Pastilhas Sinterizadas x Semi-Metálicas

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Pastilhas Sinterizadas x Semi-Metálicas

Mensagem por Marcão »

Galera,

Tá chegando a hora de trocar as pastilhas da gas gas e eu queria saber se alguém sabe no detalhe a diferença entre estes dois tipos de pastilha e suas aplicações.... ah e se alguém também souber qual o tipo de pastilha que vêm original na gas gas (eu acho que é sinterizada mas não tenho certeza...)
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Não sei qual é a da gas gas, mas sempre coloque originais, principalmente na frente, o freio é brembo ou nissin?
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Mensagem por Marcão »

Os freios são Nissin.... mas mesmo Nissin existem os dois tipos, Sinterizada e Semi Metálica...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Vamos lá....

As pastilhas de freio podem ser classificadas em 4 tipos :

Orgânicas - Feitas a base de celulose e resina fenólica, que é resistente à altas temperaturas. Antigamente se utilizavam asbestos (amianto, etc.) para melhorar as propriedades em altas temperaturas, mas atualmente esses materiais são proibidos. Hoje se utiliza kevlar, fibra de vidro ou fibras minerais em seu lugar. Pastilhas orgânicas tem um bom coeficiente de atrito sob baixos esforços, trabalham bem quando frias, não desgastam muito o disco de freio, são baratas e quase não produzem barulho. Por outro lado desgastam-se mais rápido, vitrificam mais facilmente e tendem a criar uma camada relativamente grossa óxido sobre o disco. São mais indicadas para uso urbano, sem compromisso com alto desempenho. São as mais comuns no mercado paralelo.

Metálicas/Semi-Metálicas - pastilhas tem, tipicamente, latão, ferro ou bronze adicionados à resina para aumentar o coeficiente de atrito em altas temperaturas e a resistência mecânica do composto. Normalmente são pastilhas excelentes para o uso no dia-a-dia de motos maiores. O metal adicionado gera maior desgaste do disco de freio, algum barulho na frenagem, custo um pouco maior que as orgânicas e menor atrito quando fria, mas suas qualidades as estão tornando padrão no uso diário e de alta performance.

Sinterizadas - Estas pastilhas são feitas de uma mistura de metais em pó, tipicamente bronze, latão, cobre, ferro e cerâmica - estes últimos voltados para altas temperaturas, moldada em alta temperatura e pressão, tornando-se um bloco sólido e relativamente homogêneo. Podem ser formuladas para funcionarem melhor a baixas, médias ou altas temperaturas, porém usualmente tem comportamento apenas mediano quando frias. Também dependendo de sua composição podem ser mais ou menos agressivas ao disco. É a tendência da moderna indústria motociclística.

Carbono - Pastilhas de carbono para motos não são como as utilizadas em carros de fórmula 1, ônibus espaciais ou caças a jato. Não são de fibra de carbono também. São, isto sim, pastilhas semi-metálicas que tem carbono em sua resina, de modo a aumentar sua eficiência em altas e baixas temperaturas. Muitas tem o desempenho a frio de boas pastilhas semi-metálicas e a quente de metálicas/sinterizadas acima da média. Também variam o grau de agressividade ao disco de freio em função de sua formulação, exceto pelas pastilhas de carbono produzidas exclusivamente para corridas - estas muito agressivas. É o melhor dos dois mundos! Mas tudo tem um preço e esta não é uma exceção, e literalmente o preço é alto, em reais. Outro inconveniente é a grande produção de um pó preto, não corrosivo, mas que faz muita sujeira, como grafite em pó...

Vou aproveitar e postar um tópico igual lá no Dicas.... :wink:
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Mensagem por Marcão »

Fabricião,

Grande aula. Obrigado mesmo.
Postei o mesmo tópico em um forum gringo e descobri que as pastilhas da Gas Gas são Sinterizadas. O duro é o precinho das Nissin. Achei aqui por R$ 150 as sinterizadas e R$ 105, as semi metalicas.
Vcs têm pastilhas Nissin aí na LM, Fabricio ?
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Marcão escreveu:Fabricião,

Grande aula. Obrigado mesmo.
Postei o mesmo tópico em um forum gringo e descobri que as pastilhas da Gas Gas são Sinterizadas. O duro é o precinho das Nissin. Achei aqui por R$ 150 as sinterizadas e R$ 105, as semi metalicas.
Vcs têm pastilhas Nissin aí na LM, Fabricio ?
É esse preço, mesmo, Marcão...
Infelizmente não estamos tendo da Gas Gas....Tinhamos um ótimo esquema.....q vinha de Manaus....mas o cara sumiu....
Se encontrar algo...eu te aviso... :wink:

As sinterizadas Nissin para CRF, YZF, etc..etc...saia por R$ 90,00.. :shock:
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Mensagem por Marcão »

Fabricio,

Eu to dando uma checada, mas parece que as pastilhas da gas gas são as mesmas da CR. Assim que eu descobrir o ano eu volto a entrar em contato com vc...de repente vc até tem no estqoue e por este preço vale a pena mesmo ir de original (Nissin) sinterizada... eu te aviso, falou ?
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Mensagem por Marcão »

marcão procure da marca mold mix que são fabricadas aqui no brasil e são bem mais em conta que as nissin, elas são sinterizadas,ok.


abraço
cross
122
Cross,

Essas pastilhas são legais mesmo ? Eu fico meio cabreiro com pastilhas nacionais pois faz algum tempo usei uma Fischer na YZ e era uma verdadeira óstra... mas se vc já têm experiência com a Mold Mix aí então é diferente.
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

uia, nao sabia que tinha essas diferenças, show!
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Cross vou testar a mold mix. obrigado.
Antonio Lopes
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Julho 2018 à14 10:36

Re: Pastilhas Sinterizadas x Semi-Metálicas

Mensagem por Antonio Lopes »

Ola bom dia amigo Fabricio!!!!!
Obrigado pela aula maravilhosa, fiquei satisfeito com a descrição das pastilhas!!!!
Sou de Fortaleza Ceará, vc sabe onde posso encontrar uma melhor pastilha pra minha VSTRON DL 1000 2017???
M.Maschio
Membro
Mensagens: 228
Registrado em: 19 Agosto 2015 à47 00:30

Re: Pastilhas Sinterizadas x Semi-Metálicas

Mensagem por M.Maschio »

Mano este post tem mais de 12 anos, cara você conseguiu ganhar o premio ESCAVADEIRA do ano, por desenterrar este post....
Mas enfim você não informou se quer as pastilhas dianteiras ou traseiras, da uma buscada no mercado-livre tem vários vendedores de peças qualificados, onde você pode encontrar pastilhas brembo sinter (sinterizada) por exemplo girando em torno de uns R$ 300 o par.
Também tem vários outros sites de peças de motos tipo este https://www.bikeperformance.com.br/brembo-dl1000" onclick="window.open(this.href);return false;
possivelmente seja mais barato comprar no ML ou em algum outro site do que comprar em loja física.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem