A medida do SAG

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Tracker
Membro
Mensagens: 273
Registrado em: 29 Novembro 2005 à42 02:06

A medida do SAG

Mensagem por Tracker »

Hoje estive dando uma revisão nas suspensões da KLX,e verifiquei que o SAG dela está regulado em 112 mm,e relendo uma matéria do Terranozóio do nosso amigo Tops, sobre suspensões,encontrei o seguinte:
O SAG deve ser aproximadamente: 95mm para Supercross, 97mm Motocross e 100mm para Rali.

Como o autor não comenta nada sobre o SAG pra enduros e trilhas,surge a pergunta que não quer calar e que o povo quer saber!!rsrsrsrsrs...Será que o SAG da minha moto está bom para trilhas?Andando nela parece que está,pois as medidas para Supercross e Motocross obviamente tem que ser menores,ou mais rígidas,e para trilhas e enduros, certamente deverá apresentar um número maior,ou seja ,mais macias.Mas,será que a minha não está com um número acima do que deve,será que é isso mesmo,ou tá tudo errado?Alguém pode responder qual é o SAG correto(medida) para enduros e trilhas?
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

kra....vo da uma olhada aki q eu tenho um jeca joia q o leo borges fala sobre esse SAG da moto...se eu achar eu posto aki proce!!!!
Tracker
Membro
Mensagens: 273
Registrado em: 29 Novembro 2005 à42 02:06

Mensagem por Tracker »

Valeu Gui,vou aguardar!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Não entendo muito sobre SAG, mas sei que você precisa medir sentado na moto.
O SAG deve ser aproximadamente: 95mm para Supercross, 97mm Motocross e 100mm para Rali
essa é a medida com o piloto sobre a moto OK!

[s]
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Cada moto, cada modalidade e cada piloto tem um sag ideal, não acredite em receita de bolo, faça o que ficar melhor pra vc.
Tracker
Membro
Mensagens: 273
Registrado em: 29 Novembro 2005 à42 02:06

Mensagem por Tracker »

Eu sei Siquinelli,eu medi o SAG com equipamento completo,ferramentas e tanque pela metade e deu 112 mm.,achei um pouco alto se comparado ás outras medidas dadas pelo autor,então eu queria saber qual a medida pra trilhas/enduro.
Tracker
Membro
Mensagens: 273
Registrado em: 29 Novembro 2005 à42 02:06

Mensagem por Tracker »

Certo Bolinha,de fato cada modalidade tem uma medida de SAG ideal,e até aí é quase receita de bolo sim,mas quando passa para as regulagens de compressão e retorno ,aí vai da sensibilidade de cada piloto e de seu tipo de tocada,a minha eu regulei pra mim e após diversas combinações ,acho que ficou ótima,independente do SAG dela.Eu só gostaria de saber qual é o que se atribui às motos de enduro.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

entao... como disse lá no TS, no rally se anda em velocidades elevadas durante muuuitos trechos, o 100 embora "mais macio" q no MX ainda dá pra levar em altas velocidades.

Acho q algo entre 100 e 110 tá bom pra trilha, 112 se for uma trilha bem casca tá valendo, ainda mais q vc não nota nenhum comportamento anormal nas saidas e entradas de curva, o tracionamento tá ok, n dá fim de curso... etc. eu acho q tá legal... fica confortável e ainda sim estável.


Numa moto de enduro o q eu acho q mais atrapalha o piloto é escapanda em entrada de curva, e o retorno lento da suspa traseira. Se a moto estver assim não dá pra ser feliz.

Qdo peguei minha tornado, foi uma peleja muito grande pra achar uma preparação na suspa dianteira q resolvia minhas escapadas nas entradas... pq c sabe q tornado n tem regulagem em clicks e essa moto é por "erro" de projeto CARUDA de natureza... o pesadíssimo motor é muito baixo, jogando muito peso na frente da moto.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

TopsMan escreveu: Qdo peguei minha tornado, foi uma peleja muito grande pra achar uma preparação na suspa dianteira q resolvia minhas escapadas nas entradas... pq c sabe q tornado n tem regulagem em clicks e essa moto é por "erro" de projeto CARUDA de natureza... o pesadíssimo motor é muito baixo, jogando muito peso na frente da moto.
Esse FDS aprendi uma muito boa...e vale a pena repassar pra vcs...

Eu estava treinando SM na nossa Toni...e a moto, mesmo com um pneu 120 radial (racing) na dianteira....estava saindo de frente com tremenda facilidade, principalmente nas saídas de curva....Em 20 minutos de treino...eu tive q meter o pezão no chão por 5 vezes... :roll: ....ou seja, não caí de sorte...
Sabia q tinha algo de errado....mas não encontrava.....Calibrei o pneu com 30lb...e a moto continuava ruim....Até q me veio na cabeça...checar a suspensão dianteira...Não é q ela estava travada... :shock:
A medida q eu ia balançando a moto....a suspa ia sendo liberada....O Fabiano não estava na pista....mas o nosso amigo Lúcio, estava....De cara ele disse q o eixo da roda dianteira estava empenado...e por isso, do travamento...
Ele liberou o eixo....e foi girando até q a suspa trabalhasse corretamente....Apertou o eixo...e PRONTO... :shock: .....A moto ficou perfeita, novamente...

Apesar de não ter a ver com a medida do SAG do nosso amigo.....acho válido a experiência... :wink:
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Fabrício escreveu:
TopsMan escreveu: Qdo peguei minha tornado, foi uma peleja muito grande pra achar uma preparação na suspa dianteira q resolvia minhas escapadas nas entradas... pq c sabe q tornado n tem regulagem em clicks e essa moto é por "erro" de projeto CARUDA de natureza... o pesadíssimo motor é muito baixo, jogando muito peso na frente da moto.
Esse FDS aprendi uma muito boa...e vale a pena repassar pra vcs...

Eu estava treinando SM na nossa Toni...e a moto, mesmo com um pneu 120 radial (racing) na dianteira....estava saindo de frente com tremenda facilidade, principalmente nas saídas de curva....Em 20 minutos de treino...eu tive q meter o pezão no chão por 5 vezes... :roll: ....ou seja, não caí de sorte...
Sabia q tinha algo de errado....mas não encontrava.....Calibrei o pneu com 30lb...e a moto continuava ruim....Até q me veio na cabeça...checar a suspensão dianteira...Não é q ela estava travada... :shock:
A medida q eu ia balançando a moto....a suspa ia sendo liberada....O Fabiano não estava na pista....mas o nosso amigo Lúcio, estava....De cara ele disse q o eixo da roda dianteira estava empenado...e por isso, do travamento...
Ele liberou o eixo....e foi girando até q a suspa trabalhasse corretamente....Apertou o eixo...e PRONTO... :shock: .....A moto ficou perfeita, novamente...

Apesar de não ter a ver com a medida do SAG do nosso amigo.....acho válido a experiência... :wink:
Olha que dica... eu nunca desconfiaria do eixo da moto. Nunca mesmo! =D>
Tracker
Membro
Mensagens: 273
Registrado em: 29 Novembro 2005 à42 02:06

Mensagem por Tracker »

Apesar de não ter a ver com a medida do SAG do nosso amigo.....acho válido a experiência...
_________________
E super válido,em se tratando de suspensões,qualquer detalhe por mínimo que seja é importante,e esse é mais um que aprendo,beleza! =D>
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem