que os demais, não sei, estou apenas supondo.
Eu acho que o carburador que vem na moto dá conta do recado. Se vc usa motor 286, 360, 400, 1100 na tornado, talvez ele fique pequeno, mas na moto com motor 250 eu investiria em *suspensão* antes de querer mais meia dúzia de cavalos.
Se vc gosta de mexer, de experimentar, vá fundo, eu tb gosto (tinkerer em ingles é sinonimo de fuçador). Mas eu faço o que posso, o que acho que compensa. Cada um, cada um, taí minha opinião.
Picô, se eu tiver $ pra preparar minha suspensão do jeito que eu quero, eu com motor original eu ganho de um piloto com habilidade igual a minha que tenha o motor preparado do jeito que for (pistão 360cc vale) mas com a suspensão original, pois "potencia não é nada sem controle".
Boa Sorte a todos e postem os resultados...
Deixa eu explicar meu ponto de vista...
A CR250 é uma moto dois tempos de altíssima performance, é uma moto de competição, imaginada, projetada e construida com o único propósito de competir, de proporcionar ao piloto o degrau mais alto do pódio.
A Tornado XR250 é uma moto quatro tempos de boa performance, mas ela foi concebida como uma moto dual sport, ou seja, tanto rua quanto off road, mas ela não tem como proposito ser a moto mais competitiva da categoria, esse posto fica a cargo da CRF250X...
A CR250 tem quase 50cv já direto da caixa. A tornado tem metade disso. A CR é dois tempos, explode mistura 2x mais do que a tornado quando girando na mesma velocidade (rpm igual). A CR gira 10 mil rpm fácil. A tornado, pra chegar a 9 é uma novela e até cdi tem que trocar. Nem vou dizer qual a que consome mais combustível... Mais consumo de combustível é igual a necessidade de maiores gicles, agulhas mais ricas e toda uma regulagem, nem vou falar sobre entrada de ar (caixa e filtro) e saida de ar (escape).
Vc vai no site da sudco (www.sudco.com) e compra um carburador de CR novinho. Não vai funcionar se vc tirar o da tornado e botar o da CR pura e simplesmente. Vc vai ter que retrabalhar ele. Trocar gicles. Alta. Baixa. Verificar agulha. Aí vc vai precisar mais ar. Novo filtro. Mudanças na caixa de ar. Aí o escape original é muito restrito. Nova curva. Nova ponteira... E não adianta vc perguntar "Sandro Hoffmann, vc usa carburador de CR, quais os gicles?" (eu pessoalmente acho que ele não usa o carburador da CR, mas sim um carburador a pistonete específico para motos 4 tempos, pois os carburadores 2T e 4T tem diferenças sutis e importantes), pq ele não vai dizer. Nenhum preparador que ganhe dinheiro com isso vai te dizer. Vc vai ter que testar. Experimentar. Tentar. Isso leva tempo e isso custa dinheiro. Um giclê custa 20 reais. Quantos vc vai ter que tentar até acertar? E se vc bobear, seu motor superaquece, ou carboniza, ou não rende... E tome tempo... E tome junta de coletor rasgada... E tome dedo cortado ou queimado... E lá se vai 100, 200, 300 reais...
Quanto o carburador da Sahara, sim, pode ser uma boa. Ele é maiorzinho do que o da Tornado e deve ser mais fácil acertar ele. Mas o da XLX, por ser do tipo pistonete, me parece ser uma melhor opção. Eu nem sei o diametro dos venturis desses tres carburadores (tornado, sahara e xlx), mas acredito que xlx deva ter um carburador maior do que os demais, não sei, estou apenas supondo.
Eu acho que o carburador que vem na moto dá conta do recado. Se vc usa motor 286, 360, 400, 1100 na tornado, talvez ele fique pequeno, mas na moto com motor 250 eu investiria em *suspensão* antes de querer mais meia dúzia de cavalos.
Se vc gosta de mexer, de experimentar, vá fundo, eu tb gosto (tinkerer em ingles é sinonimo de fuçador). Mas eu faço o que posso, o que acho que compensa. Cada um, cada um, taí minha opinião.
Picô, se eu tiver $ pra preparar minha suspensão do jeito que eu quero, eu com motor original eu ganho de um piloto com habilidade igual a minha que tenha o motor preparado do jeito que for (pistão 360cc vale) mas com a suspensão original, pois "potencia não é nada sem controle".
Boa Sorte a todos e postem os resultados...
Aí TT,
Valeu cara, melhor que isso impossível... curti demais e acho que a galera interessada tbm vai curtir...
Acho que compartilho de sua opniao, vamos ver agora se consigo convencer o teimoso do meu irmao a tirar esse carbura de CR e voltar o original bem afinado.... Sobre a susp ele ja mandou preparar.... ta um tesão, corrige muito, ficou muito boa.....
Valeu cara, melhor que isso impossível... curti demais e acho que a galera interessada tbm vai curtir...
Acho que compartilho de sua opniao, vamos ver agora se consigo convencer o teimoso do meu irmao a tirar esse carbura de CR e voltar o original bem afinado.... Sobre a susp ele ja mandou preparar.... ta um tesão, corrige muito, ficou muito boa.....
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Apenas minha opinião, opinião é igual aquela parte onde não bate a luz do sol, cada um tem o seu. heheheheEverton Madureira escreveu:Aí TT,
Valeu cara, melhor que isso impossível... curti demais e acho que a galera interessada tbm vai curtir...
Acho que compartilho de sua opniao, vamos ver agora se consigo convencer o teimoso do meu irmao a tirar esse carbura de CR e voltar o original bem afinado.... Sobre a susp ele ja mandou preparar.... ta um tesão, corrige muito, ficou muito boa.....
O carburador da CR pode ser uma boa. É uma boa. O pessoal da Lider vem usando com bons resultados. Eu só acho que é difícil fazer funcionar. E dependendo do que vc queira com a moto, talvez (talvez!) não valha a pena.
O Tinkerer falou tudo...é mais ou menos isso mesmo...vcs não tem idéia da quantidade de vezes q já desmontamos um motor de Tornado uma única noite, véspera de corridas, até deixar a moto afiada...Testes e mais testes...no final vem a recompensa ou a frustação...
Quanto o bura de CR, mais uma vez vou dar a dica pra galera....ele é animmmaallll..deixa a moto muito brava...como disse em outros tópicos....alguns pilotos dizem q ele dá mais diferença de potência q o kit wiseco....A sensação de aumento de força é aparente. Já as medições no dino..vou ficar devendo mais uma vez... :oops:
A questão é a seguinte....a regulagem dele não é pra qualquer um...eu particularmente não sei dizer muito a respeito do assunto...quem faz esse serviço é o Fabiano...eu só lembro q além de se trocar os gicleus...tem um arame muito fino q sai de um buraco e vai pra outro...sei lá..tem um arame no meio dessa regulagem...caso contrário esqueça...vc não conseguirá nunca regular o bicho...
Pra trilhas...poucos pilotos usam...geralmente quem procura meu irmão pra colocare esses buras...é pq viu uma Toni que tem ele, e viu a diferença de força no motor ao se subir um morro mais "íngredi"....
Um pistão 286cc +bura 38mm + cabeçote...deu 30CV galera...não é pouco..são 50% a mais de força...
Esses 02 buras q meu irmão conseguiu são 0KM...nunca foram usados...e são 36mm...e não 38mm..tudo isso para tentar deixar a moto ainda melhor na lenta...
Everton..eu não sei ao certo qual o giclêur...mas não te aconcelho vender esse bura....apanhe um pouco mas tente deixar ele na sua moto...
Vamos ver na hora q chegar o campeonato Brasiliense de MX...aí sim...vcs nos verão "tinkerezando" uma Toni...
Outra coisa...quem tem um bura de CR não deve vendê-lo nunca...ele vale ouro...no dia q vc quiser revender...ele tem mercado certo...Aqui em BSB não tem pra quem quer...um novo está saindo por R$ 800,00...e um usado em ótimo estado sai por R$ 500,00...
É mais ou menos por aí...
Quanto o bura de CR, mais uma vez vou dar a dica pra galera....ele é animmmaallll..deixa a moto muito brava...como disse em outros tópicos....alguns pilotos dizem q ele dá mais diferença de potência q o kit wiseco....A sensação de aumento de força é aparente. Já as medições no dino..vou ficar devendo mais uma vez... :oops:
A questão é a seguinte....a regulagem dele não é pra qualquer um...eu particularmente não sei dizer muito a respeito do assunto...quem faz esse serviço é o Fabiano...eu só lembro q além de se trocar os gicleus...tem um arame muito fino q sai de um buraco e vai pra outro...sei lá..tem um arame no meio dessa regulagem...caso contrário esqueça...vc não conseguirá nunca regular o bicho...
Pra trilhas...poucos pilotos usam...geralmente quem procura meu irmão pra colocare esses buras...é pq viu uma Toni que tem ele, e viu a diferença de força no motor ao se subir um morro mais "íngredi"....
Um pistão 286cc +bura 38mm + cabeçote...deu 30CV galera...não é pouco..são 50% a mais de força...
Esses 02 buras q meu irmão conseguiu são 0KM...nunca foram usados...e são 36mm...e não 38mm..tudo isso para tentar deixar a moto ainda melhor na lenta...
Everton..eu não sei ao certo qual o giclêur...mas não te aconcelho vender esse bura....apanhe um pouco mas tente deixar ele na sua moto...
Vamos ver na hora q chegar o campeonato Brasiliense de MX...aí sim...vcs nos verão "tinkerezando" uma Toni...
Outra coisa...quem tem um bura de CR não deve vendê-lo nunca...ele vale ouro...no dia q vc quiser revender...ele tem mercado certo...Aqui em BSB não tem pra quem quer...um novo está saindo por R$ 800,00...e um usado em ótimo estado sai por R$ 500,00...
É mais ou menos por aí...
Fabricio... homi da lei.... deixa eu tirar só mais uma duvidazinha contigo:
Acredito q o q vc falou (e muito bem falado) se aplica a motos de PISTA, correto ???
Numa toni 250CC (motor ORIGINAL) um carb. de CR vai bem ???
Num motor com kit eu entendo... mas num original ??? tá sobrando carburador ai não ???? e numa moto de trilha ??? onde baixa é tão importante qto uma alta ???
Afianl de contas, me tira esse grilo da cabeça... carbura de CR é bom pra qualquer Toni ???
Acredito q o q vc falou (e muito bem falado) se aplica a motos de PISTA, correto ???
Numa toni 250CC (motor ORIGINAL) um carb. de CR vai bem ???
Num motor com kit eu entendo... mas num original ??? tá sobrando carburador ai não ???? e numa moto de trilha ??? onde baixa é tão importante qto uma alta ???
Afianl de contas, me tira esse grilo da cabeça... carbura de CR é bom pra qualquer Toni ???
Tops...pra te falar a verdade eu ainda não vi nenhuma toni com bura de CR com o motor original...hehehheee...Geralmente quem procura o bura é pq já deu tudo no motor...aí o bura empurra q não é brincadeira....
Só pra vc ter uma idéia..a caixa de ar tem q ser totalmente furada....vc vai e coloca a mão próximo a caixa de ar...quando vc acelera....vc sente a sucção do ar...hehehheheeee...
Eu não posso falar muito a respeito de trilhas, já q fiz poucas trilhas....mas lembro perfeitamente quando a galera estava andando de boa no comboyo...e a moto não aceitava andar com o giro muito baixo...tipo uns 3000rpm...A moto ficava dado umas falhadas q cessavam caso eu colocasse uma marcha pra baixo, mas se eu acelerasse ela respondia de imediato...
Outra coisa..o bura da CR tem 36mm...e se vc for ver um de Sahaha ou de Falcon, verá q são bem próximos ou até mesmo maiores...a questão está na qualidade do equipamento....facilidade de acesso e regulagens...
Só pra vc ter uma idéia..a caixa de ar tem q ser totalmente furada....vc vai e coloca a mão próximo a caixa de ar...quando vc acelera....vc sente a sucção do ar...hehehheheeee...
Eu não posso falar muito a respeito de trilhas, já q fiz poucas trilhas....mas lembro perfeitamente quando a galera estava andando de boa no comboyo...e a moto não aceitava andar com o giro muito baixo...tipo uns 3000rpm...A moto ficava dado umas falhadas q cessavam caso eu colocasse uma marcha pra baixo, mas se eu acelerasse ela respondia de imediato...
Outra coisa..o bura da CR tem 36mm...e se vc for ver um de Sahaha ou de Falcon, verá q são bem próximos ou até mesmo maiores...a questão está na qualidade do equipamento....facilidade de acesso e regulagens...
Aê Tops/ Fabricio...TopsMan escreveu:Valeu pelas explicações...
E qdo aparecer a primeira Toni 250cc pra botar um bura de CR tu conta aq pra gente...
Provavelmente a primeira toni com carbura de CR que irá aparecer na LM será a do meu irmão, pois eu indiquei a ele levar esta moto pro pessoal de la dar uma afinada nela, deixar ela bala... a moto dele é uma toni 2004 com carbura de CR, filtro twin air e escap pro tork bicudo... motor 250 cc original...
E ai Fabricio, anima pegar esse desafio ?
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