A medida do SAG
A medida do SAG
Hoje estive dando uma revisão nas suspensões da KLX,e verifiquei que o SAG dela está regulado em 112 mm,e relendo uma matéria do Terranozóio do nosso amigo Tops, sobre suspensões,encontrei o seguinte:
O SAG deve ser aproximadamente: 95mm para Supercross, 97mm Motocross e 100mm para Rali.
Como o autor não comenta nada sobre o SAG pra enduros e trilhas,surge a pergunta que não quer calar e que o povo quer saber!!rsrsrsrsrs...Será que o SAG da minha moto está bom para trilhas?Andando nela parece que está,pois as medidas para Supercross e Motocross obviamente tem que ser menores,ou mais rígidas,e para trilhas e enduros, certamente deverá apresentar um número maior,ou seja ,mais macias.Mas,será que a minha não está com um número acima do que deve,será que é isso mesmo,ou tá tudo errado?Alguém pode responder qual é o SAG correto(medida) para enduros e trilhas?
O SAG deve ser aproximadamente: 95mm para Supercross, 97mm Motocross e 100mm para Rali.
Como o autor não comenta nada sobre o SAG pra enduros e trilhas,surge a pergunta que não quer calar e que o povo quer saber!!rsrsrsrsrs...Será que o SAG da minha moto está bom para trilhas?Andando nela parece que está,pois as medidas para Supercross e Motocross obviamente tem que ser menores,ou mais rígidas,e para trilhas e enduros, certamente deverá apresentar um número maior,ou seja ,mais macias.Mas,será que a minha não está com um número acima do que deve,será que é isso mesmo,ou tá tudo errado?Alguém pode responder qual é o SAG correto(medida) para enduros e trilhas?
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- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
Certo Bolinha,de fato cada modalidade tem uma medida de SAG ideal,e até aí é quase receita de bolo sim,mas quando passa para as regulagens de compressão e retorno ,aí vai da sensibilidade de cada piloto e de seu tipo de tocada,a minha eu regulei pra mim e após diversas combinações ,acho que ficou ótima,independente do SAG dela.Eu só gostaria de saber qual é o que se atribui às motos de enduro.
entao... como disse lá no TS, no rally se anda em velocidades elevadas durante muuuitos trechos, o 100 embora "mais macio" q no MX ainda dá pra levar em altas velocidades.
Acho q algo entre 100 e 110 tá bom pra trilha, 112 se for uma trilha bem casca tá valendo, ainda mais q vc não nota nenhum comportamento anormal nas saidas e entradas de curva, o tracionamento tá ok, n dá fim de curso... etc. eu acho q tá legal... fica confortável e ainda sim estável.
Numa moto de enduro o q eu acho q mais atrapalha o piloto é escapanda em entrada de curva, e o retorno lento da suspa traseira. Se a moto estver assim não dá pra ser feliz.
Qdo peguei minha tornado, foi uma peleja muito grande pra achar uma preparação na suspa dianteira q resolvia minhas escapadas nas entradas... pq c sabe q tornado n tem regulagem em clicks e essa moto é por "erro" de projeto CARUDA de natureza... o pesadíssimo motor é muito baixo, jogando muito peso na frente da moto.
Acho q algo entre 100 e 110 tá bom pra trilha, 112 se for uma trilha bem casca tá valendo, ainda mais q vc não nota nenhum comportamento anormal nas saidas e entradas de curva, o tracionamento tá ok, n dá fim de curso... etc. eu acho q tá legal... fica confortável e ainda sim estável.
Numa moto de enduro o q eu acho q mais atrapalha o piloto é escapanda em entrada de curva, e o retorno lento da suspa traseira. Se a moto estver assim não dá pra ser feliz.
Qdo peguei minha tornado, foi uma peleja muito grande pra achar uma preparação na suspa dianteira q resolvia minhas escapadas nas entradas... pq c sabe q tornado n tem regulagem em clicks e essa moto é por "erro" de projeto CARUDA de natureza... o pesadíssimo motor é muito baixo, jogando muito peso na frente da moto.
Esse FDS aprendi uma muito boa...e vale a pena repassar pra vcs...TopsMan escreveu: Qdo peguei minha tornado, foi uma peleja muito grande pra achar uma preparação na suspa dianteira q resolvia minhas escapadas nas entradas... pq c sabe q tornado n tem regulagem em clicks e essa moto é por "erro" de projeto CARUDA de natureza... o pesadíssimo motor é muito baixo, jogando muito peso na frente da moto.
Eu estava treinando SM na nossa Toni...e a moto, mesmo com um pneu 120 radial (racing) na dianteira....estava saindo de frente com tremenda facilidade, principalmente nas saídas de curva....Em 20 minutos de treino...eu tive q meter o pezão no chão por 5 vezes... :roll: ....ou seja, não caí de sorte...
Sabia q tinha algo de errado....mas não encontrava.....Calibrei o pneu com 30lb...e a moto continuava ruim....Até q me veio na cabeça...checar a suspensão dianteira...Não é q ela estava travada... :shock:
A medida q eu ia balançando a moto....a suspa ia sendo liberada....O Fabiano não estava na pista....mas o nosso amigo Lúcio, estava....De cara ele disse q o eixo da roda dianteira estava empenado...e por isso, do travamento...
Ele liberou o eixo....e foi girando até q a suspa trabalhasse corretamente....Apertou o eixo...e PRONTO... :shock: .....A moto ficou perfeita, novamente...
Apesar de não ter a ver com a medida do SAG do nosso amigo.....acho válido a experiência...
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Olha que dica... eu nunca desconfiaria do eixo da moto. Nunca mesmo! =D>Fabrício escreveu:Esse FDS aprendi uma muito boa...e vale a pena repassar pra vcs...TopsMan escreveu: Qdo peguei minha tornado, foi uma peleja muito grande pra achar uma preparação na suspa dianteira q resolvia minhas escapadas nas entradas... pq c sabe q tornado n tem regulagem em clicks e essa moto é por "erro" de projeto CARUDA de natureza... o pesadíssimo motor é muito baixo, jogando muito peso na frente da moto.
Eu estava treinando SM na nossa Toni...e a moto, mesmo com um pneu 120 radial (racing) na dianteira....estava saindo de frente com tremenda facilidade, principalmente nas saídas de curva....Em 20 minutos de treino...eu tive q meter o pezão no chão por 5 vezes... :roll: ....ou seja, não caí de sorte...
Sabia q tinha algo de errado....mas não encontrava.....Calibrei o pneu com 30lb...e a moto continuava ruim....Até q me veio na cabeça...checar a suspensão dianteira...Não é q ela estava travada... :shock:
A medida q eu ia balançando a moto....a suspa ia sendo liberada....O Fabiano não estava na pista....mas o nosso amigo Lúcio, estava....De cara ele disse q o eixo da roda dianteira estava empenado...e por isso, do travamento...
Ele liberou o eixo....e foi girando até q a suspa trabalhasse corretamente....Apertou o eixo...e PRONTO... :shock: .....A moto ficou perfeita, novamente...
Apesar de não ter a ver com a medida do SAG do nosso amigo.....acho válido a experiência...
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